Interessante

10 programas gratuitos para recuperar dados apagados: arquivos, documentos, fotos

Olá!

Quase todo usuário de computador, pelo menos uma vez, agarrou sua cabeça e se arrependeu de ter excluído o arquivo ou documento necessário do disco (bem, ou formatado acidentalmente, por exemplo, o meio por suas ações). Mas em muitos casos, você pode restaurar parcialmente ou até mesmo completamente as informações - o principal é fazer tudo certo, por assim dizer, sem confusão e pressa!

Para recuperação de dados precisa de utilitários especiais e programas. Existem muitos agora, e a maioria deles são bastante caros (além disso, tendo pago o software, não se sabe se ele se justificará, se será capaz de ajudar a restaurar dados).

portanto, neste artigo apresentarei os melhores programas gratuitos que o ajudarão a escanear seu disco e encontrar arquivos que podem ser recuperados (mesmo depois de excluí-los da lixeira ou formatar o disco).

*

👉 Para referência: você provavelmente notou que copiar um arquivo leva muito tempo - e excluí-lo em alguns segundos! O fato é que depois que você apaga o arquivo e esvazia a lixeira, ele não desaparece fisicamente do disco em lugar nenhum.

Acontece que o sistema de arquivos exclui certas partes do disco - ele considera que não há nenhum arquivo excluído nelas agora, elas são gratuitas e qualquer outra informação pode ser gravada nelas.

Portanto, quanto menos trabalharem com o disco após excluir o arquivo, maior será a probabilidade de recuperar informações dele (uma vez que a probabilidade de que algo seja gravado nas mesmas seções do disco é mínima!).

*

👉 Algumas regras importantes:

  1. assim que notar a perda de um arquivo, tente não usar este disco / unidade flash. É melhor desconectá-lo completamente do PC (ainda mais para não concordar em formatá-lo, corrigir erros, etc., que o Windows recomendará).
  2. não restaure dados para a mesma mídia que você digitalizou: ou seja, se você está tentando recuperar fotos de uma unidade flash - restaure-as no disco!

    O fato é que copiar novas informações para o meio do qual você está recuperando arquivos pode sobrescrever os restos das informações que você está recuperando (eu escrevi de forma confusa, mas acho que o significado é claro 👌).

  3. se um dos programas não conseguiu localizar e restaurar nada - não se desespere, tente outro (ou melhor 3-4)!

*

Dez principais softwares de recuperação de arquivos

R.Saver

Site do desenvolvedor: //rlab.ru/tools/rsaver.html

👉 Ajudar! Instruções para recuperar arquivos usando R.Saver

R.Saver - janela principal do programa

Um programa muito simples para recuperar arquivos de várias mídias (discos rígidos, pen drives, drives externos, etc.). Suporta uma ampla variedade de sistemas de arquivos: NTFS, FAT e ExFAT.

É baseado nos algoritmos das versões profissionais do programa UFS Explorer. A propósito, R.saver é gratuito apenas para uso não comercial nos seguintes países: Ucrânia, Rússia, Bielo-Rússia (e vários outros).

Vantagens principais:

  1. a capacidade de recuperar dados após: formatação, falha do sistema de arquivos, exclusão;
  2. algoritmos profissionais para digitalização e recuperação de arquivos;
  3. boa comunidade e suporte no site oficial (uma pergunta feita a tempo - às vezes custa muito!);
  4. há suporte para montagem automática de uma matriz RAID (desde que todos os dispositivos estejam conectados);
  5. suporte para vários sistemas de arquivos de diferentes sistemas operacionais: ExFAT, FAT / FAT32, NTFS, Ext2, Ext3, Ext4, ReiserFS, JFS, XFS, UFS / UFS2, Adaptec UFS, Open ZFS, etc.
  6. interface simples e amigável no estilo minimalista;
  7. Suporte ao idioma russo.

