Interessante

Como fazer "overclock" da placa de vídeo integrada Vega em um PC (em uma CPU da AMD Ryzen). Aceleração da placa de vídeo embutida

Bom tempo!

Muitos PCs econômicos para escritórios e residências usam CPUs AMD Ryzen com gráficos Vega integrados (por exemplo, Vega 6, 8, 11, etc.). Eles funcionam, em geral, não mal, e em comparação com IntelHD estão ainda à frente da curva. No entanto, você sempre quer mais ... 👀

E aqui vale a pena mencionar que algumas configurações de BIOS / UEFI, que estão ativadas por padrão, podem "evitar" que o potencial das placas chegue a 20-30%! E, é claro, revisando e editando um pouco, você pode fazer overclock (ou melhor, aumentar o desempenho) dessas placas embutidas (praticamente sem riscos *).

Na verdade, é disso que tratará o artigo de hoje. Eu acho que "extra" ~ 20% para FPS não vai fazer mal a ninguém ...

* Importante!

Como de costume, existem vários avisos nestes artigos:

1. Tudo o que você fizer de acordo com os conselhos abaixo é por sua própria conta e risco.

2. Overclocking - pode causar negação do serviço de garantia.

3. Antes de fazer overclock, eu recomendo tentar aumentar o FPS por outros métodos.

*

Melhorando o desempenho gráfico da AMD Vega

👉 PASSO 1: preparação, primeiras recomendações

Para o trabalho, precisamos de três utilitários:

  1. CPU-Z (link para o site oficial). Você pode fazer isso, mas é conveniente visualizar rapidamente informações básicas sobre a CPU, placa de vídeo e RAM;
  2. TechPowerUp - exibe informações sobre a placa de vídeo (o mesmo núcleo e frequências de memória);
  3. FurMark - para testes e comparação, o que aconteceu antes do overclock e o que depois ...

*

Além disso, não posso deixar de fazer um observação importante: A RAM tem um efeito significativo no desempenho da placa de vídeo integrada (APU) - o modo de operação de canal duplo está habilitado? Normalmente se você tiver dois dados RAM - então o modo de operação de dois canais é ativado automaticamente!

Para descobrir se este é o caso, olhe a guia no utilitário CPU-Z "Memória" , linha "Canal" ... Se a memória funcionar no modo de canal duplo, você verá "Dual" .

Memória - modo de operação de dois canais (CPU-Z)

Tópicos, que tem apenas um cartão de memória - em primeiro lugar, recomendo comprar outro. Isso terá um aumento significativo na produtividade (felizmente, em online lojas online chinesas, se você se deparar com um compartilhamento, a memória pode ser confundida com "quase nada" ...).

Agora mais direto ao ponto ...

*

👉 PASSO 2: frequências operacionais de RAM e placas de vídeo

Antes de passar para o overclock, eu recomendo abrir os utilitários TechPowerUp e FurMark (ambos serão necessários ao mesmo tempo).

Dê uma olhada no TechPowerUp as linhas "GPU Clock", "Memory" (frequências do núcleo gráfico e da memória) e "Bandwidth" (na tela abaixo estão marcadas com uma seta 👇). Esses são os valores padrão que precisamos alterar (é melhor lembrar ou anotá-los).

Agora execute um teste de estresse no FurMark (clicando no botão "Teste de estresse da GPU", nenhuma configuração precisa ser alterada). É altamente recomendável certificar-se de que durante o teste de estresse a temperatura não ultrapasse 70 ° C, não haja erros, artefatos e congelamentos.

Teste de placa gráfica padrão (utilitários TechPowerUp e FurMark)

No meu exemplo acima, o FPS médio (AVG) foi de 19 a 45-50 ° C. Tudo é relativamente estável, você pode "overclock" ...

Depois, você precisa ir para BIOS / UEFI e encontrar a guia "Chapado" (em diferentes versões do UEFI, os nomes das partições podem ser diferentes). Entre as várias configurações e seções, precisamos encontrar duas coisas:

  1. configurações de freqüência de memória. Normalmente marcado como "Freqüência DRAM" ;
  2. gráfico de configurações de tensão e frequência. kernels ( "Frequência do relógio GFX" e "GFX Core Voltage" ).

Nós precisamos Auto mude o modo para o perfil XMP 2.0 (para RAM) e defina a frequência gráfica. os núcleos são ~ 5-10% mais altos do que o básico (que especificamos no TechPowerUp um pouco mais alto).

Observação:

  1. O modo automático geralmente define a frequência da memória para 2.400 (em vez de 3.000/3200, que "retém" a maioria das matrizes e da CPU).
  2. Como tudo parece no tapete. Placa ASRock, por favor veja a imagem abaixo.

RAM e configurações de gráficos integrados

As placas-mãe da Gigabyte têm uma seção com as configurações "M.I.T" necessárias.

UEFI em placas Gigabyte

Importante!

