Interessante

Como remover anúncios pop-up em um navegador (Chrome, Firefox, navegador Yandex, etc.)

Pergunta do usuário

Dia bom. Diga-me como você pode remover anúncios em VK e Odnoklassniki: todos os tipos de pop-ups, banners, etc.

Nunca os tive antes, agora tenho diferentes ofertas intermitentes em cada página: compre isso, compre aquilo, casino Vulcan, etc. Talvez eu tenha infectado meu laptop com algum tipo de vírus? Já cansei desse anúncio chato ...

Olá!

Infelizmente, o problema é familiar. Provavelmente, você pegou um adware que um antivírus normal não consegue ver. Você também pode julgar indiretamente a infecção do navegador se for redirecionado para outros endereços, novas guias e janelas forem abertas arbitrariamente.

O pior de tudo, com uma publicidade tão agressiva, você perde tempo fechando mensagens que aparecem sem parar e, além disso, existe o risco de "pegar" um vírus mais grave.

Para remover anúncios em todos os navegadores (navegador Yandex, Chrome, Firefox, Opera, etc.), existem programas e extensões especiais. A propósito, eles nem sempre ajudam, mas neste artigo tentarei lidar com todos os casos e ajudarei a me livrar de toda a publicidade intrusiva! 👌

Então...

👉 Nota!

Se você também deseja remover anúncios no Skype, uTorent, Steam e outros aplicativos, eu recomendo que você leia esta nota.

*

ETAPA 1: escolher um aplicativo / plug-in para bloquear anúncios do site

Em primeiro lugar, quero fazer uma observação de imediato: os anúncios podem ser colocados tanto no site (e depois aparecem em todos os usuários que o visitam) e em seu sistema (quando um vírus é incorporado em seu navegador e adiciona alguns blocos de anúncios )

Portanto, nesta subseção do artigo, irei fornecer ferramentas que irão ajudá-lo a "remover" a publicidade localizada diretamente no site de seus olhos (se isso não ajudar você, vá para a segunda parte do artigo).

Opção 1: Adguard

Site: //adguard.com/ru/

Adguard - tela da janela do aplicativo

Um dos programas universais mais poderosos que ajudam a proteger contra a publicidade na Internet, sites maliciosos que espalham vírus. Pode funcionar "em paralelo" com o seu antivírus (não entra em conflito).

Benefícios:

  • bloqueia anúncios em todos os navegadores de uma vez: Chrome, navegador Yandex, Opera, Firefox, Microsoft Edge, etc.;
  • os anúncios são cortados antes mesmo de o navegador processar a página - assim, os vírus nem chegam ao seu PC;
  • a capacidade de filtrar anúncios não apenas em navegadores, mas também no Skype, uTorrent e outros aplicativos;
  • processamento cosmético da página: depois de cortar o anúncio, a página fica muitas vezes distorcida - algo se move em algum lugar, desliza para fora, etc. O Adguard corrigirá isso e a página ficará bastante apresentável;
  • uso simples: basta instalar o programa e habilitá-lo (veja o status na imagem acima "A proteção está ativada e funcionando") .

Opção 2: AdBlock Plus

Site: //adblockplus.org/

Adblock Plus - link para download do plugin (tela do site oficial)

Extensão absolutamente gratuita para os navegadores mais populares: navegador Yandex, Opera, Chrome, etc.

Depois de instalar a extensão, um botão especial aparece em seu navegador (geralmente no painel superior). Ao clicar nele, você pode, em um piscar de olhos, remover todos os anúncios pop-up e intrusivos na página da Internet.

Botão de controle do plugin

A propósito, em sites brancos (na sua opinião) - você pode ativar a publicidade, ou seja, o programa tem uma lista de permissões para a qual você não precisa aplicar filtros.

Sites da lista de permissões no Adblock Plus

Das desvantagens : não pode remover anúncios em outros aplicativos além do navegador. Além disso, para cada navegador, você precisa instalar sua própria versão da extensão.

Opção 3: Ad Muncher

Site: //www.admuncher.com/

É bom quando os programas pagos se tornam gratuitos - assim foi com este (agradecimento especial ao desenvolvedor)! O programa é muito bom no combate à publicidade. Funciona em todos os navegadores e aplicativos, exceto eles.

Prós:

  • após desativar os anúncios - o navegador abre a página mais rápido;
  • é possível instalar um programa com suporte ao idioma russo;
  • monitoramento e proteção contra:spyware, adware e bug da web;
  • a capacidade de personalizar seus próprios filtros!

