Interessante

Como remover Mail.ru dos navegadores Chrome, Firefox

Bom dia a todos!

Muitas vezes me perguntam sobre a remoção de vários centros de jogos, guias, satélites e outras "peças" da empresa Mail.ru.

Em geral, todos esses programas -não tem nada a ver com vírus, e não prejudicam de forma alguma (exceto pela perda de tempo do usuário para brigar com eles). Direi ainda mais, alguns deles os colocam de propósito, tk. não imagine trabalhar em um PC sem esses programas ... 👌

Mas tem um uma colher de alcatrão - muitas vezes esses programas são instalados em um PC sem o conhecimento do usuário (ou seja, na verdade, como um vírus - é precisamente por causa dessa imposição que surge uma atitude negativa em relação a esses produtos)!

Além disso, o que também é repulsivo é o procedimento relativamente complicado para remover essas aplicações.

Neste artigo, quero considerar como remover todos esses produtos Mail.ru dos navegadores Chrome e Firefox.

Então...

*

Instruções para remover Mail.ru dos navegadores: passo a passo

Lista de produtos a serem removidos:

  1. O navegador Amigo é basicamente um navegador normal. A única desvantagem em termos de trabalho é que ele é imposto pelo navegador padrão;
  2. Atualizador Mail.ru - especial um utilitário para atualizações automáticas de produtos da Mail.ru, geralmente funciona furtivamente;
  3. Agente Mail.ru - mensagens (há muita publicidade no programa);
  4. Mail.ru Guard - protege seu navegador de spam, embora se instale automaticamente sem perguntar a ninguém;
  5. Sputnik Mail.ru é uma barra de ferramentas separada para encontrar informações.

*

Etapa 1: como os produtos Mail.ru vão parar no PC do usuário ...

No início deste artigo, quero dizer algumas palavras sobre como tudo isso "Boa" se infiltra no seu Windows ...

Normalmente é assim: você instala algum programa (ou mesmo, por exemplo, o navegador Amigo) - ao instalar o software, a grande maioria dos usuários nem olha as caixas de seleção e sempre clica "Avançar" ... E entre os carrapatos - e havia uma janela sobre a instalação da lista de produtos Mail.ru (como na imagem abaixo).

A oferta instalará serviços de mail.ru

O resultado final éque ao instalar software desconhecido - sempre selecione a instalação avançada e marque todas as caixas de seleção que você vê na janela de instalação.

Os programas que não mostram "marcas de seleção" (ou seja, não relatam quais produtos serão instalados) quase sempre são bloqueados por programas antivírus. Aqueles. na verdade, os produtos Mail.ru aparecem no PC do usuário devido à sua própria desatenção ...

*

Etapa número 2: remover programas de Mail.ru

A primeira coisa que recomendo para começar a se livrar do Mail.ru é ir ao painel de controle 👉 e abrir a seção com a desinstalação de programas (veja a tela abaixo).

Remover programas - Painel de controle

Em seguida, encontre todos os produtos Mail.ru na lista de software e desinstale-os um por um.

Removendo Mail.ru do programa e componentes

Um ponto importante! Se você não conseguir desinstalar o aplicativo [email protected], deixe-o por enquanto. Depois de algumas etapas de limpeza - vamos voltar ao assunto ...

*

Etapa número 3: desconecte os serviços de Mail.ru

Junto com o software da Mail.ru, os serviços são frequentemente adicionados ao sistema. Da mesma forma, eles também precisam ser desativados antes de limpar o PC.

Para abrir a lista de serviços:

  1. primeiro pressione os botões Win + R;
  2. então entre services.msc e pressione Enter.

Abertura de serviços - services.msc (método universal)

Em seguida, encontre o serviço [email protected] (talvez no momento em que você ler o artigo - o serviço terá um nome ligeiramente diferente, basta verificar todos os serviços que estão em execução).

Para desativá-lo: clique com o botão direito sobre ele e selecione "Propriedades" .

Em seguida, abra a guia "Em geral" , e definir o tipo de inicialização "Desativado" , também pressione o botão "Pare" , salve as configurações.

Pesquisa de serviços

*

Etapa 4: interromper processos

Para poder remover o software do Mail.ru, também é necessário interromper todos os processos em execução.

Primeiro, faça login Gerenciador de tarefas : para fazer isso, pressione os botões Ctrl + Alt + Del ou Ctrl + Shift + Esc ... Em seguida, encontre nele todos os processos associados a Mail.ru (pode haver vários deles).

No meu caso, houve 2 desses processos:

  1. Serviço de atualização Mail.Ru (32 bits);
  2. Atualizador Mail.ru (32 bits).

Então, um a um, feche cada um deles: clique com o botão direito do mouse no processo, na lista de tarefas, selecione "Completo" .

Fechar aplicativos no gerenciador de tarefas

*

Etapa 5: repita a etapa 2

Depois de interromper todos os serviços e processos de Mail.ru, você deve conseguir remover o mesmo [email protected] por meio do painel de controle do Windows (conforme descrito na etapa 2, à qual prometi retornar 👌).