*

Recuva

Site oficial: //www.piriform.com/recuva

👉 Ajudar! Como trabalhar com Recuva - instruções passo a passo

Encontre as fotos excluídas no disco - Recuva

Este é provavelmente um dos melhores utilitários gratuitos de recuperação de arquivos! Apesar de seu tamanho relativamente pequeno, o utilitário é muito eficaz na recuperação de dados que foram excluídos acidentalmente de um disco rígido ou unidade flash.

O programa foi desenvolvido para ser usado por usuários novatos, por isso é muito fácil e simples de usar - possui um assistente passo a passo em seu arsenal que o ajudará a definir todas as configurações necessárias.

O algoritmo para trabalhar com o programa é bastante simples: depois de definir os parâmetros e selecionar um disco, ele faz a varredura e fornece todos os arquivos que podem ser recuperados. A propósito, se estamos falando de imagens ou fotos, geralmente elas podem ser visualizadas antes de serem restauradas (exemplo na imagem acima).

Você também pode descobrir o nome do arquivo onde foi salvo anteriormente, seu estado atual (o programa marca os arquivos em cores diferentes: verde - excelente (alta probabilidade de recuperação normal), amarelo - médio, vermelho - ruim (a recuperação é improvável )).

Tudo o que você precisa fazer é marcar as caixas de seleção de que precisa e começar a restaurar.

Vantagens principais:

  1. há um assistente passo a passo para usuários despreparados;
  2. 2 modos de varredura de disco (simples e avançado. Avançado leva mais tempo, mas permite que você encontre mais arquivos excluídos);
  3. recuperação não apenas de dados excluídos acidentalmente, mas também da capacidade de trabalhar após uma formatação de disco malsucedida, pesquisa de documentos não salvos, mensagens de caixa de correio e muito mais;
  4. classificação conveniente de arquivos (nome, caminho, tamanho, estado, etc.);
  5. a capacidade de excluir arquivos permanentemente;
  6. o utilitário é gratuito e oferece suporte ao russo;
  7. compatível com todas as versões do Windows: XP / Vista / 7/8/10.

*

Glary undelete

Site oficial: //www.glarysoft.com/

Glary Undelete - processo de varredura de disco

Este utilitário faz parte do conjunto de programas Glary Soft (que não seria supérfluo ter em um PC para todos os usuários - afinal, tudo o que você precisa está lá: otimização e ajuste fino do Windows, trabalho com discos, arquivos, registro e muito mais).

Quanto a si mesmo Glary undelete - então é um utilitário gratuito e de alta qualidade para recuperar informações excluídas. O utilitário suporta todos os sistemas de arquivos mais populares: FAT, NTFS, NTFS + EFS. Permite a recuperação, incluindo arquivos compactados e criptografados no sistema de arquivos NTFS.

Existem filtros por nome, data, tamanho, opções de recuperação (muito conveniente quando você encontrou milhares de arquivos no disco e você só precisa selecionar algo específico).

A interface é muito simples: drives, pastas, etc. são exibidos à esquerda, os arquivos são exibidos à direita. No topo do programa: filtros e barra de pesquisa. Todos os sistemas modernos do Windows 7/8/10 são suportados.

*

Disk Drill (recuperação Pandora)

Site: //www.cleverfiles.com/ru/disk-drill-windows.html

Pandora Recovery - //www.pandorarecovery.com/ (agora Disk Drill)

Nota: recuperação de dados gratuita de até 500 MB!

Disk Drill - janela principal do programa

O Disk Drill é um programa freeware para recuperar arquivos excluídos (oferece suporte à recuperação de imagens, fotos, documentos, música e muito mais). O programa pode funcionar com quase todos os meios: cartões de memória, drives flash, discos rígidos, drives externos, iPods, etc.

O aplicativo pode recuperar dados não apenas após excluí-los da lixeira, mas também após formatar o disco, alterar partições, infecção por vírus, falha no sistema de arquivos.

