Interessante

O sistema não vê toda a memória de acesso aleatório (RAM)! Por que há menos memória disponível no Windows do que a instalada?

Pergunta do usuário

Olá.

Tenho 8 GB de RAM instalados no meu laptop, mas por algum motivo apenas 3,25 GB são usados ​​pelo sistema (o resto no gerenciador de tarefas simplesmente diz "Reservado pelo hardware"). Diga-me por que o sistema não vê toda a minha RAM e como configurar tudo corretamente?

Anastasia, Minsk.

Dia bom!

É lógico que, antes de aumentar a RAM, é necessário começar a usar 100% da disponível 👌. Existem muitos motivos pelos quais o sistema pode não usar toda a memória (abaixo irei destacar aqueles que cobrem cerca de 90% dos casos). Observo que a maioria deles é facilmente resolvida, mesmo por usuários de PC novatos.

Então...

*

Por que o sistema pode não ser capaz de acessar toda a memória

Uma placa de vídeo integrada tira um pouco da RAM

Esta subseção é relevante para aqueles laptops e PCs que possuem uma placa de vídeo integrada (também é chamada de integrada, por exemplo, Intel HD, AMD Vega). Agora, essas são, em geral, a maioria ...

Você precisa começar a lidar com a questão com gerenciador de tarefas (para chamá-lo, pressione Ctrl + Shift + Esc).

Na aba "Desempenho" você pode ver dois valores: quanta memória está instalada no total e quanta é usada (no meu caso, 12 GB no total e 10,9 GB deles são usados ​​pelo Windows - ou seja, descobri que perdi ~ 1 GB em algum lugar?!).

Memória - Uso de memória (1,1 GB de hardware reservado) / Windows 10

A propósito, se você for ao painel de controle e abrir a guia "Sistema e Segurança / Sistema" - então você também pode descobrir quanta memória está instalada e quanta está disponível.

Memória instalada - 12 GB, 10,9 GB disponíveis

Observe que no gerenciador de tarefas (se você tiver o Windows 10), você também pode ver a quantidade de memória que a placa de vídeo embutida (GPU) ocupa. No meu caso, ele usa apenas este mesmo 1 GB.

Usando memória alocada

A propósito, você pode usar o utilitário CPU-Z para descobrir quanta memória está instalada no PC e quanto dela é usada pelo adaptador de vídeo embutido. Para fazer isso, após instalá-lo e executá-lo, use as seções Memória e Gráficos ... Veja a imagem abaixo.

CPU-Z - RAM, placa de vídeo

Se você não estiver satisfeito com o fato de que uma placa de vídeo integrada ocupa uma grande quantidade de memória, então, em alguns casos, usando as configurações do BIOS (UEFI), você pode alterar esse valor. Obviamente, em cada computador / laptop (dependendo do hardware), os valores de "ajuste" podem ser diferentes (veja a tela abaixo).

A propósito, deve-se notar que a quantidade de memória alocada para uma placa integrada pode afetar seu desempenho.

Qual é o nome do parâmetro desejado: Compartilhar Tamanho da Memória, Seleção do Modo Gráfico Interno, Tamanho da Memória de Vídeo Onboard, etc.

Tamanho da memória compartilhada - alocação de memória para o sistema de vídeo

Memória não detectada no BIOS

Se a quantidade total de memória instalada for exibida no gerenciador de tarefas (ou propriedades do sistema, veja a tela abaixo) do que a quantidade física disponível no PC (por exemplo, deve ter 8 GB, uma vez que existem 2 lâminas de 4 GB, mas ele é exibido no Windows apenas 4 GB) - é possível que algum nível simplesmente não esteja definido no BIOS.

Memória instalada - 12 GB

Claro, neste caso, você precisa reiniciar o computador, entrar na BIOS e ver se a memória foi detectada lá, qual é o seu tamanho total.

Memória total - memória compartilhada - UEFI

A propósito, você também pode descobrir com quais cartões de memória o Windows pode trabalhar - você pode usar o utilitário AIDA64 (guia "Placa-mãe / SPD" ).

