Interessante

Como criar e configurar uma rede local entre dois computadores

Dia bom!

Eh, se nos anos 90 do século passado um computador era um luxo, agora muita gente não tem, mas vários computadores / laptops em casa ...

Se você conectar computadores a uma rede local (na qual haverá até mesmo 2 dispositivos), você pode obter vantagens inegáveis:

  • a capacidade de abrir arquivos localizados em outro PC, trabalhar com eles, etc. Agora você não precisa ficar indo e voltando com uma unidade flash ou disco;
  • a capacidade de criar uma impressora de rede (scanner, unidade de CD / DVD, etc.) e usá-la em todos os PCs da rede local;
  • a capacidade de jogar jogos em rede (esta é uma oportunidade separada e muito interessante, sobre a qual podemos falar por muito tempo).

Neste artigo, eu queria considerar a questão de construir uma rede local doméstica (e configurá-la), que será útil para todos os usuários novatos.

Vou seguir o caminho da análise passo a passo, começar com a questão de conectar um PC a outro, depois vou considerar a configuração do Windows, e como, de fato, compartilhar (disponibilizar para a rede local) pastas, impressoras, etc.

Então...

*

Opções para construir uma rede local doméstica

Ao criar uma rede local doméstica, geralmente duas opções são usadas:

  1. conecte dois computadores (PC com laptop, PC com PC, etc.) usando um cabo (geralmente chamado de par trançado);
  2. adquirir especiais. uma "caixa" chamada roteador Wi-Fi (😎). Um PC é conectado ao roteador por meio de um cabo de rede e laptops, telefones, tablets e outros dispositivos têm acesso à Internet via Wi-Fi (a opção mais popular atualmente).

*

Opção número 1: conexão de 2 PCs usando um par trançado

prós : simplicidade e baixo custo (você precisa de 2 coisas: uma placa de rede e um cabo de rede); garantindo uma velocidade suficientemente alta para que nem todos os roteadores sejam capazes de transmitir menos ondas de rádio na sala.

Minuses : fios extras criam confusão, atrapalham; após reinstalar o sistema operacional Windows - a configuração da rede é necessária novamente; para que o acesso à Internet seja no segundo PC (2), o primeiro PC (1) deve estar ligado.

O que é necessário : para que cada PC tenha uma placa de rede, cabo de rede. Se você planeja conectar mais de 2 PCs a uma rede local (ou para que um PC esteja conectado à Internet e ao mesmo tempo em uma rede local), um dos PCs deve ter 2-3 ou mais rede cartões.

Em geral, se ambos os PCs tiverem placas de rede e você tiver um cabo de rede (também chamado de cabo Ethernet), não será difícil conectá-los usando. Não acho que haja muito a considerar aqui.

Nota: Observe que normalmente o LED verde (amarelo) nas placas de rede começa a acender quando você conecta o cabo a elas.

Dois laptops conectados por cabo

Outro ponto importante!

Os cabos de rede à venda são diferentes: e não apenas na cor e no comprimento 👌. O fato é que existem cabos para conectar um computador a um computador, e há aqueles que são usados ​​para conectar um PC a um roteador.

Para nossa tarefa você precisa de um cabo de rede cross-link (ou um cabo cross-cut - aqui quem chama o quê).

Em um cabo cruzado, os pares amarelo e verde são trocados nos conectores finais; no padrão (para conectar um PC a um roteador) - as cores dos contatos são as mesmas.

Par trançado / cabo de rede

Em geral, se dois PCs estão ligados, eles estão funcionando, você os conectou com um cabo (os LEDs nas placas de rede piscaram), o ícone de rede próximo ao relógio parou de exibir uma cruz vermelha - significa que o PC encontrou a rede e está aguardando sua configuração. Isso é o que faremos na segunda seção deste artigo.

*

Opção número 2: conectar 2-3 ou mais PCs usando um roteador

prós : a maioria dos dispositivos: telefones, tablets, laptops, etc. terão acesso à rede Wi-Fi; menos fios "sob os pés", depois de reinstalar o Windows - a Internet funcionará.

