Interessante

Como configurar o BIOS (UEFI) para inicializar a partir de uma unidade flash ou disco (CD / DVD, USB, SD)

Tudo de bom!

Uma das perguntas mais frequentes dos usuários ao instalar o Windows:"por que o computador (BIOS) não consegue ver minha unidade flash?"... Naturalmente, já respondi várias vezes, e mais de uma vez no blog dei minhas recomendações. Agora decidi reunir todos eles neste único artigo.

Direi imediatamente que o computador (laptop) "vê" sua unidade flash USB inicializável (você pode aprender como criá-la aqui) - você precisa configurar o BIOS (UEFI) de acordo. Se isso não for feito, então não importa o quanto você lute, nada sairá disso ...

No artigo vou mostrar, usando o exemplo de várias versões do BIOS (UEFI), como fazer isso corretamente. Acho que a nota será muito útil para quem não reinstalar o sistema com tanta frequência. .

Então...

*

Entrando no BIOS / UEFI: opções

Talvez o artigo deva ser iniciado não com as configurações do BIOS, mas com como inseri-lo 👀 ... Isso também está longe de ser tão óbvio e simples para um usuário inexperiente.

Em geral, tudo se resume (normalmente) ao fato de que imediatamente após ligar o computador / laptop, enquanto apenas o primeiro logotipo aparece no momento da inicialização, pressione o botão especial. chave (de preferência várias vezes). Se você pressionou a tecla correta, verá a cobiçada janela de configurações do BIOS.

A maioria botões comuns para entrar na BIOS: F2, Esc, Del. Se você tiver um laptop, é possível que precise pressioná-los junto com o botão Fn (ou seja, por exemplo, Fn + F2). Depende das configurações do teclado na mesma BIOS ...

A principal dificuldade é que não existe uma única tecla para entrar na BIOS! Cada fabricante pode ter suas próprias especialidades. (às vezes, essas são combinações inteiras de botões 3-4!).

A seguir, darei várias opções de como você pode entrar na BIOS e links para artigos onde você pode encontrar essas chaves preciosas.

Opção número 1

Se você tem o Windows 8/10 instalado em seu computador, não precisa adivinhar com os botões, mas entrar no BIOS a partir da interface do sistema operacional. Isso é feito de forma bastante simples, consulte as instruções, cujo link é fornecido abaixo.

Ajudar!

Como entrar na UEFI (BIOS) a partir da interface do Windows 8, 10 (sem usar as teclas especiais F2, Del, etc.) - //ocomp.info/kak-voyti-v-bios-iz-windows.html

Opção número 2

Para descobrir a chave para entrar no BIOS, você pode usar a documentação (que veio com o dispositivo no momento da compra) ou especial. tabelas e especificações (que existem em abundância na Internet).

Também tenho algumas tabelas e instruções postadas no meu blog, talvez você possa encontrar algo lá.

Instruções!

1) como entrar no BIOS ou UEFI (instrução) - //ocomp.info/kak-voyti-v-bios.html

2) tabelas com botões para entrar no BIOS / menu de inicialização para diferentes fabricantes de PC - //ocomp.info/goryachie-klavishi-dlya-vh-bios-boot-menu.html

Opção número 3

Preste atenção na primeira tela que aparece imediatamente após reiniciar o computador (para ver a primeira tela, basta reiniciar o computador, não ligá-lo ...).

Se você não tiver tempo para ver a "primeira" tela (ou ler as informações nela) - pressione a tecla Pausa (pausa).

Se você conseguir fazer isso, a tela irá "congelar" e aguardará a próxima vez que você pressionar (ou seja, você pode ler e inspecionar tudo).

A captura de tela abaixo mostra a tela de boas-vindas do BIOS AMI: F2 ou Del - são botões para inserir as configurações do BIOS (em inglês: para executar o Setup).

BIOS AMI: tecla F2 - entrar nas configurações do BIOS.

Opção 4

Alguns laptops têm especiais. botões para entrar na BIOS (geralmente são pequenos e estão localizados ao lado do botão liga / desliga ou ao lado da tomada).

Lenovo B70 - botão de entrada do BIOS próximo à entrada de energia. É mais conveniente pressionar com um lápis ou caneta

Você precisa pressioná-los com uma caneta (ou lápis) quando o laptop estiver desligado. Após clicar nele, o dispositivo será ligado e será apresentado um menu de inicialização (a partir do qual você pode acessar o BIOS).

Menu de inicialização / Lenovo (por exemplo)

Noções básicas de trabalho

Nota: para aqueles que já estão no mínimo familiarizados com o gerenciamento de BIOS - esta seção do artigo pode ser ignorada.

Teclas de controle, alterar configurações

O BIOS terá que gerenciar e definir as configurações sem usar o mouse (Isso assusta muitos usuários novatos. A propósito, o suporte para o idioma russo e o mouse é implementado na UEFI).

