Interessante

Jogos no Android ficam lentos: vários motivos principais para atrasos e travamentos

Dia bom!

Um smartphone moderno já permite não só fazer ligações e correspondência, mas também jogar jogos bastante "sérios" por completo (não é brincadeira, a quantidade de RAM do smartphone começou a se igualar ao do PC - até 5 anos atrás parecia impossível).

Na verdade, quero dizer que muitos "novos" problemas nos smartphones são ecos dos "antigos" que estavam no PC.

Ok, seja como for, na pequena nota de hoje eu quero dar várias razões principais pelas quais (na maioria das vezes) os jogos em telefones / tablets Android começam a ficar lentos.

Então...

Ajudar!

A propósito, se o seu telefone não suporta um novo jogo, você pode instalar o emulador do Android no seu computador e executá-lo lá! Mencionei os melhores emuladores aqui: //ocomp.info/emulyatoryi-android-dlya-pc.html

*

Por que o jogo no Android pode atrasar e congelar

Devido aos altos requisitos do sistema

Talvez esta seja a primeira coisa a que você precisa prestar atenção. Muitas pessoas esquecem que um telefone é a mesma peça de hardware de um computador (também possui características próprias, que afetam seriamente o desempenho do aparelho em jogos). E, em primeiro lugar, você precisa se certificar de que o telefone atenda, pelo menos, às especificações mínimas. os requisitos do jogo.

Isso leva a duas perguntas. :

  1. qual processador, quanta memória RAM e memória o telefone possui (nem todos se lembram / conhecem essas características do dispositivo);
  2. como descobrir isso. requisitos do jogo.

Sobre a definição das características do telefone, tenho um artigo separado em meu blog (link para ele: //ocomp.info/kak-uznat-harakteristiki-telefona.html), mas algumas palavras sobre a segunda questão em mais detalhe.

CPU Z - todas as informações sobre o seu telefone em uma janela!

E assim, quando você for ao Play Market e baixar um jogo, preste atenção na nota (localizada ao lado do botão "Instalar"). Idealmente, deve haver uma inscrição: "O aplicativo é compatível com o seu dispositivo" ... Veja a imagem abaixo.

Tela do Play Market - seus dispositivos são compatíveis

Tecnologia completa. Os requisitos para baixar um jogo do Play Market (infelizmente) não podem ser encontrados (certo?), Mas abaixo da descrição há um link para o site oficial. Mas nele, via de regra, na secção de suporte (ajuda e resolução de problemas), são sempre indicadas especificações técnicas detalhadas. requisitos.

Um exemplo é mostrado na imagem abaixo: Android 4.1; Processador de 1200 MHz (2 núcleos); 1 GB de RAM; 5 GB de espaço livre.

World of Tanks Blitz - tecnologia. requisitos do jogo (mínimo)

Resta compará-los com o seu telefone, e se ficar aquém (ou mal os satisfizer), atrasos não podem ser evitados ...

Resta pouco espaço na memória interna do telefone

Alguns telefones começam a desacelerar significativamente e "pensar" em cada uma de suas operações se não houver espaço livre suficiente na memória interna (é difícil dizer o "limite", mas digamos, se a memória está 90% cheia ou mais, este é um motivo para prestar atenção a isso e começar a limpar).

Além disso, quero ressaltar que não importa onde você tem o jogo instalado: na memória interna ou em um cartão SD. Ao mesmo tempo, a plenitude da memória interna pode afetar o desempenho.

Como calcular porcentagens (linguagem simples) - //ocomp.info/kak-poschitat-protsentyi.html

No Android 8.0, por falar nisso, é bem fácil verificar o espaço livre restante: você só precisa abrir a guia de configurações "Memória" ... Veja a imagem abaixo.

