Interessante

Computador e saúde: 5 regras importantes para não prejudicar a visão e a postura!

Dia bom!

Se você pensa assim, então, por um lado, é bom que nossa tecnologia de informática esteja se desenvolvendo aos trancos e barrancos: muitos momentos da vida tornaram-se mais fáceis (por exemplo, você pode comprar ingressos pela Internet em 5 minutos, marque uma consulta com um médico, obtenha um certificado da repartição de finanças e muitos outros).

Por outro lado, em muitas indústrias é praticamente impossível trabalhar sem um computador (e isso não se aplica apenas a programadores), e você tem que sentar-se nisso por quase todo o dia de trabalho! E apenas os amantes de jogos às vezes exageram e passam muito tempo na frente do monitor ...

Um trabalho tão longo no computador não pode deixar de afetar nossa saúde. E, infelizmente, poucas pessoas se lembram dele antes dos primeiros sinos ...

Na maioria das vezes, há vermelhidão dos olhos (às vezes comichão, ardor), fadiga das costas, mãos, dormência no pescoço e outros momentos desagradáveis. Por isso decidi abrir uma seção de saúde no meu blog e escrever este artigo. Espero que ajude alguém a se manter saudável!

*

Como equipar um local de trabalho para preservar a saúde

Manter a saúde é muito mais fácil e barato do que restaurá-la mais tarde!

Importante!

Não sou médico e não tenho formação médica. Portanto, se você está preocupado com sua saúde, consulte um médico. Este artigo é baseado na experiência pessoal e tem como objetivo preservar a saúde (temo que não seja possível curar com sua ajuda).

A mesa e cadeira certas

Talvez eu comece com a coisa mais importante. Você sabe o que causa mais cansaço nas costas, pescoço, braços? por causa de sentado errado e desconfortável no computador.

Muitas pessoas usam móveis "modernos", nos quais o monitor fica acima do nível dos olhos, as mãos no suporte estabilizador são muito baixas (como resultado, as escovas são sobrecarregadas, porque não há nada para se apoiar), etc.

Uma das melhores opções é usar o mais comum escrivaninha (escrivaninha) , aproximadamente como na imagem abaixo. Observe que a distância até o monitor é de pelo menos 50 cm (alguns especialistas recomendam 70 cm)!

Também é desejável que o monitor esteja ligeiramente inclinado (em um ângulo de 20-30 graus) em relação ao seu olhar.

Como se sentar corretamente no PC

Além disso, recomendo prestar atenção a cadeira ... É altamente desejável que ele tenha um encosto alto e confortável, apoios de braços e altura da cadeira ajustáveis ​​(você não pode imaginar como um dispositivo tão simples torna o trabalho mais fácil). Em princípio, qualquer cadeira de computador clássica agora atende a todos esses requisitos.

Se você tem uma cadeira normal no trabalho (sem apoios de braço e ajuste de altura), eu recomendo que você faça alarde em pelo menos uma cadeira barata como esta - salve sua saúde!

Modos de operação: configuração de tempo

Muitos usuários de PC cometem um erro GRAVE: eles não faça pausas ! É altamente desejável a cada 40-60 minutos. distrair do monitor por pelo menos 5-10 minutos. e fazer exercícios para os olhos e corpo (ver abaixo - ponto 3).

Se os exercícios não puderem ser feitos (por vários motivos), pelo menos vá até a janela e apenas olhe para longe: conte quantos pássaros sentados em uma árvore, pessoas com pressa, carros, etc.

Para não esquecer que você tem que fazer uma pausa, recomendo fortemente a instalação de algum utilitário. eu uso EYE Defender .

EYE Defender

Site: //eyedefender.en.softonic.com/

Um pequeno programa gratuito que permite definir um cronômetro para um horário específico. Por exemplo, defina o intervalo para 45 minutos. - após esse período, um lembrete (ou até mesmo uma tela inicial) aparecerá na tela de que é hora de fazer uma pausa. Em geral, você definitivamente não vai esquecer (o principal é não adiar essa pausa, desenvolver um reflexo como o do cachorro de Pavlov 👌)!

Além disso, se você costuma passar o dia inteiro de trabalho no PC, recomendo providenciar dias de "jejum" ... Por exemplo, nos fins de semana, de um a dois dias não vá ao PC e à TV.

Além disso, não será supérfluo comer peixe, cenoura e mirtilo com mais frequência (contêm elementos que são bons para os olhos). Existem vitaminas especiais nas farmácias à base de mirtilos (por exemplo, "Mirtilos e luteína", etc. Em geral, é melhor concordar com o seu médico) .

