Interessante

Conectores do monitor (VGA, DVI, HDMI, porta de vídeo, USB tipo C). Qual cabo e adaptador são necessários para conectar o monitor a um laptop ou PC

Dia bom.

Uma das dúvidas mais comuns ao conectar um monitor a um computador é lidar com a variedade de conectores, fazer a escolha certa do cabo para que tudo funcione (é especialmente difícil se o monitor tiver várias interfaces ao mesmo tempo).

Quer fosse antes, existe um VGA em todo o lado: tudo é simples e claro 👌. Mas com o tempo (após o surgimento de monitores de alta resolução), seus recursos tornaram-se insuficientes e novas interfaces começaram a aparecer ...

Em geral, agora em monitores, você pode encontrar mais frequentemente interfaces DVI, Display Port ou HDMI. Além disso, todos eles são, por sua vez, subdivididos em vários outros tipos (se assim posso dizer). A situação é ainda mais complicada se houver algumas interfaces no monitor e completamente diferentes no PC. Não admira e confusão ...

Neste artigo tentarei "desmontar" todo esse emaranhado e responder às perguntas típicas e mais frequentes sobre esse problema.

E então, indo direto ao ponto ...

👉 A propósito!

Você sabia que pode conectar um monitor sem fio via Wi-Fi (a chamada projeção sem fio para um computador, com som)?

*

Monitore conectores para conectar a um computador

HDMI

HDMI (diferentes tipos mostrados)

Uma das interfaces mais procuradas e populares da atualidade. Ele é encontrado na grande maioria dos laptops e computadores (muitas vezes também é possível encontrá-lo em tablets). Adequado para conectar monitores, TV (e decodificadores de TV), projetores e outros equipamentos de vídeo.

Características:

  1. transmite sinais de áudio e vídeo (simultaneamente). A este respeito, esta é uma grande vantagem para a interface: nenhum cabo extra é necessário para transmitir o sinal de áudio;
  2. suporte total para resolução FullHD (1920x1080), com efeitos 3D. Resolução máxima suportada de até 3840 × 2160 (4K);
  3. o comprimento do cabo pode chegar a 10 metros, o que é suficiente na maioria dos casos (com o uso de amplificadores repetidores - o comprimento do cabo pode ser aumentado em até 30 metros!);
  4. tem uma largura de banda de 4,9 (HDMI 1.0) a 48 (HDMI 2.1) Gbps;
  5. existem adaptadores à venda de HDMI para DVI e vice-versa (muito importante para a compatibilidade de dispositivos antigos e novos entre si);
  6. O HDMI possui vários tipos de conectores: HDMI (Tipo A), mini-HDMI (Tipo C), micro-HDMI (Tipo D) (veja a foto acima). Em laptops / PCs, o tipo de tamanho clássico é o mais usado - HDMI (Tipo A). Micro e Mini são encontrados na tecnologia portátil (tablets, por exemplo).

Se você tiver HDMI em seu monitor e unidade de sistema (laptop), todas as conexões serão reduzidas à compra de um cabo "HDMI-HDMI" (que pode ser comprado em qualquer loja de informática).

👉 Importante!

Chamo sua atenção para o fato de que antes de conectar via HDMI - certifique-se de desligar os dois dispositivos (o PC e o monitor). A porta pode queimar se isso não for feito.

Cabo HDMI clássico

*

Porta de exibição

Porta de exibição e Mini porta de exibição

Uma interface nova e que está ganhando popularidade rapidamente (concorrente do HDMI). Permite conectar vários monitores ao mesmo tempo, suporta resolução 4K, imagem 3D.

Existem dois tamanhos padrão: clássico e Mini Display Port (a primeira opção é encontrada em laptops e monitores comuns, veja a foto acima 👆).

Características:

  1. os sinais de áudio e vídeo são transmitidos simultaneamente;
  2. o comprimento máximo do cabo do Display Port pode ser de até 15 metros;
  3. taxa de transferência de dados de até 21,6 Gbps;
  4. permite obter uma resolução de até 3840 x 2400 a 60 Hz; ou 2560 x 1600 pixels a 165 Hz; ou você pode conectar dois monitores ao mesmo tempo com resolução de 2560 x 1600 pixels e frequência de 60 Hz.
  5. observe que além da porta de exibição clássica, há outro fator de forma: Mini porta de exibição.
  6. a propósito, o tamanho da Porta Mini Display é cerca de 10 vezes menor do que o do conector DVI (sobre isso abaixo no artigo)!
  7. a interface tem uma pequena "trava" que prende o cabo com segurança quando conectado à porta.

