Interessante

Como remover completamente um programa de um computador para que não haja caudas, entradas de registro e arquivos temporários

Pergunta do usuário

Dia bom.

Diga-me como você pode remover completamente o programa do Windows. Tentei de várias maneiras: através do menu INICIAR, através da instalação e remoção de programas, excluí manualmente a pasta, etc. De qualquer forma, ao reinstalá-lo, o instalador escreve que você já o possui e você deve primeiro removê-lo ...

Agradecemos antecipadamente, Alexander.

Olá.

Problema conhecido. Devo dizer desde já que o utilitário embutido no Windows para instalação e remoção de programas está longe do ideal, e muitas vezes não consegue realizar suas funções (além disso, após seu funcionamento, muitos "rabos" permanecem no sistema, tanto no registro e simplesmente, entre arquivos temporários) ...

Neste artigo, considerarei várias maneiras de resolver seu problema. Então...

*

Remoção "completa" do programa do Windows

Na maioria dos casos, isso acontece porque o usuário desinstala o programa de uma forma muito simples: entra no explorer, encontra a pasta desejada no diretório Arquivos de programas e pressiona Delete (resultado: os arquivos do programa são excluídos, mas as entradas do registro permanecem ...) .

Para evitar que isso aconteça, você precisa desinstalar programas (pelo menos) usando o instalador padrão integrado ao Windows. Algumas palavras sobre isso no parágrafo 1 abaixo.

*

❶ Desinstalação clássica do programa através do painel de controle

No Painel de Controle do Windows, vá para o endereço: Programas \ Programas e Recursos .

Em seguida, você precisa encontrar e destacar o programa que está procurando e, em seguida, pressionar o botão "excluir" (o ideal é que o instalador seja iniciado e o programa seja desinstalado em algumas etapas).

Painel de controle - Programas - Programas e recursos

(Isso não ajudará o autor da pergunta, mas dentro da estrutura do artigo, recomendo começar a lidar com a pergunta a partir desta etapa).

A propósito, no Windows 10, você pode excluir aplicativos por meio das configurações do sistema (para abri-los - pressione a combinação de teclas Win + i) Veja a imagem abaixo. 👇

Windows 10 - aplicativos - aplicativos e recursos

*

❷ Se "Programas e Recursos" não ajudar em nada

Por exemplo, se o programa necessário não estiver na lista, você pode tentar localizar manualmente o desinstalador.

Observação!

Muitos usuários simplesmente excluem a pasta do programa da unidade do sistema "C: \".

Mas tal passo apenas adicionará espaço livre no HDD, o próprio sistema assumirá que o programa ainda está instalado (afinal, as mesmas entradas no registro do sistema permaneceram).

E para a remoção correta, você precisa de um desinstalador (um pequeno utilitário especial do desenvolvedor para remover seu programa).

O desinstalador geralmente está sempre localizado na pasta com o programa instalado. É um arquivo "Uninstall.exe" (nota: pode haver vários derivados da forma "unins000.exe").

A maioria dos programas, por padrão, é instalada em pastas:

  1. C: \ Arquivos de programas (x86) \
  2. C: \ Arquivos de programas \

Portanto, se não foi possível desinstalar o aplicativo por meio da instalação e remoção de programas, você precisa ir a uma dessas pastas, localizar o diretório do programa (que deseja remover) e ver se há um arquivo semelhante lá.

A propósito, quando você passa o mouse sobre esse arquivo, uma pequena janela aparece, como "Descrição do arquivo: instalação / desinstalação" (veja a imagem abaixo).

Desinstalador do programa

Em geral, se existe esse arquivo, basta executá-lo e seguir as instruções.

Importante!

A propósito, para alguns softwares, os desenvolvedores publicam desinstaladores especiais nos sites oficiais. Eles são apenas um aplicativo comum que verificará seu sistema e removerá de forma limpa todos os vestígios do programa uma vez instalado.

Por exemplo, existem desinstaladores semelhantes para antivírus (Kaspersky, Node 32, etc.).

*

❸ Utilitários para remoção completa de software problemático

Se as etapas anteriores não foram bem-sucedidas (bem como para limpar o registro do sistema do rabo), existem utilitários especiais para remover programas com defeito.

Eles mostrarão quase todos os programas instalados (ao contrário de "Adicionar ou Remover Programas" no Windows) e podem remover qualquer um deles de forma completa e forçada!

*

IObit Uninstaller

Site: //ru.iobit.com/advanceduninstaller.php

Um excelente programa para rastrear software instalado, inicialização do Windows (o utilitário avisa quando alguém se intromete lá) e para remover completamente qualquer software do sistema (incluindo os restos que o instalador padrão deixa no Windows são removidos).

Além disso, o utilitário é gratuito e funciona em todas as versões do Windows: XP, 7, 8, 10.

