Interessante

Como escolher um monitor para um computador, com qual tela comprar um laptop: exemplos com fotos

Dia bom!

Muitas pessoas pensam que o mais importante em um computador é uma placa de vídeo, alguns são um processador - mas eu acho que o mais importante em qualquer dispositivo (laptop, PC, smartphone) é um monitor (tela). Afinal, a qualidade de exibição de informações depende não apenas de quão realista uma foto ou um novo jogo será exibido nela, mas também de nossa visão!

Qualquer monitor tem muitas de todas as características técnicas que são obscuras para a maioria (e, como regra, você pode aprender sobre isso se começar a pesquisar profundamente em documentos ou usar programas e utilitários especiais para diagnosticar o dispositivo).

Neste artigo, não vou descrever todas essas características (porque em geral elas não são necessárias), mas irei abordar os parâmetros MAIS importantes que você deve prestar atenção ao escolher um monitor para um computador (bem, ou ao comprar um computador portátil). Espero que as informações sejam úteis e que você encontre a tela certa para o seu trabalho.

Então...

Escolhendo um monitor: as principais características da tela

Como primeiro exemplo, peguei um laptop da categoria de preço médio ...

Eu proponho construir um artigo por exemplos (na minha opinião, esta é a melhor opção ☺). Levei para análise um dos notebooks de preço médio em execução - o Acer Aspire 5 A517. As características de sua tela (que são apresentadas ao lado das etiquetas de preços) - eu dei na imagem abaixo. Vamos examinar todos esses parâmetros em ordem ...

Observação: todas as especificações da tela do laptop são iguais às de uma tela normal de PC. Portanto, este exemplo é relevante para ambas as opções.

Especificações do monitor para laptop Acer Aspire 5 A517

Tipo de tela (às vezes eles escrevem "Tipo de matriz" ou "Tecnologia de fabricação de matriz")

Um parâmetro bastante importante, do qual a qualidade da imagem depende diretamente. Já à venda, os seguintes tipos de matrizes são encontrados com mais frequência:

  1. TN (ou TN + Film como na imagem acima). O tipo mais popular de matriz fornece uma imagem bastante boa, juntamente com um preço baixo. Das deficiências - pior transmite tons de cores, não tão brilhantes e "suculentas" (veja o exemplo abaixo).
  2. IPS é um tipo de matriz mais caro (pode ser encontrado em laptops acima de US $ 600). Fornece uma imagem mais brilhante e mais contrastante. Um monitor em tal matriz é especialmente relevante para processamento de foto e vídeo (no entanto, observe o tempo de resposta, se for maior que 6 ms - pode haver problemas com a reprodução de cenas dinâmicas em filmes, jogos, esportes, etc. );
  3. PLS é uma tecnologia da Samsung, em termos de qualidade de imagem essas telas não são inferiores ao IPS (muitos até notam um jogo de cores ainda mais brilhante). Eles também têm menos consumo de energia. Verdade, o preço por eles é ainda mais alto ...
  4. VA (MVA, PVA) - algo entre matrizes TN e IPS. Proporcionam uma reprodução de cores mais vívidas (embora não atinjam IPS) e, ao mesmo tempo, tenham um tempo de resposta lento.

Matriz IPS (superfície brilhante da tela) versus matriz TN (superfície fosca da tela). A mesma foto

Mais detalhes sobre os tipos de matriz e todas as vantagens / desvantagens podem ser encontrados neste artigo: //ocomp.info/matritsa-ips-tn-pls-monitor-faq.html

Diagonal da tela

Este é o comprimento entre os cantos opostos da tela (geralmente, entre o canto inferior esquerdo e o canto superior direito, como na imagem abaixo). É especificado em polegadas (1 polegada = 2,54 cm). Aqueles. se a diagonal for de 17,3 polegadas, então será de 17,3 * 2,54 = 43,942 cm. Aproximadamente cerca de 44 cm.

Qual é a diagonal e como ela é medida (1 polegada = 2,54 cm)

Acredita-se que quanto maior o tamanho da tela, melhor (especialmente se você comprá-lo para assistir a filmes). Mas, pessoalmente, gostaria de acrescentar que nem sempre é conveniente trabalhar atrás de uma tela muito grande.

Quanto aos laptops, a diagonal mais comum é de 15,6 polegadas (laptops com tela de 17,3 polegadas também são populares agora).A primeira opção é conveniente para transferências frequentes do dispositivo, a segunda - quando você o carrega de vez em quando (um bom substituto para um PC normal).

Resolução da tela

Muitas pessoas confundem a resolução diagonal e a resolução da tela, mas essas são coisas muito diferentes. Diagonal é o tamanho geral da tela e resolução é quantos pontos na tela formarão uma imagem.

