Interessante

Como verificar se há vírus em seu telefone e removê-los (Android)

Bom tempo!

Muitos vírus no telefone são traiçoeiros, pois por enquanto não se manifestam de forma alguma: até que de repente você descobre que o dinheiro do seu celular sumiu em algum lugar. É aqui que surgem dúvidas sobre se o Android pegou algum tipo de vírus ... 👀

Em geral, os sinais mais comuns de infecção do Android são:

  • banners pop-up, publicidade intrusiva (onde nunca antes);
  • perda de dinheiro do saldo do telefone;
  • travamentos frequentes do dispositivo, reinicializações;
  • instalação e atualização espontânea de aplicativos;
  • a incapacidade de visitar alguns sites, etc.

Devo observar que atualmente o número de vírus para dispositivos Android está crescendo em alguma progressão (aparentemente devido ao fato de que é mais fácil "lucrar" com algo de um telefone do que de um PC).

Geralmente, neste artigo quero considerar várias opções simples e eficazes para verificar e remover vírus de dispositivos Android (telefone, tablet). Também lhe darei os truques e truques mais frequentes dos criadores de vírus, as principais medidas de proteção para resistir a eles.

Espero que esta informação ajude você a colocar seu dispositivo de volta nos trilhos e economizar dinheiro. Agora, indo direto ao ponto ... 👌

*

Verifique e remova vírus do seu telefone

Se o menu abrir e você puder instalar aplicativos

Usando antivírus no Android

Talvez esta seja a maneira mais óbvia e rápida (ajudará contra a maioria dos vírus).

O algoritmo de ações é aproximadamente o seguinte:

  1. vá para 👉 Google Play (se não funcionar, você pode usar seus análogos);
  2. instalar um dos antivírus mais conhecidos: AVG, Norton, Avast, etc. (falei sobre o melhor deles neste artigo);

    Instalando antivírus (sem indícios de anúncios AVG)

  3. atualizar bancos de dados de antivírus;
  4. conduzir uma verificação completa do telefone;
  5. siga as instruções do software antivírus.

    AVG - verificar telefone

*

Infelizmente, alguns vírus não podem ser removidos dessa forma (eles podem bloquear ativamente algumas funções do software de segurança e interferir na limpeza).

👉 Suplemento!

Alguns vírus bloqueiam o acesso ao Google Play Market. Nesse caso, para baixar o antivírus, use seus homólogos.

*

Usando antivírus em um computador

Alguns telefones Android podem ser conectados a um computador como uma unidade USB (nota: se for uma unidade USB, isso significa que pode ser verificado quanto a vírus, como uma unidade normal!).

Algoritmo:

  1. primeiro conecte o telefone ao computador por meio de um cabo USB;
  2. mais adiante nas configurações do Android, veja a subseção "Conectar como" , Quais são as opções. Você deve selecionar "armazenamento USB" (eu enfatizo: nas versões mais recentes do Android, este recurso foi removido);

    Conecte como pen drive

  3. além disso, abrindo o antivírus (ou indo para "Meu computador"), você deverá ver outro novo disco (pode haver dois deles: memória do telefone e unidade flash). Basta selecioná-los e executar uma verificação antivírus. Um exemplo é mostrado na imagem abaixo.

    Verificar com AVG

*

Se alguns menus e configurações não abrirem

Opção mais problemática. Freqüentemente, perde alguns dados do usuário.

Recomendo que, antes de reiniciar o telefone, tente 👉 carregá-lo no modo de segurança (muito semelhante ao modo de segurança do Windows: apenas os aplicativos mais necessários também serão carregados, sem os quais o funcionamento normal do telefone não pode ser realizado).

*

Removendo pelo modo de segurança

Muitos softwares antivírus funcionam normalmente no modo normal de telefone e absolutamente não podem no modo de segurança (por exemplo, vários banners, mensagens pop-up e piscando, complementos do navegador, etc. "lixo").

Para entrar no modo de segurança:

  1. pressione e segure o botão liga / desliga para exibir o menu de serviço com uma proposta para desligar / reiniciar o telefone;
  2. em seguida, o item "desligamento" (não deve ser confundido com o botão físico na lateral do telefone), mantenha pressionado por 2 a 5 segundos;
  3. uma janela deve aparecer solicitando que você entre no Modo de segurança - basta clicar em OK. Veja o exemplo abaixo. 👇

Entrando no Modo de Segurança

Nota: para sair do modo de segurança - apenas reinicie o dispositivo.

*

No modo de segurança, você também pode ir ao Google Play Market, baixar um antivírus e verificar o telefone com ele (além disso, como o telefone começou com um conjunto mínimo de software, muito provavelmente nenhuma janela pop-up e banners irão interferir em você !).

Um exemplo é mostrado abaixo. 👇

Observe que ao inicializar o telefone no modo de segurança, você verá uma notificação sobre isso na parte inferior da janela (alguns aplicativos ficarão inacessíveis (ícones cinza)).

