Interessante

O Windows 10 não instala: razões e soluções comuns

Bom tempo!

Sim ... Muita água passou por baixo da ponte desde o Windows 95/98 ...

Para instalar o novo sistema operacional Windows 10 - a Microsoft publicou um especial. uma ferramenta para preparar mídia inicializável, há uma seção de ajuda impressionante, é possível simplesmente pré-atualizar seu sistema operacional. Anteriormente, nada como isso era possível ...

No entanto, todas essas medidas não ajudam a evitar vários problemas e erros ao tentar instalar o sistema operacional. Porque Sempre são feitas muitas perguntas nesta categoria, resolvi combiná-las e estruturar um pouco, colocando tudo isso em uma nota à parte.

Nota: é claro, o material abaixo é relevante para aqueles casos em que você não tem algum problema / erro óbvio em sua tela (como, por exemplo, com a mesma tela azul ...), e não está totalmente claro por que o a instalação não inicia / continua ...

Ajudar!

Como instalar corretamente o Windows 10 a partir de uma unidade flash USB [instruções passo a passo] - //ocomp.info/ustanovka-windows-10.html

*

Os principais motivos pelos quais você não consegue instalar o Windows 10

BIOS / UEFI não configurado para inicializar a partir da unidade de instalação

A julgar por minhas observações (👌), a maioria dos usuários tem o problema de iniciar a instalação do sistema operacional Windows depois de criar uma unidade flash USB inicializável (ou seja, o computador apenas inicializa o sistema operacional antigo, sem prestar atenção em conectar a unidade de instalação ao USB. ..).

Isso acontece, na maioria dos casos, devido ao fato de que o BIOS não está configurado corretamente (ou a unidade flash USB inicializável está gravada incorretamente). Bem, uma vez que a interface BIOS / UEFI é muito diferente do Windows (além de várias versões de firmware), a ausência do idioma russo - em tudo isso, está longe de ser fácil de navegar imediatamente ...

Em absolutopara evitar toda essa confusão, na minha opinião, é muito mais fácil inicializar a partir de uma unidade flash de instalação para usar menu de inicialização (Menu de inicialização).

Para chamá-lo - basta pressionar o especial imediatamente após ligar o PC / laptop. chave (por exemplo, em laptops ASUS - normalmente, esta é a ESC... F1, F2, F10 também são comuns).

Ajudar! 

Teclas de atalho para entrar no menu de inicialização (para fabricantes diferentes) - //ocomp.info/goryachie-klavishi-dlya-vh-bios-boot-menu.html

Exemplo de menu de inicialização

O menu de inicialização é uma lista de dispositivos (unidades) a partir dos quais você pode tentar inicializar (veja a foto acima). Se a sua unidade flash USB estiver gravada corretamente, ela estará na lista, bastando selecioná-la e pressionar Enter ...

Para referência!

Como configurar o BIOS (UEFI) para inicializar a partir de uma unidade flash USB ou disco (CD / DVD, USB, SD) - //ocomp.info/kak-nastroit-bios-dlya-zagruzki-s-diska-ili-fleshki. html

A mídia inicializável (unidade flash USB) está gravada incorretamente

Na maioria das vezes, ao criar uma mídia de instalação (unidade flash), os seguintes erros são cometidos:

  1. escolha uma imagem ISO não oficial (que, em princípio, não pode ser instalada);
  2. escrever a imagem errada usando ferramentas inadequadas para isso (é melhor usar uma ferramenta da própria Microsoft ou da Rufus);
  3. crie mídia inicializável para UEFI da mesma forma que para BIOS (observação: em novos PCs, UEFI agora está sendo executado em vez de BIOS).

Para evitar me repetir aqui, recomendo a você as 2 instruções a seguir:

  1. criando um stick USB inicializável clássico - //ocomp.info/sozdanie-zagruzochnoy-usb-fleshki-windows-10.html
  2. criar uma unidade flash UEFI (GPT) inicializável para "novos" computadores / laptops - //ocomp.info/zagruzochnuyu-uefi-gpt-fleshku.html

Ajudar! Como distinguir sua BIOS ou UEFI - veja com atenção na foto abaixo, a diferença é visível a olho nu (como entrar na BIOS / UEFI).

O teclado sem fio não está respondendo

Se você não puder chamar o menu de inicialização ou BIOS (e, como resultado, inicie a instalação a partir de uma unidade flash USB inicializável), preste atenção ao teclado. O fato é que, se você usa Bluetooth, Wi-Fi e outros tipos de dispositivos sem fio, a maioria deles começa a funcionar depois que o sistema operacional é carregado!

