Interessante

O computador não vê a câmera, o que devo fazer?

Pergunta do usuário

Olá.

Comprei uma nova câmera, conectei-a ao meu laptop e ... nada acontece. O laptop não o vê (não o vê de todo)! O que pode ser feito neste caso?

Dia bom!

Infelizmente, esse problema não é tão raro (apesar do fato de que o Windows e o enchimento de câmeras estão ficando mais inteligentes a cada ano). No entanto, na maioria dos casos, o problema está em alguma coisa que você pode resolver sozinho (falarei sobre isso neste artigo).

Portanto, antes de levar a câmera para o serviço (e pagar pelo diagnóstico lá), tente seguir as recomendações do artigo ...

*

Razões pelas quais o PC pode não ver a câmera

Se a câmera for nova ...

Se você acabou de trazer o dispositivo da loja (foi entregue por correio, chegou pelo correio etc.), provavelmente a bateria está fraca. Ao mesmo tempo, muitos usuários geralmente acreditam que compraram um dispositivo quebrado ...

E o fato é que muitos fabricantes de equipamentos fornecem baterias praticamente descarregadas. para zero (aparentemente, isso é mais seguro durante o transporte).

A propósito, em muitas câmeras o carregador mostra o estado da bateria. Basta inserir a bateria no carregador e conectar o dispositivo à rede elétrica.

Por exemplo, no carregador da minha câmera Canon - o LED vermelho acende quando a bateria está fraca. Quando está carregando, o LED verde acende.

Carregador de câmera Canon

Além disso, se estivermos falando sobre uma nova câmera - verifique contatos de bateria: muitas vezes são colados com especiais. fita adesiva (a mesma segurança durante o transporte). A propósito, a fita adesiva quase não dá para notar (e não tão amarelo-brilhante como na foto abaixo)!

Os contatos da bateria são selados

A propósitoEsse tipo de colagem ocorre nas baterias de muitos dispositivos: telefones, câmeras, laptops, etc. Muitos usuários geralmente não percebem essa colagem e inserem a bateria no dispositivo.

Naturalmente, o aparelho não funciona, e eles o carregam de volta, entregam-no como inoperante (é preciso ver o rosto deles ao arrancar o adesivo ...). Estes são os prós e os contras de comprar um dispositivo desempacotado ...

*

A câmera conectada está ligada?

Verifique se sua câmera está ligada. O fato é que se você conectar uma câmera desligada à porta USB de um computador, na maioria dos casos nada acontecerá (apenas alguns modelos permitem que você trabalhe com elas sem ligá-las).

O dispositivo conectado à porta USB está ligado?

Também recomendo que, quando o dispositivo estiver conectado ao USB, tente desligá-lo e ligá-lo novamente. Nesse caso, geralmente, o Windows inicia o Assistente para adicionar novo hardware e instala automaticamente os drivers para ele (pelo menos se você tiver uma versão moderna do Windows 10).

A propósito, em geral, idealmente, o computador deve ver se algum dispositivo está conectado a ele e reagir quando ele for conectado (som; mais uma mensagem de que está tudo bem, ou que o dispositivo não é reconhecido e os drivers para ele podem ser encontrado no modo automático Não funcionou).

Se os drivers não foram encontrados e instalados ...

*

Não há driver para o dispositivo (instalado torto)

Talvez esta seja a opção mais comum. Em geral, alguns modelos de câmeras vêm com CDs com um conjunto de drivers, enquanto outros não. Mas para todos os modelos - você pode encontrar o driver no site oficial. Em primeiro lugar, é assim que recomendo atualizar o driver.

Para Canon - de. local na rede Internet

Para Nikon - //downloadcenter.nikonimglib.com/en/index.html

Para Sony - //www.sony.com/electronics/support/cameras-camcorders

Para Panasonic - //rus.panasonic.ru/download/driver/

Para Samsung - //www.samsung.com/ru/support/

*

Nos casos em que o driver oficial não está instalado (ou você não consegue encontrar / baixar, etc.), você pode tentar atualizar o driver usando o Windows.

Para fazer isso, primeiro você precisa abrir 👉 gerenciador de Dispositivos (para abri-lo, vá ao painel de controle do Windows - e digite na barra de pesquisa "Expedidor ..." ).

Painel de Controle do Windows 10 / abrir Gerenciador de Dispositivos

Em seguida, no gerenciador de dispositivos, encontre o dispositivo com um ponto de interrogação amarelo (este é o hardware para o qual nenhum driver foi encontrado).

Clique em tal dispositivo com o botão direito do mouse, e no menu que aparece, clique - atualizar driver ... Em seguida, siga as instruções do Assistente de instalação do Windows.

Gerenciador de Dispositivos - Atualizar Driver

*

Você também pode tentar procurar o driver usando especialista. identificadores que cada peça de equipamento tem, cada peça de ferro. Como isso é feito - 👉 veja esta entrada.

