Interessante

Um telescópio virtual ou como ver o espaço e os planetas sem sair do seu PC & # x1f440; (imagens do espaço: Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, etc.)

"A astronomia leva a alma a olhar para cima e nos leva deste mundo para outro."

(Platão)

A hora mais amável do dia!

Provavelmente, muitos que gostam do tema espaço, estudam os fundamentos da astronomia, e só por curiosidade - não se importariam em olhar como parece mais ou menos real (sem cenas fantásticas de filmes).

É bem possível fazer isso sem ir ao planetário, basta instalar um dos pequenos programas e você terá um poderoso telescópio virtual em suas "mãos" (o que, de fato, será discutido nesta breve nota) .

*

Como ver o espaço e as estrelas no seu computador

Preparação: instalação do Stellarium

Um dos emuladores mais precisos do céu estrelado e do estudado espaço sideral que nos cerca é o projeto Stellarium. Ele apareceu em 2000 e, durante esse tempo, tornou-se bastante popular (especialmente no exterior).

👉 Stellarium

Site oficial: //stellarium.org/ru/

Um programa freeware que recria um telescópio virtual de alta resolução (ou seja, mostra o que você veria se olhasse por um telescópio real). Uma característica distintiva deste programa é que o telescópio (através do qual você está olhando) pode ser movido ao redor da galáxia e olhar para ela, estando não na Terra, mas em Marte (por exemplo).

Características:

  1. 80.000 objetos espaciais, 600.000 estrelas;
  2. fotografias realistas do céu estrelado, constelações, planetas, satélites, etc .;
  3. exibição da Via Láctea, nossa galáxia, etc .;
  4. a oportunidade de ver de lado o nascer e o pôr do sol na Terra, sua atmosfera e a Lua;
  5. a capacidade de ampliar / reduzir planetas e estrelas;
  6. a capacidade de girar o telescópio 360 graus para qualquer lado;
  7. suporte para diferentes versões do sistema operacional: Windows, Linux, etc.

Notaque depois de instalar o aplicativo Stellarium você não terá 1, mas vários atalhos para iniciar. Se o programa travar após a primeira inicialização, tente executar o atalho "Stellarium (modo ANGLE Direct 3D)" .

Stellarium - roda em modo de compatibilidade

Iniciando o Stellarium pela primeira vez: o que e onde clicar? ..

E assim, após iniciar a instalação e lançar o programa, ele determinará automaticamente sua localização e mostrará uma vista deste ponto (ou seja, você ainda está na Terra).

Para começar a usar o programa - pressione a tecla F6 (ou use o menu no canto esquerdo inferior - "Janela de localização").

Primeiro lançamento do programa - pressione F6

Em seguida, uma pequena janela aparecerá na sua frente. "Um lugar" : Especifique o planeta ou local de onde e o que deseja ver. Por exemplo, eu queria olhar para a Terra da Lua - isso significa na linha "Planeta" precisa indicar "Lua" ... Veja o exemplo abaixo.

Lua - olhando através de um telescópio da Lua / clicável

Terra

Woo-a-la! Você pode olhar para o nosso planeta do espaço, a vista é bastante espetacular e interessante. Além disso, observo que este não é um aplicativo de jogo e a visualização nele é construída com base em milhares de fotografias reais e pesquisas científicas.

Qual é a aparência da Terra vista do espaço quando vista da Lua

A propósito, nosso Sol também pode ser indicado como o centro do telescópio (imediatamente fica claro o quão pequeno é nosso planeta e a que distância está dele).

O sol

Observe que se você selecionar um corpo estelar (planeta, digamos) com o mouse, obterá uma descrição bastante detalhada dele no canto superior esquerdo. Por exemplo, na minha captura de tela abaixo, informações sobre o Sol são mostradas (fornecidas: o nome completo da estrela, sua magnitude, constelação, distância, etc.).

Solar System Explorer

sistema solar

Se você entrar na barra de pesquisa Observador do sistema solar - então você pode estimar o tamanho de nossos planetas e do sol.Veja na imagem abaixo quão perto a Terra e Vênus estão do sol, e quão longe dele está Júpiter, e ainda mais Saturno (nas imagens dos livros didáticos, as dimensões e distâncias reais são claramente surreais ...).

