Interessante

Como limpar a poeira do seu computador. Limpando o monitor, unidade de sistema, teclado

Dia bom!

Você sabe quem é o inimigo mais perigoso de um computador, além do próprio usuário? 👀 O inimigo mais perigoso é a poeira! ..

Por alguma razão, alguns usuários pensam que limpar a poeira de um computador é algo fora do comum e acessível apenas a gurus ou mestres experientes.

Na verdade, não há nada complicado neste procedimento, especialmente porque tudo que você precisa para limpar seu PC está em quase todas as casas!

Neste artigo, explicarei como isso é feito e no que você precisa prestar atenção.

Então...

*

👉 Ajudar!

1) Como limpar a poeira de um laptop: sozinho em casa.

2) Os melhores utilitários para remover arquivos "inúteis" do Windows (afinal, se você limpar, limpe tudo e com cuidado!)

*

Limpando a poeira do seu computador [instruções]

Perguntas frequentes dos usuários

Talvez a primeira coisa para começar o artigo seja responder às perguntas mais comuns dos usuários sobre limpeza, que são feitas regularmente ...

1) Com que freqüência preciso limpar a poeira do meu PC?

Digamos apenas: não existe uma receita específica que se adapte a absolutamente todas as pessoas. Alguns usuários limpam a unidade do sistema a cada seis mesesoutros não limpam nada desde o momento da compra. Tanto aqueles quanto aqueles irão lhe dizer que tudo está em ordem para eles e tudo funciona.

Em geral, é claro, muito depende da sala em que você trabalha: quanto mais poeira houver, mais estará na unidade do sistema (lógico). Para um apartamento / casa normal - a melhor opção é limpá-lo 1 a 2 vezes por ano.

2) Por que você precisa limpar?

Com o tempo, quando a poeira na unidade do sistema aumenta, ela começa a interferir na circulação normal do ar.

Apoiado nas pás da ventoinha, bloqueando orifícios de ventilação e radiadores, interfere na retirada de ar quente da caixa do aparelho.

Como resultado, seu hardware começa a superaquecer, o que afeta negativamente o desempenho do PC e sua vida útil. A propósito, após a limpeza, você de repente percebe que os ventiladores não são mais tão barulhentos e não o irritam.

Portanto, se querpara que o PC funcione por muito tempo e não desacelerou - tente às vezes limpá-lo do pó ...

3) Como determinar quando é hora de limpar?

Bem, em geral, às vezes você precisa olhar para a unidade do sistema e fazer uma avaliação visual. Além disso, preste atenção especial à poeira quando o dispositivo congela, reinicializações inesperadas, telas azuis, se os coolers fizerem barulho.

*

O que será necessário para o trabalho

  1. Um aspirador de pó . Em geral, um aspirador de pó doméstico comum deve ser suficiente, que, de preferência, deve ter um modo marcha ré... Se não houver reverso, você poderá soprar a poeira girando o aspirador de pó para que ele sopre o ar diretamente na unidade de sistema aberta. A propósito, em vez de um aspirador de pó, você pode até usar um ventilador (especialmente se for potente o suficiente).

    Um aspirador de pó

  2. Latas de ar comprimido. Em vez de um aspirador de pó, você pode usar um especial. latas de ar, como as que são vendidas em lojas de informática. Eles também podem ser úteis em espaços apertados: por exemplo, para soprar a poeira das pás do ventilador, da fonte de alimentação, etc.

    Ar comprimido pode

  3. Cotonetes . Os bastões mais comuns servem, muitos deles provavelmente têm protetores de ouvido em casa. Se não, é perfeitamente possível fazer com um pincel.

    Cotonetes

  4. Escova macia

    Pincel

  5. Chaves de fenda Phillips e de cabeça chata (para abrir a tampa da unidade do sistema (dependendo do modelo)).

    Chave de fenda

  6. Para limpar o monitor, você precisará de: um pano macio (por exemplo, de óculos), ou um pano especial para limpar telas (existem em lojas de informática). Você também pode usar uma esponja limpa.

    Guardanapos

     *

Como limpar a unidade do sistema

A primeira coisa a fazer é desligar o PC e desconectar da unidade de sistema: cabo de alimentação, mouse, teclado, impressora e outros dispositivos.

Em um design típico da unidade de sistema, o lado esquerdo se abre. Costumam prendê-lo montando na parede posterior: podem ser simples travas, ou podem ser parafusos (para isso é necessária uma chave de fenda, de que falei na parte anterior do artigo ...).

Em geral, desparafuse os parafusos (travas) e remova a parede lateral (geralmente ela se move ao longo dos "trilhos" se você empurrá-la em direção à parede posterior da unidade do sistema).

Desligue a energia, desparafuse os parafusos

Em seguida, você precisará de um aspirador de pó. Em geral, é recomendável soprar através da unidade do sistema na rua, garagem, varanda, escada (bem, se você não tem medo de tirar o pó da sala, então você pode direto no local de trabalho 👀).

Mais um ponto: é aconselhável colocar os óculos ou virar as costas (semicerrar os olhos) durante os primeiros 5-10 segundos. soprando - a poeira principal vai voar para fora neste momento.

Em geral, não há nada complicado no processo de purga: basta colocar o aspirador em diferentes cantos do bloco e purgar todas as áreas. A principal tarefa: soprar para fora todos os grandes pedaços e acúmulos de poeira.

Limpando a unidade do sistema na rua

Próximo passo: limpar os radiadores. Radiador - este é um pedaço de ferro com nervuras (geralmente amarelo / branco), serve para resfriar o processador (também pode ser, por exemplo, em uma placa de vídeo e onde quer que seja necessário resfriamento).

