Interessante

Como limpar a poeira de um laptop: em casa, sozinho & # x1f44c;

Dia bom!

A causa de muitos problemas com a temperatura e superaquecimento do laptop é .

Se não o retirar do radiador, mais frio a tempo, não limpar os orifícios de ventilação, a circulação de ar dentro da caixa do seu dispositivo será interrompida e, como resultado, a temperatura começará a subir ...

Em absoluto, se o laptop começou a superaquecer, você pode notar isso pelo forte zumbido dos refrigeradores, ar quente saindo dos orifícios de ventilação, congelamentos frequentes, reinicializações, etc.

👉 Ajudar!

Aliás, eu já tinha um artigo no meu blog sobre como verificar a temperatura e como baixá-la.

Adicionarque, na minha opinião, muitos modelos de laptop (nota: para os quais você só precisa remover a tampa protetora da parte de trás do dispositivo) são fáceis de limpar da poeira em casa, e a maioria dos usuários comuns consegue lidar com isso.

Contudo, também há laptops que terão que ser desmontados até as engrenagens para chegar ao sistema de refrigeração (aqui você precisa de pelo menos um pouco de experiência com o equipamento, caso contrário, é melhor usar os serviços de serviços e não economizar 500 -1000 rublos).

Em geral, no artigo, tentarei considerar em detalhes como e o quê ... 👌

Nota: se o seu laptop estiver na garantia, não o desmonte você mesmo (isso pode causar a recusa do serviço de garantia).

Em geral, gostaria de alertá-lo de que tudo o que você fizer conforme descrito abaixo é feito por sua própria conta e risco! É impossível prever todas as nuances possíveis e toda a gama de modelos de laptop em um artigo!

👉 Socorro!

Talvez você também ache útil um artigo sobre como limpar a poeira de um PC clássico - //ocomp.info/kak-pochistit-kompyuter-ot-pyili.html

*

Limpando a poeira do laptop

O que é necessário para o trabalho

Em geral, esta é talvez a primeira coisa com que começar. Nada que quase todo mundo não tenha em casa - não vamos precisar.

  1. Conjunto de chaves de fenda: Phillips e reta. É aconselhável ter os dois, é possível, ao retirar a tampa do laptop - verifica-se que também é necessária outra chave de fenda. Em alguns casos, você pode até sobreviver com uma faca de cozinha comum.

    Conjunto de chave de fenda pequena

  2. Botões e guardanapos de algodão. Necessário para limpar as lâminas do refrigerador e do radiador. Os mais comuns, por exemplo, os de orelha, servirão. Pode ser adquirido em qualquer farmácia.

    Cotonetes

  3. Aspirador de pó ou lata de ar comprimido. É desejável que o aspirador tenha um modo reverso. Uma lata de ar comprimido pode substituir um aspirador de pó e pode ser comprada em muitas lojas de informática. O custo é baixo.

    By the way, o mesmo pode ser usado para soprar migalhas do teclado, em geral, uma coisa bastante universal!

    lata de ar comprimido

  4. Escovar. Qualquer pincel pequeno que não deixe fiapos funcionará.

    Pincel

  5. Superfície lisa, limpa, seca e estável - é aconselhável usar uma mesa comum. Muitos negligenciam este conselho e desmontam o laptop em um banquinho, chão, sofá, etc. Como resultado, alguns dos parafusos são perdidos, o laptop pode cair ou deslizar durante a desmontagem, etc.
  6. Em alguns casos, não será supérfluo usar uma câmera (o que ajudará a capturar cada etapa da foto). Especialmente se o laptop não é uma configuração padrão e você pode esquecer como e o que aconteceu durante o processo de desmontagem.

*

Remoção de poeira do radiador e refrigerador, orifícios de ventilação

PASSO 1

Desligue o laptop (não entre em suspensão ou hibernação, ou seja, desligue) e desconecte todos os fios dele: energia, mouse, fones de ouvido, etc.