*

USB tipo C (Thunderbolt)

Interface muito, muito interessante (começou a desenvolver ativamente apenas um ano atrás)!

Permite que você transmita simultaneamente sinais de áudio e vídeo para o monitor, carregue o dispositivo e copie dados (ou seja, em vez de vários cabos - você pode usar apenas 1!). Isso é muito conveniente ao conectar o monitor a laptops.

Porta USB-C na parte superior - para transferência de dados, na parte inferior - Thunderbolt 3

A propósito! Só quero fazer uma pequena observação - USB Type-C pode ser "diferente":

  • se não houver ícones próximos à porta, provavelmente esta porta só pode transmitir dados (veja o exemplo abaixo 👇);
  • se houver uma abreviatura "DP" (Display Port) ao lado do ícone, então um display pode ser conectado a este USB-C;
  • um raio próximo ao USB-C indica Thunderbolt 3 completo.

Thunderbolt - em resumo

*

DVI

Interface DVI

Esta interface tem quase 20 anos e ainda é muito popular (lançada em 1999). Certa vez, melhorei seriamente a qualidade da imagem na tela.

A resolução máxima é 1920 x 1080 pixels (no entanto, algumas placas de vídeo caras podem transmitir dados no modo de link duplo e a resolução pode ser de até 2560 x 1600 pixels).

Características:

  1. apenas a imagem * é transmitida pelo conector DVI (o sinal de áudio deverá ser transmitido por outros canais);
  2. resolução de até 1920 × 1200 pontos com comprimento do cabo de até 10,5 m; resolução de 1280 × 1024 pontos com comprimento de cabo de até 18 m; no modo de transmissão de dados de dois canais - até 2560 x 1600 pontos.
  3. Existem três tipos de DVI: DVI-A Single Link - transmissão analógica; DVI-I - transmissão analógica e digital; DVI-D é uma transmissão digital.
  4. vários conectores e suas configurações (DVI-A, DVI-D, DVI-I) são compatíveis entre si.
  5. Observe que este padrão é mais sujeito a interferências: por exemplo, se houver outros dispositivos que emitem um sinal eletromagnético (telefone, impressora, etc.) próximo ao cabo. Além disso, isso pode acontecer devido à blindagem deficiente do cabo;
  6. existem muitos adaptadores VGA para DVI e adaptadores reversos à venda;
  7. o conector DVI é grande o suficiente, ~ 10 vezes mais do que o Mini Display Port (a Apple até lançou o Mini DVI, mas não encontrou muita popularidade ...).

* A transmissão de áudio é possível se você tiver uma placa de vídeo, cabo (adaptador) e o próprio monitor suportar o padrão DVI-D digital.

*

VGA (D-Sub)

Interface VGA

Este padrão foi desenvolvido já em 1987. Apesar disso, ainda é muito popular, é usado principalmente para projetores simples, consoles de vídeo, pequenos monitores de escritório (onde não são necessárias imagens de alta resolução e de altíssima qualidade).

A resolução é oficialmente compatível com até 1280 × 1024 pixels (não oficialmente - 1920 × 1080 geralmente não é problema!), E, ​​portanto, muitos "prevêem" um eclipse iminente dessa interface ...

Minha opinião pessoal: muitas pessoas "enterram" essa interface cedo, porque graças às centenas de milhões de dispositivos que foram lançados ao longo desses 30 anos, o VGA vai "durar" mais que alguns modernos.

Características:

  1. transmite apenas sinal de vídeo (outros canais devem ser usados ​​para áudio);
  2. resolução máxima de até 1280 × 1024 pixels, com taxa de atualização de quadros de 75 Hz (em alguns casos é possível trabalhar com uma resolução maior, mas isso não é oficialmente garantido, e a qualidade da imagem também pode piorar);
  3. existem muitos adaptadores VGA para HDMI, VGA para Display Port, VGA para DVI e vice-versa;
  4. apesar da obsolescência "moral" - a interface é suportada por uma variedade de equipamentos de áudio e vídeo e ainda é muito procurada.

