Interessante

O que fazer com o erro DISK BOOT FAILURE, INSERT SYSTEM DISK AND PRESS ENTER

Pergunta do usuário

Dia bom.

Ajude-me, por favor! Ao iniciar o computador, um erro é escrito:

"falha de inicialização do disco, insira o disco do sistema e pressione Enter". Eu entendo que isso significa algum tipo de problema com o disco rígido (está quebrado?). Como faço para corrigir esse erro?

PS: Não quero carregar o computador para consertar - não faz sentido, ele já tem 7 a 8 anos (gostaria de fazer isso sozinho).

Olá!

O aparecimento de tal erro nem sempre significa que algo aconteceu ao seu disco. Se traduzido para o russo, este erro significa: "O disco de inicialização não foi encontrado, insira o disco do sistema e pressione Enter."

Aqueles. isso pode acontecer, por exemplo, se você desconectar o disco rígido (por exemplo, ocorreu um loop) ou porque o computador está procurando registros de inicialização na mídia errada na qual eles são necessários (por exemplo, devido a configurações incorretas do BIOS) .

Um exemplo de erro é mostrado nesta foto.

Na verdade, são muitas as razões, neste artigo irei abordar as mais básicas, para que qualquer pessoa que seja mais ou menos versada em PC possa tentar resolver o problema ...

*

Solução (causas da ocorrência)

Razão 1: disquete esquecido, unidade de disquete (unidade a)

Decisão

Claro, eu entendo que os disquetes e unidades de disquete (no jargão "flops") já caíram no esquecimento ... No entanto, muitos ainda os têm em computadores antigos! Além disso, em muitas instituições educacionais, os disquetes são forçados a fazer várias tarefas (de modo que os disquetes ainda estão vivos em alguns lugares 👌)!

O ponto principal é este: verifique se um disquete está inserido na unidade. Se você tiver um disquete, retire-o e reinicie o PC!

A propósito, verifique também se você tem uma unidade de disquete instalada. Se houver, é aconselhável abrir a unidade de sistema e remover os cabos que estão conectados a ela da unidade de disquete (execute a operação com o PC completamente desligado!). Depois disso, ligue o PC e veja se o erro sumiu ...

Removendo o disquete da unidade a

*

Razão 2: o disco está inserido na unidade de CD / DVD, a unidade flash está na porta USB

Decisão

O mesmo pode ser dito para drives flash e discos de CD / DVD - verifique se há alguma mídia restante na bandeja ou porta USB. Se houver, retire-o e reinicie o computador.

Tiramos o stick USB

*

Razão 3: alterou a prioridade de inicialização no BIOS

Decisão

O BIOS tem uma seção especial que é responsável por qual mídia o computador tentará inicializar (por exemplo, de um disco rígido ou de uma unidade flash).

Se as configurações nesta seção estiverem incorretas, o computador procurará os registros de inicialização na mídia errada e, naturalmente, não encontrando nada, apresentará este erro.

Na maioria das vezes, muitos usuários novatos, ao instalar / reinstalar o Windows, alteram esses parâmetros e depois se esquecem de devolvê-los (embora às vezes vários "acidentes acidentais" não sejam excluídos). Como resultado, a instalação prossegue normalmente e o Windows não inicializa mais tarde ...

A foto abaixo mostra a prioridade de carregamento:

  1. primeiro, o PC tentará inicializar a partir do CD / DVD (consulte Primeiro dispositivo de inicialização);
  2. se nenhum CD / DVD for encontrado, ele tentará inicializar a partir do disco rígido (consulte 2o dispositivo de inicialização). Se o disco rígido não for encontrado, o erro "DISK BOOT FAILURE ..." será exibido.

Seção BOOT - prioridade de inicialização

👉 Referência

Já tenho artigos sobre configuração da BIOS no meu blog (entrar na BIOS, alterar a prioridade de inicialização, redefinir as configurações, etc.). Porque os tópicos são bastante volumosos, não é possível contar todas essas "sutilezas" neste artigo.