Para entender do que estamos falando, você precisa comparar a mesma imagem em telas diferentes com diagonais diferentes (na mesma resolução!). A captura de tela abaixo mostra esse exemplo: em uma tela grande com baixa resolução - há uma leve granulação na imagem. Se a tela fosse ainda maior com a mesma resolução, a granulação seria ainda maior!

Comparação da mesma imagem com a mesma resolução em diferentes diagonais

Resolução ideal para telas de laptop:

  1. em 15,6 polegadas - é 1366x768 (alguns colocam ainda mais alto, por exemplo, 1600 * 900 - mas tenha em mente que se a diagonal for pequena - e a resolução for muito alta - muitos elementos se tornarão pequenos e você precisará esticar seus olhos para vê-los);
  2. em 17,3 polegadas - é 1600 * 900 (para IPS - 1920 * 1080).

Nome do formato

É apenas um parâmetro auxiliar indicando a resolução (eu não olharia tão atentamente para isso - ao contrário, é até uma jogada de marketing para os amantes do cinema, onde quer que gritem: "HD ..").

Abaixo está uma captura de tela que liga a resolução e o nome do formato (digamos, se o formato for HD1080, a resolução é 1920x1080).

Resolução da tela e nome do formato (mais na Wikipedia)

Densidade de pixels

Mas este parâmetro liga a diagonal da tela e sua resolução (por assim dizer, a proporção entre eles). Quanto maior a densidade de pixels, melhor e melhor será a imagem na tela! Este parâmetro é medido em PPI: ou seja, basta escrever nas características, por exemplo, 106 PPI.

Hoje, eu não recomendaria escolher monitores em que a densidade de pixels seja inferior a 88 PPI (melhor ainda, não inferior a 95), caso contrário, você corre o risco de a imagem ficar granulada.

Cobertura da tela

Existem dois tipos principais de revestimentos: fosco e brilhante (também existem vários derivados destes, por exemplo, anti-reflexo (essencialmente o mesmo fosco ...)).

A superfície brilhante tem melhor reprodução de cores, pretos mais brilhantes e mais profundos. Mas tudo é refletido nele como um espelho (o que é muito inconveniente quando o brilho da luz do dia aparece de repente na tela). Não há brilho na superfície fosca, mas a imagem está mais escura, as cores não são tão brilhantes.

Em mais detalhes, a diferença entre uma tela fosca e brilhante, analisei neste artigo: //ocomp.info/glyantsevaya-ili-matovaya-monitor.html

Superfícies brilhantes e mate (para comparação de dois monitores)

Tela 3D

Um recurso inovador dos últimos anos (os filmes com essa tecnologia parecem muito realistas).

Normalmente, esses monitores têm uma alta taxa de atualização (144 Hz e acima). Sua função também possui um recurso de exibição alternada de imagens para olhos diferentes. O monitor vem com 1-2 pares de óculos para imersão total.

Eu mesmo não dou suporte a todos esses chips com 3D (especialmente porque esses monitores são muito caros) ...

Tela sensível ao toque

Neste tipo de tela, muitos comandos podem ser emitidos pressionando-se diretamente na superfície do monitor. Normalmente, essa tela é instalada em laptops que podem ser dobrados como um livro e usados ​​no modo tablet. Em geral, uma opção útil (especialmente para alguns usuários).

Como segunda opção, decidi levar um monitor de computador típico (por exemplo, o modelo de orçamento HP 24es). Uma tela com suas características é mostrada a seguir. Não estou descrevendo os parâmetros semelhantes discutidos acima ...

Especificações do monitor HP 24es

Fabricante

No começo do artigo não falei nada sobre o fabricante ... mas esse é um ponto muito importante. Monitores com as mesmas características, mas de fabricantes diferentes, podem mostrar uma imagem de qualidade diferente. Não vou destacar o melhor fabricante aqui, mas direi isso, escolha aquele que já se estabeleceu no mercado.

Quais fabricantes eu recomendo?: Dell, NEC, HP, Acer, Hitachi, Samsung, LG.

Mesmo que haja alguma dúvida sobre a garantia com a loja onde você o comprou, você pode pelo menos escrever para o fabricante do seu monitor. Algumas firmas (por exemplo, Dell, Samsung), aconteceram que trocaram monitores antigos por novos, em caso de algum problema, mesmo que o case "não esteja bem" na garantia (a firma simplesmente valoriza sua reputação).

Proporção da tela

Provavelmente, quase todos notaram que os monitores são tanto uma reminiscência de um "quadrado" em suas dimensões, quanto seu comprimento alongado na forma de um retângulo. Aqui, apenas este parâmetro é responsável pelas dimensões da tela (veja o exemplo ilustrativo na foto abaixo).