👉 Ajudar!

Programas para controlar o tempo de trabalho no computador (ajudará a preservar a visão)

O que fazer durante os intervalos: exercícios para os olhos e o corpo

Como eu disse acima, durante os intervalos entre os trabalhos no PC, é altamente desejável não apenas distrair, mas também fazer os exercícios. Aqui estão algumas palavras sobre eles abaixo ...

Para olhos:

  1. piscar freqüentemente por 30-90 segundos. Quando ficamos muito tempo sentados em frente ao computador, raramente piscamos e, por isso, a superfície dos olhos "seca", e o piscar frequente hidrata a superfície (também se pode usar colírio);
  2. vá até a janela e olhe ao longe, depois de 10-15 segundos, olhe de perto, por exemplo, uma flor na janela e, novamente, à distância. Portanto, espere 3-4 minutos. O exercício treina muito bem o músculo ocular;
  3. olhe para cima / para baixo, esquerda / direita com seus olhos. Faça movimentos circulares (você pode fazê-lo com os olhos abertos ou fechados);
  4. você também pode fechar os olhos e massageá-los suavemente com as mãos.

A propósito!

Já escrevi um artigo no blog sobre fadiga ocular, também recomendo a leitura

Quanto ao corpo , então os exercícios mais comuns, familiares a quase todos desde as aulas de educação física, ajudam muito:

  1. alongamento dos braços e palmas: para a frente, para cima, para baixo (sentado e em pé, veja a figura abaixo);
  2. inclinações: para frente, para trás, esquerda, direita;
  3. alguns agachamentos também não serão supérfluos;
  4. alguns dos exercícios podem ser feitos mesmo enquanto você está sentado no local de trabalho.

É que muitos não dão importância a eles e, quando começam a fazê-los, esperam um resultado imediato. Esse simples "alongamento" deve se tornar um hábito, e então as mãos e o pescoço não ficarão cansados!

Exercícios recomendados para costas, pescoço, pernas e mãos

Configuração correta do monitor, driver de vídeo

Depende muito de que tipo de monitor e como ele está configurado. Se algo está errado com a imagem, os olhos começam a se cansar rapidamente e, com o tempo, a visão começa a se acalmar. Portanto, leve isso a sério!

Se você tiver um monitor CRT mais antigo, dê uma olhada em frequência de varredura : deve ser pelo menos 85 HZ. Melhor ainda, 100 HZ. Você pode descobrir nas configurações do driver de vídeo (se você instalou e atualizou os drivers de sua placa de vídeo, apenas clique com o botão direito em qualquer lugar da área de trabalho ou use o ícone da bandeja ao lado do relógio (procure IntelHD, nVidia ou AMD) )

Monitor CRT // como um exemplo

Painel de controle gráfico Intel (R) - taxa de atualização, taxa de atualização

Quero observar que isso não tem nada a ver com novos monitores LCD - 60 Hz é a norma para eles, e a imagem para os olhos é bastante confortável com esse tipo de varredura (já que eles usam uma tecnologia diferente).

É verdade, é importante notar que os monitores CRT estão sendo usados ​​cada vez menos, então não me concentro mais neste parâmetro ...

O segundo ponto a prestar atenção é resolução da tela ... Devido à resolução selecionada incorretamente, a imagem no monitor pode ser muito grande ou muito pequena, o que é inconveniente em ambos os casos!

O melhor de tudo, a permissão para selecionar empiricamente: para estabelecer um - para verificar se ele se encaixa; em seguida, verifique o segundo, o terceiro. Assim, você pode definir a resolução ideal para o seu monitor e seus requisitos em alguns minutos.

👉 Como descobrir o atual resolução tela e alterá-lo, eu tenho um artigo separado. Portanto, eu não me detenho mais nisso aqui ...

Resolução ótima // No Windows 7, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho, no menu que aparece, clique em "Resolução da tela" (no Windows 8/10 - "Configurações de vídeo").

Brilho e contraste - também são configurações importantes para qualquer monitor. Imagens de tela muito brilhantes (especialmente luz branca) - podem afetar gravemente a fadiga ocular.

Em geral, a iluminação da sala é de grande importância: se for boa, a luminosidade deve ser aumentada, se estiver muito escuro na sala, então a luminosidade deve ser reduzida (às vezes ao mínimo).

