Interessante

Configurações do BIOS do laptop (em imagens)

Dia bom.

Você trabalha no seu computador, trabalha e então ... bam 😢, e você precisa reinstalar o sistema, ou ligar as teclas de função, ou desligar as portas USB, etc. Você não pode fazer sem configurar o BIOS ...

No meu blog, muitas vezes toco no tópico BIOS (já que uma série de tarefas simplesmente não podem ser resolvidas sem configurá-la de todo!), Mas não há um tópico generalizante no qual todos os termos e parâmetros básicos seriam analisados.

Então, na verdade, este artigo nasceu ...

Nota: As configurações do BIOS são baseadas no laptop Lenovo B70 como exemplo.

Muitos parâmetros, nomes de seções e guias serão semelhantes a outras marcas e modelos de laptops. Acho que reunir toda a variedade de marcas e todos os tipos de versões em um artigo (ou mesmo em uma seção do site) é simplesmente irrealista ...

*

Seções e configurações principais

Como entrar na BIOS

Acredito que o primeiro ponto para começar este artigo é com a questão de entrar na BIOS (caso contrário, não haverá nada para configurar ✌).

Na maioria dos modelos de PC / laptop, para entrar na BIOS, você precisa pressionar o botão F2 ou Del (às vezes F1 ou Esc) imediatamente após ligar o dispositivo.

Alguns laptops (por exemplo, Lenovo) têm um botão dedicado Recuperação (que é pressionado em vez do botão liga / desliga). Depois disso, normalmente, aparece uma placa (como na foto abaixo) - para configurar o BIOS, selecione o item Configuração da BIOS .

Configuração da BIOS

Também recomendo a leitura dos artigos em meu blog sobre como entrar na BIOS (links abaixo).

👉 Ajudar!

1) Como entrar na BIOS em um computador / laptop.

2) Como entrar no BIOS no laptop Lenovo.

*

Botões de controle

Na BIOS, todas as configurações devem ser definidas usando o teclado (o que é um pouco assustador para usuários novatos que estão acostumados a fazer tudo no Windows com o mouse).

Nota: versões mais modernas do BIOS (ou seja, UEFI) - suporte ao controle do mouse.

Também é importante notar que todas as configurações são definidas em inglês (embora a maioria das configurações sejam fáceis de entender o que significam, mesmo para aqueles que não aprenderam inglês).

E então, agora sobre os botões ...

Chamo sua atenção para o fato de que em quase todas as versões do BIOS na parte inferior da tela (ou à direita), todos os botões de controle mais básicos são escritos com os quais ele é configurado.

Botões de controle inferior / laptop Dell Inspiron

De um modo geral, os botões são os seguintes:

  • setas → ↓ ↑ ← - são usadas para mover o cursor (alterar parâmetros);
  • Enter - a chave principal para entrar nas seções (bem como para selecionar certos parâmetros, trocar itens);
  • Esc - sai da BIOS sem salvar as configurações (ou sai de uma seção específica);
  • + / PgUp ou - / PgDn - aumenta / diminui o valor numérico de um determinado parâmetro, ou troca-o;
  • F1 - ajuda breve (somente para páginas de configuração);
  • F2 - dica para o item selecionado (não em todas as versões do BIOS);
  • F5 / F6 - altera os parâmetros do item selecionado (em algumas versões do BIOS, eles também podem ser usados ​​para restaurar as configurações alteradas);
  • F9 - informações do sistema (carregando configurações seguras);
  • F10 - salva todas as alterações no BIOS e sai.

👉 Importante!

Em alguns laptops, para que as teclas de função (F1, F2 ... F12) funcionem, você deve pressionar a combinação de botões Fn + F1, Fn + F2 ... Fn + F12. Normalmente, essas informações são sempre indicadas na parte inferior (direita) da janela.

