Interessante

Como instalar o Windows 7 em um novo laptop (por exemplo, Lenovo B70)

Pergunta do usuário

Olá.

Não faz muito tempo, comprei um laptop Lenovo B70 com Windows 10. Sinceramente, gostaria de reinstalar o sistema, prefiro o Windows 7. Mas meu laptop teimosamente não vê a unidade flash USB inicializável, tentei criá-la em 2 utilitários diferentes. Talvez algo precise ser "girado" no BIOS para que tudo funcione.

Como instalar o Windows 7 em um novo laptop, e isso é possível? Vi drivers no site do fabricante para Windows 7 ...

Dia bom!

Devo observar que até mesmo usuários experientes enfrentam certas dificuldades ao instalar o Windows 7 em novos laptops. Na maioria das vezes, o problema diz respeito aos drivers: eles precisam ser encontrados e baixados do site do fabricante, já que os antigos que vieram com seu laptop não funcionarão (são para o novo Windows 8/10)!

Além disso, podem surgir algumas dificuldades ao gravar uma unidade flash inicializável e configurar o BIOS. Em geral, muitos dos itens acima podem ser resolvidos, mais sobre isso a seguir. 👌

Neste artigo, a propósito, irei considerar o processo de instalação do Windows 7 em um laptop Lenovo B70-80 (para laptops de outras marcas e fabricantes - muitas etapas serão semelhantes, a menos que você precise "descobrir" a configuração do BIOS separadamente).

Então...

👉 Importante!

14 de janeiro de 2020 A Microsoft descontinuou esses. Suporte ao Windows 7 - em mais detalhes sobre o que fazer ->

*

Preparação: particionando um disco

Não é absolutamente necessário deletar e formatar o disco completamente com seu sistema operacional Windows 10 para instalar o Windows 7. Eu até recomendaria apenas instalar outro sistema e escolher aquele que você deseja usar no momento da inicialização (o menu com o escolha do sistema operacional Windows aparecerá automaticamente na inicialização!).

Por que 2 sistemas são melhores:

  1. em primeiro lugar, não se sabe como o Windows 7 se comportará, talvez o Windows 10 seja mais estável e produtivo;
  2. em segundo lugar, você terá um sistema mais estável: se algo acontecer com um sistema operacional, você pode inicializar no segundo;
  3. em terceiro lugar, alguns jogos e programas podem não funcionar em um dos sistemas, enquanto no outro, tudo ficará bem.

Basicamente, se você não planeja instalar 2 sistemas operacionais para você, pode pular esta etapa. Nele falarei sobre particionamento de disco.

👉 Ajudar!

Um artigo sobre como particionar um disco rígido (no Windows sem instalar software adicional)

Para outro sistema operacional Windows - eu recomendo alocar uma partição separada no disco rígido, por exemplo, criar algum tipo de disco local "F: \"... Isso pode ser feito sem perder dados e sem instalar software adicional.

Primeiro você precisa abrir 👉 gerenciamento de Disco (a combinação dos botões Win + R e o comando diskmgmt.msc).

diskmgmt.msc - iniciar gerenciamento de disco

Em seguida, você deve selecionar o disco do qual deseja "tirar" parte do espaço livre para criar outro disco local (para um novo sistema operacional). A propósito, para o Windows 7, você precisa alocar pelo menos 30-35 GB!

Depois disso, você precisa clicar com o botão direito na partição desejada do disco e selecionar a opção "Diminuir volume" .

Diminuir volume - unidade C: \

Em seguida, especifique o tamanho do espaço a compactar (no meu exemplo, indiquei 30.000 MB, o que é cerca de 30 GB).

Fazendo um disco de 30 GB

E você tem mais uma seção - está marcada em preto e há uma inscrição nela: " Não alocado " (nota: a partição do disco da qual "tiramos" parte do espaço livre tornou-se 30 GB a menos).

Esta seção ainda não pode ser usada, pois não está formatada. Para formatar - clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção "Criar Volume Simples" .

Crie um volume simples

Agora especifique em sequência:

  1. o tamanho de um volume simples (não mude nada - deixe-o no padrão, veja a imagem abaixo);
  2. letra da unidade - você também pode deixá-la sozinha;
  3. sistema de arquivos (NTFS), tamanho do cluster, nome do volume - você também pode deixar tudo como padrão;
  4. a última etapa é concordar com as configurações e clicar no botão "Concluir" (todas as ações correspondem aos números na imagem abaixo) .

