Interessante

Por que o computador (laptop) não desliga. Desligamento infinito ou a tela fica em branco e os refrigeradores estão funcionando

Pergunta do usuário

Olá.

Conte-me com um problema: quando você desliga o laptop, ele primeiro faz um círculo por um longo tempo (desligamento) e, em seguida, a tela desliga, e o próprio laptop continua a funcionar (ouvi dizer no cooler, faz ruído). Qual seria a razão?

Dia bom!

Este problema é mais comum em laptops (pelo menos na minha experiência). A propósito, acrescentarei aos sintomas descritos que às vezes o dispositivo pode não responder de forma alguma ao botão "desligar" pressionado ...

Neste artigo, explicarei por que isso está acontecendo e o que fazer a respeito ...

*

Resolvendo problemas de desligamento ...

A propósito , para um desligamento de emergência de um laptop (ou PC), basta manter pressionado o botão liga / desliga por 5 a 10 segundos. O dispositivo deve ser desligado com força! É verdade que isso deve ser feito apenas em casos extremos (para evitar o aparecimento de vários problemas com a inicialização do Windows, integridade de arquivos, etc.).

1) Tempo necessário para concluir o trabalho

A primeira coisa que eu gostaria de começar é dizer que o Windows fecha todos os serviços, programas, etc. em execução no desligamento.Tudo isso deve ser feito corretamente para que na próxima inicialização tudo funcione. Mas isso leva algum tempo: cerca de 20-30 segundos. E se o seu PC desligar por volta dessa época (talvez até um pouco mais), então está tudo bem com ele!

Isso levou ao fato de que muitos não gostam dessa expectativa e acreditam que algo está errado com o PC. Se precisar desligar rapidamente o PC, basta colocá-lo no modo de espera (você pode entrar nele em alguns segundos!).

A propósito, este tempo (em 20-30 segundos) pode ser alterado no registro, mas não recomendo fazer isso. É possível quebrar a estabilidade do sistema ...

2) Verificamos quais softwares não permitem que você desligue o dispositivo

A segunda coisa que quero dizer: o Windows não teria sido um sistema operacional tão popular se não houvesse várias revistas em seu arsenal que monitorassem sua estabilidade.

Quanto ao nosso problema, existe um especial. log de estabilidade, que registra todas as falhas, problemas de software, etc. que surgem durante a operação. Portanto, é lógico recorrer a ele quando surge um problema.

Você precisa abrir: Painel de Controle \ Sistema e Segurança \ Centro de Segurança e Serviço

Em seguida, abra a guia "Serviço" e clique no link "Mostrar log de estabilidade"... Um exemplo é mostrado abaixo.

Registro de estabilidade (clicável)

Em seguida, preste atenção às cruzes vermelhas e aos pontos de interrogação amarelos: esses são os dias "problemáticos". Ao clicar em um deles quando meu laptop congela - eu vi que o dispositivo de congelamento estava associado ao programa ACDSee (veja o exemplo abaixo) ...

Trabalhando com o registro de estabilidade (clicável)

Depois disso, para resolver o problema, basta atualizar este programa, substituí-lo por outra versão, desinstalar, etc.

3) Cuidamos das configurações da fonte de alimentação. Preste atenção ao equipamento

Um motivo muito comum pelo qual o computador não desliga é uma função de economia de energia (controladores USB) em execução. E seria desejável desativar esse recurso. (para usuários de laptop: a bateria esgota-se um pouco mais rápido, mas desta vez é muito pequena e é improvável que você perceba ...) .

Em ordem, o que precisa ser feito:

  • abrir gerenciador de Dispositivos (para fazer isso, pressione a combinação Win + Pause, no menu à esquerda, clique no link para iniciar este despachante);
  • então você precisa abrir a guia "Controladores USB" e ir para propriedades um hub raiz USB (nota: pode ter um nome ligeiramente diferente, por exemplo, "Hub USB genérico");

    USB Root Hub

  • em seguida, abra a guia "Gerenciamento de energia" e desmarque a opção de economizar energia, conforme mostrado na imagem abaixo. Salve suas configurações.

