Interessante

A impressora não imprime [solução]

Olá!

Acho que não vou surpreender ninguém se disser que um dos dispositivos mais importantes de escritório é uma impressora ...

E muitas vezes (principalmente quando é necessário imprimir algo com urgência) - o impressor dá "piruetas": parece ter enviado um documento para impressão, mas não reage de forma alguma. Ou talvez tenha apenas "zumbido" por 10-15 segundos. e então ele ficou em silêncio, como se nada tivesse acontecido ... 👀

Em muitos casos, esse problema pode ser eliminado rapidamente por conta própria (sem chamar, mais uma vez, o administrador do sistema, especialmente durante os feriados de Ano Novo ✌).

Em geral, neste artigo, darei as razões mais comuns para esse comportamento da impressora, que encontro com frequência.

Então...

👉 Ajudar!

A propósito, se você digitar muito, pode precisar de especiais. utilitários que podem alternar automaticamente os layouts do teclado (dependendo do texto que está sendo digitado - eles próprios determinam o idioma).

*

Por que a impressora pode não imprimir

Razão nº 1: não há comunicação entre o computador e a impressora

Um fenômeno bastante comum: o computador está ligado, mas a impressora não - como resultado, não importa por quanto tempo você envia um documento para impressão, nada será impresso de qualquer maneira.

Eu, claro, entendo que esse motivo seja trivial, mas ainda assim, você não tem ideia de quantas vezes você teve que lidar com isso (e quantas mais por vir, eu acho ...).

Você também deve prestar atenção a fios: muitas vezes o plugue pode se soltar ou não encaixar (tente reconectá-lo). Às vezes, o cabo pode ser interrompido por movimentos descuidados de móveis (exemplo na foto abaixo).

Cabo USB quebrado

Mais um ponto: se você imprimir emimpressora de redeconectado a outro PC com um cabo USB, verifique se, além da impressora, que um computador também estava ligado e tinha uma rede local trabalhando para ele.

👉 Conselho!

Uma simples reinicialização da impressora e do computador geralmente ajuda a resolver o problema. Eu recomendo dar uma chance!

De uma forma geral, resumindo, posso dizer que estes motivos corriqueiros respondem por quase um terço dos casos de problemas com a impressora ...

*

Razão # 2: a fila de impressão está presa

Quando você imprime muitos documentos e os envia para a impressora um por um, acontece que a fila de impressão trava (ou seja, ocorre algum tipo de falha e a impressora não consegue sair desse estado).

Idealmente, você deseja desfazer TUDO fila de impressão (exclua tudo dela) e tente enviar um documento para imprimir novamente.

A propósito, percebi que a fila de impressão costuma travar ao imprimir documentos grandes: textos de várias páginas, folhas (com muitos gráficos), documentos cujo tamanho ultrapassa dezenas de megabytes.

Como visualizar e limpar a fila de impressão

Vá para o painel de controle (como abri-lo) do Windows no seguinte endereço: " Painel de controle \ Hardware e som " ... Em seguida, você precisa abrir a guia "Dispositivos e Impressoras" (veja a tela abaixo 👇).

Dispositivos e Impressoras

Depois disso, você precisa encontrar a impressora conectada e clicar nela com o botão direito do mouse - no menu de contexto, selecione "Ver a fila de impressão" .

Ver a fila de impressão

Todos os documentos na fila de impressão devem ser excluídos. Para cancelar a impressão - apenas clique com o botão direito no arquivo e clique em "cancelar " (como na imagem abaixo 👇).

Cancelar fila

Devo observar que às vezes a fila de impressão trava de tal forma que não pode ser marcada da maneira usual ...

Se a fila de impressão não limpar

Primeiro você precisa abrir os serviços, para fazer isso, clique nos botões WIN + R , digite o comando services.msc e pressione Enter.

Como abrir serviços / Windows 7, 8, 10

Próximo em encontrar serviços "Gerenciador de impressão" , clique com o botão direito sobre ele e interrompa sua execução.

👉 Observação! Este serviço é necessário para que o Windows possa enfileirar os documentos de impressão, se estiver desativado - você não poderá imprimir para a impressora ...

