Interessante

A tela do monitor se estreitou, listras pretas apareceram. O que fazer, como expandir a tela?

Pergunta do usuário

Olá.

Meu computador começou a funcionar de maneira estranha: a tela estreitou e a imagem ficou menor, listras pretas apareceram nas laterais. Além disso, a fonte e os ícones tornaram-se menos nítidos, como se estivessem borrados (ou envoltos em uma névoa de "luz").

Eu culpo um jogo que as crianças jogaram no dia anterior. Já foi apagado, mas a imagem ainda é a mesma.

A princípio pensei que o monitor estava quebrado, mas quando conectei em outro PC, a imagem dele é excelente. O que pode ser feito?..

Olá.

Acima de tudo, parece que as configurações de resolução e escala do Windows estão fora de ordem (geralmente, isso pode ser corrigido em 1-2 minutos).

No entanto, outras razões não estão excluídas ... Abaixo irei considerar na ordem o que precisa ser verificado e corrigido no caso de um problema semelhante.

Então...

*

O que fazer se a imagem na tela tiver diminuído e não estiver clara

Verifique a resolução / escala no Windows

Para abrir automaticamente as configurações de permissão em qualquer versão do Windows - pressione a combinação de botões Win + R, e use o comandodesk.cpl.

desk.cpl - abrir propriedades de exibição

Em seguida, observe as linhas:

  • Resolução (no meu exemplo 1920 x 1080) - é altamente desejável definir o valor recomendado para o seu monitor (o Windows oferece automaticamente). Às vezes, também é chamada de permissão "nativa";
  • Dimensionamento (175% no meu exemplo) - O Windows geralmente determina automaticamente a opção de dimensionamento ideal. Tente alterá-lo - a 100%, a imagem no monitor será mais nítida (mas alguns elementos podem ficar pequenos demais para serem percebidos).

Vídeo (configurações do Windows 10)

Em qualquer caso, tanto a resolução quanto a escala são selecionadas empiricamente com base nas preferências do usuário (bem, e nas características do hardware, é claro).

👉 Ajudar!

Como descobrir e alterar a resolução da tela - //ocomp.info/razreshenie-ekrana.html

Verifique se os drivers estão instalados na placa de vídeo

Normalmente, esse problema ocorre imediatamente após a reinstalação do Windows (em alguns casos, ao restaurar o sistema operacional, limpeza após uma infecção de vírus, ao trocar algum hardware).

Para verificar se os drivers da placa de vídeo estão instalados - abra o gerenciador de dispositivos e vá para a guia "Adaptadores de vídeo" ... Se o driver estiver instalado na placa, não haverá ponto de exclamação no ícone do dispositivo (veja o exemplo abaixo).

O driver da placa de vídeo está instalado (à esquerda), não há driver (à direita)

Também preste atenção à bandeja - próximo ao relógio deve haver um ícone do driver de vídeo (para entrar no painel de controle). Se não estiver lá, provavelmente você tem uma versão "incompleta" do driver instalado (por exemplo, aquele que o Windows escolheu para você). Veja o exemplo abaixo.

2 maneiras de abrir as configurações da placa de vídeo AMD Radeon / clicável

👉 Socorro!

Como atualizar o driver de uma placa de vídeo AMD, nVidia e Intel HD: de A a Z

A propósito, o painel de controle do driver de vídeo também possui opções de escala. Alterando isso, você pode ajustar o tamanho da imagem na tela do monitor para que a "imagem" fique em todo o plano (sem barras pretas). Veja o exemplo na imagem abaixo.

Gráficos AMD - configurações de exibição (escala)

As configurações do monitor estão fora de ordem ...?

Preste atenção às configurações de hardware do próprio monitor. A maioria dos modelos tem a opção de deslocar a imagem vertical / horizontalmente (para centralizar e calibrar a imagem).

A propósito, na maioria das vezes, se você redefinir as configurações para o padrão ou usar o modo "Auto" (veja a seta 3 na foto abaixo), a imagem ficará correta, a mais ideal para este modelo de dispositivo.

Configuração do monitor - posição vertical e horizontal

Nota: Normalmente, os botões de ajuste do monitor estão localizados no painel inferior direito.

Diagnosticar o monitor

Se tudo isso não funcionar, recomendo verificar o próprio monitor conectando-o a outro PC / laptop. Talvez haja um lugar para ser isso. mau funcionamento do dispositivo (aliás, isso também pode ser indicado pelo aparecimento de várias listras, ondulações, uma mudança constante na largura / altura da imagem, etc.).

Listras vermelhas (artefatos)

A propósito, preste atenção também a quando várias interferências e distorções aparecem: se o monitor não funcionar bem - como regra, eles aparecerão ao entrar na BIOS e ao carregar o sistema operacional, e na área de trabalho e nos jogos ...

👉 Ajudar!

O que fazer se ondulações e listras aparecerem na tela do computador / laptop (artefatos) - //ocomp.info/ryab-i-polosyi-na-ekrane.html

*

Isso é tudo por hoje ...

Complementos são bem-vindos, como sempre 👇

Tudo de bom!

👋