Bom tempo a todos!
Acho que muitos usuários sabem que a taxa de atualização da tela da maioria dos monitores modernos é de 60 Hz. Mas existem dispositivos à venda com uma frequência de 75, 144, 240 Hz (e quais maior este número - temas mais suave e claro imagem em jogos!).
No entanto, nem todo mundo ouviu que muitos monitores podem ter "overclock" - ou seja, forçá-los a trabalhar a uma taxa de atualização não de 60 Hz, mas de 75 Hz. E, portanto, é muito bom melhorar a suavidade da imagem em jogos dinâmicos (sem comprar um novo monitor).
Na verdade, no post de hoje vou mostrar uma das maneiras mais fáceis de fazer isso. A nota é projetada para um usuário novato (o material é relevante para qualquer uma das placas de vídeo).
Então...
👉 Observação!
1) tudo o que você faz com base nos materiais deste artigo - você faz por sua própria conta e risco. Há uma pequena chance de você danificar o monitor;
2) crie um ponto de restauração apenas no caso 👉 para que você possa reverter o sistema se o monitor não funcionar corretamente em uma taxa de atualização mais alta.
*
Como fazer "overclock" no monitor: passo a passo
PASSO 1
1) valor faça um imediatamentecláusula: O grau de "overclocking" depende do modelo e tipo de matriz do seu monitor. Assim, por exemplo, VA e IPS não se prestam tão bem a overclocking como TN (TN + Film). A propósito, as matrizes dos laptops (de acordo com as estatísticas), em média, têm um overclock um pouco melhor.
No entanto, quase qualquer monitor pode suportar 10-15%. Portanto, para tentar "recuperar o atraso" de 60 Hz a 75 Hz - certamente faz sentido.
*
2) Para "abrir" nas configurações do monitor a capacidade de definir sua taxa de atualização mais alta do que aquela em que pode funcionar por padrão - um especial é necessário. Utilitário 👉 Utilitário de resolução personalizada (CRU).
Observação!
Não precisa ser instalado, basta baixar o arquivo com o utilitário e extraí-lo.
*
PASSO 2
Haverá vários arquivos na pasta do utilitário extraído (CRU). Primeiro você precisa executar como administrador "CRU.exe" (veja a imagem abaixo).

CRU.exe - executado como administrador
*
ETAPA 3
Depois disso, você verá uma janela com os modos de operação do seu monitor. Por enquanto, você pode ignorá-los - clique imediatamente no botão "Adicionar" .

Adicionar - adicionar um novo modo
Na coluna "Taxa de atualização" insira um valor de 75 Hz e clique em "OK" duas vezes para salvar as configurações.
Nota: ainda não estamos "forçando" seu monitor a mudar para um novo modo de 75 Hz - por enquanto, estamos apenas adicionando um novo modo às configurações para que possa ser selecionado posteriormente.

75 Hz
*
PASSO 4
Agora você precisa executar o arquivo como administrador "reiniciar64" ... Isso adicionará o novo modo de monitor à lista de modos disponíveis.
Nota: esta operação irá reiniciar o driver de vídeo, fazendo com que a imagem na tela "pisque" por alguns segundos. pode alterar a escala. Espere alguns segundos e tudo se recuperará automaticamente.

restart64.exe - executar
PASSO 5
Em seguida, você precisa abrir as configurações do monitor: no Windows 10, você precisa pressionar a combinação de botões Win + i, vá para a seção "Exibição" e aberto "Parâmetros de exibição adicionais" (veja a imagem abaixo).
Observação: uma maneira universal de abrir as opções de exibição é pressionar Win + R, e use o comandodesk.cpl.

Configurações de exibição no Windows 10
Depois disso, você precisa abrir as propriedades do adaptador de vídeo (exemplo na imagem abaixo 👇).

Propriedades de exibição
Mais adiante na guia "Monitor" será possível especificar uma nova frequência de 75 Hz.
Importante! Após especificar 75 Hz - pressione o botão "Aplicar" e aguarde 10-15 segundos. (isso é necessário para ver como o monitor se comportará). Se algo der errado, o Windows mudará automaticamente para o modo de operação anterior (ou seja, 60 Hz), a menos, é claro, você pressione qualquer coisa ...

Taxa de atualização da tela
Se com foto está tudo bem (sem ruído, ondulações, etc.) - significa que o overclocking foi bem-sucedido e você pode testar como o monitor se comportará nos jogos.
Se a tela se houver interferência - significa que o monitor não "suporta" esta frequência e deve ser reduzida (mais sobre isso na etapa 6).

Monitor flutuou - overclocking muito forte
*
PASSO 6
Este passo pode ser útil para você se durante o "overclocking" descobrir que o monitor não "segura" 75 Hz e você precisa reduzir a frequência (ou vice-versa, tudo funciona a partir de 75 Hz, e você quer "alcançá-lo" "para 100 e superior ... 👌).
Primeiro, você precisa executar o arquivo "CRU.exe" como administrador (assim como fizemos na etapa 2). Em seguida, selecione nosso modo adicionado de 75 Hz e pressione o botão "Editar" (ou seja, editar).

Editar - modo de edição em 75 Hz
Depois na fila "Taxa de atualização" mude o valor de 75 Hz para 70 Hz (por exemplo).

Editando o valor antigo
Em seguida, salve as configurações e siga as etapas 3 ÷ 5 ☝. Assim, fazendo várias vezes essas etapas com diferentes valores de taxa de atualização, você pode encontrar o máximo "ideal" para o seu monitor, com o qual tudo funcionará ...
👉 Notaque a diferença nas cenas dinâmicas dos jogos entre 60 e 75 Hz é perceptível a olho nu! A imagem está claramente melhor definida: a suavidade aumenta significativamente.
👉 Socorro!
Além do fato de termos "overclock" o monitor para 75 Hz - é importante notar que a taxa de quadros do FPS no jogo também deve ser de pelo menos 75! Caso contrário, você simplesmente não notará a diferença!
Você pode aprender como aumentar o FPS em uma das minhas postagens anteriores, eu recomendo!
PS
By the way, esta operação "forçada" do monitor em uma taxa de atualização mais alta - você também pode "girar" usando as configurações da nVidia (para alguns modelos de dispositivo).
*
Complementos são bem-vindos!
Bem, eu tenho tudo no meu sim por enquanto, boa sorte!
👋