Como desinstalar um programa no IObit Uninstaller - basta selecionar o aplicativo desejado e clicar no ícone da lixeira

Vantagens principais:

  1. a capacidade de limpar o navegador de complementos e barras de ferramentas (adware, vários banners, links, etc., que agora estão frequentemente incorporados em navegadores);
  2. a presença da função de remoção forçada de aplicações;
  3. a capacidade de verificar profundamente o sistema quanto à presença do "lixo" restante, "caudas" do software antigo;
  4. O utilitário é gratuito e suporta russo!

IObit Uninstaller - encontrou automaticamente as entradas de registro restantes (caudas)

👉 Socorro!

Você pode ver o processo completo de desinstalação do programa no IObit Uninstaller neste artigo.

*

Desinstalador Geek

Site: //geekuninstaller.com/download

Por um lado, é um utilitário muito simples para remover programas, por outro lado, é uma ferramenta poderosa para limpar o seu sistema de software desnecessário (para que não haja nem um vestígio de que já esteve presente ✌ )

A interface do utilitário é simples: após iniciá-lo, você verá uma lista de programas instalados - oposta a cada data de instalação e seu tamanho (a propósito, toda a lista de programas pode ser exportada para um arquivo html normal). Depois de escolher o programa desejado, você pode:

  1. tente removê-lo de forma padrão (desinstalação);
  2. se não funcionar, exclua-o à força;
  3. você pode simplesmente excluir a entrada sobre ele do registro;
  4. o utilitário também o ajudará a encontrar o site do programa, a pasta no disco onde o programa foi instalado e as entradas de registro associadas a ele.

Janela principal do Geek Uninstaller - um exemplo de desinstalação de um aplicativo

*

CCleaner

Site: //www.piriform.com/ccleaner/download

Uma das melhores soluções gratuitas para limpar e otimizar seu sistema. No âmbito deste artigo, funções adicionais interessantes deste utilitário (que estão localizadas no menu "Ferramentas"):

  1. desinstalação de programas (você pode realizar a desinstalação padrão, mas se não funcionar, você pode simplesmente excluir informações sobre o programa do sistema e do registro (neste caso, a pasta com os arquivos do programa deverá ser excluída manualmente ));
  2. há controle sobre a inicialização do Windows;
  3. a capacidade de pesquisar e excluir arquivos duplicados;
  4. remoção de barras de ferramentas e complementos em navegadores, etc. (veja a captura de tela abaixo).

CCleaner - opções adicionais

*

❹ Remover uma chave manualmente do registro

Também acontece que os utilitários são impotentes (embora raramente, mas ainda assim). Nesse caso, você pode excluir manualmente as chaves e "caudas" do programa do registro e, em seguida, excluir sua pasta do diretório Arquivos de Programas na unidade do sistema "C: \" (com todos os seus arquivos).

Para entrar no registro do sistema, você deve:

  1. Apertar botões WIN + R - deve aparecer a janela "Executar";
  2. na janela "Executar" digite o comando regedit e pressione Enter (exemplo na imagem abaixo).

regedit - abre o editor de registro

👉 Socorro!

Existem várias maneiras de abrir o editor de registro - consulte as instruções.

*

O registro é um grande banco de dados com muitos diretórios e chaves diferentes. Precisamos encontrar o seguinte branch: HKEY_LOCAL_MACHINE / SOFTWARE / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Uninstall.

É neste ramo que estão contidas as chaves de quase todos os programas instalados no Windows. Abrindo, você verá que alguns dos programas têm um nome familiar, outra parte: números incompreensíveis com letras ...

Editor de registro

Para encontrar as chaves de um programa específico, clique com o botão direito do mouse no diretório Desinstalar e pressione "Encontrar" ... Em seguida, insira o nome do programa (em latim) na linha de pesquisa.

Encontrando a chave do programa

Em seguida, o editor fornecerá os dados encontrados. Basta removê-los e reinstalar o programa (por exemplo).

Removendo chaves do registro

Observe também que alguns utilitários para desinstalar programas podem encontrar automaticamente entradas no registro (por exemplo, no IObit Uninstaller, apenas clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione "Abrir no Regedit" ).

Localização do aplicativo e seus ramos no registro / IObit Uninstaller

*

👉 Dica # 1

Ao desinstalar um programa, muitas vezes você se depara com o fato de que alguns pasta ou arquivo não foi excluído (aparecem todos os tipos de erros, que isso não pode ou não pode ser feito, etc.). Nesse caso, recomendo as seguintes instruções.

👉 Dica 2

Acontece também que o programa não é excluído devido ao fato de exigir direitos de administrador, ou grava que já está em uso. Nesse caso, tente inicializar o sistema no modo de segurança e desinstale o programa dele. Ajuda em muitos casos! 👌

*

É tudo por agora. Complementos são bem-vindos ...

Boa sorte!

👣

Primeira publicação: 06.11.2017

Correção: 23/10/2020