Minuses : compra de um roteador (afinal, alguns modelos estão longe de ser baratos); configuração de dispositivo "complexa"; as ondas de rádio do roteador podem afetar a saúde, pings mais altos e congelamentos (se o roteador não puder suportar a carga).

O que é necessário : roteador (geralmente vem com um cabo de rede para conectar um PC a ele).

Com conexão roteador, como regra, também não há grandes problemas: o cabo que vem do provedor de Internet está conectado ao especial. conector do roteador (geralmente chamado de "Internet") e os PCs locais são conectados a outros conectores ("portas LAN").

👉 Ajudar!

Como conectar e configurar você mesmo um novo roteador Wi-Fi - instruções com fotos

Aqueles. o roteador se torna um intermediário (um diagrama aproximado é mostrado na imagem abaixo. A propósito, neste diagrama, pode não haver um modem à direita, tudo depende da sua conexão com a Internet).

Esquema de conexão à Internet por meio de um roteador

A propósito, preste atenção aos LEDs no gabinete do roteador: ao conectar o cabo de Internet do provedor, do PC local, eles devem acender e piscar.

Em geral, configurar um roteador Wi-Fi é um grande tópico separado, além disso, para cada roteador, as instruções serão um pouco diferentes. Portanto, dificilmente é possível dar recomendações universais em um único artigo ...

☝ A propósito, ao conectar através de um roteador, a rede local é geralmente configurada automaticamente (ou seja, todos os computadores conectados através de um cabo de rede já devem estar na rede local, alguns pequenos toques permanecerão (sobre eles abaixo)).

Depois disso, a principal tarefa é configurar uma conexão Wi-Fi e acesso à Internet. Mas desde este artigo é sobre uma rede local, não estou focando nisso ...

*

Configurando uma rede local (Windows 7, 8, 10)

Nesta subseção do artigo, darei instruções universais, independentemente de como sua rede local está organizada: conectada por meio de um cabo de rede ou usando um roteador. Onde as configurações estarão relacionadas a uma opção específica - haverá notas.

Nota: todas as configurações são relevantes para o Windows 7, 8, 8.1, 10.

*

Nome do computador e do grupo de trabalho

Relevante para se conectar por meio de um roteador e diretamente ...

Alegoria: cada pessoa tem seu próprio nome, sobrenome, patronímico, data de nascimento, cidade, etc. - não há duas pessoas exatamente iguais. O mesmo está na rede - não deveria haver computadores com o mesmo nome ...

A primeira coisa a fazer ao configurar uma rede local é verificar e configurar nome do grupo de trabalho e nome do computador... Além disso, você precisa fazer isso em cada computador na rede local!

Para encontrar o nome do seu computador, abra 👉 o Painel de Controle do Windows em:

Painel de Controle \ Sistema e Segurança \ Sistema

Em seguida, certifique-se do seguinte:

  1. Nome do PC e escravo. o grupo deve ser em latim;
  2. cada PC / laptop na rede local deve ter seu próprio Nome único (por exemplo: PC1, PC2, PC3);
  3. todo PC / laptop deve ter o mesmo grupo de trabalho (por exemplo: GRUPO DE TRABALHO).

Para alterar o nome e o grupo de trabalho - pressione o botão "Alterar parâmetros" .

Nome do computador, grupo de trabalho

Em seguida, pressione o botão "Mudar" , insira o novo nome do computador e grupo de trabalho. Salve as configurações e reinicie o computador (veja a tela abaixo com dicas).

Alterar o grupo de trabalho e o nome do PC

Em geral, ao trazer todos os nomes de acordo com os requisitos acima, você pode prosseguir para o próximo estágio de configuração.

*

Habilitar compartilhamento de impressoras e pastas

Relevante para se conectar por meio de um roteador e diretamente ...

Essa inovação surgiu no Windows 7, supostamente fornece mais segurança para o SO (puramente na minha opinião, isso só cria a necessidade de configuração adicional da rede local).

O resultado final é que, por padrão, o Windows bloqueia e não dá acesso para abrir e compartilhar pastas, uma impressora, etc., até que a política de segurança seja "relaxada".

