Interessante

Como alterar o DNS no Windows e como escolher o servidor DNS público mais rápido (ou por que as páginas no navegador podem abrir lentamente)

Dia bom!

Não faz muito tempo, um amigo meu reclamou que suas páginas de Internet no navegador abriam com algum atraso. Sim, ela não era muito perceptível, mas ainda assim "sentia" ...

E isso, aliás, apesar de ele ter acesso à Internet via cabo, em velocidade 100 Mbps... A princípio, o navegador, o sistema operacional, etc. foram "culpados", mas, como mais tarde descobrimos, o motivo foi o péssimo trabalho do servidor DNS do provedor. E assim que foi alterado nas configurações do Windows, os sites começaram a abrir instantaneamente! 👌

Agora um pouco sobre o básico, para que fique claro o que está em jogo para uma ampla gama de leitores.

A coisa éque quando você abre qualquer página no navegador (ou seja, segue o link ou insere manualmente a URL) - primeiro seu PC envia uma solicitação ao servidor DNS (ou seja, pergunta: "onde está localizado o site"), que, tendo procurou em seu banco de dados o endereço IP do site, responde e indica por qual IP o site está localizado. E depois disso, no endereço IP especificado, o navegador carrega a página.

*

👉 Nota

Na maioria dos casos, quando um assinante se conecta à Internet, os provedores não pensam na conveniência do usuário e não especificam nenhum DNS (eles usam o seu próprio por padrão).

E quase sempre - eles perdem velocidade e estabilidade para muitos servidores DNS públicos gratuitos.

Acho que agora você entende um pouco por que a velocidade de abertura de uma página da Internet pode depender do servidor DNS?

*

Como encontrar um servidor DNS rápido e especificá-lo nas configurações do Windows

Procurando o servidor DNS mais rápido para você

É impossível especificar qual DNS será o mais rápido para você! Depende do funcionamento do seu ISP, da sua localização geográfica, etc.

Mas, com a ajuda de um pequeno utilitário, isso é possível em 1-2 minutos. teste e descubra os servidores DNS mais rápidos especificamente para o seu provedor. Então...

*

DNSBench

Policial. website: //www.grc.com/dns/benchmark.htm

Um utilitário simples que o ajudará rapidamente a testar a velocidade de acesso a vários servidores DNS. Não requer instalação, pesa menos de 500 Kb!

*

Depois de executar o utilitário DNSBench , abra a guia "Nameservers" e aperte o botão "Executar benchmark" .

Em alguns minutos, o utilitário terminará o teste e apresentará os resultados em uma forma ordenada (as melhores opções para você estarão no topo. Na captura de tela abaixo, no meu caso, são: 8.8.8.8 e 8.8.4.4, DNS do Google).

Determine o servidor DNS mais rápido para seu provedor específico (utilitário DNSBench)

Observação!

O utilitário DNSBench não usa muitos servidores russos conhecidos em seu teste. No entanto, na minha opinião isso não é tão crítico, além disso, se você quiser compará-los, pode adicioná-los manualmente (botão ADICIONAR). Alguns deles serão apresentados a seguir.

*

Servidores DNS mais populares

DNS do Google:

  • 8.8.8.8
  • 8.8.4.4

Alguns dos mais rápidos e muito populares. Há uma desvantagem: o Google coleta estatísticas para fins publicitários ...

OpenDNS:

  • 208.67.222.222
  • 208.67.220.220

Não é o mais rápido, mas há um bloqueio de sites para adultos, maior proteção de dados pessoais.

DNS de nível 3:

  • 209.244.0.3
  • 209.244.0.4

O terceiro servidor DNS público mais popular do mundo. De acordo com os desenvolvedores, eles fornecem um alto grau de segurança contra sites maliciosos.

Yandex DNS:

  • 77.88.8.8 e 77.88.8.1 - servidores DNS básicos;
  • 88.8.88 e 77.88.8.1 - DNS para fornecer proteção contra sites maliciosos;
  • 77.88.8.7 e 77.88.8.3 - Os servidores DNS fornecem proteção contra sites "adultos", uma espécie de opção familiar.

Você deve prestar atenção a esses servidores, porque eles vêm de um mecanismo de busca russo, o que significa que podem ser um pouco mais rápidos do que os estrangeiros!

DNS.WATCH:

  • 84.200.69.80
  • 84.200.70.40

A política da empresa é fornecer acesso a quase todos os sites. A propósito, eles não mantêm estatísticas de suas visitas.

Comodo Secure DNS:

  • 8.26.56.26
  • 8.20.247.20

A empresa tem uma implementação muito boa de filtragem de sites maliciosos (embora sejam servidores DNS públicos gratuitos).

Norton ConnectSafe:

  • 199.85.126.10 e 199.85.127.10 - servidores DNS com um nível de filtragem padrão (sites de phishing, sites de vírus, malware);
  • 199.85.126.30 e 199.85.127.30 - controle parental (excluem-se locais para adultos);
  • 199.85.126.20 e 199.85.127.20 estão em algum lugar entre a primeira e a segunda opções (nível de proteção avançado).

*

Alterar DNS (um método universal para o exemplo do Windows 10)

A opção de alteração proposta será relevante para o Windows popular de hoje: 7, 8, 10 (método universal).

  1. Primeiro pressione os botões Win + R, na janela que aparece "Corre" digite o comandoncpa.cpl, clique em OK (isso abrirá todas as conexões de rede disponíveis no PC).

    ncpa.cpl - Ver todas as conexões de rede

  2. então você precisa abrir propriedades de conexão ativa através da qual você acessa a rede (para isso, basta clicar com o botão direito sobre ela e selecionar "Propriedades" no menu de contexto, veja o exemplo abaixo);

    Propriedades de conexão ativa

  3. depois que você precisa selecionar uma linha "IP versão 4 (TCP / IPv4)" e abra propriedades (como mostrado na imagem abaixo 👇);

    Propriedades IPv4

  4. em seguida, mude o controle deslizante para o modo "Use os seguintes endereços de servidor DNS" e digite os IPs que você "escolheu" na primeira parte do artigo (no meu exemplo, é o DNS do Google).

    Usamos DNS do Google

  5. Salve as configurações alteradas. Na verdade, isso é tudo ...

*

PS

A propósito, se você usa um roteador Wi-Fi, o servidor DNS pode ser especificado nas configurações de conexão com a Internet. Não é possível descrever aqui como fazer isso - depende tanto do modelo de seu roteador quanto da versão de seu firmware. Na maioria das vezes, isso é feito na seção de configurações de conexão com a Internet (WAN).

*

👉 Socorro!   

Como configurar um roteador Wi-Fi do zero - uma instrução para iniciantes.

*

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

É tudo por agora, sucesso!

👣

Primeira publicação: 10.07.2018

Correção: 07/11/2020