Exemplo em dois monitores - proporções de 4: 3 e 16: 9

Em geral, é uma questão de gosto aqui - qual é mais conveniente para você trabalhar e, em seguida, escolha a proporção. Agora, os monitores 16: 9 são muito populares - é conveniente assistir a filmes neles para trabalhar. A tabela com relações de aspecto e resoluções de tela é apresentada a seguir (as resoluções alocadas são uma das mais populares atualmente).

Proporção da tela4:35:416:916:10
Permissões para este tipo de proporção640x480

800x600

1024 x 768

1152x864

1280 x 960

1400 x 1050

1600 x 1200

1280 x 1024 1280 x 720

1360 x 768

1366 x 768

1600 x 900

1920x1080

1280 x 768

1280x800

1440 x 900

1600 x 1024

1680 x 1050

Tempo de resposta

Um parâmetro muito importante para monitores IPS, especialmente para aqueles usuários que amam jogos dinâmicos, filmes (o fato é que se você pegar uma matriz TN, eles geralmente têm um tempo de resposta inferior a 5 ms - e você pode ignorar este parâmetro. uma tecnologia diferente - é possível resistir a este tempo sem problemas). Mas IPS, com tempo de resposta em monitores baratos, pode ter "problemas" ...

Se você gosta de cenas dinâmicas: jogos diferentes na forma de atiradores, filmes de ação, transmissões esportivas, etc. - escolha um monitor com tempo de resposta não mais do que 5 ms! 7 ms, que são apresentados nas características da tela acima, podem claramente não ser suficientes e a imagem começará a "flutuar" quando a imagem na tela mudar rapidamente.

Tempo de resposta no exemplo de uma transmissão esportiva (12 ms versus 5 ms).

Se você não gosta de cenas dinâmicas (e em geral não vai assistir filmes atrás deste monitor ou reproduzi-los), você não pode ficar preso a este parâmetro.

Ângulo de visão vertical / horizontal

Este parâmetro é responsável pela qualidade da imagem que você verá se olhar para o monitor de um determinado ângulo. Por exemplo, monitores com uma matriz TN têm uma desvantagem - se você olhar para o monitor de lado, superior ou inferior, a qualidade da imagem piorará (as cores mudam, desbotam, é difícil distinguir o que ele mostra).

Em monitores com matriz ISP - isso, via de regra, não é observado (veja a diferença na foto abaixo). Aqueles. quanto maior o parâmetro dos ângulos de visão, melhor, como regra.

No entanto, nem sempre e nem todos precisam de grandes ângulos de visão. Se, por exemplo, você costuma trabalhar na rua (ou em locais públicos), as pessoas sentadas ao lado podem ver o que você está fazendo. E se o ângulo de visão for pequeno, só você verá. Aqueles. aqui, como olhar essa característica ... ☺

IPS versus TN (preste atenção ao ângulo de visão: em uma tela você pode ver tudo, na segunda - tudo está borrado)

Tela curva

Tela curva

A tela curva é um novo recurso em monitores grandes (27 polegadas ou mais). Devido ao fato de que ao ver uma imagem em tal monitor, a visão periférica começa a funcionar - obtemos um efeito imersivo! As bordas dobradas, por assim dizer, tornam a imagem mais próxima do usuário, cercando-o por todos os lados

No entanto, se você olhar para a tela não no centro, mas de lado (por exemplo, ao assistir a um filme com duas ou três pessoas), a imagem se torna ainda pior do que em uma tela plana normal. Portanto, eu recomendo que você considere cuidadosamente a escolha de tal monitor (aliás, o preço por eles é um pouco mais alto).

Taxa de atualização da tela

Este parâmetro é responsável por quantos quadros por segundo seu monitor irá mostrar a você. O parâmetro é medido em HZ (Hertz, ou da maneira inglesa - HZ) Naturalmente, quanto maior for essa característica, melhor! A imagem ficará mais uniforme, haverá menos desfoque e você poderá ver melhor vários detalhes (veja o exemplo abaixo).

Taxa de atualização da tela - usando o exemplo de duas telas 144 Hz e 60 Hz

Eu quero dizer imediatamente que se antes em monitores CRT antigos (estes são tão grossos, meio metro de largura ☺) - 60 Hz era muito prejudicial para os olhos (Se você trabalhar para isso, pelo menos 85 HZ é recomendado, e 100 HZ é melhor!) , então em monitores LCD modernos - 60 Hz é o ideal e suficiente para a operação normal.

