Interessante

Os correios não devolvem a encomenda, o que posso fazer?

Dia bom!

Tenho quase a certeza de que aquelas pessoas que encomendaram mais de uma ou duas vezes, enviaram encomendas, fizeram compras em lojas online, etc., enfrentaram todo o tipo de problemas nos correios.

E está longe de ser incomum nesta lista de problemas quando o correio não lhe entrega o seu pacote (na verdade, já que recentemente me deparei com isso - decidi esboçar um artigo semelhante, talvez ele o ajude em algo 👌) .

Nota: Pessoalmente, não tenho nada a ver com correspondência e não quero denegrir ou denegrir funcionários ou a própria organização. Tudo o que está escrito abaixo é uma questão de experiência pessoal. Não exorto ninguém a arrombar portas e extorquir seu pacote ...

👉 Ajudar!

Também recomendo que você leia outro artigo meu sobre como descobrir e rastrear o movimento de sua encomenda

*

Como enviar sua encomenda pelo correio se não for entregue

Dica nº 1: ressalvas

❶ 

Não posso deixar de começar o artigo com uma observação (ou recomendação) importante, em minha opinião. Se possível, ao comprar em uma loja online, tente não usar serviços de correio.

Claro, eu entendo que em muitos casos não há alternativa e, se houver, então às vezes uma quantia exorbitante é solicitada pelo serviço de entrega (muitas vezes várias vezes superior ao custo das mercadorias!). E, no entanto, ao mesmo tempo é dinheiro (e os nervos são mais caros).

Quais são as opções de entrega (ao fazer pedidos no AliExpress)

Embora, alguns possam se opor a mim e dizer que seu e-mail está funcionando bem. Não tenho dúvidas - em todos os lugares existem departamentos diferentes, pessoas diferentes, uma abordagem diferente (e com certeza, existem departamentos onde tudo é dado e esses casos de conflito são mínimos).

Mas as pessoas que têm tanta sorte dificilmente lerão meu artigo ...

Se você não receber o pacote, para começar, não fique nervoso e não comece a ser rude (infelizmente, você tem que observar isso). Gritar não vai ajudar em nada o negócio (só leva tempo e esgota os nervos - tanto para você quanto para o funcionário), ainda somos a favor de uma solução construtiva para o problema ✌.

Melhor colocar sua energia em lembrar o funcionário dos correios (nome completo), o número da agência, a hora do contato, alguns detalhes individuais e informações sobre a sua encomenda (se lhe for dito). Esses dados serão necessários para contato posterior com várias autoridades ...

*

Recomendação nº 2: algumas palavras sobre o código de faixa

Os pacotes (incluindo pequenos pacotes encomendados) podem ser enviados com ou sem um código de faixa. Então, se o seu pacote sem código de trilha - então é quase impossível rastrear seu movimento. E se ele se perder em alguma área - acho que suas chances de encontrá-lo são mínimas!

Normalmente, coisas muito baratas e baratas são enviadas nesses pacotes. Freqüentemente, esses pacotes são colocados na caixa de correio junto com outras cartas, jornais, etc.

Se o seu pacote tiver um código de rastreamento, antes de ir buscá-lo, verifique se o pacote chegou ao seu correio. Falei sobre como verificar onde o pacote está agora neste artigo: 👉 //ocomp.info/kak-otsledit-i-znat-gde-posyilka.html

*

Recomendação # 3: não é necessário um aviso para pegar o pacote

Muitas pessoas acreditam erroneamente que enquanto o carteiro não apresentar um aviso de que o pacote foi entregue, ele não poderá ser retirado.

Para pegar um pacote - não é necessário aguardar a notificação, basta levar o passaporte e saber o código da faixa para que a sua encomenda seja encontrada e emitida. E o aviso que for trazido a você na caixa de correio será preenchido pelo funcionário dos correios na sua frente e lhe dará uma assinatura ...

Código de rastreamento no aviso de correspondência

👉 Algumas agências de correio funcionam de tal forma que você não pode esperar pela notificação (por exemplo, nos últimos 3-4 anos não recebi uma única notificação e nem uma única carta na caixa de correio, embora devesse ter mais de uma dúzia deles lá durante este tempo!).

A propósito, quando você verificar o status do seu pacote no site dos Correios da Rússia - se ele estiver esperando por você nos correios, você será solicitado a imprimir e preencher um aviso (veja a tela abaixo).

Se você não tiver uma impressora, pode sobreviver com um passaporte e um código de rastreamento (como eu disse acima).

Notaque o site de e-mail deve indicar exatamente que "A partida aguarda na filial tal e tal ..." ... E então alguns vão para a agência errada ou confundem agências intermediárias (de trânsito) com as suas próprias.