Teclado sem fio / como exemplo

Existem duas maneiras de resolver este problema e entrar no BIOS (menu de inicialização):

  1. use um teclado USB (aliás, preste atenção em qual porta USB você irá conectá-lo);
  2. se você já tem o Windows instalado no disco (e está planejando reinstalá-lo), pode entrar no BIOS usando suas funções padrão. Mais detalhes: //ocomp.info/kak-voyti-v-bios-iz-windows.html (no entanto, se o teclado não funcionar neste estágio, você ainda não será capaz de configurar o BIOS corretamente)

Selecionada imagem ISO inválida

Muitos usuários (para criar unidades flash / DVDs inicializáveis) não baixam as imagens ISO originais do Windows do desenvolvedor, mas vários assemblies de sites não oficiais. Claro, muitas vezes entre eles existem variantes abertamente "quebradas", a partir das quais, em princípio, nada pode ser estabelecido ...

Felizmente, quando se trata do Windows 10 moderno, a Microsoft publicou em seu site uma ferramenta que permite que você baixe oficialmente uma imagem ISO do sistema operacional (escolhendo o bitness e o idioma).

Portanto, se você encontrar erros durante a fase de instalação, recomendo prestar atenção a isso, e se o seu ISO não for oficial, tente substituí-lo (o link abaixo lhe dirá como).

Ajudar!

Como baixar uma imagem ISO do sistema operacional Windows 10 [oficialmente e legalmente] - //ocomp.info/kak-skachat-win10-legalno.html

O SO é instalado novamente, após cada reinicialização (anel fechado)

Muitos usuários freqüentemente cometem um "erro": eles começam a instalar o Windows várias vezes (em um círculo). Aqueles. selecione um disco, comece a copiar os arquivos, o computador reinicia e eles selecionam novamente um disco, etc. (após a 2-3ª iteração, eles entendem o que estão fazendo, algo está errado ...).

Janela de instalação novamente

Para não enfrentar isso, depois de ver que os arquivos foram copiados, a instalação dos componentes e a atualização estão concluídas, e o PC está montado em 10 segundos. reinicie - apenas desconecte o stick USB da porta USB (remova o DVD do drive).

Os arquivos foram copiados para o disco rígido

Assim, da próxima vez que o computador for inicializado, a instalação do sistema operacional continuará, e não será reiniciada (além disso, você não precisa mais pressionar nenhum botão para chamar o menu de inicialização ou configurar o BIOS!).

Porta USB danificada (desativada)

Se o computador não reagir à unidade flash USB inserida e você não puder vê-la no menu de inicialização, faça duas coisas:

  1. verifique se a mídia inicializável está gravada corretamente;
  2. operacionalidade da porta USB.

Além disso, um ponto importante: para instalar o sistema operacional, é altamente desencorajado conectar a unidade flash USB ao USB localizado na parede frontal da unidade de sistema (em primeiro lugar, muitas vezes essas portas não estão conectadas à placa-mãe de todo, e em segundo lugar , geralmente só começam a funcionar depois que o Windows é carregado).

As portas USB frontais muitas vezes não estão conectadas ...

Isso também inclui vários adaptadores USB, portas no teclado, etc. Você deve conectar a unidade de inicialização à parte traseira da unidade de sistema (se o laptop - diretamente à porta no gabinete do dispositivo, sem vários "intermediários").

Portas USB no teclado

Existem muitos equipamentos periféricos conectados ao computador

Antes de instalar o Windows, recomendo desconectar todas as coisas desnecessárias do seu PC / laptop: impressoras, scanners, adicionar. monitores, vários adaptadores, etc.

O fato é que se você tiver outro monitor conectado (por exemplo), durante o processo de instalação, o SO pode determinar incorretamente onde exibir a imagem, e em um determinado estágio você não verá nada além de uma "tela preta" vazia.

Além disso, durante a instalação, você pode encontrar a falta de um driver para todos os tipos de equipamentos (o que às vezes também leva a erros e à impossibilidade de continuar a instalação) ...

Monitor externo conectado ao laptop ...

Nota: é claro, depois de desativar o add. dispositivos, a instalação é recomendada para começar novamente.

*

É isso aí, boa sorte!

Complementos são bem-vindos ...

👋