Interessante

Com quais programas minha rede de Internet é carregada e para onde vai o tráfego? Limitar a velocidade de download e upload de qualquer um dos programas

Pergunta do usuário

Olá.

Diga-me como descobrir quais programas estão carregando meu canal na Internet? O fato é que, embora eu tenha tráfego ilimitado, mas uma tarifa de alta velocidade muito lenta (apenas 500 KB / s, ou seja, cada kilobyte conta ).

Anteriormente, meu torrent sempre baixava a uma velocidade de cerca de 500 KB / s, mas agora algo aconteceu, como se alguém estivesse consumindo meu tráfego. O que pode ser feito?

Dia bom.

Esperemos que Elon Musk lance sua Internet de alta velocidade via satélite gratuita o mais rápido possível e cubra toda a Terra com ela ...

Em geral, a sua dúvida tem um pano de fundo: o fato é que pode ter ocorrido uma diminuição na velocidade e não porque algum programa passou a usar secretamente sua rede (embora isso também seja possível).

Portanto, neste artigo irei mostrar não apenas como você pode encontrar um programa que "rouba" tráfego despercebido, e como limitar seus "apetites", mas também apontarei aqueles pontos que também podem causar o carregamento na rede.

Então...

*

Descubra quais programas e serviços a rede está carregada

Método número 1: por meio do gerenciador de tarefas

Se você tiver o Windows 10, então no gerenciador de tarefas, você pode descobrir imediatamente a carga da CPU, memória, disco e rede na mesma janela (o que é muito conveniente!). Por exemplo, na captura de tela abaixo, os aplicativos são classificados de acordo com a carga da rede: como você pode ver, a fonte principal é Utorrent ...

Observação: para invocar o Gerenciador de tarefas, use a combinação de teclas Ctrl + Alt + Del ou Ctrl + Shift + Esc.

Aplicativos classificados por gráfico de rede

Mas em geral, é claro, concordo com muitos que o gerenciador de tarefas não é informativo, muitas vezes não mostra o quadro completo. Além disso, não há possibilidades de limitar e "ajustar" o uso da rede.

Portanto, eu recomendaria a todos que usassem o segundo método além do despachante (ou seja, usando um utilitário especial NetLimiter).

*

Método número 2: especial. Serviços de utilidade pública

Em geral, existem muitos desses utilitários. Cada segundo firewall também será capaz de mostrar quais aplicativos estão acessando a rede. No entanto, neste artigo, quero me concentrar em um utilitário muito habilidoso - NetLimiter!

NetLimiter

Site: //www.netlimiter.com/

Um dos melhores programas para monitorar o tráfego da rede. Depois de instalar o programa, ele monitora absolutamente todos os aplicativos que acessam a Internet.

Com sua ajuda, você pode gerenciar o tráfego (restringi-lo, bloqueá-lo) para cada aplicativo separadamente.

Além disso, o NetLimiter mantém estatísticas sobre todas as conexões e você pode sempre recorrer ao utilitário para visualizar gráficos e tabelas.

Após instalar e executar o NetLimiter, clique na coluna "Taxa DL" , e você verá todos os programas mais "vorazes" (em termos de tráfego) do momento. Um exemplo é mostrado na imagem abaixo: como você pode ver, o uTorrent usa a maior parte do tráfego.

Classificar por velocidade de download - NetLimiter

Em geral, após ler atentamente a lista de programas apresentada no NetLimiter, você descobrirá quais aplicativos carregam sua rede e "zero" de tráfego. A seguir, consideraremos como você pode limitar o apetite de um programa.

*

Como limitar a velocidade de download / upload de qualquer programa na Internet

Digamos que você encontre aquele programa "sinistro" que consome todo o tráfego da lista no NetLimiter. Para meu exemplo, pegarei uTorrent e Vou limitar sua velocidade de download .

Observe que o NetLimiter tem um especial. coluna "Status da regra" - nele você pode definir limites na velocidade de download e upload, ou até mesmo bloquear todo o tráfego de entrada e saída.

