Interessante

Como melhorar uma foto antiga (restaurando uma foto em casa: removendo arranhões, pontos brancos, irregularidades, etc.)

Dia bom!

Acho que muitos têm dezenas de fotos antigas e memoráveis ​​em seus álbuns de fotos de família. Nos feriados de maio que se aproximam, todos certamente olharão através deles e se lembrarão dos avós, parentes, alguns eventos importantes ... 👀

Mas, infelizmente, o tempo está inexoravelmente correndo e parte das fotos fica cada vez pior: arranhões, arranhões, pontos brancos, etc. aparecem nelas. Se você não digitalizá-los e restaurá-los (ou seja, restauração), depois de algum tempo, você poderá perdê-los completamente.

Na verdade, neste artigo vou sugerir uma maneira de melhorar uma foto antiga em casa (em geral, qualquer usuário novato pode fazer isso). Para quem tem dúvidas - recomendo folhear o artigo até o fim, mostra uma foto antes e depois da restauração (todas as perguntas depois devem desaparecer por si mesmas ...).

Então...

*

Restauração de uma foto antiga em casa

❶ 

Digitalizando fotos

A primeira coisa que precisamos fazer é passar a foto do papel para a forma digital (chamada de operação de digitalização).

É melhor fazer isso com um scanner: isso evitará reflexos, reflexos e outros defeitos (que podem ocorrer se você tentar fotografar uma foto antiga).

Quanto às configurações: ao digitalizar, selecione o modo "cor" (ou "escala de cinza"), a qualidade é de pelo menos 300/600 DPI.

Como resultado, você deve obter uma digitalização no formato JPG (ou seja, o formato de uma imagem normal) Meu exemplo é mostrado abaixo (como você pode ver, ele tem bastante defeitos ...).

A foto que irei corrigir neste artigo

Se você não tiver um scanner, pode tentar tirar uma foto antiga com seu telefone (se você tiver uma câmera boa o suficiente, ela pode ficar muito boa).

Para evitar reflexos, tire fotos em ambientes internos, onde não há luz solar forte (é melhor experimentar aqui).

👉 Socorro!

Como digitalizar um documento usando um smartphone Android - consulte as instruções para as etapas

Escolha e instalação de um editor de fotos

Agora você pode encontrar dezenas de vários editores gráficos. Como regra, para tarefas como a nossa, é recomendável usar Photoshop, Gimp e outros aplicativos bastante complexos e pesados ​​(pelo menos para iniciantes).

Para não complicar tudo e tornar a restauração acessível a qualquer usuário, o programa é a melhor escolha. Photo-Master (link para download abaixo). Por que:

  1. o editor é projetado para um usuário novato;
  2. ele tem um especial. ferramenta "escova de reparo" - remove automaticamente riscos, dobras, pontos, etc.
  3. dezenas de filtros e efeitos para ajudar a dar uma aparência nova a fotos antigas.

*

👉 Photo-Master

Site: //photo-master.com/

Um editor de fotos simples, todas as ações em que são realizadas em etapas. Permite realizar toda a gama básica de edição: remover defeitos, alterar brilho, sombras, recortar bordas, etc. Totalmente em Russo, compatível com Windows XP / 7/8/10.

A instalação do editor é padrão, como qualquer outro programa (portanto, omiti-o).

Primeiros passos: aparando bordas dentadas

E então, agora vamos direto para a edição ...

Primeiro, lançamos o programa Photo-Master e abrimos nossa foto nele (que digitalizamos na primeira etapa, veja a tela abaixo 👇).

Photo-Master - abre a foto

Preste atenção nas bordas da foto: elas são irregulares, amareladas. Seria desejável cortá-los imediatamente.

Para fazer isso, você precisa ir até a guia "Instrumentos" e selecione a opção "Cortar" .

Corte as bordas irregulares da foto

A seguir, você terá um retângulo na foto (veja a seta-1 na imagem abaixo 👇): basta selecionar a área que deseja deixar com ele.

