Interessante

Como alterar o firmware de um roteador Wi-Fi (atualização do firmware)

Bom tempo.

O firmware é especial. firmware localizado na memória não volátil do roteador. Na verdade, é um minissistema operacional completo, que possui dezenas de suas próprias "funções" (podem ser comparadas a aplicativos).

Claro, a estabilidade e a qualidade do roteador dependem não apenas do hardware (do qual ele consiste), mas também deste firmware. E em alguns casos (se o roteador não funcionar corretamente), o firmware deve ser atualizado (ou como dizem: "dispositivo reflash" ).

Na verdade, esta nota explicará passo a passo como fazer isso corretamente (ou seja, atualizar o firmware para não danificar o roteador). O material do artigo é adequado para a maioria dos modelos de roteadores domésticos.

Então...

*

Atualizando o firmware do roteador passo a passo

Usando Tenda FH456 como exemplo

PASSO 1: quando e por que você precisa mudar o firmware

Em geral, você precisa fazer o flash de um roteador apenas nos casos em que houver uma necessidade urgente dele:

  1. o roteador trava (sem motivo aparente);
  2. a Internet, o Wi-Fi é desconectado periodicamente;
  3. a nova versão do firmware tem suporte para funções e padrões adicionais (por exemplo, a capacidade de encaminhar portas);
  4. o firmware atual contém bugs críticos, vulnerabilidades.

Importante!

Se o roteador funciona de forma estável, e nenhum adicional. funções de que você não precisa - então você não precisa atualizar o dispositivo!

Atualizar o firmware anulará sua garantia. Além disso, se a operação for realizada incorretamente, existe o risco de danificar o dispositivo ...

ETAPA 2: Precauções

Para que o processo de firmware corra bem, siga as seguintes regras importantes:

  1. você precisa baixar o firmware especificamente para o modelo do seu roteador (como fazer isso - veja abaixo). Não use firmware ou software universal sem "marcas de identificação" (este é o erro mais básico de muitos usuários!);
  2. se você tiver uma fonte de alimentação ininterrupta, conecte o roteador e o computador a ela. Caso contrário, execute o firmware em um momento em que não esteja passando por reparos e não esteja desligado. constantemente aceso (geralmente é noite);
  3. conecte o roteador ao computador com um cabo de rede (atualizar o firmware via Wi-Fi não é altamente recomendado!);
  4. você precisa desconectar o cabo de Internet do roteador e de outros PCs (ou seja, deixe apenas um PC conectado a partir do qual você executa o firmware);
  5. é aconselhável salvar as configurações do roteador e o firmware antigo antes de atualizar.

Em geral, nada complicado, as recomendações são padronizadas e permitem que você exclua todos os tipos de problemas ao mudar o firmware ...

ETAPA 3: Pesquise e baixe o firmware

1) A primeira coisa que precisamos é determinar o modelo exato do roteador e sua marca. A maneira mais fácil de fazer isso é olhar para o adesivo no corpo do dispositivo (geralmente na parte de trás). Veja a foto abaixo.

O modelo do roteador foi definido!

2) Em seguida, fazemos uma solicitação ao Google como "firmware tenda fh456" (ou seja, indicamos a marca e o modelo do roteador e adicionamos a palavra firmware (aliás, este é o firmware em inglês)).

Procure firmware

3) Baixe o firmware, preferencialmente do site do fabricante. Depois, normalmente, você precisa extraí-lo do arquivo (os melhores programas de arquivamento o ajudarão).

Extraindo o firmware

O arquivo BIN é o arquivo de firmware.

Arquivo de firmware - extensão BIN

4) Em seguida, vá para as configurações do seu roteador (normalmente, é suficiente escrever IP 192.168.0.1 ou 192.168.1.1 no navegador, se houver - o link abaixo para ajuda) e procure na janela principal o firmware atual versão. No meu exemplo: a versão atual é "35º" e a versão recém-baixada é "41º" (com uma série de bugs corrigidos).

👉 Ajudar! Como abrir as configurações do roteador Wi-Fi (faça login na interface da web) - //ocomp.info/kak-zayti-v-nastroyki-routera.html

Versão atual do firmware

PASSO 4: preparação - salvando as configurações, conectando ao roteador com um cabo de rede

1) Primeiro, você precisa desconectar todos os cabos "extras" do roteador e deixar apenas aquele que conectará o laptop / PC do qual faremos o flash do dispositivo.

Conectando um computador com um cabo Ethernet a um roteador

2) Depois, acesse as configurações do roteador (interface web), abra a aba "Ao controle" (ou "Administração / Administração") e salve as configurações atuais (o navegador fará o download de um pequeno arquivo de vários KB).

Nota: em alguns modelos de roteadores, ao invés da seção "Administração", haverá uma guia "Sistema / Atualização".

Ao controle

cópia de segurança

3) Se possível, conforme recomendado acima, conecte o roteador e o PC por meio de uma fonte de alimentação ininterrupta (este conselho é especialmente relevante para aqueles que costumam ter quedas de energia).

Simplesmente, se a luz "piscar" durante o firmware, isso pode causar um mau funcionamento, o que levará à inoperabilidade do aparelho ...

PASSO 5: atualize o firmware

A atualização do firmware é rápida o suficiente - tudo leva de 30 a 40 segundos.

Primeiro, você precisará abrir as configurações do roteador e ir para a seção "Ao controle" (ou "Administração / Administração").

Mais oposto ao ponto "Atualização de Firmware" (ou "Atualização de firmware") clique no botão "Visualizar" (ou "Navegar").

Atualização de Firmware

Em seguida, especifique nosso arquivo de firmware (no formato BIN, consulte as etapas anteriores acima) e concorde com a atualização.

OK

O roteador "pensará" por 30-40 segundos. Neste momento, é altamente recomendável não interferir de forma alguma no dispositivo: não abra nenhuma aba, não desligue a energia elétrica, não mova os fios e cabos (conectados a ele).

Processo de atualização

Na verdade, então a página principal do roteador deve abrir automaticamente, onde você notará que a versão do firmware foi atualizada (no meu caso ela se tornou "41" (era "35"). A tarefa foi concluída? ..

Nota: ao atualizar o firmware, você pode encontrar uma mudança de idioma! Na maioria das vezes, os novos firmwares aparecem primeiro em inglês e, em seguida, são traduzidos para o russo.

A nova versão do firmware está em inglês, mas tudo funciona!

Vários roteadores têm suas configurações redefinidas após uma atualização de firmware. Eles podem ser restaurados de especiais. arquivo de configuração que salvamos antes de atualizar. Para fazer isso, use a seção do administrador, a função "Restaurar um arquivo de configuração".

Restaurar - restaurar configurações

*

Por isso termino, acréscimos são sempre bem-vindos ...

Boa sorte!

👋