Uma luz muito forte na escuridão total é ruim o suficiente para os olhos. eles precisam reconstruir constantemente de um fundo claro para um fundo escuro (por isso é recomendado iluminar uniformemente a sala e o local de trabalho em que os PCs estão localizados).

Configurando a fonte algum tempo também deve ser tomado. Se a fonte na tela for muito pequena, pouco legível, então é difícil lê-la, você precisa fazer força, o que também afeta negativamente a visão. Recomendo que você leia outro artigo no meu blog sobre como aumentar e ajustar a fonte.

A localização do local de trabalho, seu equipamento

Este também é um ponto muito importante. Aqui estão os destaques ...

Iluminação Spot

É altamente desejável que a sala em que você está trabalhando seja bem iluminada. Um pequeno abajur comum (como na foto abaixo) não é a melhor opção, porque haverá áreas iluminadas de forma diferente (em algum lugar mais brilhante, em algum lugar mais escuro).

Existem agora à venda lâmpadas fluorescentes especiais para mesas de computador (e holofotes), que são formas de iluminar uniformemente toda a área da mesa.

Um exemplo de iluminação de um local de trabalho com um computador // não é a melhor opção

Também preste atenção à luz do dia: os raios brilhantes do sol causam brilho na tela e interferem na percepção normal da imagem.

Portanto, é altamente recomendável fazer a cortina das janelas (no trabalho, uma opção até mesmo simples colando as janelas com um jornal 👌 é adequado), ou instalar o PC na sala para que não haja brilho na tela.

👉 A propósito, a intensidade do brilho e do brilho também depende do tipo de superfície da tela: pode ser fosca ou brilhante.

Há muito menos brilho em uma superfície fosca. Portanto, se houver a oportunidade de comprar um novo monitor, em caso de problemas com o "sol", recomendo escolher uma superfície mate.

Mais detalhes sobre monitores ...

*

Rascunhos (janelas abertas, ar condicionado)

As correntes de ar no local de trabalho podem "punir" severamente as costas e o pescoço. Se possível, é melhor ficar longe de janelas abertas. Além disso, se as janelas estiverem abertas, tente cobrir a porta para que ela não apareça. Alternativamente, você deve jogar algo em cima de si mesmo.

Se o ar condicionado soprar em você, então:

  1. se houver lugar melhor, mude melhor de lugar (mas entendo que nem sempre seja possível em escritórios ...);
  2. experimente ajustar o ar condicionado para que exploda (a viseira é ajustável em muitos modelos);
  3. uma opção extrema - faça um visor de papel grosso (por exemplo, papelão, em escritórios há o suficiente) e prenda-o no ar condicionado de forma que o fluxo de ar fique acima de você.

Um exemplo de viseira de ar condicionado para que o ar frio não sopre diretamente sobre você // A mesma pode ser feita de papelão

*

Sobre o teclado

Para quem digita muito, recomendo prestar atenção no teclado. Alguns especialistas argumentam que os olhos se cansam de um teclado preto e branco / cinza é mais preferível (agora a moda do preto, e antes, o branco era apenas popular ...).

Além disso, é altamente desejável que as teclas do teclado funcionem facilmente e sem pressionar com força. Graças a isso, seus dedos e mãos não ficarão tensos. Agora à venda existem até mesmo teclados em que não há necessidade de pressionar uma tecla e não há necessidade - você só precisa tocar no lugar certo (no entanto, eles ainda não ganharam grande popularidade, e não tenho certeza se é conveniente trabalhar com eles).

*

Excesso de papel, documentos, etc. "lixo" na área de trabalho

E, por último, notei mais de uma vez que muitas pessoas no local de trabalho têm tantas coisas: alguns documentos, papéis, etc. "lixo" que fica por meses e não é usado de forma alguma.

Percebe-se que se você não usar algo por uma semana, retirando-o do ambiente de trabalho (em algum lugar na mesa, longe), você não sentirá nenhum desconforto e sua produtividade não mudará.

Além disso, o "lixo" extra atrás do local de trabalho às vezes torna difícil se apoiar nos cotovelos, para se virar (não há nenhuma conveniência sem ele).

A mensagem é para manter as coisas simples (em vez de colocá-las em ordem uma vez por mês ☝). Então você mesmo não notará como a conveniência aumentará e será mais agradável trabalhar. Eu tenho tudo, boa sorte a todos!

*

Espero que a informação tenha sido útil para você ...

Para acréscimos no tópico - um merci separado!

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 31.12.2017

Correção: 02/10/2020

$config[zx-auto] not found$config[zx-overlay] not found