Tudo o que permanecer fora deste retângulo será excluído. Depois de realçar - pressione o botão "Aplicar" .

Selecione a área que deseja deixar com um retângulo

By the way, na mesma seção "Instrumentos" você pode girar levemente a foto (esquerda / direita) se ela foi digitalizada em um ângulo. Para fazer isso, use a opção "Geometria" .

Remoção de arranhões, arranhões, manchas brancas

Prosseguimos para uma etapa de restauração mais difícil - a remoção dos defeitos (destaquei-os na foto com círculos vermelhos para que fique claro o que está em jogo).

E então, vá para a seção "Retocar" e escolha uma ferramenta "Pincel de Cura" .

Nós removemos arranhões e pontos, arranhões

Agora muito ponto importante: Selecione o tamanho (diâmetro) do pincel o mais fino possível para o arranhão específico. O ideal é que o diâmetro da escova cubra apenas o defeito que você deseja consertar.

Selecionamos o pincel o mais fino possível sob o risco

Em seguida, apenas execute o pincel ao longo da linha de risco (sem tocar em nada desnecessário) - o editor o removerá quase instantaneamente! Veja o exemplo abaixo.

Observação: se o arranhão atingir vários objetos, é melhor consertar cada objeto separadamente. Por exemplo, no meu caso, o arranhão atinge a mão da menina e o fundo. Preciso consertar a "mão" primeiro e depois o fundo - ou seja. use a ferramenta pincel duas vezes (em geral, é uma questão de prática ...).

Houve um arranhão - nenhum arranhão

Assim, passo a passo, trabalhando com um pincel, você precisará remover todos os arranhões, pontos e outros vários defeitos. Em geral, tudo isso não é difícil - apenas leva tempo (quanto maior o tamanho da foto e quanto menor sua qualidade, mais tempo levará para "rastejar" sobre ela com um pincel de cura).

Da mesma forma, removemos outros arranhões e imprecisões.

Melhorar as características faciais

Se você tem pessoas em sua foto, recomendo usar outra ferramenta de edição - "Retoque / Retrato perfeito" .

Essa coisa pode corrigir automaticamente as características faciais: remover "ruídos" desnecessários, torná-los mais expressivos, corrigir tons, etc.

Melhorar as características faciais (ferramenta de retrato perfeito)

A imagem abaixo, na minha opinião, não transmite muito bem o resultado desta ferramenta, mas ao trabalhar no programa, é visível a olho nu.

Tom do rosto alterado / A diferença não é visível em todos os monitores

Damos à foto o efeito desejado

Eu também recomendo que você veja como a foto ficará aplicando alguns Efeito (no programa eles podem ser encontrados abrindo a seção "Efeitos" - então experimente ...).

Graças a esta ferramenta, você pode tornar uma foto significativamente mais brilhante, mais clara, com tons corretos, etc.

Adicione um efeito (altere o brilho, a saturação e os tons da foto)

Observação. Existem muitos efeitos no editor: baunilha, em tons de azul, tons de cinza, HDR, etc.

Salvando resultados

Quando a foto for restaurada e você não quiser alterar mais nada nela - basta clicar no botão "Salve " , indique o formato e, nisto, de fato, tudo ...

Salve  ...

O que aconteceu no meu exemplo é mostrado na imagem abaixo. Eu deliberadamente combinei a foto original com o que consegui fazer no editor em 3-5 minutos. Na minha opinião, é muito bom para quem praticamente não trabalha com editores de fotos ...

Foi - é (o resultado é óbvio ...)

*

PS

Já agora, podes tentar fazer algumas fotografias antigas a preto e branco a cores (não é uma tarefa fácil, mas mesmo assim ...). Claro, isso não vai funcionar com todas as fotos, mas ainda assim, o resultado pode ser (a tentativa vale a pena o jogo!).

Um exemplo do que se trata

*

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Bom trabalho!

👋

Primeira publicação: 29/04/2019

Correção: 29/10/2020