Vantagens principais:

  1. 2 tipos de digitalização: rápida e profunda;
  2. algoritmos de recuperação de dados exclusivos;
  3. a capacidade de ativar o algoritmo de proteção de dados (você pode recuperar quaisquer dados excluídos com alguns cliques do mouse);
  4. você pode recuperar arquivos perdidos em discos de sistema e dispositivos externos, cartões de memória, unidades flash USB, laptops e outros dispositivos;
  5. suporte para vários sistemas de arquivos: NTFS, FAT32, EXT, HFS +, etc .;
  6. interface intuitiva simples feita em estilo minimalista;
  7. o programa é compatível com Windows XP, Vista, 7, 8, 10 (32/64 bits).

*

Transcend RecoveRx

Site oficial: //ru.transcend-info.com/Support/Software-4/

Transcend RecoveRx - Janela Principal

Um programa prático e muito conveniente para recuperar quaisquer documentos e arquivos após uma exclusão acidental (inclusive após a formatação do disco rígido). Transcend RecoveRx pode funcionar com diferentes tipos de drives e diferentes sistemas de arquivos (HDD, SSD, pen drives, cartões de memória, etc.).

Separadamente, a interface pode ser notada: tudo é feito de forma simples, consistente, não há parâmetros de difícil ajuste. Há um assistente passo a passo disponível que ajudará a restaurar dados até mesmo para um usuário completamente inexperiente.

Vantagens principais:

  1. algoritmo bastante poderoso para digitalização e recuperação de arquivos excluídos;
  2. direcionado a usuários novatos: há um assistente de recuperação passo a passo;
  3. existe uma função de proteção de dados de cartões SD e CompactFlash;
  4. você pode pesquisar arquivos por um tipo específico: fotos, documentos, arquivos de áudio e vídeo;
  5. todos os principais tipos de armazenamento são suportados: cartões de memória, MP3 players, pendrives, discos rígidos (HDDs) e SSDs;
  6. funciona em todas as versões modernas do Windows.

*

MiniTool Power Data Recovery

Site dos desenvolvedores: //www.powerdatarecovery.com/power-data-recovery.html

Nota: a versão gratuita do programa tem um limite (1024 MB) para salvar as informações recuperadas.

MiniTool Power Data Recovery - janela principal

Power Data Recovery é um programa muito poderoso e eficaz, capaz de recuperar informações de drives, mesmo nos casos mais terríveis (quando outros utilitários "se recusam" a fazer isso).

Esses casos incluem: ataques de vírus, formatação da mídia, uso do programa FDISK, corrupção do setor de inicialização do MBR, problemas ao criar partições (e trabalhar com elas), desligamento incorreto do PC (por exemplo, durante picos de energia), etc.

Vantagens principais:

  1. algoritmos muito poderosos permitem que você recupere arquivos quando outros utilitários estão impotentes;
  2. lista de exibição conveniente de arquivos recuperáveis;
  3. suporte para todos os sistemas de arquivos populares: FAT 12/16/32, NTFS (incluindo NTFS5), etc .;
  4. suporte para matrizes RAID;
  5. há um assistente virtual (para usuários novatos);
  6. suporte para diferentes tipos de drives: discos HDD, discos SSD, cartões de memória, drives flash, etc .;
  7. funciona com todos os sistemas operacionais populares do Windows: 7/8/10.

Das deficiências, gostaria de destacar a mais importante - não há suporte oficial para a língua russa (espero que apenas por enquanto 👌).

*

PC INSPECTOR Recuperação de arquivo

Site de desenvolvedores: //www.pcinspector.de/

PC INSPECTOR File Recovery - janela principal

PC INSPECTOR File Recovery é um programa gratuito desenvolvido para recuperar informações deletadas.

O programa é compatível com os sistemas de arquivos do Windows: FAT 12/16/32 e NTFS. O disco rígido fica visível mesmo quando o setor de inicialização e a tabela de alocação de arquivos foram danificados ou excluídos.

É possível pesquisar um formato de arquivo específico (todos os programas mais populares são suportados, a lista é fornecida abaixo).

