Interessante

O computador reinicia sozinho (espontaneamente, sem motivo)

Pergunta do usuário

Olá.

Diga-me qual é o problema. Eu observo periodicamente como o computador reinicia sozinho, arbitrariamente (apenas em 1 segundo - uma vez e é isso ...).

Às vezes acontece em jogos, às vezes apenas ao assistir um filme. O Windows não parece mostrar nenhum erro.

O que poderia ser?

Olá.

Ghm ... Sua pergunta não pode ser respondida de forma inequívoca, geralmente um pequeno diagnóstico é necessário (para verificar novamente um número de componentes). Também observo que o motivo (na maioria das vezes) é de hardware.

Abaixo estão algumas recomendações ...

*

Motivos para reiniciar o computador automaticamente. O que verificar?

Alta temperatura / superaquecimento (por exemplo, devido a um resfriador quebrado)

A primeira coisa que eu recomendaria começar é verificações de temperatura (especialmente processador (CPU / CPU)). Na maioria das vezes, picos de temperatura são observados durante tarefas que exigem muitos recursos: jogos, editores de vídeo, arquivadores, etc.

*

Por quê?

O fato é que a maioria das CPUs modernas circuito duplo sistema de proteção. Quando uma certa temperatura é alcançada, a CPU irá primeiro iniciar frequências de queda (e seu desempenho cairá).

Se isso não ajudar e a temperatura da CPU atingir crítico - o computador apenas desliga / reinicia.

*

Para descobrir a temperatura atual da CPU - use apenas os especiais. utilitários para ver as especificações do seu computador. Por exemplo, gosto de AIDA (👇).

👉 Ajudar!

Temperatura dos processadores Intel Core e AMD Ryzen - que é considerada normal e que está superaquecendo.

AIDA 64 - sensores de visualização

Claro, antes de um reinício / desligamento repentino, é necessário monitorar a temperatura: ela está além dos valores ideais? ..

*

As principais causas do superaquecimento:

  1. alta temperatura ambiente + abundância de poeira no radiador e nas pás do cooler (às vezes há tanta poeira que o cooler não consegue girar ...). 👉 Como limpar o pó do seu PC;
  2. o dissipador de calor não está bem pressionado contra a CPU (pasta térmica seca, o dissipador de calor não está instalado corretamente);
  3. o cooler está muito fraco para resfriar a CPU atual (ou apenas 👉 quebrado e não girando);
  4. ventilação insuficiente do gabinete (+ talvez a unidade do sistema esteja perto de uma fonte de calor, por exemplo, uma bateria).

*

Fonte de alimentação instável (fonte de alimentação danificada)

Se a temperatura estiver no modo ideal (👌) e o computador (laptop) ainda reiniciar - Nota no:

  1. funcionamento da rede elétrica: outros aparelhos não desligaram, houve surtos de tensão?
  2. cabo de alimentação: está tudo em ordem com ele, está bem conectado à fonte de alimentação do micro. De alguma forma, descobri que ele foi roído por animais de estimação ...; 😉
  3. a fonte de alimentação em si: é possível que não retenha correntes sob carga e por uma fração de segundo. redefine-os. A melhor maneira diagnósticos neste caso, conecte todos os componentes do PC a outra fonte de alimentação (a menos, é claro, que você tenha uma sobressalente ... se não, você pode tentar verificar outros motivos por agora 👇, mas você não deve "descartar" a fonte de alimentação unidade!).

*

👉 A propósitose você notar que as reinicializações começaram após conectar novos componentes (por exemplo, substituir uma placa de vídeo antiga) - é quase certo que é falta de fonte de alimentação.

*

RAM morre problema

Além disso, recomendaria teste morre RAM. Para isso, o Windows tem um especial. ferramenta: para chamá-lo - pressione Win + R, na janela que apareceu "Corre" entrarmdsched e pressione Enter.

Ferramenta de diagnóstico de memória do Windows

Se forem encontrados erros, as matrizes provavelmente precisarão ser substituídas (você pode tentar instalá-las em outros slots + limpar a poeira). Mais detalhes sobre isso em uma de minhas notas anteriores (👇).

👉 Socorro!