*

E mais Vou recomendar utilitários especiais para atualização automática de driver (link para o artigo com eles - //ocomp.info/update-drivers.html). Depois de instalá-los e executá-los, eles verificarão automaticamente seu computador (farão uma varredura) e encontrarão novos drivers para vários hardwares. Você apenas tem que concordar com a atualização ...

*

Problema de cabo

Não é incomum quando um cabo usado com freqüência para conectar a câmera a um PC está danificado (por exemplo, devido ao dobramento frequente do cabo, veja a foto abaixo). A propósito, às vezes, os micro-danos não são visíveis a olho nu - portanto, recomendo verificar o cabo com outro dispositivo (por exemplo, você pode conectar um telefone ou outra câmera através dele).

O cabo USB está danificado ...

*

Problema de porta USB

Tente conectar outro dispositivo à mesma porta USB: telefone, unidade flash, disco, etc. Eles funcionam, o Windows os detecta?

Unidade típica do sistema

Também Observo que, em computadores, muitos usam portas USB no painel frontal da unidade de sistema (ou no teclado, monitor), e muitas vezes podem não estar conectados ou falhar durante a operação (tais estatísticas ...). Portanto, eu recomendo conectar o dispositivo às portas USB na parte traseira da unidade do sistema como um teste.

👉 Ajudar!

As portas USB não funcionam - o que fazer ->

O mesmo se aplica a laptops: a câmera não funciona com uma porta, tente outra.

Além disso, observe que as portas USB podem ter padrões diferentes - USB 2.0 e USB 3.0. Pode valer a pena tentar conectar a uma porta USB do padrão exigido.

Outro caso em questão: USB 2.0 e USB3.0

Como diferenciar uma porta USB 3.0 de uma porta USB 2.0

*

Infecção de um computador com vírus (ou vice-versa, um bloqueio de portas USB com um antivírus)

Alguns tipos de vírus tornam inacessível o funcionamento de dispositivos conectados a portas USB (por exemplo, eles ocultam pen drives, câmeras, telefones conectados. Aparentemente com o objetivo de impedir que o usuário baixe o antivírus e os remova).

Portanto, a primeira coisa que recomendo fazer é afastar o computador com um antivírus moderno e especial. utilitários para neutralizar malware e adware. Links para artigos relevantes são fornecidos abaixo.

Os melhores antivírus clássicos deste ano - veja esta postagem ->

Programas para remover adware e malware - //ocomp.info/dlya-udaleniya-malware.html

Removendo vírus de seu computador que o antivírus clássico não consegue ver - //ocomp.info/esli-antivirus-ne-vidit-virusov.html

Se um vírus e adware não foram detectados, também recomendo desativar o antivírus instalado durante a verificação. Não importa o quão ridículo possa parecer, na pressa para salvar o usuário de vírus de drives flash, não é incomum que os antivírus simplesmente bloqueiem todos os dispositivos USB conectados.

A maioria dos antivírus modernos pode ser desabilitada de forma bastante simples, por exemplo, para o Avast - basta abrir o ícone da bandeja, selecionar "Gerenciar telas do Avast" e no menu suspenso especificar a hora em que você desabilita o antivírus ...

Desative o antivírus Avast por 1 hora

*

Saída

Se tudo isso não ajudar e você precisar tirar fotos da câmera, tente remover a unidade flash USB dela e conecte-a diretamente ao leitor de cartão no PC / laptop.

Se não houver um leitor de cartão (ou se já estiver desatualizado e não conseguir ver o pen drive da câmera), você pode comprá-lo em qualquer loja de informática.

Os modelos modernos têm o tamanho de uma unidade flash USB comum e são conectados a uma porta USB - ou seja, será possível trabalhar com ele em qualquer computador (exemplo da foto abaixo).

Leitor de cartão conectado ao laptop

👉 Suplemento!

Você pode achar útil um artigo sobre como comprar produtos na loja chinesa Aliexpress com descontos.

A propósito, você pode encomendar o mesmo leitor de cartão por apenas algumas centenas de rublos.

👉 Ajudar!

Como transferir uma foto de uma câmera para um computador - várias opções

*

RESULTADOS

  1. se a câmera for nova, verifique os contatos da bateria (se não estiverem lacrados com fita). Carregue também a bateria totalmente antes de conectar o dispositivo ao PC / laptop;
  2. atualize os drivers no Windows para o modelo da sua câmera;
  3. verifique a operabilidade das portas USB e a integridade do cabo com o qual você conectou o dispositivo;
  4. verifique se há vírus e adware em seu computador;
  5. você pode obter uma foto da câmera se remover a unidade flash USB dela e conectá-la ao leitor de cartão do seu laptop / PC (se não houver leitor de cartão, pode ser comprado em qualquer loja de informática (custa um centavo ...));
  6. se tudo isso não ajudar, entre em contato com algum serviço (é possível que seu dispositivo ainda esteja na garantia - verifique os documentos para ele).

*

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Boa sorte a todos!

👋

Primeira publicação: 30/01/2018

Correção: 02/10/2020