Na verdade, mesmo no Windows (onde o mouse funciona) - muitas ações são muito mais rápidas de fazer com o teclado!

Os botões de controle, em sua maioria, são iguais em todos os lugares (embora haja uma diferença, geralmente não é significativa). Mais um detalhe: há uma dica à direita ou embaixo na BIOS: todas as teclas de controle principais estão indicadas nela (veja a foto abaixo).

Teclas de controle (BIOS AMI)

Chaves principais:

  • F1 - chamar ajuda (ajuda);
  • Setas ← e → - selecione a seção de configurações (por exemplo, Boot, Advanced, etc.);
  • Setas ↓ e ↑ - seleciona um parâmetro específico na seção desejada;
  • + e - - altera a configuração (aumentar / diminuir);
  • F9 - carrega as configurações padrão;
  • F10 - Salvar as configurações do BIOS e sair (você pode pressionar em qualquer seção do BIOS);
  • ESC - saída;
  • Entrar - definir (aprovar) o parâmetro selecionado / ou abrir um parâmetro ou seção para configuração posterior (em geral, uma das teclas mais básicas).

Em geral, conhecendo esses dez botões, você pode alterar facilmente todas as configurações do BIOS.

Salvando configurações

Você pode alterar qualquer configuração na BIOS, mas elas só terão efeito depois de você Salve  e reinicie o dispositivo (aliás, o computador / laptop é reiniciado automaticamente após sair do BIOS).

Existem duas maneiras de salvar as configurações no BIOS:

  1. Pressione a tecla F10 - na maioria das versões do BIOS, significa salvar as configurações e reiniciar o dispositivo;
  2. Vá para a seção Saída e clique em Salvar as mudanças e sair (salve as configurações e saia, um exemplo é mostrado na imagem abaixo - setas 1 e 2).

Salvando configurações na BIOS

A propósito, você pode sair do BIOS sem salvar as configurações - para isso, selecione na seção Saída opção Descartar alterações e sair (descartar as configurações e sair / não salvar as configurações, sair).

Você também pode sair do BIOS simplesmente reiniciando o computador (embora não seja recomendado fazer isso novamente ...).

Redefinindo as configurações para o ideal

Se você alterou qualquer configuração no BIOS e o computador parou de inicializar (ou, por exemplo, o som desapareceu) - bem, ou você apenas decidiu retornar tudo como estava - então você deve saber que o BIOS tem uma função especial para redefinir as configurações. Aqueles. esta função retornará todas as configurações ao padrão (ou seja, tornar tudo padrão, como estava na compra).

Existem duas maneiras de redefinir as configurações:

  1. aperte o botão F9 (entretanto, não funciona em todas as versões do BIOS);
  2. vá para a seção Saída e clique em Carregar padrões do BIOS (veja a imagem abaixo).

Redefinindo para as configurações padrão - BIOS AMI

A propósito, após carregar as configurações padrão, você precisa salvá-las pressionando F10 (veja sobre isso um pouco mais adiante no artigo).

Instruções! Como redefinir as configurações do BIOS - //ocomp.info/kak-sbrosit-nastroyki-bios.html

Em várias versões do BIOS - o nome do item para redefinir as configurações pode ser ligeiramente diferente. Por exemplo, a captura de tela abaixo mostra a seção Saída para um laptop Dell - aqui você precisa clicar em Restaurar padrões e depois salve as tinturas - Salvar mudanças e resetar ... Depois de reiniciar o dispositivo, ele funcionará com as configurações padrão.

Redefinir para o padrão // Laptop Dell // Restaurar padrões

Configuração do BIOS para inicializar a partir do flash drive / disco

Vamos passar para a coisa mais importante ... Vou considerar as configurações do BIOS usando o exemplo de algumas das versões mais populares do BIOS - BIOS AMI e BIOS de prêmio (em princípio, o principal é entender o significado - tudo é feito da mesma forma em todos os lugares, há uma pequena diferença na designação do menu).

BIOS AMI

Primeiro você precisa ir para a seção Avançado (estendido, veja a seta 1 na imagem abaixo), então você precisa abrir a seção Configuração USB ... Em seguida, verifique se todas as portas USB estão ligadas (ou seja, se a inscrição está acesa na frente delas Habilitado )!

Verificando as portas USB - elas estão ativadas?

A seguir, abra a seção Bota , ele mostrará a fila de download. Por exemplo, eu tinha este:

  1. Primeiro dispositivo de inicialização - CD / DVD ... (significa que o primeiro dispositivo de inicialização a partir do qual o PC tentará inicializar é uma unidade de CD / DVD. Se não houver um disco de inicialização / instalação nele, o computador tentará inicializar a partir de o segundo dispositivo de inicialização);
  2. 2º dispositivo de inicialização - SATA: 5M-WDC WD5000 (disco rígido do computador. O Windows está instalado nele, portanto, ele inicializará se não houver disco na unidade de CD / DVD).