AIDA64 - placa-mãe

Por que a memória no BIOS não pode ser detectada:

  • a barra de memória ficou inutilizável (recomenda-se verificar em outro PC / laptop);
  • a barra de memória errada está instalada. Em geral, é bastante difícil confundir as barras (já que, por exemplo, você não pode instalar DDR3 em vez de DDR4), no entanto, se estamos falando de laptops, então você pode facilmente instalar DDR3L (com consumo de energia reduzido) em vez de DDR3 (e eles não são compatíveis com versões anteriores em todos os dispositivos!).Mais detalhes: //ocomp.info/kakaya-ozu-podoydet-noutbuku.html
  • os contatos da tira de memória estão oxidados, poeira entrou no conector, etc. Tente limpar cuidadosamente os contatos da memória com uma borracha e uma escova, o conector deve estar bem soprado;

    Limpar os contatos da memória com uma borracha e um pincel

  • Configurações incorretas do BIOS foram definidas. Tente redefini-los para as predefinições de fábrica;
  • é possível que a versão do BIOS contenha erros e precise ser substituída (no firmware para uma versão mais recente). Como fazer: //ocomp.info/kak-obnovit-bios-noutbuka.html

Opções de inicialização desatualizadas

Para acelerar o computador, alguns usuários (às vezes por meio de um software especial) alteram os parâmetros de boot e, sem saber, limitam o uso de RAM. Portanto, se o seu sistema vê, digamos, 8 GB, mas usa apenas 4-5 GB, certifique-se de verificar estes parâmetros ...

Como abri-los:

  • primeiro você precisa pressionar a combinação Win + R para exibir a janela Executar;
  • então digite o comando msconfig e pressione Enter;

    msconfig

  • em seguida, vá para a seção "Download" (selecione o sistema operacional se tiver vários) e clique no botão "Opções de inicialização avançadas" ;

    Carregando - parâmetros adicionais

  • então veja se você marcou as caixas ao lado dos parâmetros "Número de processadores" e "Memória máxima" (idealmente, não deve haver nenhuma restrição!).

    Todas as caixas de seleção estão desmarcadas!

Limitação do sistema operacional Windows

Diferentes versões do Windows podem "ver" e usar diferentes quantidades de RAM.

  1. se você tiver um sistema operacional de 32 bits, o máximo. a quantidade de memória que estará disponível nele é de 3,25 GB (para usar uma grande quantidade de memória, o sistema operacional deve ser reinstalado para 64 bits). Isso é verdadeiro para qualquer sistema operacional Windows XP / 7/8/10;
  2. se o Windows 7 starter (64 bits) for usado, ele terá um limite de 2 GB, para o Windows 7 Home (64 bits) - 8 GB. O Windows 8/10 (64 bits) tem um limite de 128+ GB (mesmo para versões domésticas).

A fim de exatamente descubra o seu Versão do sistema operacional:

  • clique Win + R e digite o comando dxdiag ;

    Win + R - dxdiag

  • na janela que aparecer, observe a linha "Sistema operacional" - ela indicará a versão do Windows e seu número de bits (no meu caso, Windows 10, 64 bits).

    Qual é o meu Windows, 32-64 bits

Ajudar!

Como descobrir qual sistema operacional Windows eu possuo: bitness, version, assembly - //ocomp.info/kakaya-u-menya-windows.html

Placa-mãe ou CPU não suporta a quantidade necessária de memória

Cada placa-mãe e CPU tem sua "própria" limitação em termos de tamanho e tipo de memória com a qual podem trabalhar. Claro, essa limitação não pode ser contornada *.

Você pode descobrir estas restrições:

  1. na documentação que acompanha seu hardware;
  2. naqueles. características que você pode ver no site do fabricante e nas lojas online;
  3. em especial utilitários, por exemplo, em AIDA64 - guia "Placa-mãe / chipset" ... No meu exemplo, máx. capacidade de memória de 16 GB, tipos suportados: DDR3-1066, DDR3-1333, DDR3-1600 (SDRAM).

Placa-mãe - Chipset - AIDA64

*

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Boa sorte!

👋