Você pode limpar facilmente o dissipador de calor com uma escova macia regular: basta escová-lo entre todas as costelas. A propósito, você pode soprar a poeira de locais de difícil acesso usando uma lata de ar comprimido. Na maioria das vezes, esses lugares estão localizados em algum lugar sob um refrigerador (ventilador), onde você não pode rastejar com um aspirador de pó comum.

A propósito, o pó das pás do ventilador pode ser feito com cotonetes.

Limpando o radiador e refrigerador

Eu também recomendo prestar atenção a Fonte de energia... Normalmente, muitas pessoas se esquecem de limpá-lo, enquanto uma grande quantidade de poeira se acumula nesta caixa fechada.

A fonte de alimentação está localizada, na maioria das vezes, na parte traseira da unidade do sistema, acima ou abaixo (dependendo do modelo da unidade, na minha foto 👇 - está abaixo).

Fonte de energia

Você pode limpá-lo sem desmontá-lo: há muitos orifícios de ventilação - basta soprá-lo com um aspirador de pó de diferentes lados.

Em geral, é melhor olhar para dentro e avaliá-lo visualmente. Para desmontá-lo, basta desapertar 4 parafusos (porcas) e retirar a tampa protetora. Em seguida, use uma escova e cotonetes para limpar.

*

Como limpar o monitor de poeira e riscos

O que não pode ser usado para limpar o monitor: álcool, acetona, refrigerante, etc. Muitos de nós usamos tudo em casa para limpar o monitor. Enquanto isso, todas essas ferramentas podem estragar a superfície da tela, mesmo que nada seja perceptível à primeira vista.

Por exemplo, ao limpar com álcool, podem começar a se formar microfissuras em certas superfícies, que se transformarão em rachaduras e a superfície da tela será danificada.

Você pode usar: especial. líquido para limpeza de monitores (vendido em lojas) ou água levemente umedecida com sabonete de bebê.

Quanto aos trapos: os trapos vendidos para limpar e limpar vidros comuns são os ideais. Você também pode pegar pedaços de flanela ou esponja (no entanto, uma esponja é perigosa porque grãos de areia podem entrar em sua superfície, o que arranhará a superfície da tela. Se você pegar uma esponja, basta uma nova, e use-o apenas para limpar telas).

Também nas lojas de informática você pode encontrar lenços especiais para limpar a superfície da tela.

Em geral, se você comprou um spray especial e lenços no computador. store - então dar aqui instruções de como usar, eu acho, não adianta. Cada fabricante tem suas próprias nuances de limpeza. Abaixo, tentarei fornecer uma versão universal doméstica simples ...

Limpando o monitor

Opção de limpeza universal:

  1. A primeira coisa a fazer é desligar o monitor e desconectá-lo.Se você tem um monitor CRT antigo, deve esperar um pouco (cerca de 1 hora);
  2. prepare um pequeno recipiente com água, umedeça levemente com sabonete comum para bebês;
  3. remova anéis, pulseiras, etc. dos dedos - existe o risco de que, ao limpar a superfície, você a arranhe acidentalmente;
  4. em seguida, mergulhe um pano na água e esprema-o para que nada pingue (ou seja, para que fique apenas húmido). Em seguida, limpe a superfície do monitor: isso deve ser feito sem pressão e com cuidado - é melhor correr 5 vezes sobre a superfície sem pressionar, do que pressionar forte uma vez;
  5. em seguida, limpe a superfície com um pano seco e inspecione a superfície do monitor: se há resíduos de poeira (especialmente nos cantos), riscos, etc. Se houver: limpe a superfície novamente com um pano umedecido e seque;
  6. Quando a superfície da tela está limpa e seca, você pode ligar o dispositivo e desfrutar da imagem nítida.

*

Limpando o teclado de migalhas, marcas de graxa e poeira

Opção 1

A opção mais fácil (se você não quiser comprar nada e gastar dinheiro) - basta virar o teclado e sacudi-lo levemente. A maioria das migalhas, poeira e outras coisas voarão de lá. Também pode ser aspirado.

Em seguida, pegue um pano úmido ou um pano macio (aquele com o qual não escorre água, apenas úmido) e limpe a superfície das teclas entre as teclas para remover marcas de graxa, gotas secas, etc. A propósito, você pode umedecer o pano com água com sabão.

Em geral, uma maneira simples, confiável e rápida de limpar o teclado ...

Opção número 2

Agora existe um know-how como Gel de velcro... A essência de seu uso é simples: você coloca no teclado, pressiona levemente e espera. O gel se espalhará entre as teclas, fará uma cópia exata do teclado, preenchendo todas as lacunas e vazios.

Em seguida, você o remove do teclado. Por ser muito pegajoso, este gel irá remover toda a sujeira com ele: poeira, migalhas, etc.

By the way, seus desenvolvedores afirmam que ele tem propriedades antibacterianas. Eu honestamente duvido ...

Velcro para limpar o teclado

Opção número 3

Bem, a última opção real (na minha opinião) é o uso de um aspirador de pó USB especial com teclado (alguns modelos funcionam em rede ou bateria).

O uso é simples: ligue-o e mova-o entre as teclas. Via de regra, ele tem escovas pequenas, para que possa apanhar migalhas mesmo em locais de difícil acesso, para depois sugá-las ...

Uma das principais desvantagens desses dispositivos: baixo poder de sucção, muitos detritos simplesmente não são sugados. E o segundo ponto: remove apenas poeira e migalhas, e marcas de gordura, manchas, etc. - você ainda tem que limpar com um pano ...

Limpador de teclado USB dedicado

*

Isso completa a limpeza. Boa sorte a todos!

Por acréscimos sobre o tema - ficarei muito grato!

👋

Primeira publicação: 28/01/2017

Correção: 01/05/2020