Contras:

  • não há suporte total para o idioma russo (embora não seja difícil descobrir);
  • quando ele corta um anúncio, às vezes ele exagera, algumas páginas podem borrar ...

Opção 4: uBlock

Site: //www.ublock.org/

uBlock É um dos bloqueadores de anúncios mais eficazes. Sua principal característica: é a quantidade mínima de RAM consumida e recursos do processador, desde que existam filtros de anúncios suficientemente bons (de acordo com muitos testes, eles são ainda mais rigorosos do que em programas semelhantes).

Um exemplo de trabalho do uBlock

Este bloqueador é distribuído como uma extensão para os seguintes navegadores: Chrome, Safari, Firefox.

Opção 5: AdFender

Site: //www.adfender.com/

Um bloqueador de anúncios bastante poderoso (teasers piscando, pop-ups, redirecionamentos, links de phishing, etc.). O programa possui filtros prontos, que, além disso, são constantemente atualizados. Graças a isso, navegar na Internet torna-se um agradável passatempo ...

AdFender - tela da janela do programa

Navegadores com suporte: Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, Opera, Safari, Avant, Maxthon, Lunascape, Epic.

Adição!

  1. Ao remover anúncios da página usando extensões e programas, você corre o risco de remover alguns dos elementos do próprio site, o que pode fazer com que ele seja exibido incorretamente e algumas funções não estejam disponíveis;
  2. Os recursos do sistema são gastos no bloqueio de anúncios (carga da CPU), razão pela qual o navegador geralmente exibe a página da web por mais tempo (leva tempo para carregar a página, analisá-la, bloquear elementos desnecessários e, em seguida, exibi-la para o usuário).

👉 Socorro!

A propósito, muitos sites agora mostram Empurre- notificações (alertas), que são pequenas janelas pop-up. Eles também podem ser desativados ->

*

ETAPA 2: remova adware e software antivírus do seu computador (que só exibe anúncios para você)

Acontece muitas vezes que depois de instalar um dos bloqueadores (que recomendei acima), absolutamente nada acontece. Parece haver menos publicidade, mas ela ainda existe, além disso, o navegador se comporta instável, congela constantemente, abas adicionais são abertas, blocos de anúncios pop-up são exibidos até mesmo em sites onde eles nunca existiram antes.

Se você tiver algo assim, provavelmente adquiriu algum tipo de adware (semelhante a um vírus). E, muito provavelmente, um antivírus comum não ajudará aqui, já que a maioria deles não considera esse software como um vírus. Mas há uma saída, vou tentar dar agora todas as ações para que sejam tomadas.

Então...

1) Remoção de programas "suspeitos"

A primeira coisa que recomendo fazer neste caso é abrir 👉 Painel de controle do Windows e vá para a seção desinstalar programas .

Próximo na lista de programas preste atenção a todos os aplicativos com os quais você não está familiarizado ! Deve-se prestar atenção especial à remoção de aplicativos instalados recentemente em uma data que coincida aproximadamente com o momento em que o anúncio apareceu.

Lista de programas instalados / Painel de controle do Windows

Qualquer coisa que desperte suspeitas - sinta-se à vontade para deletar! 👌 A remoção de programas desta lista não causará problemas ao seu computador, portanto, não há nada a temer.

Os seguintes nomes de programas causaram repetidamente o aparecimento de publicidade: OffersWizard, ShopperPro, Download Vkontakte, Sense (AdsBySenses), Mobogenie, YouTube Accelerator, etc.

2) Remoção de extensões de navegador desconhecidas

Além dos programas instalados, você também deve verificar as extensões no navegador. Não é incomum que o adware seja executado no navegador usando uma extensão.

Como verificar as extensões instaladas (por exemplo, Chrome)

No canto superior direito, clique no ícone com três pontos e no menu pop-up abra as configurações (veja a imagem abaixo).

Chrome - configurações

A seguir, na coluna da esquerda, abra a seção " Extensões "(seta-2 na captura de tela abaixo). A propósito, você também pode abrir esta guia no navegador digitando o seguinte URL na barra de endereço: chrome: // extensions /

Chrome - extensões / clicáveis

Em seguida, você verá uma lista de todas as extensões instaladas: remova todas as extensões que você não conhece (ou que não sabe o que fazem).Você pode até mesmo remover todas as extensões completamente e, depois de desinfetar o PC, tudo o que você precisa fazer é reinstalar.

Removendo extensões no Chrome

Para remover uma extensão: clique no ícone da lixeira ao lado dela (veja a seta na imagem).