Em frente a cada aplicativo - suas próprias caixas de seleção estão acesas e você pode colocar limitação para qualquer um dos programas da lista!

Restringindo o coice

Digamos que eu queira limitar a velocidade de download do uTorrent a 100 KB / s (afinal, a velocidade padrão nem sempre é adequada).

Primeiro, você precisa clicar com o botão esquerdo do mouse no tráfego de entrada e, na janela pop-up, definir um limite específico - 100 KB / s (veja o exemplo abaixo 👇).

Restrição de acesso à Internet

A seguir, você notará como o programa começou a limitar a velocidade de download no uTorrent (será menor que o limite especificado).

Nota: observe que também existe uma opção para limitar a velocidade de upload (para que ninguém possa "obstruir" seu canal além do limite ...).

A regra funciona

A propósito, para remover a restrição - basta clicar novamente no ícone de "cor brilhante" com uma seta e selecionar o item "Excluir" ... Veja o exemplo abaixo.

Removendo uma restrição

Por precaução, vou mostrar uma imagem (veja abaixo) para uma representação visual do próprio uTorrent - a velocidade total de download de todos os torrents adicionados não excede 100 KB / s (apesar da presença de um grande número de sementes e alta velocidade de acesso à Internet).

A velocidade não excede 100 Kb por segundo.

Depois que a restrição foi removida no NetLimiter, a velocidade de download começou imediatamente a aumentar (veja a tela abaixo 👇). Aqueles. o programa permite que você limite e "regule" a velocidade de acesso do aplicativo à rede de maneira muito eficaz.

A restrição foi levantada

*

Algumas palavras sobre o roteador, provedor e o próprio programa uTorrent

Quero chamar sua atenção para o fato de que todas as configurações acima podem não dar um resultado prático e a velocidade da sua Internet deixará muito a desejar. Por quê?

1) É possível que o provedor tenha falhas

Não é incomum quando a velocidade de download no mesmo uTorrent cai devido a uma falha no provedor (por exemplo, você pode ser transferido para o ramal de emergência enquanto o principal está sendo reparado).

Além disso, se o seu provedor tem muitos clientes em sua casa / região, é possível que, por exemplo, à noite você veja "rebaixamentos" na velocidade de download (o fato é que à noite e nos finais de semana a maior parte das pessoas fica online e nem sempre a largura de banda é suficiente para todos ...).

👉 Ajudar!

Como descobrir a velocidade da Internet em um computador - veja a nota ->

2) Preste atenção ao roteador (e outros dispositivos que você conectou à rede)

Se você tiver vários dispositivos conectados à Internet (por exemplo, além de um PC, também pode haver um laptop, telefone, tablet, etc.) - preste atenção a eles também.

Preste atenção ao roteador (se você estiver usando): via de regra, em suas configurações você pode descobrir quais dispositivos estão conectados a ele, como usam a rede, etc. Lá você pode frequentemente restringir o apetite de qualquer um dos dispositivos conectados a ele.

👉 Para referência!

Instalação e configuração detalhadas do roteador - veja as instruções

Status do roteador: quantos dispositivos estão conectados, qual é a velocidade de download e upload / TENDA

3) Preste atenção ao próprio programa uTorrent

Deve-se admitir que às vezes o uTorrent é um programa muito caprichoso que pode simplesmente "recusar" o download de um arquivo em uma velocidade normal ... Pode haver muitas razões para isso: tanto a versão errada do programa selecionada quanto as configurações ideais não especificadas .

Tenho vários artigos no blog que tratam desse tópico. Portanto, se você verificou e configurou todos os itens acima - e não houve resultado, recomendo que se familiarize com alguns materiais, cujos links estão indicados abaixo.

👉 Ajudar!

1) Por que o uTorrent baixa em baixa velocidade: torrents demoram muito para baixar

2) Análogos do uTorrent: escolha um programa para baixar torrents

*

Complementos são bem-vindos.

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 17.04.2018

Correção: 01/05/2020