Interessante

Como criar uma animação GIF (gif): a partir de vídeos, fotos e imagens

Dia bom!

Muitas vezes recebo perguntas sobre fotos. É verdade que não sou um especialista em desenhar e editar fotos, etc., mas estou familiarizado com os truques básicos.

Neste artigo, quero abordar várias maneiras de criar animações GIF. Se alguém não souber, esta parece ser uma imagem comum no formato GIF, mas é reproduzida como um vídeo: ou seja, ele muda dinamicamente (exemplo na primeira foto do artigo, à esquerda).

Para fazer essas fotos, você não precisa ter nenhuma habilidade especial, apenas desejar e alguns minutos de tempo são suficientes. Neste artigo, irei considerar várias fontes para a criação de tais imagens GIF: vídeos, fotos e imagens.

Por experiência própria, a propósito, direi que os mais populares são os "GIFs" criados a partir de frames de um filme ou fotos populares. "GIFs" de fotos são menos populares, geralmente usados ​​para criar avatares.

E então, vamos ao que interessa ...

👉 Nota!

Este artigo não ensinará como fazer GIFs profissionais. Todos os métodos no artigo são fornecidos para um usuário iniciante, o mais simples e eficaz possível. De modo que qualquer um em 5-10 minutos. obteve o resultado desejado!

*

Maneiras de criar animações GIF

Do vídeo

Para funcionar, precisamos de um programa simples para trabalhar com arquivos multimídia - "Video Master" (projetado para usuários novatos!).

*

👉 Video Master

Site: //video-converter.ru/

(nota: o programa "Video Master" incluído no pacote "Video Studio")

Um dos melhores softwares para converter, compactar e recortar vídeos. É muito fácil e simples de usar, mesmo para usuários muito novatos (por isso recomendo continuar com ele).

Relativo nossa tarefa: no seu complexo de funções existe uma de que necessitamos - "fabricante de GIF". Vou considerar a seguir ...

*

Então, a questão de baixar e instalar o programa " Video Master " Eu omito (acho que isso não será um problema 👌).

Após iniciar o programa, pressione o botão "Adicionar" , e abra algum vídeo ou filme em que goste de algum momento (e a partir dele queira fazer uma animação).

👉 Nota!

É aconselhável não deixar a animação mais longa do que 30 segundos. Se você adicionar um vídeo grande, por exemplo, um filme inteiro, então escolheremos um momento específico de 20-30 segundos a partir dele e faremos um "gif" ...

Adicionar um filme

Avançar na lista de vídeos adicionados (à esquerda), selecione um que você deseja (se você adicionou 2-3 ou mais de uma vez) e à direita acima da janela de visualização, clique no botão "GIF" (veja a imagem abaixo 👇) .

Criação de GIF

O próximo passo - a escolha do momento a partir do qual faremos a animação. Por esta:

  1. retroceda aproximadamente até o local onde deseja definir o início da animação;
  2. em seguida, usando o botão play reproduza o vídeo e clique no botão iniciar - quando você chegar ao quadro desejado;
  3. Além disso, quando você decidir que no próximo quadro você precisa completar a parte selecionada do vídeo - pressione o botão Encerrar - ;
  4. quando uma seção do vídeo for selecionada, pressione o botão "Avançar" .

Selecionando o início e o fim da animação GIF

Agora você precisa escolher o tamanho da animação. Nesse sentido, o programa é bastante flexível: você pode definir um tamanho padrão para um avatar, por exemplo, 250 por 250 pixels, 200 por 200, ou especificar um tamanho específico no modo manual (o que fiz no meu exemplo).

A propósito, na mesma etapa você pode ver como ficará o GIF.

Tamanho GIF

Último passo: Você deve especificar o número de quadros por segundo e sua velocidade de reprodução. Após as configurações inseridas, você pode avaliar imediatamente como a qualidade da imagem mudará.

Quanto maior o número de quadros, mais uniforme será a imagem e mais espaço ocupará. Os GIFs longos podem ter até dezenas de MB!

Número de quadros e velocidade de reprodução

Na realidade, minha animação está pronta (exemplo abaixo). Muito bom para uma pessoa que faz de grande em grande (na minha opinião). 👌

O "GIF" finalizado ...

*

👉 Ajudar!

1) Como fazer um videoclipe ou coube em loop infinito (que pesa de 5 a 10 vezes menos que uma imagem GIF)

2) A propósito, se você deseja criar seu próprio vídeo a partir de uma foto, recomendo que se familiarize com este artigo.

*

De fotos e imagens (em um computador)

Não vou recomendar aqui como criar animações em grandes editores gráficos (como Photoshop ou Gimp). Em primeiro lugar, nem todos os têm (e os pacotes ainda são grandes em tamanho) e, em segundo lugar, usá-los não é tão fácil, mesmo para criar o "gif" mais simples.

