Interessante

As portas USB não estão funcionando, o que devo fazer?

Olá.

Um dos problemas bastante populares em PCs e laptops é a desconexão repentina das portas USB (ou seja, tudo parecia estar bem alguns dias atrás - mas agora o computador simplesmente não vê o dispositivo conectado).

Aliás, além da simples invisibilidade, podem começar a aparecer erros do tipo: "Dispositivo USB não reconhecido", "Dispositivo desconhecido conectado ao USB", etc.

Pois bem, sem USB (nem eu vou te dizer) - nem aí nem aqui, porque essa interface é uma das mais populares hoje, quase todos os equipamentos periféricos (teclado, scanner, impressora, etc.) estão conectados a ela ...

Na verdade, neste post eu compartilhei várias recomendações que na maioria dos casos vão ajudar a eliminar esse problema (claro, nos casos em que o hardware do dispositivo está em ordem). Se o controlador estiver avariado ou se houver pele. danos - aqui, exceto para a oficina (com um ferro de solda) e substituindo a parte danificada, ninguém irá ajudá-lo.

E então, vamos ao que interessa ...

*

Se as portas USB pararem de funcionar: primeiros passos

Esclareça se o cabo está intacto e se o próprio dispositivo conectado está funcionando

Começo muitos de meus artigos com os conselhos mais simples e óbvios, e este não será uma exceção.

1) Se esta é a primeira vez que encontra um problema, tente simplesmente reiniciar o computador (isso é especialmente verdadeiro se ele estava anteriormente no modo de "suspensão" ou "hibernação"). Erros relacionados a drivers, detecção de dispositivos, etc. são muitas vezes eliminados de uma forma tão simples ...

2) Verifique se o cabo (se usado) ao qual você conectou o dispositivo está intacto. Muitas vezes, devido a torções, se não for usado com cuidado, os veios de cobre dentro do cabo podem ser danificados (recomenda-se verificar em outro dispositivo).

O cabo está dobrado (torcido)

3) Verifique se o dispositivo conectado está em ordem (se estiver fora de serviço).

4) Se você conectar um dispositivo a USB no painel frontal da unidade de sistema, tente usar as portas no painel traseiro (geralmente o painel frontal não está conectado ou apresenta mau funcionamento). Em geral, exclua quaisquer "adaptadores" entre a porta USB e o dispositivo (como quaisquer portas no teclado, divisores, estações de encaixe, etc.).

As portas USB frontais muitas vezes não estão conectadas ...

5) A propósito, se por causa das portas USB você não puder usar o teclado, tente conectá-lo às portas PS2 (se disponível ...). Até mesmo um teclado USB pode ser conectado a eles usando um pequeno adaptador (disponível em muitas lojas de informática).

Adaptador USB para PS / 2

Redefinir as configurações do BIOS

O segundo ponto que recomendo prestar atenção são as configurações do BIOS. O fato é que em várias versões do BIOS, você pode desabilitar a operação USB (completamente!).

Normalmente, o parâmetro responsável pelo funcionamento do USB é denominado como "Controlador USB" , e para as portas funcionarem - deve estar no modo "Habilitado" (ou seja, ativado). Veja o exemplo na imagem abaixo.

Ajudar!

Como entrar no BIOS e alterar as configurações nele: //ocomp.info/kak-voyti-v-bios.html

As portas USB estão ativadas no BIOS?

A propósito, se você não conseguiu encontrar este parâmetro, pode simplesmente redefinir as configurações do BIOS / UEFI para as configurações padrão (de fábrica) - as portas USB devem funcionar neles. Como fazer isso será explicado no artigo, cujo link é fornecido abaixo.

Ajudar!

Como redefinir as configurações do BIOS - //ocomp.info/kak-sbrosit-nastroyki-bios.html

Verifique se há um driver para um controlador USB

Para isso, precisamos de um gerenciador de dispositivos.

1) Para abri-lo - pressione Win + R e, na janela que aparecer, digite o comando devmgmt.msc .

Iniciando o Gerenciador de Dispositivos - devmgmt.msc

Em seguida, preste atenção se você tem dispositivos com pontos de exclamação em amarelo (isso indica que não há drivers no sistema). Normalmente, esses dispositivos estão localizados na guia "Outros dispositivos" .