*

Seções e guias

Em formação

A guia principal no BIOS do laptop que você vê ao entrar. Fornece informações básicas sobre o laptop:

  1. sua marca e modelo (veja a foto abaixo: Nome do produto Lenovo B70-80). Esta informação é extremamente necessária, por exemplo, na procura de motoristas;
  2. Versão do BIOS (se você está pensando em atualizar o BIOS, as informações serão extremamente úteis);
  3. o número de série do seu dispositivo (não está disponível em todos os lugares e as informações são quase inúteis);
  4. modelo do processador (CPU - Intel Core i3-5005U 2,00 GHz);
  5. modelo de disco rígido;
  6. Modelo da unidade de CD / DVD e outras informações.

em formação

Em geral, esta guia é altamente recomendada para visitar quando você quiser descobrir informações sobre seu hardware.Também nos casos em que um novo equipamento foi conectado e você não sabe se foi detectado corretamente.

*

Configuração

Uma das guias principais para definir vários parâmetros. Em diferentes laptops, a guia contém diferentes configurações, os principais parâmetros são:

  1. Hora / data do sistema - definir a data e hora (muitas vezes no Windows a hora se perde e às vezes não pode ser definida até que a guia correspondente no BIOS seja configurada);
  2. Sem fio - Adaptador Wi-Fi, aqui você pode desativá-lo ( nota: Habilitado - habilitado, Desabilitado - desabilitado) Se você não trabalha com redes Wi-Fi, é recomendável desconectar o adaptador, pois consome bastante energia da bateria (mesmo quando você não está conectado a uma rede Wi-Fi);
  3. Modo Sata Conroller - modo de operação do disco rígido. Este é um tópico bastante amplo. Aqui direi que o funcionamento do seu disco rígido depende significativamente do parâmetro selecionado (por exemplo, a sua velocidade). Se você não sabe o que definir, deixe tudo como padrão;
  4. Configurações do dispositivo gráfico - um parâmetro que permite configurar o funcionamento das placas de vídeo (em laptops com duas placas de vídeo: integradas e discretas). Em alguns casos (por exemplo, ao trabalhar com o Windows XP ou quando você deseja economizar o máximo possível de energia da bateria), você pode desativar a placa de vídeo discreta aqui (nota: é provável que ocorra degradação do desempenho em jogos) ;
  5. Bip de energia - ativar / desativar a campainha do alto-falante. Na minha opinião, para um laptop moderno de uso diário, isso é uma coisa inútil (era relevante antes, há 10 anos);
  6. Tecnologia Virtual Intel - virtualização de hardware, que permite que você execute várias instâncias de sistemas operacionais (sistema operacional convidado) em um computador físico. Geralmente não para usuários novatos;
  7. BIOS Back Flash - se você deseja atualizar seu BIOS antigo para uma nova versão (ou seja, flash) - ative esta opção;
  8. Modo HotKey - modo de operação das teclas funcionais. Se a opção estiver habilitada: em vez do usual, digamos, F1-F12 para atualizar a página no navegador ou obter ajuda, você pode usar os recursos de multimídia - adicionar ou desativar som, brilho, etc. Para usar o F1-F12 usual valores, você precisa pressioná-los junto com a tecla Fn.

Configuração

*

Segurança

A guia para definir a segurança (para alguns usuários - um dos principais). Aqui você pode definir senha do administrador para acessar as configurações do BIOS ou para acessar o disco rígido.

👉 Importante!

Use essas senhas com muito cuidado. O fato é que se você esquecer, em alguns casos terá que entrar em contato com os centros de atendimento.

Você também pode tentar redefinir a senha sozinho. Já falei sobre isso aqui.

Os principais itens de configuração nesta seção:

  1. Definir senha de administrador - definir uma senha de administrador;
  2. Definir senha hard dick - definir uma senha para acessar o disco rígido;
  3. Modo de segurança - inicialização segura (ativado / desativado). A propósito, a inicialização segura é exibida apenas se você tiver o modo de inicialização UEFI definido.

Segurança

*

Bota

Seção de download. Também uma das seções mais utilizadas, quase sempre é necessária para edição ao instalar o Windows.