Em seguida, viramos e desconectamos a bateria (se não estiver dentro do aparelho). Para removê-lo - preste atenção nas travas (geralmente são 2), deslizando-as em diferentes direções - você ouvirá um pequeno clique e a bateria se levantará ligeiramente (3-7 mm) de seu compartimento. Em seguida, resta apenas retirá-lo.

Tiramos a bateria

PASSO 2

Muitos laptops têm tampas especiais que protegem o dissipador de calor, o cooler, o disco rígido e a RAM.

Na verdade, para limpar a poeira desse design de laptop - basta remover esta tampa e caminhar até lá com um cotonete e uma lata de ar comprimido. Via de regra, nada complicado.

A propósitopara retirar esta tampa protetora, basta desapertar alguns parafusos (ver foto abaixo). Que é o que faremos nesta etapa. Aliás, é melhor colocar as engrenagens em uma caixa separada para não confundi-las com outras e não perdê-las.

👉 Observação: Alguns modelos de laptop podem ter parafusos sob os pés de borracha e adesivos. Tenha cuidado e não pressione a tampa quando o último parafuso parecer (à primeira vista) removido.

Os pés de borracha, se você removê-los durante a montagem do laptop, precisam ser colados nos mesmos lugares - eles fornecem a folga necessária entre o corpo do dispositivo e a superfície na qual ele está apoiado.

Desparafusamos todos os parafusos de fixação

👉 Em absoluto, os designs dos laptops podem ser diferentes e você pode não encontrar capas protetoras ao virar o laptop (ou talvez haja até duas). Laptops são especialmente difíceis, onde para chegar ao sistema de refrigeração, você precisa:

  1. remova a bateria;
  2. remova a tampa protetora, remova o disco rígido e RAM;
  3. em seguida, vire o laptop e remova o teclado dele;
  4. em seguida, desparafuse os parafusos sob o teclado e retire a base, atrás da qual está o tapete. pagar;
  5. desaparafuse novamente os parafusos de fixação;
  6. pegue o tapete. embarque e limpe o sistema de refrigeração (veja a foto abaixo).

Desmontando um laptop onde você precisa remover o teclado antes de chegar ao dissipador de calor

👉 DICA!

Se o design do seu laptop está longe de ser o mais simples (como, por exemplo, o apresentado acima), eu recomendo procurar um vídeo de desmontagem do modelo exato do seu dispositivo em YouTube ... É muito difícil prever todas as nuances que podem surgir ao desmontar o dispositivo!

*

👉 Socorro!

Como descobrir o modelo exato do seu laptop (será útil encontrar instruções sobre como desmontá-lo ...).

ETAPA 3

Sob a tampa removida, você pode encontrar muitos componentes (dependendo do design do dispositivo). Estamos interessados ​​em um radiador (via de regra, um pedaço de ferro curvo amarelo com várias grades pequenas) e um refrigerador (ou seja, um ventilador). Veja as setas na foto abaixo.

Para começar, pegue um aspirador de pó ou uma lata de spray e expire qualquer poeira grossa da superfície. Você também pode usar um pincel.

Obs: para chegar até as lâminas do cooler, via de regra, você terá que retirar mais uma pequena tampa protetora (aliás, o próprio cooler pode ser retirado por completo, os designs dos aparelhos são bem diferentes). Ele é fixado com parafusos comuns.

Examinando a superfície do radiador e do refrigerador

PASSO 4

Às vezes, há tanta poeira entre as pás do rotor que ele nem consegue girar normalmente. O cooler começa a fazer barulho durante a operação, acelera muito mais o ar. Portanto, ao limpar, preste atenção especial a esta parte do laptop.

Lâminas mais frio, aliás, é muito conveniente para limpar com um cotonete. Limpe cada lâmina do impulsor com uma vareta, proceda com cuidado sem muita pressão (caso contrário, existe o risco de deformar a lâmina, o que irá causar ruído estranho durante a operação do refrigerador).