Para remover este bloqueio e ativar o compartilhamento, você precisa:

  1. Primeiro abra o Painel de Controle do Windows: Painel de controle \ Rede e Internet \ Centro de rede e compartilhamento ... Em seguida, no menu à esquerda, abra o link "Alterar configurações de compartilhamento avançadas".

    Alterar adicionar. opções de compartilhamento

  2. Então, um por um, vá para três guias: privado, convidado e todas as redes. Em cada um deles, você precisa definir alguns parâmetros. Vamos examinar cada um ...
  3. Na aba privado , você precisa colocar os controles deslizantes na frente dos itens: habilitar descoberta de rede, habilitar compartilhamento de arquivos e impressoras, permitir que o Windows gerencie conexões de grupos domésticos (como na captura de tela abaixo).

    Rede privada

  4. Em seguida, abra a guia convidado , nele você precisa: habilitar a descoberta de rede, habilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras (exemplo na imagem abaixo 👇).

    Rede de convidados

  5. Em seguida, abra a guia todas as redes , você precisa: desabilitar o compartilhamento, usar criptografia de 128 bits, desabilitar o compartilhamento protegido por senha. Em seguida, salve suas configurações e reinicie o PC.

    Todas as redes

*

Configurando endereços IP, DNS, máscaras, gateways

1) Para uma rede organizada usando um roteador

Em geral, para PCs conectados a uma rede local usando um roteador, geralmente nada precisa ser configurado (tudo funciona por padrão). Se algo estiver errado, por precaução, recomendo que você vá e verifique as propriedades da conexão.

Para fazer isso, você primeiro precisa abrir "conexões de rede" ... Isso é feito simplesmente:

  1. primeiro abra a janela "Corre" - combinação de botões Win + R ;
  2. então digite o comando ncpa.cpl e pressione Entrar (funciona em todas as versões do Windows 7, 8, 10).

ncpa.cpl - Ver todas as conexões de rede

Próxima abertura propriedades de conexão de área local ... (para isso, basta clicar na conexão com o botão direito do mouse - selecionar a desejada no menu pop-up, veja a tela abaixo).

Propriedades de conexão de área local

Próxima abertura Propriedades de IP versão 4 (TCP / IPv4) e verifique se vale a pena obter o endereço IP e DNS automaticamente. Se este não for o caso, defina-o como automático e salve as configurações.

Configurando IP, DNS, gateway

*

2) Para conectar PC a PC via cabo de rede

PC 1

Por PC 1, entendo um computador que possui duas placas de rede: uma delas está conectada ao cabo de Internet do provedor e a segunda é um cabo de rede local que vai para o PC 2.

Nota: embora, o cabo de Internet do provedor não precise ser. Se não estiver lá, selecione PC 1 e PC 2 - arbitrariamente ...

E assim, abra as propriedades da conexão de rede através da rede local (como fazer isso - veja um pouco mais adiante no artigo).

A seguir, abra Propriedades de IP versão 4 (TCP / IPv4) e digite:

  1. Endereço IP: 192.168.0.1;
  2. máscara de sub-rede: 255.255.255.0 (veja a tela abaixo);
  3. salvar as configurações.

PC 1

PC 2

DENTRO Propriedades de IP versão 4 (TCP / IPv4) segundo PC, você precisa definir os seguintes parâmetros:

  1. Endereço IP: 192.168.0.2,
  2. máscara de sub-rede: 255.255.255.0;
  3. gateway principal: 192.168.0.1;
  4. servidor DNS preferencial: 192.168.0.1 (veja a imagem abaixo);
  5. salvar as configurações.

PC 2

👉 Na realidade, a configuração direta da rede local é concluída. Agora você pode começar a parte divertida - compartilhar e usar os recursos compartilhados da rede local. Na verdade, o que íamos ...

*

Compartilhando acesso à Internet em um segundo PC

Relevante para PCs conectados diretamente com um cabo LAN ...

Precisamos configurar o PC 1 (ou seja, aquele ao qual temos o cabo de Internet do ISP conectado).