*

Perguntas populares sobre conexão e seleção de cabos

Opção 1: o monitor e o computador têm a mesma interface (HDMI ou porta de vídeo)

Talvez esta seja a opção mais favorável. Em geral, basta comprar um cabo HDMI padrão (por exemplo), conectar os aparelhos a ele e ligá-los. Nenhuma configuração adicional é necessária: a imagem é exibida imediatamente no monitor.

Cabo HDMI clássico

Importante!

Se a conexão HDMI estiver quente, a porta pode queimar! Como evitar isso e o que fazer (se o monitor / TV via HDMI não funcionar) é descrito neste manual.

*

Opção 2: os dispositivos possuem interfaces diferentes. Por exemplo, em um laptop HDMI, em um monitor VGA.

Essa opção é mais difícil ...

Aqui, além do cabo, é necessário comprar um adaptador especial (às vezes o custo desses adaptadores chega a 30% de um monitor novo!). É melhor comprar o cabo e o adaptador como um conjunto (de um mesmo fabricante).

Observe também que PCs / laptops mais antigos com conectores VGA / DVI podem simplesmente não "produzir" imagens de alta definição se você quiser conectar um monitor / TV grande a eles.

Adaptador HDMI para VGA

Porta de exibição para adaptador HDMI

Existem muitos adaptadores à venda agora que garantem a interação de diferentes interfaces entre si (VGA, Display Port, HDMI, DVI, USB Type-C).

👉 Conselho!

Quase qualquer adaptador pode ser pedido por uma "ninharia" em uma loja online chinesa

*

Como conectar mais de um monitor a um laptop

Uma pergunta bastante popular ...

Normalmente, a maioria dos laptops tem apenas uma porta HDMI (VGA) e, claro, apenas um monitor pode ser conectado. Para conectar um segundo monitor, você precisa de um especial. adaptador (uma espécie de analógico de uma placa de vídeo externa).

Esse adaptador é conectado a uma porta USB comum: a saída tem interfaces VGA e HDMI (veja a foto 👇). Deixo um link para a instrução com configurações mais detalhadas abaixo.

👉 Socorro!

Como conectar dois monitores a um computador (ou laptop) - veja as instruções

Aparência do adaptador

2 monitores estão conectados ao laptop!

*

E se eu pegar versões diferentes do conector HDMI

Se você se refere ao fator de forma - ou seja, Micro e o tamanho clássico dos conectores, então para conectá-los você precisa de um especial. cabo (possivelmente um adaptador).

Se estivermos falando em conectar uma placa de vídeo que suporte o padrão HDMI 1.4 (com 3D), por exemplo, a um monitor com HDMI 1.2, então os aparelhos funcionarão de acordo com o padrão HDMI 1.2 (sem suporte 3D).

*

O comprimento do cabo é importante? A qual interface você deve dar preferência?

Sim, o comprimento do cabo é muito importante. Quanto mais longo o cabo, mais fraco o sinal, maior a probabilidade de várias interferências, etc. Por exemplo, no caso geral, é indesejável que seu comprimento exceda 1,5 ÷ 3 m.

Claro, a interface que você escolhe também afeta o comprimento. Por exemplo, a interface HDMI permite que você use um cabo de até 10 metros de comprimento (e com um amplificador, de até 25-30!). Enquanto o mesmo cabo VGA com mais de 3 m pode "estragar" significativamente a imagem.

Quanto à qualidade, hoje uma das melhores imagens é fornecida por HDMI e Display Port (resolução de até 4K, com transmissão simultânea de um sinal de áudio, e quase sem interferências).

USB clássico e USB tipo C

A propósito, em novos laptops e PCs você pode encontrar Conector USB tipo C ... Ele, é claro, ainda não foi amplamente utilizado, mas parece promissor.

Permite conectar o monitor "a quente" ao PC, transmitindo simultaneamente os sinais de áudio e vídeo. Em alguns casos, nem mesmo energia adicional é necessária para o monitor - há energia suficiente da porta USB.

*

PS

Talvez um artigo sobre como conectar corretamente um monitor a um laptop seja útil para você (instruções em etapas).

*

Adições sobre o tópico são bem-vindas!

É tudo por hoje, boa sorte a todos!

👣

Publicado pela primeira vez: 16.07.2018

Correção: 28/09/2020