Como o dispositivo ficará no gerenciador de tarefas para o qual não há driver

Em seguida, clique no botão "Atualizar configuração de hardware" (uma espécie de análogo de reinicialização do PC).

Para atualização automática do driver: //ocomp.info/update-drivers.html#i

Atualizar configuração de hardware

2) Se não houver dispositivos com pontos de exclamação amarelos no gerenciador, recomendo verificar se houve alguma atualização. É conveniente fazer isso usando o Driver Booster (o utilitário encontrará automaticamente os drivers para seus controladores, veja a tela abaixo).

Driver Booster - procurar motoristas

Se os drivers forem encontrados, marque as caixas dos dispositivos necessários e atualize-os.

3) Em alguns casos, é possível "fazer" as portas USB funcionarem desinstalando o driver no Gerenciador de dispositivos.

Importante! Ao remover os controladores do gerenciador de dispositivos, todos os USBs (incluindo o teclado e o mouse) podem parar de funcionar para você. Após a reinicialização - o moderno sistema operacional Windows 7/8/10 irá instalá-los automaticamente.

O processo em si é bastante simples: você precisa abrir uma guia "Controladores USB" , em cada um deles, clique com o botão direito e selecione no menu "Remover dispositivo" ... (não deve ser confundido com "Desativar"!)

Apagar dispositivo

Proibir desligar o controlador para economizar energia

Às vezes, devido à economia de energia incluída (isso está mais relacionado a laptops), o dispositivo desliga o controlador USB e não o "liga" novamente. Claro, depois de reiniciar o computador, tudo funciona, mas depois de um tempo pode acontecer de novo ...

Para corrigir isso, você precisa usar as configurações de energia: clique Win + R , e use o comando powercfg.cpl (uma forma universal de abrir a seção com alimentos).

powercfg.cpl - abre as configurações de energia

Em seguida, abra o esquema de energia atual e siga o link para alterar adicionais. definições.

Alterar adicionar. parâmetros de potência

Em seguida, nas opções USB, desative a desativação temporária das portas. Sim, isso pode reduzir ligeiramente a vida útil da bateria do laptop, mas apenas ligeiramente - 2-3% ...

Proibido para desativar temporariamente a porta USB

Além disso, no gerenciador de dispositivos você precisa abrir a seção com controladores USB, um por um abra as propriedades de cada um deles e na guia "Gerenciamento de energia" remover permissão para desativar (exemplo abaixo).

Permita que este dispositivo desligue para economizar energia

Configurações corretas no registro do sistema

Nota: ao trabalhar no registro do sistema - tenha cuidado. Certas alterações podem fazer com que o sistema operacional Windows falhe ao inicializar.

1) Primeiro você precisa abrir o editor de registro: para fazer isso, clique Win + R , e digite o comando regedit .

regedit - abre o editor de registro

2) Em seguida, você precisa encontrar a filial:

Computer \ HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Class \ {36fc9e60-c465-11cf-8056-444553540000}

e remova os parâmetros "LowerFilters" e "UpperFilters" dele (é claro, se eles estiverem presentes lá).

3) Reinicie o computador e verifique se as portas estão funcionando.

Se a porta USB "cair" constantemente (a cada 30-40 segundos)

Outro problema comum ... O problema mais comum ocorre ao conectar vários dispositivos ao USB usando um divisor ou um disco rígido externo.

O problema, normalmente neste caso, reside na alimentação insuficiente - portanto, após um certo curto período de tempo, o dispositivo torna-se invisível (seja completamente ou após alguns segundos começa a funcionar novamente).

Para corrigir isso, você pode recomendar o seguinte:

  1. se conectar o dispositivo em USB 2.0, experimente a porta USB 3.0 (o fato é que a intensidade da corrente é diferente: 500 mA para USB 2.0 e 900 mA para versão 3.0);
  2. se você usar adaptadores diferentes (para conectar vários dispositivos a um USB) - eu recomendo substituí-los por um hub USB com uma fonte de alimentação adicional;

    Hub USB alimentado

  3. se estamos falando de uma unidade externa, tente usar o hub sugerido acima ou o cabo Y (ele permite que você conecte uma unidade diretamente a 2 portas!).

    Cabo Y USB para conectar um HDD externo

*

Por enquanto é isso. Complementos sempre são úteis ...

Bom trabalho!