Interessante

"Não há imagem na tela do monitor, o Windows não carrega, mas o computador está funcionando." O que fazer?

Pergunta do usuário

Olá.

Diga-me o que você pode fazer com o "problema" ... Ligo o computador, aparece uma inscrição na tela "pressione DEL para entrar no SETUP" (sempre foi) depois desaparece e ... é isso. Então não há mais nenhuma imagem na tela, o Windows não está carregado e o computador está funcionando (as luzes estão piscando, fazendo barulho, etc.).

{o resto da questão é eliminado como não informativo. Se algo aconteceu com o PC antes, isso não foi indicado ...}

Olá.

Uma pergunta bastante popular e "complicada", uma vez que nada inequívoco pode ser dito (existem muitas razões para este "comportamento" do computador ...). 😢

E nesse sentido, pensei que seria muito mais correto dar uma sequência aproximada de ações que te ajudem a "chegar mais perto" de uma solução / eliminação (pelo menos, diagnosticar a causa exata).

Então...

Nota: desde algumas das dicas abaixo são bastante "universais", esta nota é bastante relevante para PCs e laptops.

*

Variantes do problema

👉 Opção 1: o logotipo do fabricante pisca na tela, mas o Windows não carrega mais

Nesse caso, muitas vezes, algum pequeno texto pode aparecer na tela, geralmente é algum tipo de erro (aliás, recomendo anotá-lo - via de regra, sabendo disso, você pode restringir o círculo de problemas e localizar uma solução mais rápida).

Por exemplo, um erro muito comum "Reinicializar e selecionar ..." (👇).

Exemplo de erro

No entanto, em alguns casos, nada parecido com isso aparece (ou imediatamente quando você tenta inicializar o Windows - uma tela azul aparece).

Mas mais sobre isso depois ...

*

Verifique se a unidade foi detectada no BIOS (UEFI)

Para começar, eu recomendaria 👉 ir para as configurações do BIOS (UEFI) e verificar se o disco foi detectado lá (de preferência, você deve ver facilmente o nome e o modelo da sua unidade nele 👇).

Nota: normalmente, as informações sobre as unidades conectadas são exibidas no BIOS ou na primeira guia principal "Principal" , ou na subseção "Configuração de Armazenamento" ... Alguns exemplos - veja abaixo. 👇

O disco foi detectado no UEFI!

Configuração de armazenamento - ASRock UEFI

👉 Se o disco não for detectado na BIOS, todas as recomendações adicionais abaixo não serão relevantes ...

Você deve primeiro verificar a exatidão de sua conexão (e garantir que "apareça" no BIOS) e, a esse respeito, eu recomendaria o seguinte:

  1. redefinir as configurações do BIOS para o melhor;
  2. tente reconectar o cabo SATA à unidade (é possível que ele apenas tenha saído);

    Cabo SATA - o que parece

  3. também vale a pena tentar conn. Cabo SATA para outro soquete no tapete. placa (se possível, substitua o próprio cabo SATA);
  4. se não houver resultado, remova o disco da unidade de sistema (laptop) e tente 👉 conectá-lo a outro computador (você pode usar adaptadores / adaptadores USB).

*

Redefina as configurações do BIOS (UEFI) para o melhor

Se você alterou as configurações do BIOS no dia anterior (ou conectou algo de um novo equipamento a um PC, houve um pico de energia, etc.) - Eu recomendo redefinir as configurações do BIOS (UEFI) para a opção padrão.

A maneira mais fácil de fazer isso é encontrar uma bateria na placa-mãe ("na forma de um tablet", veja a tela abaixo 👇) e removê-la por 3-5 minutos. Por precaução, também dou instruções com outros métodos.

👉 Ajudar!

Como redefinir as configurações do BIOS (+ redefinir senha) no laptop e PC

Qual é a aparência da bateria no tapete. borda

*

Verifique o status do disco, tente restaurar o bootloader

Além disso, para diagnósticos, precisamos LiveCD-stick (ele será inicializado independentemente do estado da sua unidade). Como prepará-lo corretamente - tenho uma nota separada em meu blog (👇).

👉 Ajudar!

1) LiveCD para recuperação de desastres do Windows (como se preparar).

2) Como inicializar a partir de um stick USB ou HDD externo

Para ver o status do disco - eu recomendaria usar o utilitário 👉 Victoria (felizmente, ele funciona bem com todos os LiveCDs).

Victoria - verificação de disco

Vou dar um exemplo de verificação para o novo Victoria (5ª versão). Nele, após o lançamento, na guia "Informações do motorista" primeiro você precisa selecione a unidade (seta-2 👇).

Seleção de disco

Em seguida, vá para a guia "INTELIGENTE" (este é um autodiagnóstico do disco) e veja seu estado / status. Se não houver problemas óbvios com o disco, geralmente seu status é "Bom" (bom 👇).

SMART View

Depois, na aba "Teste e Reparo" Eu recomendo fazer um teste rápido do disco (botão "Rápido" ) Se tudo estiver em ordem com o disco - após a conclusão, você verá a mensagem "sem avisos, sem erros ..." . 👇

Varredura rápida

👉 Ajudar!