Conselho!

Eu recomendo desinstalar programas não usando o Windows Installer, mas usando especiais. software - IObit UnInstaller.

O fato é que os programas deixam para trás "caudas" - entradas no registro, todos os tipos de arquivos no disco. Um especial. o utilitário pode remover essas caudas e, portanto, não haverá nenhum vestígio do software instalado anteriormente. Aqueles. evita que o lixo se acumule em seu Windows.

👉 Ajudar!

Como desinstalar o software corretamente (até mesmo desinstalar programas que não foram desinstalados).

*

Etapa 6: limpe o registro

A próxima etapa é limpar o registro do sistema de todos os tipos de linhas. Primeiro, abra editor de registro ... Por esta:

  1. aperte os botões Win + R ;
  2. entrar regedit e pressione Enter.

regedit - abre o editor de registro

👉 Ajudar!

Outras maneiras de abrir o Editor do Registro

Mais adiante no editor:

  1. aperte o botão F3 para começar a pesquisar e entrar mail.ru ;
  2. então pressione o botão "Encontre o próximo" ;
  3. linhas e pastas encontradas (seções) de Mail.ru - delete;
  4. pesquisar (e excluir se alguma linha for encontrada) até ver uma mensagem que "Pesquisa de registro concluída" ... Veja o exemplo abaixo na imagem. 👇

Pesquise e exclua dados mail.ru do registro

*

Etapa 7: limpe as extensões no navegador Chrome

Em geral, extensões anteriormente "virais" (não apenas de Mail.ru) foram adicionadas e incluídas no navegador automaticamente. Recentemente, notei que muitas extensões de navegador, embora adicionadas a ele, não estão incluídas (o que já é bom).

Em qualquer caso, inicie o navegador e abra a página de configurações (mostrada abaixo). Em seguida, remova todas as extensões de que você não precisa.

Endereço da página de configurações de extensão: chrome: // extensions /

Removendo extensões desnecessárias

Além disso, não se esqueça de verificar as configurações e alterar o mecanismo de pesquisa para o que você precisa e a página inicial (já que esses parâmetros geralmente são sempre alterados pelo software antivírus).

URL da página de configurações do Chrome: chrome: // settings /

Mecanismo de pesquisa padrão

*

Etapa # 8: limpe o Firefox

No Firefox. normalmente, uma história semelhante: extensões desnecessárias são adicionadas e ativadas, a página inicial e o mecanismo de busca padrão mudam.

Primeiro você precisa desabilitar e remover todas as extensões. Para fazer isso, abra a guia "Complementos" nas configurações do navegador (veja a imagem abaixo).

Extensões no Firefox

Em seguida, desinstale todas as extensões relacionadas ao Mail.ru, uma por uma. Havia três deles em meu navegador: favoritos visuais, página inicial e pesquisa (tela abaixo).

Removendo extensões do Firefox

Depois de remover as extensões, você pode ir para as configurações (os endereços são fornecidos abaixo) e alterar a página inicial e o mecanismo de pesquisa para o que você precisa.

Página principal de configurações: sobre: ​​preferências # geral

Página de pesquisa: sobre: ​​preferências # pesquisa

Página inicial no Firefox

*

Etapa 9: verifique e limpe o navegador do adware

Além disso, aproveitando esta oportunidade, recomendo verificar o Windows e os navegadores em particular para a presença de outro adware (e, claro, removê-lo).

Por alguma razão, parece-me que além de Mail.Ru, pode muito bem haver um "bom" calcanhar de bens desnecessários: barras de ferramentas, mecanismos de pesquisa, etc.

Um pequeno utilitário, AdwCleaner, lida melhor com essa tarefa.

Apreciar o programa é extremamente simples:

  • primeiro feche todos os navegadores e aplicativos que consomem muitos recursos;
  • então pressione um botão "Varredura";
  • em seguida, espere até o final do trabalho: o AdwCleaner fará a varredura do seu sistema e removerá todos os scripts maliciosos embutidos nos navegadores;
  • a propósito, todos os mais populares são suportados: Firefox, Chrome, Opera, IE, etc.

AdwCleaner - remover adware

Importante!

Após a verificação do computador, ele será reiniciado automaticamente e, depois disso, você receberá um relatório de verificação.

O utilitário funciona completamente em modo automático, portanto salve todos os documentos com antecedência e feche outros programas.

*

Etapa 10: limpar e otimizar o Windows

Bem, a última coisa que quero recomendar neste artigo - limpe seu sistema operacional Windows de arquivos "lixo" e otimize-o.

Você trabalhará com muito mais rapidez e conforto em seu PC. Eu tenho alguns guias sensatos sobre esse tópico em meu blog, então não vou tocar nesse tópico extenso aqui.

👉 Ajudar!

1) Como otimizar o Windows 10.

2) Como limpar seu PC de lixo para acelerar seu trabalho.

*

É tudo por agora ...

Espero que essas dicas ajudem você a se livrar do software de que não precisa.

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 02/02/2017

Correção: 15/01/2020