O modo de inicialização também é definido aqui: UEFI (o novo padrão é para Windows 8/10) ou o método de inicialização antigo (Legacy, para Windows 7, XP).

Nota: novos itens para editar a fila de download aparecerão depois de salvar as configurações e entrar neste menu novamente!

👉 A propósito!

Se o suporte para o modo antigo estiver habilitado, você pode (até mesmo precisa!) Alterar a prioridade de inicialização dos dispositivos (por exemplo, primeiro verifique os dispositivos USB, depois tente inicializar a partir do CD / DVD e, em seguida, do HDD).

👉 Ajudar!

Como criar uma unidade flash USB de instalação com Windows para modo de inicialização UEFI e para Legacy - você pode aprender com este artigo

Configurações básicas neste menu:

  1. Modo de inicialização : modo de inicialização, UEFI ou Legacy (descrito a diferença acima);
  2. Inicialização rápida : modo de inicialização rápida (nenhum logotipo será mostrado, somente dispositivos embutidos serão suportados durante a inicialização: teclado, monitor, etc.). Funciona apenas com o modo de inicialização: UEFI.
  3. Boot USB : Permitir / Negar inicialização a partir de dispositivos USB.
  4. Inicialização PXE para LAN : esta opção permite inicializar o computador pela rede (inicialmente, será feita uma tentativa de inicializar o sistema operacional a partir do servidor usando a rede local. Na minha opinião, para a maioria dos usuários, esta é uma função inútil).

Bota

Nota: é importante notar que, na nova versão do UEFI, a capacidade de aumentar itens de menu usando o botão F6 parou de funcionar, mas ainda era possível diminuir outro item com o botão F5.

*

Saída

Acho que todo mundo conhece essa palavra - é traduzida do inglês como resultado ... Esta seção também é usada em quase todos os laptops (e PCs) para redefinir as configurações para o ideal (ou seguro).

Pontos chave:

  1. Sair das alterações do Saveng - saia e salve as configurações alteradas no BIOS;
  2. Sair descartando alterações - saia da BIOS sem salvar as configurações;
  3. Descartar mudanças - desfazer todas as alterações nas configurações feitas durante a sessão atual;
  4. Salvar alterações - salvar alterações nas configurações;
  5. Carregar alterações de padrões - carregue as configurações padrão do BIOS (como eram quando você comprou seu laptop). Normalmente são usados ​​em caso de funcionamento instável do dispositivo, ou nos casos em que o usuário mudou algo e não lembra mais ...
  6. Padrões otimizados do sistema operacional - configurações otimizadas para sistemas operacionais específicos (nem todos os laptops têm essa opção. Isso simplifica e acelera a configuração do BIOS).

Saída

*

Como escolher em qual dispositivo inicializar um laptop (menu de inicialização)

Para não entrar nas configurações do BIOS e não selecionar (não definir) a fila de inicialização, é muito conveniente usar o menu de inicialização, chamando-o apenas quando você precisa inicializar a partir de uma unidade flash USB (por exemplo). Aqui está um artigo de referência sobre este tópico (link abaixo).

👉 Ajudar!

Teclas de atalho para entrar no menu BIOS, Menu de inicialização, recuperação de uma partição oculta.

Chamando o menu de inicialização, você verá a lista usual de dispositivos a partir dos quais você pode inicializar. Na maioria das vezes, esta lista contém (exemplo na foto abaixo):

  1. HDD;
  2. Unidade flash USB, disco;
  3. a capacidade de inicializar pela rede (LAN).

Inicializando de um pendrive Kingston

Use as setas e a tecla Enter para selecionar um dispositivo para inicializar. Em geral, como na configuração normal do BIOS.

*

Isso conclui o artigo. Para acréscimos no tópico - agradeço antecipadamente!

Tenha um bom dia!

👋

Primeira publicação: 26/03/2017

Correção: 15/01/2020