Diagnóstico e verificação de disco em 5 minutos. para iniciantes (teste rápido no novo Victoria 5)

*

Se Victoria mostrou que o disco está "íntegro", eu aconselho você a executar a ferramenta de recuperação Bootloader do Windows (se você usar o LiveCD recomendado acima, então é muito simples ... 👇).

👉 Ajudar!

Como reparar o carregador de inicialização do Windows 10 se o sistema operacional não inicializar

Ferramenta de recuperação do Windows - LiveCD

*

Instale um segundo sistema operacional no disco (sem excluir dados dele)

Se o sistema operacional não "reviver", pode valer a pena tentar instalar um segundo Windows (além disso, fazê-lo de forma a não excluir nenhuma informação atual do disco).

Este procedimento não é complicado: primeiro você precisa inicializar a partir do LiveCD-flash drive e executar a ferramenta "Gerenciamento de Disco" (👇).

Em seguida, clique com o botão direito no volume para isso (partição do disco) na qual você tem espaço livre - e selecione o item "Encolher" .

Gerenciamento de disco - Diminuir volume

Depois disso, especifique o espaço necessário para uma nova partição do Windows (geralmente cerca de 25-40 GB é necessário).

Lugar para uma nova seção

Em seguida, você notará que parte do espaço livre foi alocado para uma nova partição no disco. É marcada como área não alocada. Eu recomendo clicar com o botão direito sobre ele e criar um volume simples (sistema de arquivos - NTFS).

Crie um volume simples

Depois disso, você pode iniciar 👉 a instalação normal do sistema operacional Windows. Na etapa de escolha de um disco para o sistema operacional, é claro, você deve especificar a partição criada.

👉 Ajudar!

Como reinstalar o Windows 10 (sem perda de dados)

Selecionando nossa seção

*

👉 Opção 2: nada aparece no monitor, ele sempre tem uma "tela preta"

Verifique a condição do cabo de vídeo e a energia do monitor

A primeira coisa que aconselho a começar é verificar a condição do cabo de alimentação do monitor (ele está conectado a uma tomada, o LED do monitor está aceso?). Em seguida, preste atenção ao cabo de vídeo, na maioria das vezes, agora é HDMI (o contato foi para onde?). Banalidades, mas respondem pela metade dos casos ...

Além disso, se possível, tente conectar um monitor usando uma interface diferente (em vez do mesmo HDMI, a placa de vídeo e o monitor geralmente possuem DVI, VGA, por exemplo).

VGA, DVI, HDMI, Display Port - interfaces de conexão do monitor

👉 Ajudar!

Conectores de monitor (VGA, DVI, HDMI, porta de vídeo). Qual cabo e adaptador são necessários para conectar o monitor a um laptop ou PC

Se você tiver um segundo PC (ou laptop), não seria supérfluo verificar imediatamente o desempenho do monitor (conectando o dispositivo a ele). Felizmente, isso é feito de forma muito simples: basta conectar os dispositivos uns aos outros usando HDMI ... 👇

👉 Ajudar!

Como conectar um monitor a um laptop - instruções para iniciantes

O monitor está conectado ao laptop - a imagem é a mesma ali e ali!

*

Desconecte todos os itens "desnecessários" do PC e redefina as configurações do BIOS (UEFI)

👉 Abaixo "supérfluo" entende tudo que pode ser desativado:

  • teclado, mouse, impressora, cabos de rede, etc.;
  • discos rígidos, unidades de disquete (CD-Rom), etc.;
  • remova todas as tiras de RAM (limpe-as do pó 👇) e insira apenas 1 placa de volta! (no momento do diagnóstico);
  • se você tiver uma placa de vídeo integrada (APU), desconecte a placa de vídeo discreta por um tempo (se houver outra placa de vídeo funcionando na loja, é aconselhável instalá-la).

Limpar as tiras de RAM com uma borracha e um pincel

*

👉 Após (ainda é cedo para ligar) é necessário retirar a bateria do tapete. e aguarde de 3 a 5 minutos (observação: em seguida, reinstale-o). Isso redefinirá todas as configurações e predefinições do BIOS.

Qual é a aparência da bateria no tapete. borda

*

👉 Agora vale a pena tentar ligar o computador.Se "ganhar vida" - em qualquer caso, você deverá ver algumas "inscrições" na tela (pelo menos que o disco rígido não foi encontrado ...).

Dispositivo de inicialização não encontrado - dispositivo de inicialização não encontrado (exemplo do que pode aparecer 👆)

Nesse caso, tente conectar o disco rígido com o próximo dispositivo e ligue o PC novamente. Então, passo a passo, conectando um dispositivo por vez e testando o PC a cada vez, você encontrará o "culpado" ...

*

👉 Em casos, quando o PC, depois de todas as manipulações, não dava sinais de vida - na minha opinião, vale a pena passar a verificar cada componente separadamente: mate. placas, CPUs, placas de vídeo, etc. Caso não existam peças sobressalentes para diagnóstico no domicílio, é melhor entrar em contato com o serviço ...

*

Adições sobre o tópico são, obviamente, bem-vindas!

Tudo de bom!

👋