Interessante

Como fazer um vídeo ou coube em loop infinito (que pesa de 5 a 10 vezes menos que um GIF)

Dia bom!

Recentemente, tem havido uma popularidade bastante grande de vídeos curtos: entre eles você pode encontrar não apenas vídeos engraçados sobre gatos (para animar ☝), mas também instruções bastante úteis (nem tudo pode ser mostrado na foto / imagem).

A propósito, esses vídeos curtos costumam ser chamados Koubami (existe até um site com o mesmo nome: //coub.com/ , semelhante ao Vine do Twitter).

O que eu estou fazendo? Esses vídeos em loop infinito são fáceis de criar sozinho (como um exemplo - veja a prévia para esta entrada: "Espere uma locomotiva ...").

E nesta nota eu queria oferecer uma das maneiras mais acessíveis para um iniciante fazer isso (além disso, será um arquivo que pesa de 5 a 10 vezes menos do que qualquer animação GIF 👌).

E assim, mais perto do assunto ...

*

Criação de um vídeo em loop (kouba) passo a passo

ETAPA 1: Escolha do software de processamento de vídeo

Primeiro, precisamos de um editor de vídeo multifuncional que nos permita abrir qualquer formato de vídeo, cortar os fragmentos necessários deles, processá-los e salvá-los em um formato especial. WebM (Este é um arquivo contêiner para conteúdo de vídeo compactado projetado especificamente para a web baseado em HTML5).

O WebM permite compactar o vídeo com muito mais eficiência do que se fosse uma animação GIF. Além disso, esse formato agora é "aceito" por quase todos os navegadores e hospedagem de vídeo modernos.

Para essas tarefas, eu recomendaria ficar em "Video-Montage" (tem todas essas funções). Link abaixo.

*

Edição de vídeo

Site do desenvolvedor: //video-editor.su/

Editor de vídeo simples e multifuncional em russo. Graças à sua interface passo a passo, o programa é fácil de entender e você pode criar seu primeiro vídeo desde o primeiro momento. Em geral, a seguir, usando meu exemplo, vou mostrar como fazer isso ... ✌

*

PASSO 2: adicionar vídeo e cortar o fragmento

E assim, após instalar e executar o programa, selecione a criação de um novo projeto e, em seguida, concorde em definir automaticamente a proporção de aspecto (geralmente 16: 9 é usado).

Novo projeto (edição de vídeo 9.25)

Em seguida, encontre um filme ou vídeo (do qual você deseja cortar um fragmento para o seu cupom) e adicione-o ao seu projeto. O vídeo adicionado será exibido na trilha na parte inferior da janela. Veja a imagem abaixo. 👇

Adicionar vídeo e foto (Edição de Vídeo 9.25)

Agora precisamos cortar o fragmento de que precisamos do vídeo:

  1. para fazer isso, encontre o início do momento que precisamos e divida o vídeo em 2 partes;
  2. em seguida, encontre o final do fragmento desejado e divida o vídeo novamente (ou seja, ele consistirá em 3 partes 👇).

Encontre o início e o fim do fragmento desejado e divida-o

Depois disso, as peças extras (das quais não precisamos) devem ser removidas. Para isso, basta clicar neles com o botão direito do mouse e selecionar a função apropriada. 👇

Exclua parte do vídeo

Só a nossa parte recortada vai ficar ...

*

ETAPA 3: efeitos e melhorias

Se necessário na seção "Efeitos" você pode adicionar alguns estilos interessantes ao vídeo. Por exemplo, a imagem pode ser ligeiramente sombreada / iluminada, dada a cor preto e branco, etc. Existem muitos efeitos no programa.

Efeitos e melhorias

No capítulo "Texto" você pode sobrepor uma inscrição interessante ou explicativa sobre a imagem (observe que existem fontes diferentes, não é difícil escolher para qualquer esquema de cores do vídeo).

Texto

Bem, não se pode deixar de marcar a guia "Melhorias" - graças ao complexo aprimoramento automático e estabilização de imagem, você pode melhorar significativamente a qualidade da imagem (a diferença é especialmente perceptível se ela foi fotografada com uma câmera doméstica antiga).

Melhorias na edição de vídeo 9,25

*

PASSO 4: adicione música de fundo

Quanto à música, então "Edição de vídeo" oferece duas opções: usar sua coleção pronta ou adicionar algo seu do disco.

Em geral, tudo é tão simples aqui que você não precisa de mais. comentários: basta clicar no menu "Arquivo" e selecione a opção desejada ... 👇

Coleção de música

A propósito, se você deseja fazer um vídeo sem música, selecione e adicione da coleção padrão de sons "Silêncio" .

Silêncio

*

PASSO 5: salvar e inserir o vídeo em loop

Depois que o vídeo foi cortado, o texto foi adicionado a ele, os efeitos de aprimoramento foram aplicados, etc. - você pode ir diretamente para sua criação e salvamento.

Para fazer isso, clique no botão "Salvar vídeo" e escolha uma opção "Crie vídeos em outros formatos" .

Salve vídeos em outros formatos

Em seguida, indique que você precisa do formato "WebM (VP9)" (veja o exemplo na imagem abaixo 👇).

WebM (VP9)

Em seguida, defina a resolução (tamanho do quadro) e a taxa de bits (qualidade). Observe que, dependendo dos parâmetros definidos, o tamanho do arquivo mudará (o programa o calcula com antecedência, mesmo antes da conversão).

Crie um vídeo (selecione a qualidade de compressão)

Em geral, o processo de codificação em si é bastante rápido (não levou mais de 30 segundos para o meu vídeo).

A propósito, o tamanho desse vídeo é bastante compacto - apenas 1,8 MB (muito menos do que se eu fizesse um GIF).

Apenas 1,8 MB

*

Agora, algumas palavras sobre como fazer um vídeo interminável em loop a partir de tal arquivo.

Você precisa enviar esse vídeo para algum host, por exemplo:

  • //webm.red/
  • //webmshare.com/
  • //coub.com/

Além disso, tendo recebido um link direto para o seu vídeo (link direto), você precisará editar ligeiramente o código abaixo (destaquei o fragmento no qual você precisa inserir o seu link em vez do meu):

Depois disso, este código pode ser inserido em qualquer formulário html (por exemplo, ao escrever comentários em sites, criar tópicos em fóruns, ao projetar páginas pessoais, etc.) - e woo-a-la, o vídeo em loop está pronto (nota : Eu revisei o código para a opção silenciosa)! Veja o exemplo abaixo.

No entanto, muitos serviços permitem que você incorpore vídeos do WebM como clipes de serviços populares (e os navegadores também criam automaticamente um formulário de reprodução, consulte o exemplo abaixo).

//ocomp.info/wp-content/uploads/2019/09/Nikulin-postoy-parovoz-1.webm

*

Isso, na verdade, é tudo hoje ...

Vídeos felizes a todos!

👋

Publicado pela primeira vez: 01.10.2019

Correção: 15/11/2020