Parando o gerenciador de impressão

Em seguida, você precisa ir para a pasta - C: \ WINDOWS \ system32 \ spool \ PRINTERS (Direitos de administrador necessários). Nesta pasta, veja se há algum arquivo lá. Se estiverem, remova-os todos dele.

Excluindo arquivos em pastas de impressão

Importante!

Após excluir os arquivos, não se esqueça de habilitar o Gerenciador de Impressão nos Serviços!

Impressão de teste / impressora de verificação

Depois de limpar a fila de impressão, tente abrir propriedades impressora e produto Impressão de teste (veja a imagem abaixo 👇).

Isso é para garantir que tudo esteja em ordem com a própria impressora e sua conexão com o computador. Só que às vezes a fila de impressão trava por causa de certos arquivos "quebrados", e é lógico que seria preciso conferir esse momento ...

Impressão de teste

*

Razão # 3: a impressora errada foi selecionada para impressão

Normalmente, várias impressoras são instaladas no Windows, por exemplo, Microsoft Print to PDF, Fax, etc. Eles não têm nada a ver com uma impressora real. Agora imagine que um verdadeiro (ou mesmo vários) seja adicionado a essas impressoras e, como resultado, o usuário frequentemente envia um documento para imprimir no dispositivo errado!

👉 Nota! Além disso, frequentemente, ao configurar uma impressora, os assistentes escolhem uma delas como a principal, para que a impressão nela seja feita por padrão. Mas às vezes essa configuração se perde ou algum programa (no qual você deseja imprimir) seleciona uma impressora diferente.

Escolhendo uma impressora para imprimir

Como mudar a impressora padrão

Primeiro abra o Painel de Controle do Windows em: Painel de controle \ Hardware e som \ Dispositivos e impressoras

Em seguida, selecione a impressora que você deseja que, por padrão, sempre atraia primeiro ao imprimir documentos, clique com o botão direito nela e selecione no menu "use o padrão" .

A propósito, observe que um círculo verde com uma marca de seleção começará a queimar nele (tela abaixo 👇).

Configurando a impressora padrão

*

Razão # 4: o papel está atolado ou faltando

Uma causa muito comum de uma impressora se recusar a imprimir um documento é a falta de papel na bandeja. Parece um fato óbvio, mas muitas vezes muitos não têm pressa em abrir a bandeja e verificar se há papel nela.

👉 Aliás, um ponto importante!

Algumas impressoras possuem várias bandejas para papel (por exemplo, para A3 e A4). Se acabar o papel em pelo menos um deles, a impressora se recusará a imprimir ...

Momento mais desagradável - o papel na impressora pode ficar preso. Neste caso, você pode ver um aviso no Windows, ou na própria impressora: se ela possui uma janela digital onde você pode definir parâmetros e receber notificações.

O que fazer com uma geléia (veja a tela abaixo):

  1. se você ver emperrado lençol e você pode agarrá-lo - a seguir, puxe-o suavemente e lentamente em sua direção. a coisa principal: não rasgue nem puxe o lençol, basta puxar devagar. Acredite em mim, se a folha se quebrar e restos de papel permanecerem nos tambores - em alguns casos você terá que desmontar metade do mecanismo da impressora!
  2. se a folha não estiver visível: tente retirar o cartucho (em muitos modelos de impressoras a laser, é atrás dele que a folha de papel vai ser impressa). Se você vir uma folha - também tente puxá-la e lentamente soltá-la de baixo dos vários rolos;
  3. se você retirou parte da folha e algumas das peças estão presas nos rolos: provavelmente você terá que desmontar a impressora. Em alguns casos (se conseguir engatinhar) tente enganchar a peça com uma pinça.

Atolamento de papel

Para evitar congestionamentos, recomendo:

  1. A causa mais comum de atolamentos de papel é a reciclagem de papel (ou quaisquer impressões antigas totalmente rasgadas). Em geral, é ideal instalar um novo papel a partir de uma resma A4 clássica padrão. Pelo menosse não há como não reaproveitar papel, escolha apenas folhas uniformes e lisas que não tenham amassado;
  2. configurar corretamente guias para papel: devem cobrir "firmemente" a folha, mas não comprimi-la.Idealmente, se houver uma lacuna muito pequena;
  3. se ocorrer um congestionamento constantemente de vez em quando - talvez você tenha um problema com a mecânica da impressora: por exemplo, um rolo foi danificado e agora não está guiando o papel corretamente. A propósito, muitas vezes eles podem ser danificados ao puxar uma folha presa ou atolada.