Naturalmente, com essa fila de download, o computador não inicializará a partir da unidade flash USB!

Como era e como deveria ser inicializar a partir de uma unidade flash USB // BIOS AMI

Para que o BIOS veja sua unidade flash, você precisa alterar a fila de inicialização para o seguinte:

  1. USB: USB SD genérico;
  2. CD / DVD: 6M-TSST;
  3. SATA: 5M-WDC WD5000.

Nesse caso, o BIOS verificará primeiro a unidade flash USB inserida na porta USB e, em seguida, a unidade de CD / DVD e, em seguida, inicializará a partir do disco rígido. Na maioria dos casos, essa é a melhor opção.

Ao sair do BIOS, não se esqueça de salvar as configurações (tecla F10), caso contrário, todas as alterações feitas não serão salvas e o PC não verá novamente a unidade flash USB ...

BIOS de prêmio

Em princípio, ele é configurado da mesma forma, há uma ligeira diferença na designação do menu. E assim, depois de entrar na BIOS, recomendo abrir imediatamente a seção Recursos padrão do CMOS.

BIOS Award - Menu Principal

Nesta seção, verifique se as portas USB (dispositivos) estão habilitadas. Apenas certifique-se de que ao lado das linhas onde "USB" é mencionado - [Ativado] está em todos os lugares (exemplo na imagem abaixo).

Portas USB: elas estão funcionando? Eles trabalham!

Em seguida, vá para a seção Recursos avançados de CMOS e faça o seguinte:

  1. Primeiro dispositivo de inicialização - USB-HDD (a escolha ideal para inicializar a partir de uma unidade flash é USB-HDD. Em casos excepcionais, se o BIOS repentinamente não vir sua unidade flash, tente USB-FDD) ;
  2. Segundo dispositivo de inicialização - disco rígido.

Prêmio: Inicialize de um pendrive USB

Em seguida, pressione o botão F10 (Salvar e sair da configuração, ou seja, salvar as configurações e sair) e tente inicializar a partir da unidade flash USB ...

Configuração do BIOS do laptop

É executado da mesma forma que para um computador. É verdade que pode haver algumas diferenças "sérias" nos modelos individuais, mas no geral tudo é idêntico.

Em laptops, para configurar o boot - há uma seção BOOT separada. Abrindo - todas as opções de download estão disponíveis para você.

Darei uma versão universal dos parâmetros mais usados ​​(por exemplo, um laptop Dell Inspiron 3000):

  • Inicialização segura - [Desativado] (modo de inicialização desativado. Apenas as versões mais recentes do Windows 8, 10 suportam, e muitos têm vários sistemas operacionais, ou usam 7-ku ...);
  • Opção da lista de inicialização - [Legacy] (inicialização no modo Legacy);
  • Inicialização rápida - [Desativado] (inicialização rápida - na maioria dos casos, não acelera muito ...)
  • 1st Boot Priority - o primeiro dispositivo inicializável [USB Storage Device] (USB-media);
  • 2ª prioridade de inicialização é o segundo dispositivo de inicialização [disco rígido].

Laptop - inicialize do stick USB

Em muitos outros modelos de laptop, o BIOS é configurado da mesma maneira, os menus e as configurações são semelhantes ou iguais.

Algumas palavras sobre UEFI

Computadores e laptops modernos usam UEFI em vez de BIOS. É uma versão de BIOS mais avançada e avançada: por exemplo, você pode trabalhar com um mouse nela, muitas vezes há uma russificação do menu, etc. No âmbito deste artigo, direi que em termos de edição da seção de inicialização , tudo é igual aqui ...

Por exemplo, a foto abaixo mostra a janela principal UEFI em um laptop Asus, que é exibida imediatamente após entrar nele. Para abrir o menu estendido e encontrar a seção de inicialização - preste atenção na parte inferior da janela: você precisa pressionar a tecla F7 (ou mesmo pressione F8 - e inicie imediatamente a partir da unidade flash USB).

Asus UEFI (BIOS Utility - Modo Ez) - janela principal

Nas configurações avançadas na seção de inicialização, tudo é feito da mesma maneira que no BIOS "normal": você só precisa mover a unidade flash (no meu caso "jetFlashTranscend 16 GB") para o primeiro lugar e depois salvar as configurações (chave F10) .

Seção de inicialização - configuração de inicialização

Inicializando de uma unidade / disco flash USB usando o menu de inicialização

Por que configurar e alterar a fila de inicialização no BIOS quando você pode inicializar de uma unidade flash USB pressionando um único botão?