Aqui e agora darei uma maneira muito simples de criar um "gif" a partir de imagens e fotos, com apenas alguns cliques do mouse! Para trabalhar, precisamos do programa Photo Scape.

👉  Foto escapada

Site: //www.photoscape.org/ps/main/index.php

Um excelente programa gratuito para trabalhar com imagens: permite ver todos os formatos gráficos populares, editá-los, comprimi-los.

Além disso, você pode criar uma colagem, animação, impor molduras, criar capturas de tela, alterar cores, etc. Em geral, neste programa você pode resolver centenas dos problemas mais comuns com imagens.

Quanto às animações - é um prazer trabalhar com eles no Photo Scape. Aqui, é claro, não existem centenas de ferramentas, mas aquelas que existem - permitem que você crie um "gif" em alguns minutos (mesmo para quem lançou o programa pela primeira vez)!

*

E então, vamos ao que interessa.

Depois de iniciar o Photo Scape, você verá uma roda inteira de possibilidades: editor, visualizador, modelos de página, combinação, editor de lote, conversor RAW, etc. Selecione uma opção "Criar animação GIF" (veja a imagem abaixo).

Criar animação GIF

Avançar você precisa adicionar todas as imagens das quais deseja fazer o seu "gif" (elas são transferidas para a parte superior da janela do explorador à esquerda, veja a tela com explicações abaixo).

No centro da tela durante a edição - você sempre verá como sua animação muda (ela será reproduzida automaticamente).

À direita, você pode definir as configurações básicas de animação: o tempo que vai jogar (por exemplo, 1, 2, 3 segundos), definir o efeito (para que a imagem se dissolva no fundo de outra ou saia, tenho dois exemplos abaixo), especifique o tamanho da imagem, a cor de fundo, o que alinhar, etc.

Configurações de exibição de animação. Salve o GIF.

Claro, não existem muitas ferramentas de edição no programa, mas todas são detalhadas e fáceis de usar! Na verdade, quando o seu "gif" for trazido à "mente" - basta pressionar o botão "Salve " (no menu à direita).

A propósitoO Photo Scape torna os GIFs pequenos o suficiente para serem otimizados para páginas da web. A seguir, dou alguns exemplos de animações com diferentes efeitos feitos neste programa. Na minha opinião, muito legal!

Efeito 1. Preencher quadro com fundo

Efeito 2. Deslocar quadro para baixo

*

De fotos e imagens (método online)

Site nº 1: //gifius.ru/

Uma maneira muito fácil e simples de criar animações a partir de uma grande variedade de imagens e fotos é enviá-las para este site. O serviço irá reproduzi-los automaticamente um por um.

Você só precisa especificar a largura e altura da imagem e a velocidade de sua reprodução. Em seguida, você pode baixar a animação resultante.

Também quero observar um detalhe: o serviço entende imagens PNG com um fundo transparente: ou seja, durante a animação, ele não "removerá" a imagem anterior completamente, mas combinará as duas imagens (exemplo abaixo).

Aliás, fiz a logomarca para este post apenas neste serviço.

Criação fácil e rápida de GIF

Site 2: //ru.toolson.net/GifAnimation

Mais um site com criação de animações simples e rápida. Tudo o que você precisa fazer é baixar várias imagens em sequência (ou pelo menos uma).

Em seguida, selecione as dimensões da futura animação (por exemplo, 200 por 200 pixels) e clique no botão "Crio" ... Em alguns instantes, você verá o resultado (que pode ser baixado para o seu PC).

A propósito, este serviço tem pequenos efeitos prontos.Por exemplo, você pode carregar sua foto e adicionar uma moldura, corações, etc. Acontece muito legal!

Efeitos de animação: corações, tons de cinza, quadros

Um exemplo da animação GIF criada com corações neste site.

Site nº 3: //ezgif.com/maker

Um serviço em inglês para a criação de animações. Para criar uma animação, você também precisa carregar várias imagens em sequência e pressionar o botão criar.

Mas então ... o serviço oferece dezenas de opções para editar o resultado: você pode alterar o tamanho da imagem, recortar, girar, otimizá-la, adicionar efeitos, alterar a velocidade de reprodução, recortar as bordas, adicionar um texto legenda, edite quase todos os quadros.

Em geral, um grande pacote de ferramentas, como em um grande editor de imagens muito real (exemplo na imagem abaixo).

Opções de edição

*

Por enquanto é isso ...

Se você encontrar outras maneiras fáceis - escreva algumas palavras no comentário (obrigado antecipadamente).

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 03.06.2017

Correção: 1.02.2020