Portanto, para verificar as configurações do BIOS, sugiro que você use os materiais cujos links são fornecidos a seguir.

1) Como entrar no BIOS (BIOS) em um computador / laptop.

2) Como configurar o BIOS para inicializar a partir de uma unidade flash ou disco (CD / DVD / USB).

3) Como redefinir as configurações do BIOS.

*

Razão 4: a bateria da placa-mãe acabou

Decisão

As configurações do BIOS podem ficar confusas devido ao fato de que a bateria da placa-mãe acabou. Parece uma pequena "pílula" redonda.

Graças a ele, o computador mantém suas configurações do BIOS na "memória".Além disso, eles provavelmente notaram que a hora e a data também são contadas corretamente devido a alguma coisa, mesmo quando o computador ficou desligado por semanas!

Em média, essa bateria pode funcionar por 8 a 10 anos. Se algo estiver errado com ele, você pode perceber na mesma data e hora perdidas (eles precisarão ser corrigidos após cada ligação do PC). Em geral, não há nada complicado - você mesmo pode substituí-lo ...

Bateria na placa-mãe do PC

*

Razão 5: o seu disco rígido foi detectado, está tudo bem com ele. Verifique os loops

Decisão

Ao inicializar o computador, em muitos modelos, você pode ver uma tela preta com várias inscrições "piscando" antes que o logotipo do Windows apareça.

Entre eles, aliás, você pode ver o nome e modelo do processador, disco, a quantidade de RAM e outros parâmetros. Você também pode ver essas informações se for ao BIOS (sobre como fazer isso, os links foram fornecidos acima no artigo).

Portanto, verifique se o seu disco rígido foi detectado, se o modelo do PC o detecta. A foto abaixo mostra um disco rígido Samsung (está tudo bem com ele). Se o disco não for exibido - provavelmente há algum tipo de problema de hardware ...

Verificar se o disco rígido está visível

No caso mais inócuo, os loops saíram (por exemplo, eles podem não se encaixar bem quando a unidade do sistema foi montada). Além disso, eles são freqüentemente desconectados / conectados quando outro disco é conectado, ao limpar o PC da poeira.

Portanto, a primeira coisa que recomendo fazer, caso o micro não veja o disco, é desconectar os cabos, soprar o pó dos soquetes e reconectá-los (faça com o micro totalmente desligado!).

Verificando loops

Se o PC ainda não vir a unidade, tente conectar a unidade a outro computador / laptop. É possível que o disco tenha se tornado inutilizável (isso também às vezes acontece, especialmente quando houve uma forte oscilação de eletricidade: raios, soldagem, etc.).

👉 A propósito!

Você pode achar útil um artigo sobre como conectar um disco rígido de um laptop a um computador.

*

Razão 6: o Windows travou

Decisão

Além disso, outro motivo popular para esse erro é o dano aos registros de inicialização do Windows (muitos na gíria simplesmente dizem que o sistema travou). Nesse caso, você pode tentar restaurar o Windows antigo ou apenas instalar um novo. Cabe a você escolher.

1) Como restaurar o Windows 10: instruções passo a passo.

2) Instalando o Windows 10 a partir de uma unidade flash USB - consulte as instruções.

Além disso, você pode tentar inicializar a partir de um live CD de emergência e tentar verificar se há vírus no sistema, transferir dados importantes do disco do sistema para outra mídia, ou seja, faça um backup das informações necessárias. Um link para um artigo sobre como criar um liveCD é fornecido abaixo.

👉 Como criar um LiveCD / DVD / pendrive ou disco inicializável com o sistema operacional Windows e utilitários de serviço que não requerem instalação no disco rígido.

*

Isso é tudo, acréscimos são bem-vindos.

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 20.11.2017

Correção: 30/01/2020

Copyright bahnfilme.com 2021