Configurando o volume e a formatação

Na verdade, agora você deve ter outro disco local - agora você pode copiar arquivos e pastas para ele, trabalhar como com qualquer outro disco (instalaremos o Windows 7 nele).

O disco está preparado para instalação

Em geral, agora você pode começar a preparar a mídia inicializável.

*

Crie mídia inicializável

Ao instalar o Windows 7 em um novo laptop (o mesmo Lenovo B70), há um problema: o fato é que o instalador padrão do Windows 7 não possui drivers integrados para a porta USB 3.0 (e todos os laptops modernos têm).

E mesmo que você conecte uma unidade flash USB a uma porta USB 2.0 e comece a instalar o Windows 7, o sistema operacional não o verá de qualquer maneira. Requer um driver para o controlador Universal Serial Bus (para USB 2.0 e USB 3.0 funcionarem).

Como você pode sair dessa situação:

  1. Encontre e baixe um ISO do Windows 7 que tenha drivers USB 3.0 e SATA integrados. Existem muitas dessas imagens, no entanto, também existem muitas que são feitas "tortas". Em seguida, esta imagem deve ser gravada em uma unidade flash USB ou disco;
  2. use um DVD para instalação, no qual você grava uma imagem ISO normal do Windows 7.

👉 Importante!

Eu recomendo baixar os drivers para o adaptador de rede (ou o utilitário 👉 3DP Net - instala drivers em quase todos os adaptadores de rede sem uma conexão com a Internet) e o controlador de barramento serial universal com antecedência (e copie-os para seu disco rígido). Caso contrário, existe o risco de que, após a instalação do Windows 7, nem as portas USB nem a Internet funcionem para você.

Além disso, não será supérfluo ter uma imagem ISO de 10-12 GB em seu disco rígido com drivers (por exemplo, Driver Pack Solution ou 👉 Snappy Driver Installer).

*

Unidade flash USB com Windows 7 (usando WinSetupFromUSB)

Um dos melhores programas para criar unidades USB inicializáveis ​​é WinSetupFromUSB. É aqui que mostrarei como criar mídia inicializável de maneira rápida e fácil.

👉 WinSetupFromUSB

Site do desenvolvedor: //www.winsetupfromusb.com/downloads/

As principais características do utilitário:

  • suporta a maioria das versões do Windows (32 e 64 bits);
  • a capacidade de gravar vários sistemas operacionais em uma unidade flash USB;
  • criar um disco USB que pode ser carregado no BIOS e UEFI;
  • dicas pop-up em todas as fases do trabalho;
  • há vários programas para trabalhar com discos: MULTIpartitionUSBstick, Grub4DOS, SysLinux.

Então, insira a unidade flash na porta USB e execute o programa WinSetupFromUSB ... Em seguida, você precisa de:

  1. escolha um pen drive para gravar uma imagem do sistema operacional nele (veja o número 1 na tela abaixo);
  2. marcação contra o item "Formatar automaticamente com Fbinst" (atenção! Todos os dados no pen drive serão excluídos);
  3. especificar sistema de arquivos (para o nosso laptop, você pode usar FAT 32 e NTFS. Se você selecionar FAT 32, a unidade flash será gravada sob UEFI - quase todos os laptops estão agora sob esse padrão);
  4. no gráfico "Windows Vista / 7/8 ..." especifica uma imagem ISO inicializável com Windows 7 (nota: e drivers USB 3.0 "incorporados");
  5. Empurre Botão GO.

Unidade flash USB com Windows 7 em 4 etapas

Em seguida, WinSetupFromUSB perguntará novamente mais 2 vezes se deseja excluir todos os dados da mídia (apenas concorde).

Um aviso

Aviso 2

Em seguida, o programa começará a gravar a mídia. Em alguns casos, esse procedimento é bastante demorado. Em média, leva de 5 a 20 minutos.

O status da gravação (barra verde) é mostrado na parte inferior da janela do programa. Se o stick USB for gravado com sucesso, você verá uma pequena janela "Job Done" no final.

pen drive gravado

Disco DVD (usando UltraISO)

Para gravar uma imagem ISO do Windows 7 em disco, na minha opinião, a melhor maneira é usar o programa UltraISO.

