Interessante

Como ligar o modo noturno (ajustar a temperatura da cor do monitor) para que seus olhos não se cansem

Bom tempo!

Acho que quem trabalha muito no computador mais de uma ou duas vezes já se deparou com um problema como o cansaço visual. Especialmente, os olhos se cansam rapidamente ao trabalhar em uma sala escura e mal iluminada ...

Muitas pessoas dizem que são culpadas por isso. Cor azul , que vem do monitor e carrega fortemente os olhos, levando a uma fadiga rápida.

Mas esse problema pode ser resolvido! Existe um software especial que permite ajustar a temperatura da cor do monitor e reduzir o espectro de radiação "azul" (tão necessário à noite). Nas pessoas comuns, esse modo de operação é chamado à noite .

Importante!

Não confunda os parâmetros de brilho e crominância do monitor (são duas coisas diferentes!). Um exemplo simples com lâmpadas: eles não perceberam que uma brilha "amarela" e a outra "branca" (e não depende da quantidade de watts). Esse momento depende da cromaticidade.

E então, agora vou direto ao ponto ... 👌

*

👉 Adição!

A propósito, a esse respeito, não posso deixar de recomendar meu último artigo sobre o problema da fadiga ocular. Lá você encontrará mais uma dúzia de dicas para ajudar a reduzir o cansaço visual e preservar a visão.

*

Ajustando a temperatura da cor do monitor

A propósito, além dos métodos de software (que serão discutidos abaixo), você pode comprar óculos especiais "laranja" (ou também chamados de protetores).

Eles também ajudarão a reduzir o espectro azul da radiação (embora tenham desvantagens: não podem ser ajustados e devem ser carregados com você ...).

Óculos de segurança (por exemplo)

*

Por meio das opções do Windows 10

O que pessoalmente me suborna para o Windows 10 são as constantes melhorias no sistema para as diferentes necessidades dos usuários (antes, os desenvolvedores da Microsoft não "afundavam" no desenvolvimento de uma calculadora de moeda, modo noturno e outras coisas úteis). Agora por favor!

Para configurar o modo noturno no Windows 10, você precisa de:

  1. abra as configurações do Windows (você pode usar o menu INICIAR, você pode usar a combinação Win + i);
  2. então abra a seção "Acessibilidade -> Exibir" e clique no link "Parâmetros de exibição adicionais" (veja a tela abaixo 👇);

    Especialista. recursos - display

  3. então ligue "Luz noturna" e abra seus parâmetros;

    Parâmetros de luz noturna

  4. então, movendo o controle deslizante que é responsável pela temperatura da cor, você pode ajustar o monitor para se adequar a "seus" olhos (aliás, muitos subestimam esse parâmetro e acham algum tipo de tolice no início 😉);

    Ajustando a cor

  5. em geral, é quase impossível transmitir a imagem na captura de tela (como a cromaticidade vai mudar). Portanto, tirei algumas fotos e as coloquei juntas (chamo sua atenção para o fato de que a foto foi tirada dentro da amplitude de movimento do controle deslizante - naturalmente, não há necessidade de se ajustar a esses valores cardinais).

    Alterar as configurações de luz noturna

*

Usando o utilitário f.lux

Site oficial: //justgetflux.com/ (tem análogos)

F.lux - tela de configurações do programa

Um dos melhores utilitários do gênero. Destina-se a ajustar a gama de cores do monitor de acordo com a hora atual do usuário. Isso ajuda a reduzir o cansaço visual (especialmente à noite).

A propósito, alguns cientistas associam a quantidade de azul na iluminação com o nível de secreção de melatonina no corpo humano. Aqueles. usando o utilitário e reduzindo a gama de cores azuis - você vai melhorar seu sono e adormecer.

O utilitário recebeu notas bastante altas entre os usuários comuns: tanto no exterior quanto em nosso país.

Características:

  1. a capacidade de calibrar manual e automaticamente a gama de cores dependendo da hora do dia;
  2. para assistir a um filme, trabalhar com fotos, etc. - você pode desativar temporariamente o F.lux;
  3. o utilitário usa não apenas a hora atual, mas também sua localização geográfica para um ajuste mais preciso;
  4. configuração simples e fácil de usar (provavelmente nem darei instruções ...).

*

Via firmware (não disponível para todos os fabricantes de monitores / laptops)

Alguns fabricantes de equipamentos (laptops, monitores) passaram a produzir especiais. Software e modos de funcionamento do seu equipamento, para que não só transmita uma imagem de alta qualidade, mas também cuide dos seus olhos. Por exemplo, a ASUS gosta de tecnologias semelhantes (tive que anunciar 👌).

Sua tecnologia "Eye Care" parece muito boa.

Modo EYE Care (tela do site oficial da ASUS)

Quando este modo está ativado, a quantidade de espectro azul (emitida pela tela do monitor) é reduzida em 20-30%. Por isso, com o trabalho ativo em um PC (tabelas, textos, leitura, etc.), os olhos se cansam menos (além disso, nada o impede de desligar esta função se de repente decidir trabalhar como de costume).

Diferença com incl. e desligar. modo de cuidado ocular (tela do site oficial da ASUS)

Observe que o software para habilitar / desabilitar este modo geralmente vem com drivers para seu laptop / monitor.

*

👉 Adição!

Como atualizar automaticamente os drivers (incluindo no monitor) - uma seleção de especiais. Serviços de utilidade pública

*

E lembre-se que nenhum programa pode substituir pausas para trabalho e descanso ...

Isso é tudo, boa sorte!

👋

Publicado pela primeira vez: 21/10/2018

Correção: 11/11/2020