O telefone está funcionando em modo de segurança

*

Reiniciar telefone (reinicialização total)

Este método deve ajudar mesmo nas situações mais difíceis. Após a redefinição, todos os seus dados e configurações anteriores serão excluídos (junto com os vírus), ou seja, o telefone voltará ao seu estado original (como era novo quando foi comprado).

Antes redefinir - faça 👉 um backup de seus contatos e arquivos (se possível).

Como redefinir:

  1. Desligue o telefone;

    para chamar tal menu - segure o botão liga / desliga por 3-5 segundos.

  2. em seguida, pressione os botões ao mesmo tempo "diminuir o volume e aumentar" e mantenha-os por 3-5 segundos. Como resultado, você deve ter um menu de serviço "preto" (os botões para "tal" ligar podem ser excelentes, por exemplo, "aumentar o volume + ligar", "aumentar + diminuir o volume + ligar", etc. ., consulte as especificações do seu aparelho);
  3. observação: no menu preto de serviço, para passar de um item para outro, use os botões de aumentar e diminuir o volume, para confirmar - o botão liga / desliga;
  4. para reiniciar o telefone, selecione a opção "Limpar dados / Reinício fábrica" ou "Limpar eMMC" dependendo da sua opção de menu;
  5. confirme a operação.

Menu de recuperação (opções)

*

👉 Suplemento!

Instruções detalhadas para redefinir as configurações do Android para as predefinições de fábrica [Hard Reset] (este artigo o ajudará a excluir todos os dados de seu telefone e tablet (incluindo vírus)).

*

Medidas preventivas (como não infectar seu telefone no futuro)

Na maioria dos casos, a infecção do telefone ocorre devido ao descuido ou descuido do usuário.

Muitos, que visitam diversos sites de entretenimento (torrents, sites de ganhar dinheiro, coleções de jogos, etc.), não prestam atenção a algumas mensagens e facilmente "caem" na isca de golpistas. Abaixo estão alguns exemplos típicos.

Digamos que você esteja procurando um arquivo e queira baixá-lo (em geral, uma situação comum). Você se depara com um fórum em que a primeira mensagem contém um link para o arquivo e, em seguida, 10-15 pessoas. agradecer ativamente ao autor do tópico.

Em 99% dos casos, isso é uma farsa, depois de baixar e lançar o arquivo: ou você envia um SMS pago (você obterá uma assinatura) ou pega algum tipo de vírus.

Odes laudatórias a algum arquivo ...

Também tenha muito cuidado ao instalar jogos. O Android, aliás, sempre mostra quais permissões são necessárias para este ou aquele aplicativo durante a instalação.

Observe que um jogo falso (provavelmente está infectado com algum tipo de "bom") requer permissão para enviar SMS (é claro, após a permissão para instalá-lo, você perderá parte do saldo do seu celular).

Um jogo muito suspeito

A propósito, mesmo que você mesmo não visite vários sites "cinzentos", pode acontecer que os golpistas enviem a você um SMS malfadado para o seu telefone.

Na maioria das vezes, isso pode estar associado aos sites mais populares: VK, OK, Avito, etc. (afinal, muitos têm um perfil lá, e é bastante fácil interessar a uma pessoa inexperiente).

De acordo com as estatísticas, 2 a 5 pessoas clicarão na mensagem abaixo. Fora de 100!

Venda de mercadorias em Avito

Outro Um método extremamente popular de infecção consiste em várias propostas para verificar a existência de vírus no dispositivo ou para acelerar seu desempenho (alguns prometem até 2 a 3 vezes!). Naturalmente, todas essas mensagens são falsas.

Se você quiser verificar se há vírus no dispositivo, vá ao Play Market, baixe um antivírus de um fabricante conhecido e verifique o telefone com ele (e não concorde com vários "tipos" de ofertas).

Vírus encontrados no seu dispositivo, cura?

*

👉 Recomendações gerais:

  1. tente instalar aplicativos apenas do 👉 Play Market (e de preferência apenas de desenvolvedores conhecidos);
  2. não entenda raiz direitos (se o vírus chegar até eles, será muito mais difícil removê-lo);
  3. instale um dos 👉 antivírus modernos em seu telefone (e verifique seu dispositivo regularmente);
  4. não siga links suspeitos, não concorde com várias verificações de "antivírus" em sites pouco conhecidos, etc. (discuti alguns dos "truques" acima);
  5. definir телефон bloqueio de PIN ou outra proteção contra "intrometer" mãos em seu telefone;
  6. não habilite o gerenciamento de contas bancárias via SMS, reposição automática (por exemplo, se um vírus começar a enviar SMS pagos, o pagamento automático bancário "ajudará" a esvaziar sua conta).

*

Mas em geralPessoalmente, daria mais um conselho: compre um telefone simples e comum para o trabalho; para entretenimento - use o Android com dezenas de aplicativos. Em minha opinião, tal medida protegerá seriamente seus fundos e nervos. 😉

*

É tudo por agora. Adições sobre o tópico são bem-vindas!

Boa sorte!

👋

Publicado pela primeira vez: 10.10.2018

Correção: 12/11/2020