👉 UltraISO

Site oficial: //www.ezbsystems.com/ultraiso/

Um dos melhores softwares para trabalhar com imagens ISO. Permite gravá-los em discos, drives flash, editar (adicionar e remover arquivos deles), emular, etc.

Em geral, algo indispensável para quem muitas vezes tem que lidar com ISO.

Depois do lançamento Programa UltraISO, a primeira coisa a fazer é abrir no próprio programa a imagem com o Windows 7. Para fazer isso, pressione a combinação de teclas Ctrl + O, ou pressione Arquivo / Abrir.

Abrir imagem com Windows 7

Em seguida, pressione a tecla F7 ou Ferramentas / Gravar imagem de CD... Agora você precisa de um DVD normal de 4,5 GB.

Gravar imagem de CD

Insira o disco na bandeja da unidade e pressione o botão de gravação. Em princípio, você não precisa inserir ou alterar nenhuma configuração.

Configurações de gravação

O tempo de gravação de um DVD padrão é de cerca de 10 minutos (uma barra verde com o status do progresso será exibida durante todo o tempo de gravação).

Estamos aguardando o final da gravação

*

Instalando o Windows 7

Chamar o menu de inicialização (menu de inicialização) e iniciar a instalação

E assim, a mídia inicializável está pronta, os drivers estão pré-carregados, o backup está feito. Agora você pode começar a instalar ...

O Windows 7 (como mencionado acima) não vê portas USB 3.0 (elas estão marcadas em azul). Portanto, insira a unidade flash USB na porta USB 2.0 (a diferença é mostrada na foto abaixo).

Outro caso em questão: USB 2.0 e USB3.0

Mais adiante, em laptops Lenovo B70, há um botão especial para entrar no BIOS e chamar o menu de inicialização (menu de inicialização). Ele está localizado próximo ao plugue de alimentação, no lado esquerdo do dispositivo. Clique nele (foto abaixo).

Lenovo B70 - botão de entrada do BIOS próximo à entrada de energia. É mais conveniente pressionar com um lápis ou caneta

A propósito, em alguns laptops, este botão pode estar próximo ao botão liga / desliga (foto abaixo).

Lenovo G700 - botão para entrar nas configurações do dispositivo (incluindo BIOS)

👉 Ajudar!

Para quem tem um excelente laptop daquele em questão, recomendo que leia o artigo sobre como chamar o menu de inicialização

Em seguida, o menu "Menu do botão Novo" deve aparecer - selecione o terceiro item nele Menu de inicialização .

Menu de inicialização

Em seguida, selecionamos o dispositivo do qual iremos inicializar. No nosso caso, é o USB DISK 2.0.

Nota, se você criou um DVD inicializável, então você precisa inseri-lo na bandeja da unidade, então desligue o laptop e ligue-o usando o botão para entrar na BIOS (veja acima na foto). Caso contrário, seu disco de inicialização simplesmente não estará na lista de dispositivos e você não poderá selecioná-lo.

Seleção de dispositivo de inicialização

Então (se tudo correu bem) a janela GRUB4DOS deve aparecer, na qual você precisa selecionar a opção de boot - selecione a primeira com a linha "Windows NT6 (Vista | 7 ...)" (como na imagem abaixo).

GRUB4DOS

Se você usou uma unidade flash USB (e está escrito corretamente) - você deverá ver como o download dos arquivos do Windows "O Windows está carregando os arquivos ..." (instalação iniciada ...) começará.

O Windows está carregando arquivos

Aqueles que instalam a partir de um disco - não perca o momento em que haverá apenas uma mensagem "Pressione qualquer tecla para inicializar do CD ou DVD ..." na tela - neste momento você precisa pressionar uma tecla para iniciar a instalação do OS!

Pressione qualquer tecla para inicializar a partir do CD

*

Aqueles que têm um erro no início da instalação ou a unidade / disco flash USB simplesmente não é visível no menu de inicialização

Na maioria dos casos, o problema está nas configurações do BIOS (o suporte para sistemas operacionais mais antigos que não oferecem suporte à inicialização segura não está ativado).