Estamos falando sobre o menu de inicialização - o menu de inicialização, traduzido para o russo. Se você chamar este menu, poderá escolher onde inicializar seu computador / laptop: de um disco rígido, de um disco de CD / DVD, de uma unidade flash, de um cartão SD, etc.

O botão para chamar o menu de inicialização geralmente é indicado na primeira tela que você vê após ligar. Um exemplo na foto abaixo:

  1. F2 ou Del - entra nas configurações do BIOS;
  2. F11 - chama o menu de inicialização.

Observação! Botões para acessar o menu de inicialização para vários fabricantes de laptop (PC) - você também pode descobrir neste artigo: //ocomp.info/goryachie-klavishi-dlya-vh-bios-boot-menu.html

Boot with BOOT Menu

Chamando o menu de inicialização, você verá todos os dispositivos a partir dos quais você pode inicializar. Um exemplo na foto abaixo: você pode inicializar a partir de um disco rígido, unidade flash e unidade de CD / DVD.

Veja o menu de inicialização

Por que o BIOS não inicializa a partir do flash drive / disco

Ajudar! Vou recomendar imediatamente um dos meus artigos: por que o BIOS não vê a unidade flash de instalação - //ocomp.info/bios-ne-vidit-zagr-usb-fleshku.html

1) Controlador USB desativado no BIOS

Quase todas as versões do BIOS têm uma opção para desativar as portas USB. Claro, se eles estiverem desabilitados, você não poderá inicializar a partir de uma unidade USB.Verifique se eles estão habilitados (ou redefina as configurações para o padrão) - logo acima no artigo, eu expliquei como isso é feito.

2) Unidade flash USB inicializável gravada incorretamente

Freqüentemente, pode ser escrito incorretamente devido a configurações incorretas do programa (no qual você o gravou) ou uma imagem ISO "quebrada" com o sistema. Recomendo que você leia este artigo: //ocomp.info/sozdat-zagruz-fleshku-v-rufus.html

3) Após reiniciar o computador, a instalação é reiniciada

Muitas vezes ocorre a seguinte situação. Você inseriu uma unidade flash USB, o computador inicializou a partir dela e a instalação começou, em seguida, reiniciou e a instalação começou novamente. E então em um círculo ...

Nesse caso, basta remover a unidade flash USB e reiniciar o computador. Ele inicializará a partir do disco rígido (onde os arquivos de instalação da unidade flash USB já foram copiados) - e a instalação continuará (e não reiniciará).

4) USB 3.0 e USB 2.0

Agora, em PCs / laptops modernos, existem vários tipos de portas USB: USB 3.0 (USB 3.1) e USB 2.0 (USB 3.0 - marcada em azul). Os sistemas operacionais Windows "antigos" não suportam USB 3.0, portanto, nos casos em que a unidade flash é "invisível", recomendo tentar instalar o sistema operacional a partir da porta USB 2.0.

Caso em questão: USB 2.0 e USB3.0

5) USB-HDD, USB-FDD, etc.

No BIOS, ao definir a ordem de inicialização, geralmente você precisa selecionar USB-HDD, mas em alguns casos o BIOS não vê a unidade flash USB. Neste caso, tente mudar o USB-HDD para USB-FDD.

6) Erro "Reinicialize e selecione o dispositivo de inicialização adequado ou insira a mídia de inicialização no dispositivo de inicialização selecionado e pressione uma tecla"

Isso geralmente ocorre se você conectou, por exemplo, um disco (disquete) a um computador que não possui registros de inicialização. Basta retirar e desconectar todas as mídias, exceto aquela que você pretende instalar (por exemplo, um pendrive).

Instruções! Solução do erro "reiniciar e selecionar ..." - //ocomp.info/reboot-and-select.html

7) Desconecte todos os extras do computador. equipamento

Também é recomendável desconectar o segundo monitor, impressoras, scanners, etc. do computador. O fato é que, ao instalar o Windows, isso pode criar problemas adicionais. Por exemplo, eu tive um caso em que o Windows detectou incorretamente o monitor padrão e "enviou" uma imagem para outro monitor que estava desligado (e eu vi uma tela "preta" ...).

8) Ative o modo legado

Na seção Boot, você precisa alterar o modo de boot de EFI (UEFI) para Legacy (se houver). A este respeito, dei uma recomendação acima. O fato é que nem todos os sistemas operacionais Windows suportam o "novo" recurso (além disso, você precisa escrever corretamente a unidade flash USB para este modo de instalação).

9) Desligue a inicialização segura

Na BIOS, na seção de inicialização (geralmente), há uma opção de inicialização segura - também desative-a, mude para Desativar (se houver).

10) Ative o CSM de inicialização (se presente (geralmente uma partição de inicialização))

No BIOS, em Boot, altere Launch CSM para Enable (se houver).

*

Isso conclui o artigo, boa sorte!

Primeira publicação: 24.12.2016

Correção: 27/01/2019