Primeiro nós abrimos conexões de rede : pressione a combinação Win + R , nós apresentamos ncpa.cpl , Avançar Entrar .

ncpa.cpl - Ver todas as conexões de rede

Em seguida, vá para propriedades de conexão de internet (para fazer isso, clique com o botão direito sobre ele).

Propriedades da conexão pela qual a Internet passa

Em seguida, abra a guia "Acesso" , e coloque uma marca na frente do item "Permitir que outros usuários da rede usem a conexão de Internet deste computador" ... Salve suas configurações.

Permitir que outros usuários acessem a internet

Se tudo for feito corretamente, a Internet estará nos dois computadores.

Nota: claro, para a Internet estar no PC 2 - o PC 1 deve estar ligado! Esse, aliás, é um dos inconvenientes dessa rede local, quando conectada por meio de um roteador - a Internet estará disponível independentemente do PC ligado / desligado.

*

Compartilhamento de pastas / arquivos para compartilhamento

1) Vou começar a trabalhar imediatamente: abra o explorador e clique com o botão direito do mouse na pasta que deseja compartilhar (ou seja, dar acesso a todos os usuários da rede local). Em seguida, selecione no menu: compartilhar / pessoas individuais .

Compartilhar pasta

2) Em seguida, escolha "Tudo" usuários e clique no botão adicionar.

Adicionar usuários

3) Defina a resolução: ler ou ler e escrever.

☝ Nota:

  • a leitura é permitida: os usuários só poderão copiar seus arquivos para si próprios (eles não poderão excluí-los ou alterá-los!);
  • leitura e gravação permitidas: os usuários da rede local terão controle total sobre os arquivos nas pastas: eles podem excluir todos os arquivos, alterar qualquer um deles, etc. 👉 Em geral, não recomendo fornecer esse acesso a pastas importantes e grandes (para transferir arquivos, é melhor ter uma pasta separada à qual você conceda acesso total).

Ler ou escrever

4) Em seguida, verifique os direitos do usuário novamente e pressione o botão "Compartilhar" (requer direitos de administrador).

Compartilhar isso

5) Após alguns segundos, o Windows irá informá-lo de que a pasta foi compartilhada. Então tudo correu bem.

Feito

6) Para acessar a pasta:

  1. abra o explorador;
  2. em seguida, abra a guia "Rede" (à esquerda, na parte inferior da janela);
  3. nós abrimos nome do computador onde a pasta foi compartilhada. Como você pode ver, na imagem abaixo - é compartilhado, você pode entrar nele e começar a copiar (ler) quaisquer arquivos.

Verifique se a pasta é compartilhada / agora todos podem copiar arquivos dela

*

Compartilhando uma impressora (impressora de rede compartilhada)

1) A primeira coisa a fazer é abrir o painel de controle:

painel de controle / hardware e som / dispositivos e impressoras.

2) Em seguida, clique com o botão direito do mouse na impressora à qual deseja dar acesso e coloque-a em rede. No menu de contexto pop-up - aberto propriedades .

3) Em seguida, abra a guia "Acesso" e marque a caixa "Compartilhando esta impressora" ... Salve as configurações (veja a tela abaixo).

Na verdade, agora a impressora é compartilhada e você pode usá-la com outros PCs / laptops / tablets e outros dispositivos na rede local.

Como compartilhar uma impressora

4) Para conectar uma impressora de rede, abra condutor , selecione nome do computador no qual a impressora é compartilhada. A seguir, você deverá ver: clique nele botão direito do mouse e selecione a opção no menu conectividade .

Como conectar uma impressora de rede

5) Em seguida, você pode abrir qualquer documento, pressione Ctrl + P (Arquivo / Imprimir) e tente imprimir a página de um amigo.

Nota: Por padrão, o Windows geralmente especifica uma impressora diferente (não aquela que você conectou na rede). Não se esqueça de alterá-lo durante a impressão.

*

👉 Ajudar!

Sobre a configuração de uma impressora de rede local - recomendo que você leia um de meus artigos anteriores

*

Sobre isso estou terminando o artigo.

Configuração rápida e feliz para todos.

Tudo de bom!

👋

Primeira publicação: 12/02/2017

Correção: 01/05/2020