3) Verificar o sistema usando o utilitário AdwCleaner

Depois de remover todas as extensões e programas suspeitos, você precisa verificar o seu computador usando um utilitário especial - AdwCleaner (ela apenas se especializou em encontrar e remover adware).

Onde baixar AdwCleaner - //ocomp.info/besplatnyiy-antivirusnyiy.html#AdwCleaner

Para começar a verificar no AdwCleaner, você só precisa fazer o download e executá-lo (o link é fornecido acima. A propósito, antes de verificar, salve todos os dados e feche os outros aplicativos. O fato é que após limpar o computador, ele irá reiniciar automaticamente modo).

AdwCleaner - janela principal

Não há tantos botões, e acho que você pode descobrir isso facilmente: para começar a verificar, pressione "Escaneie agora" (verifique agora se traduzido literalmente).

👉 Suplemento!

Para maior confiança, você pode examinar seu computador com os utilitários Hitman Pro e Malwarebytes Anti-Malware. Mas, na minha experiência, na maioria dos casos, verificar com o utilitário AdwCleaner (e AVZ, que irei recomendar mais adiante) é o suficiente para resolver o problema.

4) Verificar o computador com o utilitário antivírus AVZ

AVZ

Descrição detalhada: //ocomp.info/luchshie-antivirusyi-17.html#AVZ

Um excelente utilitário que protege e restaura o sistema de um grande número de ameaças (inclusive após o ataque de adware embutido em navegadores)!

Para verificar se há vírus em AVZ em seu computador, você precisa de:

  1. baixe e execute o programa e, em seguida, selecione o disco do sistema (está marcado com o ícone correspondente - );
  2. marcação " Realizar tratamento ", remove vírus, Trojans, Spy, AdWare, etc.;
  3. aperte o botão COMEÇAR (veja a imagem abaixo).

Comece a verificar em AVZ

5) Recuperação de arquivo HOSTS

Com a ajuda do arquivo de sistema HOSTS, muitos vírus bloqueiam o acesso a sites populares, redirecionam de um site para outro, etc. Em geral, seria bom restaurá-lo à sua forma original como estava depois que o Windows foi instalado (especialmente quando o navegador mostra vários anúncios).

Utilitário AVZ Não recomendei por acaso! O fato é que ele possui um módulo especial para restaurar muitas configurações e arquivos do sistema.

É aqui que eu recomendo restaurar o arquivo HOSTS (você pode fazer isso manualmente, mas muitos vírus bloqueiam o acesso a este arquivo, faça cópias para confundir o usuário):

  1. primeiro abra o menu " Arquivo / Restauração do sistema ";
  2. mais adiante na lista, selecione " Limpando o arquivo Hosts "(aliás, na lista você pode escolher restaurar outras configurações, não vai piorar);
  3. em seguida, pressione o botão " Executar operações marcadas ";
  4. concordar com as operações - botão " sim "(tela abaixo).

Restaurando o arquivo hosts em AVZ

👉 Nota!

Você também pode usar a Recuperação do Windows (se tiver pontos de verificação, é claro).

6) Verificar os atalhos do navegador na área de trabalho

Se, ao iniciar o navegador, você for jogado em sites desconhecidos e todas as etapas anteriores não ajudarem, provavelmente há uma linha "viral" no atalho do navegador.

Para verificar e corrigir este momento: abra propriedades de atalho com o qual você o executa (para fazer isso, basta clicar com o botão direito sobre ele e ir para essas propriedades, veja a tela abaixo) .

Propriedades de atalho da área de trabalho

A seguir, abra a seção " Rótulo "e observe a linha" Um objeto ". É nele, no final do caminho para o arquivo do programa, que muitas vezes o código viral é escrito (e às vezes apenas a url que você não precisa). O exemplo abaixo, eu acho, é indicativo.

Seguro: C: \ Users \ Alex \ AppData \ Local \ Yandex \ YandexBrowser \ Application \ browser.exe

Perigoso: C: \ Users \ Alex \ AppData \ Local \ Yandex \ YandexBrowser \ Application \ browser.exe http: \ tu.ru

Propriedades de atalho: algo está errado aqui ...

Para corrigir esse momento, você pode:

  1. remova o atalho da área de trabalho e crie-o novamente indo para a pasta com o programa instalado;
  2. remova todos os desnecessários da string " Um objeto ", que não se aplica ao caminho do programa, ou seja, após a palavra ".Exe ..." - tudo o mais é desnecessário;
  3. reinstale o navegador.

*

É tudo por agora. Adições sobre o tópico - seriam úteis ...

Boa recuperação!

👋

Primeira publicação do artigo: 03.12.2016

Artigo revisado: 30/01/2020