Design típico de impressora - guias de papel

*

Razão número 5: a tinta no dispositivo acabou (ou um cartucho não nativo está sendo usado)

Em alguns casos, a impressora pode não conseguir imprimir porque a tinta acabou. Além disso, por exemplo, muitas impressoras a jato de tinta podem não imprimir texto em preto e branco, mesmo que a tinta colorida tenha acabado! Como isso se relaciona - eu, francamente, não entendo muito ...

Muitos modelos de impressora possuem um monitor para visualizar a quantidade de tinta restante em tempo real (este monitor geralmente informa quantas folhas você ainda pode imprimir).

Para abri-lo, normalmente, basta olhar para o ícone ao lado do relógio (onde aparece de forma esmagadora após a instalação dos drivers). O exemplo abaixo é mostrado para uma impressora EPSON - como você pode ver, ainda há um excesso de tinta ...

👉 Observação! O fato de a tinta estar acabando pode ser visto nas folhas em branco brancas que saem após a impressão. Ou por uma cor irregular durante a impressão: uma metade da folha pode ser brilhante, a outra - opaca.

Quanta tinta resta - EPSON Monitor

Outro momento: depois de recarregar o cartucho, ou substituí-lo, a impressora frequentemente relata que o cartucho não é "nativo", e que pode ser o motivo da deterioração na qualidade de impressão (nota: o que acontece é que um cartucho nativo do fabricante da impressora custa o mesmo que uma impressora nova, portanto, muitos reabastecem ou compram cartuchos semelhantes mais baratos).

Nesse caso, a impressora pede para confirmar a permissão para usar um cartucho não nativo. Nós apenas concordamos e continuamos imprimindo.

Confirmação do uso de cartucho não nativo

👉 Dica!

Para estender a possibilidade de imprimir em uma impressora a laser por um tempo, remova o cartucho e agite-o levemente para que o toner (pó) fique uniformemente localizado dentro dele.

Em seguida, reinstale-o na impressora. Este procedimento permite imprimir, em média, 20 a 100 páginas de texto.

*

Razão # 6: o driver não está instalado ou houve um conflito de driver

Normalmente, um problema com os motoristas surge como resultado de:

  1. reinstalar o Windows (ou, por exemplo, criar um novo usuário);
  2. ao instalar um novo equipamento (seja qual for, pode ocorrer um conflito de driver, fazendo com que o driver da impressora deixe de funcionar normalmente);
  3. devido a um ataque de vírus e danos aos drivers da impressora.

Via de regra, em todos esses casos, o usuário (pelo menos!) Adivinha o que aconteceu ...

Em geral, primeiro você deve ir para gerenciador de Dispositivos ... Para fazer isso, você precisa manter os botões pressionados WIN + R, em seguida, digite o comando devmgmt.msc, Aperte OK .

Como abrir o gerenciador de dispositivos

Em seguida, você precisa de:

  1. aba aberta "fila de impressão" e veja se esta guia contém o nome da sua impressora, se há um ponto de exclamação amarelo próximo a ela (que indica a ausência ou problema com o driver);
  2. se não houver impressora na "fila de impressão" - abra a guia "Outros dispositivos" ... Provavelmente, você verá um ou mais dispositivos desconhecidos: entre eles, deve haver uma impressora.

Problema de driver e está tudo bem

Em geral, tenho vários artigos em meu blog dedicados ao problema dos motoristas. Portanto, para não me repetir (especialmente porque este tópico é bastante extenso), fornecerei links para eles aqui 👇.

👉 Ajudar!

1) Programas para atualizações automáticas de drivers.

2) Como remover drivers antigos ou desnecessários (este artigo pode ser útil se o driver antigo estiver danificado e você precisar removê-lo, porque um novo não está instalado).

3) Como encontrar um driver para um dispositivo desconhecido.

*

Isso conclui o artigo, para acréscimos sobre o assunto - um grande merci com antecedência!

Espero que você possa resolver o problema da impressora sozinho.

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 28/01/2017

Correção: 01/05/2020