Algumas placas-mãe não permitem overclock de memória e placa de vídeo (por exemplo, as mais econômicas em chipsets A320 (em oposição ao mesmo B350 / B450)).

Na verdade, depois de alterar e salvar as configurações de UEFI / BIOS, você precisa executar o TechPowerUp e o FurMark novamente (e iniciar um teste de estresse). Se você prestar atenção ao teste no FurMark, então o número de FPS deve aumentar (no meu caso passou para 25, foi 19, ou seja, o FPS aumentou 30%!).

Teste da placa de vídeo após alterar as configurações (utilitários TechPowerUp e FurMark)

Claro, depois de tais mudanças na BIOS, você precisa "conduzir" a placa para FurMark, ver a estabilidade do sistema, se haverá erros, congelamentos, etc. Se algum aparecer, então você definiu frequências muito altas no UEFI / BIOS e você precisa diminuí-los um pouco ...

*

👉 PASSO 3: a quantidade de memória "alocada"

Para placas de vídeo integradas (embutidas) (Vega, IntelHD), a memória de vídeo é alocada a partir da quantidade "livre" de RAM. Normalmente, por padrão, este processo é automático ...

Mas vale a pena notarque o "modo automático" nem sempre funciona perfeitamente. Dê uma olhada no benchmark abaixo: A placa Vega 11 funciona 60-70% mais devagar no benchmark 3D Mark se a memória de vídeo for inferior a 1024 MB! 👇

Driver 3DMark Sky (8 GB de RAM, dual)

Claro, se você tem 8 GB ou mais de RAM em seu laptop / PC, faz sentido tentar definir a quantidade de memória alocada para 2 GB (o que pode acelerar significativamente a placa de vídeo embutida!).

Em geral, para descobrir a quantidade atual de memória de vídeo Vega, você só precisa abrir Gerenciador de tarefas (no Windows 10; atalho Ctrl + Alt + Del).

Gerenciador de Tarefas - Windows 10

Para alterar a quantidade de memória alocada (e desativar o modo automático) - você precisa 👉 entrar na BIOS e encontrar um dos seguintes parametros : UMA Frame Buffer Size; Configuração iGPU; DVMT (memória fixa); Compartilhe o tamanho da memória; Tamanho da memória de vídeo, etc. (nota: dependendo da versão do BIOS, ele pode ter um nome diferente).

👉 Ajudar!

Alocando memória para a placa de vídeo integrada: como aumentar a memória de vídeo do IntelHD integrado e AMD Ryzen Vega (UMA Frame Buffer Size)

Tamanho do buffer de quadro UMA - definir 2 GB

Em seguida, tudo o que resta é definir manualmente a quantidade de memória de vídeo, salvar as configurações (na maioria das versões do BIOS, esta é a tecla F10) e reiniciar o computador / laptop.

*

👉 PASSO 4: Configurando o driver de vídeo

Muito depende da versão e das configurações do driver de vídeo: não apenas o número de FPS nos jogos, mas, em geral, a estabilidade do sistema.

Em geral, para começar, eu recomendaria 👉 atualizar o driver de vídeo (instalar a versão mais recente). Depois disso, em suas configurações é necessário definir uma série de parâmetros - sobre eles, siga o link no artigo abaixo (uma nota já foi escrita 👌).

👉 Ajudar!

Como acelerar uma placa de vídeo AMD (Radeon) ajustando os drivers

Configurações da placa gráfica AMD

Geralmente, ao otimizar as configurações no driver de vídeo, é possível "espremer" até 10-20% para o desempenho atual da placa em jogos. E este não é um resultado ruim!

*

👉 PASSO 5: "afinar" o jogo

E a última coisa que afeta muito o FPS são as configurações gráficas do jogo. Para melhorar o desempenho - tente o seguinte:

  1. reduzir detalhes (por exemplo, mudar de alto para médio);
  2. desabilitar alguns dos efeitos (fumaça, sombras, respingos de água, etc. - depende do jogo específico);
  3. diminua a resolução (por exemplo, mude para HD (1280 × 720) em vez de FullHD (1920x1080));
  4. desabilite a sincronização vertical;
  5. tente alternar do modo de tela inteira para o modo de janela (ou vice-versa). 👇

Configurações de gráficos para WOW Legion (clicável)

Configurações CS-GO

*

GeralmenteDepois de completar uma série de procedimentos descritos acima, os cartões Vega integrados são muito bons em puxar todos os hits online modernos (em configurações baixas / médias *): Counter-Strike: Global Offensive, World of Tanks, World of Warcraft, Dota 2, etc. 60 frames podem ser alcançados facilmente ... 👌

*

E assim por diante, vou concluir meu relatório sobre isso ...

Acréscimos nos comentários são bem-vindos!

Boa sorte!

👋

Publicado pela primeira vez: 19.04.

Correção: 19/08/2020

$config[zx-auto] not found$config[zx-overlay] not found