Interessante

Como fazer overclock em uma placa de vídeo NVIDIA GeForce e aumentar o FPS em jogos (a maneira mais fácil)

Bom tempo.

A postagem de hoje será dedicada ao overclock * das placas de vídeo da nVidia para aumentar o desempenho (FPS em jogos). O método abaixo é extremamente simples e acessível até mesmo para um usuário iniciante.

* Nota: overclocking significa um aumento nas frequências nominais nas quais a placa de vídeo opera. Em média, com isso, é possível aumentar a produtividade em 5 a 10%.

Mas primeiro, quero fazer algumas ressalvas:

  1. em primeiro lugar, antes do overclock, eu recomendo tentar aumentar o desempenho fazendo o ajuste fino da placa de vídeo (e se isso for suficiente?);
  2. Em segundo lugar, overclocking não é uma coisa segura e, em alguns casos, pode levar à falha da placa (embora isso aconteça raramente, e como regra, devido a experiências irreprimíveis do usuário). No entanto: faça tudo por sua própria conta e risco!
  3. terceiro, se você espera aumentar o desempenho em 2-3 vezes, isso é impossível (pelo menos, não sei o que precisa ser feito para isso). Como eu disse, se você conseguir "espremer" outros 10% - não é ruim!
  4. em quarto lugar, alguns estão fazendo overclock para aumentar alguns números nos testes. Eu acredito que isso é "errado", e vale a pena fazer o overclock da placa de vídeo apenas para uma tarefa real: por exemplo, o jogo fica mais lento (FPS baixo) e você precisa aumentar o FPS para um nível confortável.

Agora vamos ao ponto, vamos olhar para o problema com um exemplo real ... 👇

👉 Importante!

A propósito, se sua placa de vídeo pode lidar com algum tipo de jogo - talvez faça sentido tentar o serviço GFN e executá-lo na nuvem ?! O desempenho aumenta significativamente!

*

Overclocking de uma placa de vídeo da nVidia (passo a passo)

PASSO 1: baixe o utilitário

Em geral, para fazer overclock de uma placa de vídeo, precisamos aumentar suas frequências:

  1. memória (Memory Clock);
  2. blocos de shader (Shader Clock);
  3. núcleo gráfico (chip de vídeo / GPU Clock). Normalmente, sua frequência é indicada na descrição da placa (por exemplo, 954 MHz para a GeForce GT 710).

Descrição de uma placa de vídeo típica

👉 Aumentar frequências você pode usar vários utilitários, mas a maneira mais fácil de fazer isso é no Inspetor da nVidia. É apenas para placas gráficas nVidia! Não precisa de instalação, o arquivo baixado é suficiente apenas para extrair e executar o arquivo nvidiaInspector.exe .

Executando o utilitário

ETAPA 2: configurar o Inspetor da nVidia

Após iniciar o utilitário nVidia Inspector, você verá uma janela com os parâmetros de sua placa de vídeo. Isso já é bom, então o utilitário "vê" e reconhece o cartão e você pode seguir em frente.

👉 Vamos dar uma olhada em todo o processo de overclock no nVidia Inspector passo a passo:

  1. para começar, rode o jogo de que necessita e o utilitário para visualização de FPS (Fraps, por exemplo). Isso nos permitirá "ver" com nossos próprios olhos o que o overclocking nos dará (no meu exemplo, peguei o jogo Civilization 4). Depois de olhar o FPS, minimize o jogo (Alt + Tab);
  2. em seguida, no canto inferior direito da janela nVidia Inspector, clique no botão "Mostrar Overclocking" (seta-1 na imagem abaixo);
  3. adicional deve aparecer. janela à direita. Ele tem três controles deslizantes apreciados: GPU Clock, Memory Clock, Shader Clock (frequência do chip de vídeo, memória, shaders, respectivamente);
  4. agora deslize os controles deslizantes Relógio de memória e Relógio shader direito a 5-10% (Memória: de 800 a 880 MHz; Shader: de 1560 a 1700 MHz);
  5. aperte o botão "Aplicar relógio" (seta 4 na imagem abaixo).

NVIDIA Inspector - aumentando as frequências

Nota: O GPU Clock aumenta automaticamente quando o Shader Clock muda. Aumentar as frequências em mais de 15% - como regra, não faz sentido.

👉 Ajudar! Como calcular os juros corretamente.