Teste de RAM: verifique se há erros na RAM

Limpar os contatos da memória com uma borracha e um pincel

Em geral, idealmente (para fins de diagnóstico) - deixe apenas uma placa e diagnostique o PC com ela. Se uma reinicialização repentina acontecer novamente, tente conectar esta placa em outro slot e teste o dispositivo novamente. (e assim por diante com cada barra)

RAM morre slots

Importante!

Também é aconselhável, claro, redefinir as configurações do BIOS / UEFI para o ideal (especialmente se você tentou fazer overclock da memória / ou oPerfil XMP) A maneira mais fácil de fazer isso é remover a bateria do tapete. embarque e espere 2-3 minutos.

*

Capacitores inchados no tapete. borda

Reinicializações "abruptas" do computador (sem mostrar nenhum erro) costumam ser um sintoma comum de problemas com capacitores (esses são "detalhes" que se assemelham a barris).

Normalmente, quando eles se tornam inutilizáveis, a tampa do cilindro superior torna-se convexa (incha, veja a foto abaixo 👇).

Capacitores inchados / exemplo na foto

Verifique se você tem esses capacitores inchados na placa-mãe (e na PSU, se você não testou o PC com outro). Se você os encontrar, eles devem ser substituídos (se não houver experiência em soldagem, é melhor entrar em contato com o serviço).

*

Erros críticos (verifique novamente com LiveCD)

PASSO 1

E assim, para começar, recomendo desativar o reinício automático do PC em caso de erros críticos.

Para fazer isso, use a combinaçãoWin + R, fora da janela "Corre" cole o comando sysdm.cpl e clique em OK.

Depois na aba "Além disso" abra as opções de download e desmarque a caixa de seleção desejada (👇). Agora, se ocorrer um erro crítico, o computador deve primeiro mostrá-lo para você ... (tela azul / BSOD).

Em alguns casos, a descrição e a natureza do erro ajudam a encontrar a causa com muito mais rapidez.

👉 Ajudar!

Tela azul do Windows 10: "Seu PC tem um problema ..." (seguido pela reinicialização do computador)

Desativar reinicialização automática

*

PASSO 2

Nem todos os usuários sabem que existem especiais no Windows. um registro onde todos os erros e eventos ocorridos no PC são registrados. Para abri-lo - clique Win + R, e use o comandoeventvwr.

👉 Socorro!

Log de eventos do Windows: como abri-lo e encontrar informações sobre o erro

Em seguida, vá para a guia "Sistema" e visualizar informações sobre erros críticos (às vezes, essas informações são essenciais para o diagnóstico).

Todos os erros são apresentados por data e hora de sua ocorrência / registro de eventos, aba "Sistema"

*

ETAPA 3

Tente atualizar os drivers, principalmente para o chipset (placa-mãe), placa de vídeo. É melhor baixá-los do site oficial do fabricante do tapete. placas (para ajudar: 👉 como descobrir o modelo e a marca da placa-mãe).

Importante: não é desejável instalar versões alfa / beta dos drivers.

Alternativamente, você pode usar o utilitário Driver Booster. Ele não apenas verificará se há novos drivers para todos os equipamentos, mas também ajudará a atualizar os pacotes necessários: Net FrameWork, Visual C ++, etc.

Atualize tudo - componentes do jogo, dispositivos de som e jogo, etc. / Driver Booster

*

PASSO 4

Se o procedimento acima não funcionar, recomendo que você grave 👉 um LiveCD-flash drive inicializável (nota: o link indica como prepará-lo e como inicializá-lo) e verificar como o computador se comportará.

*

Isso elimina vários erros na versão atual do Windows, além de vírus e conflitos de driver, etc.

*

É muito fácil de usar, como uma versão normal do Windows. Se, ao inicializar a partir dele, o computador também começar a reiniciar repentina e abruptamente, há uma grande probabilidade de falha de hardware ...

Qual é a aparência da área de trabalho ao inicializar a partir de um LiveCD

*

Essa, é claro, não é toda a lista de razões, mas é a principal coisa para começar. 👌 Digamos apenas que a maioria dos problemas está relacionada aos itens acima.

*

Acréscimos e comentários sobre o assunto são bem-vindos!

Boa sorte!

👋