A Terra e Vênus estão perto do Sol e Saturno está muito longe!

Lua

A propósito, não posso deixar de notar que a posição dos planetas e estrelas no programa Stellarium muda constantemente, assim como a iluminação (incluindo o nascer e o pôr do sol). Preste atenção neste plano à lua - você pode ver claramente de que lado e quando ela está iluminada ...

Lua

Características:

  • Distância à Terra: 384.400 km;
  • Aceleração de queda livre: 1,62 m / s²;
  • Raio: 1.737,1 km;
  • Idade: 4,53E9 anos;
  • Período de circulação: 27 dias.

Marte

Se você aumentar o zoom no planeta Marte e olhar para ele mais de perto, você certamente notará imediatamente vários de seus satélites: Phobos, Deimos. O próprio planeta também é visivelmente diferente do resto: sua superfície é vermelho-escura e se assemelha a um grande vulcão ...

Marte

A propósito, se você comparar o tamanho de Marte e Júpiter, notará que suas magnitudes estelares são quase 4 vezes diferentes! (2.36 e 9.22 veja as imagens acima e abaixo).

Fatos interessantes sobre Marte:

  • Na superfície: -153 ° C a +35 ° C;
  • Velocidade de rotação equatorial: 868,22 km / h;
  • Peso (m): 6,4171 ± 1023 kg;
  • Velocidade orbital (v): 24,13 km / s (média); 24,077 km / s;
  • Área de superfície (S): 1,4437 × 108 km²;
  • Excentricidade orbital (e): 0,0933941.

Júpiter

Júpiter é o quinto planeta do sistema solar. É diferente porque consiste em gás e vários elementos pesados. Aqueles. isso é algo diferente ao qual estamos acostumados na Terra ...

A propósito, a massa de Júpiter é 1000 vezes menor que a do Sol, mas é maior que a de todos os outros planetas em nosso sistema! Também é importante notar que Júpiter não tem 1 ou 2 satélites, mas várias dezenas! ..

Ver Júpiter e seus satélites / clicável

Pequena descrição:

  • Peso: 1.898E27 kg (317,8 M⊕);
  • Raio: 69.911 km;
  • Distância do Sol: 778,5 milhões de km;
  • Aceleração de queda livre: 24,79 m / s²;
  • Período de circulação: 12 anos;
  • Satélites: Europa, Ganymede, Io, Callisto, Valetudo, Amalthea, etc.

Saturno

Este é o sexto planeta do sistema solar. Como Júpiter, é um gigante gasoso. Este planeta é muito notável porque existem vários grandes anéis em forma de disco ao seu redor (isso é um acúmulo de poeira e pequenas partículas de vários elementos pesados).

Saturno e seus satélites / clicável

Pequena descrição:

  • Peso: 5,683E26 kg (95,16 M⊕);
  • Distância do Sol: 1,434E9 km;
  • Raio: 58.232 km;
  • Superfície: 4,27E10 km²;
  • Período de circulação: 29 anos;
  • Satélites: Titã, Enceladus, Mimas, Tethys, Dione, Iapetus, Phoebe, etc.

Mais alguns recursos interessantes

Stellarium tem algumas outras características interessantes para observar o céu estrelado. Por exemplo, no menu inferior do programa, você pode habilitar linhas de constelação (isso pode ser muito interessante se você quiser aprender a navegar pelas estrelas).

Linhas de constelação / clicável

Também é possível ativar a exibição de constelações e ver como elas se parecem e estão localizadas: "Cachorro", "Pintor", "Pavão", "Índio", etc.

Imagens de constelação

Bem, alguns provavelmente estarão interessados ​​em objetos do espaço profundo, que também estão disponíveis no menu inferior esquerdo do programa. Um exemplo é mostrado abaixo.

Objetos de espaço profundo / clicáveis

PS

No site oficial do Stellarium, você pode baixar vários add-ons que expandem significativamente a lista de estrelas e planetas disponíveis ...

*

Isso é tudo para este sim hoje ...

Boa sorte!

👋