Limpar o refrigerador com um cotonete

PASSO 5

Também preste muita atenção ao radiador: especialmente aquela parte onde há uma pequena grade pela qual o ar entra. Na maioria das vezes, é ela quem fica entupida de poeira e o ar deixa de circular normalmente.

É conveniente usar uma escova para limpar esta parte.Ao limpar grandes balas com uma escova, você pode soprar todas as ranhuras do radiador usando uma lata de ar comprimido ou um aspirador de pó.

Borrife a poeira dos radiadores

PASSO 6

Quando a poeira é removida de dentro do laptop, tudo o que resta é remontá-lo na ordem inversa e ligar o dispositivo. Acho que não deveria haver problemas aqui se tudo fosse feito com cuidado, e todos os parafusos e peças estivessem dispostos sobre a mesa na ordem de desmontagem.

*

Limpando o teclado

Remova a graxa e a sujeira dos botões você pode usar um pano comum umedecido em água com sabão. É importante que não pingue água do pano, mesmo que o torça com força.

Para soprar migalhas e poeira fina sob as teclas, você pode usar um aspirador de pó clássico e um laptop especial que se conecta à porta USB.

Aspirador de pó de laptop USB

A propósito, recentemente, vários novos itens para limpar o teclado aparecem com cada vez mais frequência. Um desses é meio limo, velcro .

👉 Ajudar!

Essas peças (velcro do teclado) podem ser encomendadas no AliExpress (o produto chegará até você por correio da China).

O trabalho com ele é estruturado assim: primeiro você coloca no teclado, pressiona levemente - ele espalha e preenche todas as cavidades entre as teclas. Em seguida, levante-o e a superfície do teclado será limpa (todas as migalhas, poeira e outros detritos grudam nele).

Velcro para limpar o teclado (às vezes chamado gel )

A propósito, muitos desses adesivos têm efeito antibacteriano (pelo menos é o que dizem os fabricantes).

*

Limpando a tela

Método número 1

A opção ideal de usar para remover poeira e manchas da tela são lenços especiais (ou mesmo conjuntos: spray e pano). Eles não são caros, eles limpam a superfície de forma muito eficaz.

lenços para monitor

Método número 2: sem especial. fundos

Se não houver lenços umedecidos e spray, você pode sobreviver por meios improvisados. Vou considerar em ordem:

  1. primeiro desligue o laptop (eu também recomendo desconectar e remover a bateria) ;
  2. em seguida, despeje água morna em um recipiente limpo e adicione um pouco de sabonete de bebê. Mexer;
  3. pegue um pano e molhe-o na água, esprema-o para que não escorra. É melhor levar um pano de flanela, com o qual os vidros são limpos. Você pode usar uma esponja se for nova (pode haver grãos de areia na velha que arranharão a superfície da tela) ;
  4. a propósito, é aconselhável remover os anéis dos dedos - eles podem tocar acidentalmente no monitor ao limpar;
  5. em seguida, limpe a superfície da tela com um pano úmido (levemente e sem pressão). Em seguida, limpe a superfície com um pano seco. Se a poeira permanecer na tela: limpe novamente com um pano úmido e, em seguida, seque;
  6. ligue o laptop quando a superfície da tela estiver completamente seca!

Importante!

Não use acetona, álcool, vários solventes, colônia, etc. para limpar.

Por alguma razão, muitos artesãos recomendam esses limpadores de tela. Enquanto isso, essas ferramentas danificam a superfície e, com o tempo, você pode repentinamente descobrir que a tela está longe do que era (embora depois da primeira ou da segunda limpeza possa estar tudo bem).

*

É tudo por agora. Adições sobre o tópico são bem-vindas!

Tudo de bom!

👋

Primeira publicação: 07/08/2017

Correção: 1.02.2020