Interessante

Qual laptop é mais rápido e mais produtivo [não posso escolher e comprar]

Pergunta do usuário [típica]

Olá.

Por favor, diga-me com a escolha do laptop. Decidi mudar minha "máquina de escrever" e comprar algo mais novo. Escolhi 4 modelos *, mas não consigo decidir e escolher o mais produtivo e rápido deles. Você pode me dizer o que você escolheria? ..

* Observação: marcas específicas de laptops em questão são excluídas.

Dia bom!

Pessoalmente, quando escolho um laptop, não considero apenas o desempenho, mas também a marca, a variedade de modelos etc. (nota: eu simplesmente não faço edição de vídeo profissional e raramente jogo, e apenas em jogos muito antigos (bastante nostalgia ) Portanto, não preciso de um enchimento muito poderoso) .

Mas, em geral, neste artigo, quero apresentar uma maneira que o ajudará a comparar de forma rápida e fácil o desempenho de diferentes laptops, mesmo para um usuário novato. Acho que, por analogia com meu exemplo abaixo, você também pode avaliar independentemente vários laptops e escolher a máquina mais produtiva deles.

E assim, mais perto do assunto ...

*

Qual dos 2 laptops é mais produtivo

Mesmo usuários experientes nem sempre conseguem "a olho" (tendo visto o preenchimento de cadernos), dizer qual deles será mais produtivo (principalmente quando se trata de um novo "hardware", com o qual não estão familiarizados).

Mas existem promoções na rede. sites com milhares de testes para uma ampla variedade de processadores e placas de vídeo. E, mais importante, você pode escolher independentemente 2 processadores (por exemplo) e ver qual é mais rápido / mais eficiente em termos de energia (além disso, nenhum conhecimento específico é exigido do usuário - basta indicar o modelo exato de CPU (que é sempre indicado no características do produto)).

Por exemplo, para não rodeios, vou levar 2 laptops "médios" no balcão de uma loja típica:

  • Acer Aspire 5 A515 [1366x768, filme TN +, AMD A12-9720P, 4x2,7 GHz, RAM 8 GB, HDD 1 TB, Radeon RX 540, Wi-Fi, BT, Windows 10];
  • Acer TravelMate TM2510 [1366x768, filme TN +, Intel Core i3 8130U, 2x2,2 GHz, RAM 8 GB, HDD 1 TB, GeForce MX130, Wi-Fi, BT, Windows 10]. Veja a imagem abaixo.

2 laptops da mesma faixa de preço (do site da loja DNS (não de publicidade))

Se você está interessado no desempenho do dispositivo, antes de tudo, você precisa prestar atenção a:

  1. modelo de processador (geração). Por exemplo, i3-8130U (esta é a 8ª geração, é considerada moderna hoje). O funcionamento do laptop depende diretamente do processador. Portanto, quanto mais produtivo for, mais rápido (em geral) seu dispositivo funcionará;
  2. modelo da placa de vídeo (por exemplo, GeForece MX130 ou Radeon RX 540, veja as capturas de tela acima). Especialmente vale a pena prestar atenção na placa de vídeo se for jogar no computador. jogar jogos, fazer processamento de vídeo, assistir a vídeo de alta qualidade;
  3. a quantidade de RAM (agora é melhor comprar laptops com pelo menos 8 GB de memória!);
  4. disco: idealmente, um drive SSD é instalado no laptop (a velocidade de trabalho com ele aumenta significativamente). Nos laptops que apresentei, apenas HDDs estão instalados, o que não é bom (no entanto, você mesmo pode instalar o SSD posteriormente - //ocomp.info/2-diska-v-noutbuke.html).

Observação! Obviamente, a comparação abaixo não se refere à confiabilidade, usabilidade, eficiência energética e outras características. É apenas uma questão de desempenho ...

Importante!

Freqüentemente, laptops de desempenho diferente podem ser vendidos nas prateleiras das lojas pelo mesmo preço! E isso não é surpreendente, uma vez que a taxa de câmbio "salta" e os descontos em aparelhos "mais antigos" não são feitos de imediato ...

Comparando processadores (CPUs)

Policial. website: //technical.city/ru/cpu/A12-9720P-protiv-Core-i3-8130U

Observação! Além do site //technical.city, você pode usar, por exemplo, //www.cpubenchmark.net/.

Um pouco mais acima, já indiquei um link para uma comparação dos processadores desses dois laptops. Você provavelmente terá outros modelos de CPU, então apenas altere-os no menu à direita e clique no botão Comparar (veja a seta amarela na imagem abaixo).

Comparação de processadores i3-8130U vs AMD A12-9720P

A seguir, será apresentada uma longa lista de características técnicas, vários testes, como se comportam ao lançar alguns programas (jogos). Recomendo "rolar" imediatamente a página até o fim, onde são dados os resultados: serão indicadas as vantagens de cada uma das CPUs.