Portanto, você precisa ir para as configurações do BIOS - em um laptop Lenovo B70, você pode usar o mesmo botão de seta no gabinete do dispositivo para isso (somente quando o menu aparecer, selecione não Menu de inicialização, mas Configuração de BIOS).

👉 Ajudar!

Instruções para entrar na BIOS (para quem falhou, ou outro modelo de laptop).

Botão do menu de inicialização

Na BIOS você precisa abrir a seção BOOT e definir os seguintes parâmetros:

  1. Modo de inicialização - [Suporte legado] (suporte para sistemas operacionais mais antigos);
  2. Prioridade de inicialização - [Legacy First] - prioridade de inicialização;
  3. em seguida, vá para a seção Sair e clique no botão "Sair e Salvar" (salvar e sair, isso também é feito pressionando o botão F10).

Configurações de BIOS (suporte legado)

Então, ligue novamente Menu de inicialização, selecione inicializar de uma unidade flash (disco) e inicie a instalação. Acho que não deve haver problemas agora ...

*

Processo de instalação posterior (configuração de parâmetros)

Após o download dos arquivos, você verá a primeira janela de boas-vindas com o logotipo do Windows 7. Esta é uma janela com opção de idioma para instalação posterior. Por padrão, deve haver russo - clique no botão "Avançar".

Seleção de idioma durante a instalação

Agora clique no botão grande no centro da tela - "Instalar" (captura de tela abaixo).

Instale o Windows 7

Recomendo escolher o tipo de instalação "Instalação completa (parâmetros adicionais)".

Instalação completa

Em seguida, especifique a unidade na qual a instalação será realizada. Nesta etapa, tenha cuidado: não exclua ou formate partições se não entender totalmente ou não tiver certeza de suas ações (caso contrário, você perderá todas as informações em seu disco rígido).

Se você preparou uma partição para o Windows 7 com antecedência (como recomendado acima), então tudo que você precisa fazer é selecioná-la (nota: na primeira etapa do artigo eu fiz para 30 GB) e clicar no botão "próximo" .

👉 Se você não precisa nenhuma informação no disco rígido: você pode excluir todas as partições. Em seguida, crie duas partições: uma para 50-100 GB para o sistema e a segunda para todo o espaço restante - para arquivos. Em seguida, formate a partição para o sistema e continue instalando o Windows nela.

Selecione a partição para Windows 7

A seguir, a cópia e descompactação dos arquivos começará. Espere até que o computador / laptop reinicie. Em seguida, remova o pen drive USB (por precaução, para que a instalação continue e não recomece).

Descompactando arquivos ...

Após a reinicialização, a instalação continuará e será solicitado um nome de computador e nome de usuário. Você pode perguntar qualquer um, a única coisa que sempre recomendo é escrevê-los em latim (para evitar "kryakozabr" em alguns programas, quando eles dão um erro se houver caracteres russos no caminho para os documentos).

Você também deverá inserir uma senha para a conta. Se você não estiver sozinho no PC (ou se houver companheiros curiosos em casa), recomendo instalá-lo.

Computador e nome de usuário

Em seguida, o Windows solicitará que você defina as configurações de segurança - você pode apenas clicar por agora "Use as configurações recomendadas" .

Configurando a proteção do sistema operacional

Configurando a data e hora - acho que não vai causar problemas: escolha o seu fuso horário, especifique a hora e a data (em princípio, quando você configura a rede, esses dados são ajustados automaticamente através da central de atualização).

Configuração de data e hora

A última etapa: definir a localização do computador. Na maioria dos casos, é ideal selecionar "Rede doméstica" e definir os demais parâmetros já no próprio Windows.

Selecionando a localização atual do PC

Na verdade, em alguns momentos você deverá ver a área de trabalho (na qual haverá uma cesta por enquanto). Em geral, a instalação está concluída!

Desktop Windows 7

*

PS

1) Agora, um laptop Lenovo com Windows 7, o que significa que minha missão está completa ...

2) Se você baixou os drivers para USB 3.0 e adaptadores de rede com antecedência (conforme recomendado), não deverá haver problemas. Depois de instalá-los, todo o resto pode ser baixado na rede ou copiado de discos USB (pen drives).

*

Por enquanto é isso ...

Boa sorte!

👣

Primeira publicação: 06/10/2017

Correção: 1.02.2020