Para receber uma encomenda no departamento, é necessário: imprimir e preencher um aviso e um documento de identidade

*

Recomendação número 4: o pacote não é entregue - ligar para o gerente + livro de reclamações

E assim, abordamos, de fato, diretamente a situação de conflito. Eles vieram buscar um pacote (que deve ser emitido) e, em resposta a você, os correios dizem que não.

Aliás, tudo pode ser pretexto: as informações do site de correio estão incorretas, aguardar uma notificação, não há nenhuma informação, aguardar uma notificação repetida, etc.

Aqui, para começar, não há necessidade de gritar e escândalo, como eu disse acima - lembre-se (ou melhor anote) o nome completo do funcionário, número do departamento, hora atual. Em seguida, peça para convidar o chefe do departamento e explicar o problema.

Ramo típico

Se não surtiu efeito, peça um livro de reclamações (geralmente fica em lugar de destaque, em algum estande) e descreva a situação especificamente (sem vocabulário não normativo e frases ásperas). Esse foi o primeiro passo ...

*

Recomendação número 5: fazemos uma reclamação à administração dos correios

Além disso, recomendo que você redija e envie um apelo à gerência de correio. Isso pode ser feito na página: //www.pochta.ru/claim (você pode registrar uma reclamação contra o carteiro, correio, começar a procurar um pacote, etc.)

Várias regras para escrever um recurso:

  1. descreva de forma clara e breve o problema (de preferência com o nome dos funcionários que estavam em um determinado departamento quando você se inscreveu);
  2. é aconselhável anexar ao recurso quaisquer documentos, digitalizações, fotos, por exemplo, informação de que a encomenda com este código de faixa foi entregue nos correios;
  3. indique os seus dados reais (nome completo), o seu e-mail do trabalho e o telemóvel (foi nele que me disseram isso com a encomenda e ajudaram a resolver o problema);
  4. escreva sem emoção, xingamentos, insultos. No final, indique o que você deseja. Aqueles. Você deve obter uma breve descrição do problema com uma declaração específica e clara para que qualquer pessoa que ler sua mensagem entenda do que se trata.

Depois dissoAo enviar uma mensagem, você receberá uma notificação por e-mail informando se o recurso foi registrado e qual é o seu número.

Agora temos que esperar por uma resposta (5 dias para reclamações de itens e vales postais enviados dentro de uma localidade; 30 dias para todas as outras correspondências e vales postais nacionais).

Prática. Em média, leva cerca de vários dias para responder à sua reclamação (pelo menos, nem eu nem meus conhecidos esperamos mais de 3-4 dias por uma resposta).

Mais um momento: o robô pode responder à sua primeira solicitação (ou os funcionários respondem desta forma). Escreva sua reivindicação novamente, ajuste-a dependendo da resposta. Levei 3 posts até que o problema fosse resolvido.

Quero observar que consultar o manual é bastante eficaz. De acordo com seu mob especificado. Provavelmente, por telefone, o chefe dos correios entrará em contato com você para esclarecer os detalhes (e muito provavelmente, o problema será resolvido).

*

Recomendação nº 6: se não houver reação, uma reclamação para Roskomnadzor

Se o seu recurso foi deixado sem atenção (ou você foi delicadamente mandado embora, fornecendo um link para os regulamentos de trabalho ... etc.), você pode entrar em contato com a Roskomnadzor.

Isso também pode ser feito eletronicamente, o endereço do site é: //rkn.gov.ru/treatments/ask-question/

Em princípio, todas essas regras para preencher um recurso que apresentei acima são relevantes aqui também. Você pode até enviar a mesma reclamação com um leve ajuste. A propósito, indique que já apresentou reclamação nos correios e dê a sua resposta.

Mais um momento.

Se a filial regional da Roskomnadzor não lhe der uma resposta clara, tente selecionar a região Moscou e Região de Moscou quando entrar em contato conosco! O fato é que quase 95% das encomendas chegam aqui, e depois vão da capital aos correios regionais.

PS

Sinceramente, não vejo sentido em seguir as reclamações acima com o pacote mais comum (a menos, é claro, que seu pacote, que é de grande valor, não tenha sido danificado ou perdido).

Se, após uma reclamação para Roskomnadzor, sua encomenda não for encontrada, eu acho que ela não será encontrada ...

Se quiser ir mais alto e mais longe - contacte o gabinete do procurador e o tribunal (e aí não será supérfluo citar as suas queixas e a sua resposta).

Pessoalmente, não cheguei ao Ministério Público, no meu caso tudo foi decidido após uma reclamação à gestão dos correios (portanto, além disso, não sou o seu conselheiro 👀).

*

Acréscimos sobre o tema - bem-vindos ...

Isso é tudo por enquanto, menos problemas com o correio!

👋

Publicado pela primeira vez: 30/08/2017

Correção: 30/01/2020