Características principais:

  1. bom algoritmo de pesquisa para informações excluídas;
  2. pode restaurar arquivos com sua data original de criação / cópia;
  3. é possível trabalhar com unidades de rede;
  4. suporte a sistemas de arquivos: FAT 12/16/32 e NTFS;
  5. interface simples e concisa;
  6. Suporta vários formatos de arquivo: ARJ, AVI, BMP, CDR, DOC, DXF, DBF, XLS, EXE, GIF, HLP, HTML, HTM, JPG, LZH, MID, MOV, MP3, PDF, PNG, RTF, TAR, TIF , WAV e ZIP;
  7. funciona no Windows XP / 7/8/10.

*

Wise Data Recovery

Site oficial: //www.wisecleaner.com/wise-data-recovery.html

Wise Data Recovery - Janela de varredura: arquivos encontrados apresentados

Wise Data Recovery é um programa gratuito para recuperar fotos, documentos, vídeos, músicas e mensagens de correio deletados. O programa vê não apenas discos rígidos locais, mas também todas as unidades externas conectadas, unidades flash, cartões de memória, dispositivos etc.

O programa possui uma função especial que permite avaliar as possibilidades de recuperação de um determinado arquivo: uma indicação especial (verde, amarelo, vermelho) acenderá na frente de cada um. Recuperação provavelmente bem-sucedida para arquivos verdes ...

Características principais:

  1. verificação rápida de quaisquer unidades conectadas ao sistema;
  2. interface conveniente e simples;
  3. tamanho compacto - apenas alguns MB;
  4. suporte para Windows 10, 8.1, 8, 7, Vista, XP;
  5. Suporte ao idioma russo.

*

Caixa de ferramentas de recuperação de CD

Site: //www.oemailrecovery.com/cd_recovery.html

Caixa de ferramentas de recuperação de CD - janela principal

CD Recovery Toolbox - este utilitário foi projetado para recuperar dados de discos de CD / DVD (vários tipos são suportados: CD, DVD, HD-DVD, Blu-Ray, etc.).

O programa verifica e encontra arquivos de vários formatos: música, filmes, imagens, fotos, documentos. Durante o processo de digitalização, o programa usa vários algoritmos, o que aumenta significativamente sua eficiência!

Em geral, um utilitário insubstituível ao trabalhar com discos de CD é suficiente.

Características principais:

  1. vários algoritmos para verificação e detecção de arquivos;
  2. depois do trabalho - o programa fornece um relatório detalhado;
  3. pode recuperar arquivos maiores que 4 GB;
  4. configurações detalhadas sobre onde salvar os arquivos restaurados, o que salvar e o que não, informações detalhadas sobre os arquivos são exibidas;
  5. funciona no Windows 7/8/10.

*

Undelete 360

Site do desenvolvedor: //www.undelete360.com/

Visualização do arquivo sendo recuperado no Undelete 360

Undelete 360 ​​é um programa muito bom para recuperar informações apagadas de várias unidades (suportado: disco rígido, unidade flash, cartão de memória, câmera digital, etc.).

O programa trabalha diretamente com a unidade (ignorando o sistema operacional Windows), permitindo que você encontre e restaure arquivos em caso de uma variedade de problemas: desde uma exclusão simples e descuidada do arquivo, até a formatação e um ataque de vírus.

O que mais é cativante sobre este utilitário: ele pode filtrar arquivos encontrados por seu tipo e pela pasta da qual foram excluídos. Há uma prévia do arquivo, o que é muito importante para fotos e imagens.

Undelete 360 ​​suporta e funciona com os seguintes tipos de arquivo:

  1. documentos: DOC, XLS, RTF, PDF, PPT, MDB, HTML, CSV, TXT, PAS, CPP, EML;
  2. arquivos de áudio e vídeo: AVI, MP3, WAV, WMA, MPG, MOV, ASF, etc .;
  3. fotos e imagens: JPEG, JPG, PNG, BMP, GIF, TIF, TGA, EML, RAW, etc.

*

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 01.12.2017

Correção: 02/10/2020