Como você pode ver na captura de tela abaixo, o Intel Core i-3 8130U terá um desempenho cerca de 25% mais rápido do que o AMD A12-9720P (o que é confirmado por vários testes). Prosseguindo mesmo assim, podemos concluir que se deve dar preferência ao portátil Acer TravelMate TM2510 ...

Vantagens e desvantagens de cada CPU

Compare placas de vídeo

Policial. página: //technical.city/ru/video/Radeon-RX-540-protiv-GeForce-MX130

Observação! Além do site //technical.city, você pode usar, por exemplo, //www.videocardbenchmark.net/.

A comparação de placas de vídeo segue um cenário semelhante: também indicamos os modelos de placas de vídeo no menu à direita e clicamos no botão "Comparar".

Comparação de placas de vídeo RX540 vs GeForece MX130

A seguir, temos uma longa lista de testes diferentes: Eu recomendo prestar atenção aos testes em jogos. Especialmente se houver algum deles que você queira jogar (Acontece que em um determinado jogo pode ocorrer que uma placa de vídeo "mais fraca" forneça um número maior de FPS do que outra, o que é mais produtivo. E se você é um fã de um determinado jogo, então deve pagar atenção aos testes específicos nele.) .

Ajudar! Como descobrir o FPS no jogo: do que depende, o que deveria ser - //ocomp.info/kak-uznat-fps-v-igre-i-povyisit-fps.html

Nos resultados do teste, você pode ver o FPS para alguns jogos

No final da página, os resultados são resumidos: em média, a placa de vídeo GeForce MX130 é cerca de 25% mais rápida em jogos do que a Radeon RX 540. Todas as vantagens são mostradas na imagem abaixo ...

Vantagens da GeForce MX130

Quanto à RAM

Nas características do laptop vendido, recomendo também olhar o tipo de RAM e sua frequência (veja a tela abaixo, por exemplo, DDR4 2133 MHz). Claro, DDR4 (2133 MHz) supera DDR3L (1333 MHz). Quanto maior a frequência, maior o desempenho, como regra.

No entanto, preste atenção também ao número de slots de memória livres e à capacidade máxima instalável. É altamente desejável que você tenha 2 slots de memória: desta forma você pode aumentar de forma independente (e rápida) a RAM.

Ajudar! Como aumentar a RAM em um laptop (definir a segunda barra de RAM) - //ocomp.info/kakaya-ozu-podoydet-noutbuku.html

RAM - especificações do laptop

Algumas palavras sobre drives: SSD e HDD

Em média, mesmo um SSD [unidade de estado sólido] relativamente barato é várias vezes mais rápido do que um HDD [unidade de disco rígido clássica]. Por exemplo, na captura de tela abaixo, você pode ver a diferença na velocidade entre um SSD e um HDD típico: 563 MB / s versus 106 MB / s (cerca de 5 vezes!). Naturalmente, essa diferença se reflete no trabalho: por exemplo, se o Windows inicializar do HDD em um minuto - depois de trocar para um SSD, isso levará de 10 a 15 segundos. A diferença é muito significativa!

E como estamos preocupados com o desempenho neste artigo, eu recomendo escolher um laptop com uma unidade SSD. Até um jogo normal começa mais rápido!

Comparação mais detalhada de SSD e HDD - veja aqui: //ocomp.info/kak-proverit-skorost-diska-ssd-hdd.html

SSD VS HDD - a diferença na velocidade

SSD VS HDD - no exemplo do jogo WOW

O Windows está carregado: observe o tempo de inicialização

Quero observar que em laptops modernos, os fabricantes estão cada vez mais instalando slots para SSD M2 (este é um novo formato). Graças a ele, é possível conectar uma unidade SSD de forma rápida e fácil. Para obter mais informações sobre como escolher e instalar uma unidade SSD M2 em um laptop, este artigo apresentará: //ocomp.info/kak-ustanovit-ssd-m2-v-noutbuk.html

Slot M.2 SSD

Observação! Instalar um SSD M2 não é mais difícil do que instalar uma barra RAM - basta conectá-lo no slot (você pode até fazer uma analogia com jogos de console (cartuchos), como Dendy).

PS

No entanto, ao comprar um laptop, recomendo prestar atenção a outros aspectos igualmente importantes: que tipo de tela ele possui (fosco ou brilhante, IPS ou TN) , corpo (plástico ou alumínio) que a confiabilidade desta linha de dispositivos, etc. Você pode descobrir mais sobre isso aqui: //ocomp.info/kak-vyibrat-noutbuk.html.

*

Boa escolha!

$config[zx-auto] not found$config[zx-overlay] not found