    Gerenciamento de energia

  • se você tiver vários desses hubs, siga o mesmo procedimento para cada um.

Além disso, gostaria de chamar a atenção para outro ponto: o problema de desligamento pode estar relacionado a um problema de hardware. Por exemplo, se você instalou ou conectou recentemente algum equipamento novo ao seu PC, pode haver um problema com ele. Tente desconectar tudo que for desnecessário do PC e verifique novamente o trabalho.

Por falar nisso, na mesma gerenciador de Dispositivos certifique-se de que não há pontos de exclamação amarelos. Preste atenção na guia "Outros dispositivos" - nela você pode encontrar os dispositivos para os quais não há drivers. Tente desligar esses dispositivos por um tempo (veja a tela abaixo).

Desative um dispositivo para o qual não há driver

4) Configurando a inicialização do Windows e o método de "exceção" ...

Com o tempo, qualquer sistema acumula muitos tipos de programas e serviços, alguns dos quais podem entrar em conflito uns com os outros. Para encontrar o "culpado", e na verdade como um teste, recomendo tentar desabilitar todas as coisas desnecessárias que não estão relacionadas ao sistema Microsoft.

Como fazer isso:

  1. pressione uma combinação de botões Win + R - a janela "executar" deve aparecer;
  2. digite o comando msconfig e clique em OK;
  3. a janela "Configuração do sistema" deve abrir. Na guia "Geral", mova o controle deslizante para o modo de inicialização seletiva e desmarque os itens de inicialização (veja a imagem abaixo);

    configuração do sistema

  4. em seguida, abra a guia "Serviços": marque a caixa de seleção "Não exibir serviços Microsoft" e clique no botão "Desativar todos". Salve suas configurações e reinicie o computador. Verifique como começou a desconectar.

    Desative todos os serviços que não sejam da Microsoft

Se após desabilitar todos os "supérfluos" o sistema passou a funcionar normalmente para você, o motivo está claramente relacionado a algum tipo de software. Você pode habilitar gradualmente vários serviços na inicialização e observar como o dispositivo se comporta.

5) Dirija o sistema especial. utilitários anti-malware

Bem, não posso deixar de mencionar vírus, adware e malware neste artigo. Muitas vezes, após a infecção com isso, o sistema começa a se comportar muito instável:

  • vários banners aparecem em tela inteira;
  • o navegador abre guias por conta própria (às vezes, ele inicia);
  • pode haver problemas com o desligamento do sistema, com a reinicialização;
  • sites populares podem parar de abrir (acontece até que todos os sites de antivírus populares estão bloqueados ...).

Além disso, um antivírus clássico geralmente é incapaz de fazer qualquer coisa (apenas recentemente, alguns produtos começaram a lutar contra esse tipo de malware).

Portanto, eu recomendo fortemente verificar seu computador com três utilitários:AdwCleaner, Malwarebytes Anti-Malware, AVZ... Todos eles são apresentados em um dos meus artigos anteriores. Eu dou um link para isso abaixo.

Como remover vírus de seu computador se o antivírus não os detectar - //ocomp.info/esli-antivirus-ne-vidit-virusov.html

PS

EU.

A propósito, preste atenção a alguns programas que podem bloquear o desligamento do seu computador.

Por exemplo, um programa popular como o uTorrent pode evitar que o PC desligue (embora isso não aconteça com muita frequência, mas ainda assim ...). Basta abrir a janela de opções do uTorrent e ver se existe a possibilidade de desligar o computador após a conclusão de todos os downloads. Um exemplo é mostrado abaixo ...

uTorrent - desligue o computador quando o download for concluído

II.

Se o seu sistema funcionava no modo normal antes, talvez você deva tentar revertê-lo? A maioria das versões do Windows faz pontos de verificação automáticos para restaurar o sistema após atualizações malsucedidas, ao instalar novos softwares de sistema, drivers, etc.

Este artigo explicará como fazer isso: //ocomp.info/vosstanovlenie-windows-10.html

*

Se você conhece outras soluções para o problema (nota: com a conclusão do trabalho) - adicione (agradeço antecipadamente).

Isso é tudo, boa sorte!