Na verdade, é isso! Aumentamos as frequências e a placa de vídeo deve funcionar mais rápido. Em meu teste, consegui extrair cerca de 12% a mais de FPS da GeForce GT 440 (de 107, agora 120). Claro esses valores são aproximados, e em cada jogo o desempenho pode variar muito (ou seja, em um FPS ele vai crescer 5%, em outro - 25%)!

Antes do overclocking - 107 frames (captura de tela do jogo Civilization IV)

Depois de fazer overclock de 120 frames (captura de tela do Civilization IV)

A propósito, depois de reiniciar o computador, o utilitário NVIDIA Inspector não será iniciado, o que significa que as frequências serão redefinidas para o padrão. Assim, toda vez que você inicializar o Windows - o utilitário inicia automaticamente e faz overclock da placa de vídeo - você precisa adicioná-lo para inicializar. Veja o link abaixo.

👉 Ajudar!

Como adicionar / remover um programa da inicialização ->

PASSO 3: testes e pré-configuração

Claro, não é possível aumentar as frequências de uma placa de vídeo indefinidamente (em média 5-15%). Cada placa de vídeo tem sua própria borda (determinada experimentalmente ☝), após a qual passa a funcionar de forma instável: distorções nos gráficos (artefatos), erros, travamentos podem aparecer no jogo. Em geral, é imediatamente perceptível!

Importante! O overclocking geralmente leva várias iterações para encontrar as frequências mais altas e mais seguras. A propósito, preste atenção em um ponto: com o aumento das frequências, as temperaturas também sobem e a placa de vídeo pode começar a superaquecer!

Em geral, para testar a estabilidade da placa de vídeo, recomendo usar o utilitárioFurMark... Demora 5 a 10 minutos. irá carregar bem a placa e permitir que você monitore simultaneamente a temperatura, o FPS e as frequências.

👉 Ajudar! Testando a placa de vídeo (temperatura / FPS / frequências) - //ocomp.info/stress-test-videokartyi.html#__FurMark

FurMark - teste de estresse em ação (rosquinha girando)

👉 Suplemento!

Temperatura da placa de vídeo: como descobrir, valores permitidos e críticos de t-ry - //ocomp.info/temperatura-videokartyi-normal.html

PASSO 4: de que outra forma você pode aumentar o FPS nos jogos

Em geral, muitos usuários acreditam erroneamente que apenas por meio de overclocking é possível acelerar significativamente o jogo e aumentar o FPS. Na verdade, existem alguns pontos mais importantes (que podem dar resultados muito melhores)!

👉 1) Configurações do driver da placa gráfica

Depende muito do driver e das configurações. Portanto, em primeiro lugar, recomendo verificar se ele está atualizado com você e se todos os componentes do jogo necessários estão instalados no Windows (a maneira mais fácil de fazer isso é usando o utilitário Driver Booster).

Atualize tudo - componentes do jogo, dispositivos de som e jogo, etc. / Driver Booster

Em segundo lugar, observe que no painel de controle do driver de vídeo (não apenas para nVidia) nos parâmetros 3D, você pode definir a prioridade para a placa: para desempenho ou qualidade de imagem. Se o controle deslizante for completamente desaparafusado para desempenho, é possível adicionar outro FPS de 5 a 15% (além disso, a diferença na qualidade da imagem pode não ser perceptível a olho nu!).

Painel de controle NVIDIA

E, em terceiro lugar, há uma série de parâmetros, mudando qual no modo manual, você pode "diminuir" a qualidade da imagem (produzida pela placa de vídeo), mas ganhar um pouco mais por cento. Veja o link abaixo ...

Ajudar! Como melhorar o desempenho da placa de vídeo NVIDIA em jogos: configurando o driver de vídeo - //ocomp.info/kak-povyisit-proizvoditelnost-videokart-nvidia.html

👉 2) Configurações do jogo

Além das configurações da placa de vídeo, preste atenção também aos parâmetros do jogo. Alterar uma série de configurações - você pode acelerá-lo significativamente. Eu recomendaria brincar com:

  1. a resolução do jogo (quanto mais baixa - mais FPS e mais suave a imagem);
  2. qualidade das texturas;
  3. sombras, detalhes de água, neblina, alcance do horizonte;
  4. detalhando a paisagem;
  5. sincronização vertical (em alguns jogos é melhor desligá-la).

Configurações de gráficos para WOW Legion

Muitas vezes acontece que, desligando as sombras e mudando a distância do horizonte, o número de FPS dobra (sem qualquer overclock!). Claro, cada jogo tem suas próprias características, que é melhor procurar em fóruns especializados.

Essas são as tortas ... 👌

*

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Boa sorte!

👋