Interessante

O que é um feed RSS ou como visualizar novas entradas de vários sites ao mesmo tempo (assinatura de dezenas ou centenas de recursos)

Dia bom!

Muitos já ouviram falar de RSS, muitas vezes veem essa abreviatura em sites, mas no final o que é, com o que é "comido" e que benefício pode trazer - eles não sabem!

Vou tentar explicar nos meus dedos ... Imagine, aqui você gosta de algum site - você o adicionou aos favoritos do seu navegador e o visita regularmente para não perder nada. Com o tempo, você descobriu mais cinquenta sites interessantes e também os adicionou aos seus favoritos. Você acha que visitar 50 sites por dia é conveniente (e se você precisa fazer isso todos os dias)?

Seria diferente se alguém visitasse todos esses sites para você e lhe apresentasse uma lista de todas as novas entradas / artigos sobre eles?! Convenientemente? Na verdade, um feed RSS é uma ferramenta especial em sites que permite que você visualize todas as suas novas entradas em agregados para leitura (em pessoas comuns, eles são chamados de leitores de RSS ou leitores).

Provavelmente, muitos viram o ícone RSS característico em muitos sites (incluindo o meu ).

Ícone Rss

Um exemplo de leitor RSS é apresentado a seguir: ao acessá-lo, você verá imediatamente uma lista de todas as entradas nos sites selecionados. Assim, não perca nenhuma notícia (os leitores permitem ordená-las e agrupá-las por data, por recurso, por autor, por critérios que você mesmo cria).

Um exemplo de uma lista de entradas necessárias de um leitor RSS

E então, agora sobre a coisa mais interessante - onde é melhor coletar notícias de sites e ler os títulos de seus artigos (ou mesmo artigos inteiros).

*

Como e onde ler feeds RSS

Na minha humilde opinião, agregadores (ou leitores) na forma de sites separados (recursos) são os mais convenientes: você se cadastrava uma vez neles e só então gradualmente adicionava novos recursos e lia as notícias. Além disso, você pode acessá-los a partir do telefone e do PC (e não precisa instalar nada adicional!).

***

Como usar: Via de regra, basta se cadastrar em um dos agregadores, depois copiar o link para o feed RSS e colá-lo no agregador. Tudo! Em seguida, o agregador "come" e apresentará as informações.

Abaixo está uma captura de tela mostrando 3 etapas para começar a ler meu site no Inoreader ...

Três etapas e você pode ler as notícias

Inoreader (agregador)

Site: //www.inoreader.com/?lang=ru_RU

Qual é a aparência da janela do leitor

Um excelente agregador RSS com uma ampla gama de recursos. Distingue-se pela facilidade de uso, vários temas (claro + escuro), a capacidade de apresentar artigos em várias formas: apenas títulos, cartões (como na imagem acima), uma lista. O leitor possui uma função de favoritos para gravações que você deseja ler mais tarde.

Existem muitas configurações de exibição

Características:

  1. número ilimitado de feeds RSS que você pode adicionar;
  2. todas as fitas podem ser divididas em diferentes categorias (por exemplo, computadores, finanças, sobre a vida, etc.);
  3. vários temas e opções para exibir novas entradas (veja a tela acima);
  4. existem extensões para navegadores Chrome e Firefox;
  5. existem aplicativos para Android e iOS;
  6. importação da lista para sites assinados de outros agregadores.

Aliás, este leitor também tem uma versão paga (embora, na minha opinião, seja suficiente para "olhos" de graça).

Feedly (agregador)

Site: //feedly.com/i/welcome

Página inicial do Feedly

Um dos leitores mais populares! Simples, prático, rápido, tornou-se uma espécie de padrão. Permite adicionar (importar) facilmente fitas de outros leitores.

Na minha opinião, o Feedly ainda tem uma desvantagem significativa: quando você vai a uma página para coletar feeds RSS, ela nem sempre abre imediatamente: acontece que uma janela aparece (em vez de uma lista de publicações recentes) ... que, você tem que fazer "ação" extra.

Características:

  1. você pode adicionar apenas 100 feeds RSS ao leitor gratuitamente;
  2. existem várias opções para apresentar notícias - você pode ver apenas as manchetes (uma espécie de lista de postagens recentes), ou pode ter uma entrada curta: título, imagem de visualização, as primeiras frases (veja a tela acima);
  3. existem extensões de navegador;
  4. a capacidade de dividir todas as fontes em diferentes categorias (por exemplo, economia, aconselhamento doméstico, pesca, etc.);
  5. a capacidade de salvar notícias em fóruns (favoritos);
  6. enviar notícias legíveis para as redes sociais. redes (publicação automática).

Fluxo de notícias (app)

Site: //www.microsoft.com/

Janela principal do aplicativo

Um ótimo leitor de feeds RSS do Windows 10. O Newsflow se integra ao sistema e você verá novas mensagens em seus feeds, por exemplo, no menu INICIAR (ou por notificação na bandeja).

Observe que no aplicativo você pode ajustar o tamanho dos pontos da fonte, títulos, etc. para facilitar a leitura (você pode ler as notícias na íntegra sem sair do programa).

Características:

  • número ilimitado de feeds RSS adicionados;
  • a capacidade de reproduzir vídeos de hospedagem de vídeo popular (YouTube, por exemplo);
  • existe um especial. função de visualização de notícias completas sem sair do aplicativo;
  • a capacidade de pesquisar feeds interessantes por palavras-chave;
  • a capacidade de importar / exportar RSS legível;
  • interface inteligente, integração muito conveniente no Windows 10.
  • Minus # 1: não há sincronização do que foi lido no PC e no celular (um tanto inconveniente)
  • Número negativo 2: nenhum destaque de notícias não lidas.

Leitor de feed (programa)

Site: //www.feedreader.com/

Janela do leitor de feed principal

Apesar de este programa não ser atualizado há muito tempo, ainda é bastante popular para leitura de RSS. O programa é gratuito, com suporte de todos os mais modernos sistemas operacionais Windows 7, 8, 10.

Criado por desenvolvedores da Estônia, ele oferece suporte a vários idiomas (incluindo russo). Você pode criar seu feed favorito e descobrir facilmente todas as notícias de seus sites favoritos. O aplicativo funciona perfeitamente, recomendo!

Navegador Opera

Site oficial: //www.opera.com/ru

Opera - notícias personalizadas

Um bom leitor de feeds RSS é integrado ao navegador Opera (no menu lateral "Notícias personalizadas"):

  • já podes ler cinquenta sites que o browser seleccionará para ti com base nas tuas preferências, onde podes ficar a conhecer todas as novidades do Mundo, do país;
  • mas você pode criar seu próprio feed pessoal.

O leitor é muito simples: basta indicar a página principal do site que deseja adicionar ao feed, e o navegador irá localizá-la no RSS e adicioná-la ao seu leitor. O leitor, aliás, é feito no estilo do minimalismo: você só vê o título, um pequeno texto e uma prévia (se houver ...).

Readiy (aplicativo)

Site: //www.microsoft.com/

Pronto - como é o aplicativo

Leitor muito rápido e simples. Sua interface não é muito diferente do resto dos aplicativos do Windows 10 (ou seja, no "gênero" lado a lado moderno, portanto, pode ser usado em tablets que executam este sistema).

Entre as desvantagens significativas: não há configurações amplas de filtragem para informações de entrada (portanto, se você tiver muitos sites em suas assinaturas, acho que não será muito confortável trabalhar com este aplicativo).

Nota: a sincronização com o Feedly é possível.

*

Isso é tudo. Para acréscimos sobre o tema - um merci separado ...

Tudo de bom!