Interessante

Colaboração em documentos (texto, tabelas, etc.), ou como criar uma pasta compartilhada na Internet

Dia bom!

Hoje eu decidi considerar uma tarefa de escritório bastante comum (e não apenas ...): por exemplo, existem vários documentos que precisam ser disponibilizados a todos os usuários que têm um link estimado para eles (ou seja, para que possam fazer login de seu PC / smartphone e editá-los).

Isso pode ser muito conveniente para manter algum tipo de relatório, transferir pequenos arquivos, verificar e corrigir textos, tabelas, etc. Em geral, onde é necessário que 2 a 3 pessoas possam trabalhar com o documento. (pelo menos). 😉

A propósito, avisarei com antecedência que, ao enviar documentos para edição geral, sempre existe o risco de alguém fazer algo errado por engano. Faça cópias!

Agora, considere várias opções para resolver o problema. 👌

*

Opções de solução

Método 1

Se todos os seus computadores de trabalho (dos quais você precisará editar o documento) estiverem na mesma rede local (por exemplo, conectados ao mesmo roteador), o acesso compartilhado à pasta pode ser configurado diretamente através do explorer por direito- clicando no diretório ... (👇)

👉 Ajudar!

Como configurar uma pasta compartilhada para uma rede local no Windows - instrução

Compartilhado para todos!

Claro, isso nem sempre é conveniente, uma vez que os arquivos não podem ser acessados ​​pela Internet (além disso, o computador em que a pasta está aberta deve estar sempre ligado ...) Portanto, não vou me alongar sobre essa opção em detalhes ...

*

Método 2 👍

Provavelmente, muitos já ouviram falar de um serviço como o Google Drive. (Google Drive). Portanto, em seu arsenal de opções existe a possibilidade de qualquer uma das pastas faça um comum - ou seja, disponível para visualização e edição de documentos nele!

Como isso é feito:

  • iniciamos a nossa movimentação no serviço Google (o registo é simples, aliás, muitos já têm conta ...);
  • crie uma pasta (para isso, você precisa clicar com o botão direito em qualquer espaço livre na janela do disco ...). 👇

Criar pasta - Google Drive

Depois, clique com o botão direito na pasta e selecione no menu "Para abrir o acesso" .

Para abrir o acesso

Então, nas configurações de segurança, mudamos para o modo "Disponível para usuários que possuem um link" , Tipo de acesso "Editor" .

Avançar copie o link e descarte-o para todos que precisam trabalhar com os documentos desta pasta. 👇

Disponível para qualquer pessoa que tenha um link (direitos: editor)

Na verdade, mesmo que a pessoa que acessou seu link não tenha uma conta do Google Drive, ela ainda poderá abrir documentos e editá-los (o problema está resolvido! 👌).

Siga o link e edite

By the way, se de repente acontecer que o documento será aberto simultaneamente por 2-3 pessoas. e comece a editá-lo - o Google mostrará isso: quem está editando o quê, veja a imagem abaixo (a sincronização vai diretamente online).

Os usuários veem quem está editando o quê ...

👉 Importante!

Não se esqueça dos backups. Quando abrimos uma pasta compartilhada para todos usando um link (mesmo se para 2 pessoas), existe o risco de que alguém por engano (ou intenção maliciosa) possa excluir (estragar).

E, claro, nem todos os documentos devem ser colocados no domínio público ...

Por experiência própria: normalmente, ninguém se preocupa com documentos comuns de escritório (e muitas pessoas estão até cansadas de ir lá quando precisam ...).

*

Método 3

Nesta nota, não se pode deixar de notar outros serviços semelhantes, por exemplo, disco Yandex e nuvem de Mail.ru. 👌

Na minha opinião, eles têm uma pequena desvantagem: pastas e documentos não podem ser editados para aqueles que não estão registrados em seu serviço (há apenas uma opção Squeaky toy ).

Caso contrário, tudo é muito conveniente: você também pode compartilhar um link e abrir o acesso geral para endereços de e-mail específicos. Veja algumas imagens abaixo. 👇

Disco Yandex - configurar compartilhamento

Adicione endereços de e-mail das pessoas certas

A propósito, Mail.ru tem uma seção inteira no menu. "Arquivos compartilhados" (contém todos os arquivos e pastas aos quais você abriu acesso). Mas as opções, é claro, são um pouco menos do que as do Google Drive ...

Nuvem de Mail.ru - pastas compartilhadas

*

Adições sobre o tópico são bem-vindas!

Bom trabalho!

👋

$config[zx-auto] not found$config[zx-overlay] not found