Existem monitores mais caros que suportam 100 HZ e 144 HZ e superior. Eles fornecem uma imagem mais suave e melhor em várias cenas dinâmicas de filmes, jogos, etc: corridas, shooters, filmes de ação, etc. Na maioria das vezes, aliás, esses monitores em uma matriz TN (resposta 1-2 ms) também são encontrados no IPS, mas o preço é superior a $ 1000 (e de acordo com os comentários, a imagem ainda não muda tão dinamicamente quanto em TN).

Aliás, uma observação importante: além de um monitor de 100 Hz, você deve ter uma placa de vídeo de nível adequado. Se você rodar um jogo em tal monitor e sua placa de vídeo produzir apenas 60 FPS (quadros por segundo), então a diferença na imagem entre um monitor de 60 Hz e um monitor de 100 Hz não será perceptível!

Para obter mais detalhes sobre o FPS (o que é, como medi-lo e como aumentá-lo), consulte este artigo: //ocomp.info/kak-uznat-fps-v-igre-i-povyisit-fps.html

Mudança de frequência dinâmica (FreeSync e G-Sync)

Agora existem monitores à venda que suportam a tecnologia mudança de frequência dinâmica atualizações de tela: FreeSync (AMD) ou G-Sync (nVidia). Para facilitar o entendimento do que estamos falando, olhe a foto abaixo: são duas telas, apenas uma com FreeSync habilitado, a outra desabilitada.

Comparação da imagem no monitor - quando o controle de frequência dinâmico está ligado e quando está desligado

O resultado final é que essa tecnologia permite que você obtenha um movimento suave da imagem na tela a uma velocidade de renderização de 30-60 FPS (quadros por segundo), o que costuma ser o caso em jogos. Além disso, essa coisa permite que você elimine o rasgo na tela quando a sincronização vertical estiver desativada.

G-Sync é uma tecnologia fechada e é compatível apenas com placas de vídeo da nVidia (taxa de quadros mínima - de 30 FPS).

O FreeSync é um padrão aberto VESA Adaptive-Sync da marca AMD (será compatível com qualquer placa de vídeo). A taxa de quadros mínima para FreeSync é de 9 quadros / s. Em geral, as tecnologias em seu trabalho são semelhantes, embora seja difícil dizer qual é a melhor ...

Projeto de montagem e instalação do monitor

Preste atenção ao suporte do monitor: ele deve ser capaz de girar o monitor para a esquerda / direita, inclinar para cima / para baixo e ajustar a altura. Normalmente, todos os suprimentos modernos de marcas confiáveis ​​têm permissão para fazer isso (esse requisito se aplica mais a fabricantes chineses baratos e pouco conhecidos).

Também recomendo verificar a estabilidade do suporte (com atenção ☺). Alguns suportes parecem não segurar o monitor: toque leve e ele pode cair ...

Vários projetos de montagem e instalação do monitor

Conectores de vídeo

Para exibir a imagem de sua placa de vídeo para o monitor, conectores e cabos especiais são usados. Existem alguns deles, hoje os mais populares são estes:

  1. VGA (D-SUB) é um conector analógico antigo que está perdendo popularidade gradualmente. No entanto, ele ainda é encontrado em alguns monitores;

    VGA (D-SUB)

  2. DVI (DVI-I, DVI-D) é um conector mais moderno que fornece uma imagem muito boa sem distorção. Resolução máxima de até 2560x1600 pixels;

    DVI

  3. HDMI é o conector digital moderno e mais popular. Suporta resolução de até 4K, pode transmitir sinal de vídeo e áudio. Graças a isso, um PC ou laptop usando este conector pode ser conectado a vários outros decodificadores;

    HDMI

  4. DisplayPort é a mais nova porta que permite transportar sinais de áudio e vídeo ao mesmo tempo. A porta é encontrada apenas em monitores modernos com uma grande diagonal (e mesmo assim não em todos). Concorrente HDMI ...

    DisplayPort

Ninharias agradáveis ​​...

Não será supérfluo ter no monitor coisas como:

  1. portas USB adicionais na caixa do monitor. Você não precisará comprar vários cabos de extensão, além disso, eles economizam espaço na sua área de trabalho;
  2. conectores de áudio - permitem a conexão rápida e fácil de alto-falantes e fones de ouvido. Também é bastante conveniente;
  3. alto-falantes embutidos - por um lado, é conveniente, especialmente para quem não precisa de som de alta qualidade (eles economizam espaço, sem fios extras, tudo é compacto). Para aqueles que são "amantes da música" - direi o seguinte: como regra, um bom sistema de alto-falantes não é integrado a um monitor, portanto, na minha opinião, se você precisa de som de alta qualidade, isso é um desperdício . Melhor escolher um monitor com saídas de áudio, e já conectar boas caixas de som ...

Adições sobre o tópico são bem-vindas!

Boa sorte ☺

Copyright bahnfilme.com 2021