Se o controle deslizante estiver acima de 90%, é hora de limpar ... / guia "Memória", Android 8.0

Como você pode aumentar o espaço livre na memória interna do telefone:

  1. remova todos os aplicativos não utilizados, jogos (como fazer isso - //ocomp.info/kak-udalit-prilozheniya-s-android.html);
  2. conecte um cartão SD ao telefone e transfira algumas das informações para ele;
  3. transferir algumas fotos e vídeos para discos em nuvem (instruções sobre este tópico: //ocomp.info/yandeks-disk-kak-polzovatsya.html);
  4. remova "lixo", cache, arquivos temporários e outros "bons" (geralmente ocupa gigabytes de espaço!). Isso pode ser feito usando especiais.utilities: //ocomp.info/dlya-uskoreniya-i-chistki-android.html
  5. uma forma radical de limpar a memória é redefinir as configurações (o chamado Hard Reset - //ocomp.info/kak-sbrosit-nastroyki-android.html). Cuidado! Todos os dados em seu dispositivo serão excluídos (faça um backup com antecedência).

Ajudar!

Não há espaço suficiente no telefone (Android), não há memória suficiente. O que pode ser feito - //ocomp.info/ne-hvataet-mesta-na-telefone.html

Grande número de aplicativos em segundo plano (falta de RAM)

Mesmo se você tiver um telefone moderno "poderoso" com uma grande quantidade de RAM, isso não é uma garantia de que sempre será suficiente. O fato é que se você instalar muitos aplicativos (e alguns deles mesmo depois de fechar - funcionam em segundo plano) - pode acontecer que o jogo em execução simplesmente não seja suficiente RAM livre ... Por causa disso, os freios ...

Para descobrir a quantidade de RAM (e a quantidade de memória livre):

  1. no Android 5.0 (6.0): abra a guia de configurações "Aplicativos / execução" ;
  2. no Android 8.0: basta clicar no botão "☐" e dois números que você procura serão exibidos ao lado da cesta. Veja os exemplos abaixo.

Como ver a quantidade de RAM (Android 5.0 e 8.0)

O conselho a este respeito é simples: antes de executar jogos que consomem muitos recursos - limpe a RAM!

Ajudar!

Como limpar RAM - //ocomp.info/kak-ochistit-ozu-na-android.html

❹ 

Má compatibilidade de jogo com o seu dispositivo

Mesmo que o seu dispositivo exceda os requisitos de sistema do jogo em termos de características, pode acontecer que atrasos e travamentos não o deixem sozinho ... O fato é que os desenvolvedores de jogos nem sempre os otimizam perfeitamente e, portanto, em um hardware (um determinado modelo de telefone) o jogo funciona bem, mas em outro não funciona muito bem ...

Na maioria das vezes, isso acontece com jogos não muito populares (onde o orçamento é limitado). E, infelizmente, nada pode ser feito aqui para resolver o problema: a menos que você descubra em qual telefone o jogo está rodando e compre exatamente o mesmo (também vale a pena escrever em apoio aos desenvolvedores de jogos).

Dica nº 1: tente usar especiais. "ferramentas" para acelerar os jogos

Agora existe todo um segmento de especiais. aplicativos para acelerar jogos no Android (em breve, provavelmente, ultrapassará o número de utilitários para PC). Por exemplo, estou impressionado com Game Booster (link para minha descrição) - ele permite em alguns cliques na tela para otimizar uma série de configurações e parâmetros do telefone para max. seu desempenho em jogos. Veja a imagem abaixo.

Game Booster - botão para acelerar, lista de jogos, assistir FPS

Em geral, o usuário só precisa adicionar seu jogo à lista "Boost Games" - o restante do aplicativo fará isso sozinho!

Dica nº 2: redefina seu telefone (reinicialização total)

Se o seu telefone não se comporta "naturalmente", e não apenas em jogos, é possível que uma redefinição de fábrica seja a melhor opção (isso irá remover não apenas todos os aplicativos que você instalou anteriormente, mas também todo o "lixo", temporário arquivos, vírus, complementos de anúncios, etc.).

Eu gostaria de observar que muitas vezes o campo de reset é irreconhecível - ele se torna várias vezes mais responsivo, atrasos e freios nos jogos diminuem. E se todas as opções acima não ajudarem, então você provavelmente deve tentar o Hard Reset.

Ajudar!

Como redefinir as configurações do Android para as configurações de fábrica [Hard Reset] (ou seja, excluir todos os dados do telefone, tablet) - //ocomp.info/kak-sbrosit-nastroyki-android.html

*

Complementos são bem-vindos ...

Boa sorte!