Interessante

Como aumentar o volume da unidade "C:" em detrimento da unidade "D:" sem perder dados

Pergunta do usuário

Olá.

Não muito tempo atrás, fiquei sem espaço em disco com o Windows - e na bandeja ao lado do relógio o erro "Não há espaço suficiente na partição do sistema do disco, pode ser este o motivo ..." começou a aparecer.

O fato é que a unidade "C: \" realmente tem pouco espaço - apenas 30 GB, mas na outra unidade "D: \" - 420 GB (cerca de 200 GB livres). É possível expandir a capacidade da unidade "C" com a unidade "D" sem perder dados?

PS

Laptop Acer Aspire 5550, sistema Windows 8, disco rígido de 500 GB (Seagate, se não estou confundindo).

Olá.

Na maioria das vezes, é necessário alterar o tamanho do disco quando, ao instalar o Windows, o tamanho necessário do disco do sistema foi calculado incorretamente (também ao comprar um PC - muitas vezes não é muito conveniente particionar o disco: ou apenas uma partição com Windows ou o tamanho da partição do sistema é muito pequeno).

Em geral, uma operação semelhante para redimensionar partições pode ser feita mesmo sem a instalação de programas adicionais se você tiver o Windows 7, 8, 10 (no caso do XP - use o link para um software especial para formatar, particionar discos rígidos, link abaixo).

Agora vou mostrar com um exemplo específico onde e como pressionar 👌.

👉 Ajudar!

Programas para trabalhar com discos rígidos (HDD) e unidades de estado sólido (SSD): divisão, formatação, desfragmentação ...

*

Aumente o tamanho da unidade "C: \"

(Real para Windows 7, 8, 10. Sem perder dados e programas adicionais)

PASSO 1: gerenciamento de disco aberto

👉 Importante: para aumentar o tamanho da unidade "C: \", você deve ter espaço livre em alguma outra partição do disco (uma parte da qual tomaremos).

Os sistemas operacionais Windows modernos possuem um utilitário embutido para formatar e particionar discos. Chama-se - 👉 gerenciamento de Disco ... Claro, o primeiro passo é abri-lo.

Para fazer isso, pressione a combinação de botões Win + R.

Em seguida, uma janela deve aparecer "Corre" - entrar na linha "Abrir" comandodiskmgmt.msc e pressione Enter (ou OK, veja a imagem abaixo).

diskmgmt.msc - iniciar gerenciamento de disco

Então, o utilitário necessário deve iniciar ...

Gerenciamento de Disco

*

PASSO 2: separando algum do espaço livre

Agora precisamos selecionar a partição de disco na qual há espaço livre e "retirá-la" para anexar posteriormente à partição de disco "C: \".

👉 Por exemplo, tenho várias seções:

  • "C:" - 132 GB (veja a tela abaixo 👇);
  • "H:" - 751 GB (que tem 187 GB livres, e vou dar parte desse espaço à seção "C:").

Para fazer isso, clique com o botão direito na seção "H:" e selecione a opção "Diminuir volume" (Observe que os dados não devem ser afetados!).

Diminuir volume

Então o Windows pensará por um ou dois minutos: ele analisará o espaço livre em disco para avaliar a possibilidade de compressão.

Esperando - Análise de Disco

Agora você precisa especificar quanto espaço livre deseja retirar no disco. No meu exemplo abaixo, peguei uma figura de 5.000 MB (ou seja, 5 GB).

Quanto espaço livre para tirar em MB

Depois que a seção for compactada - você deve ver como espaço não alocado no disco (um retângulo com uma faixa preta no topo, veja a imagem abaixo). Este é o local e agora pode ser anexado a outra partição do disco.

Área não alocada

*

PASSO 3: anexe o espaço não alocado à unidade "C: \"

Clicamos com o botão direito no disco ao qual queremos anexar espaço em disco não alocado (no exemplo atual, anexamos à unidade "C: \") e selecionamos a opção no menu "Expandir Volume" .

👉 Nota!

Se você tem uma opção "Expandir Volume" inativo e aceso em cinza (você não pode pressioná-lo) - leia algumas soluções sugeridas no final do artigo

Expandindo o volume (unidade C)

Em seguida, você será solicitado a anexar uma área não alocada no disco (aqueles 5 GB que retiramos de outra partição de disco na etapa anterior). Selecione-os e clique em Avançar.

Assistente de expansão de volume

Em geral, o último passo é concordar com a operação clicando no botão "Feito" .

Feito!

Tudo! Agora, a unidade do sistema é 5.000 MB maior. 👌

*

E se a guia expandir o volume na unidade "C: \" não estiver ativa

Em alguns casos, ao tentar expandir um volume, esta opção no gerenciamento de disco pode não estar ativa (ela apenas brilha em cinza e não pode ser pressionada, exemplo abaixo).

O volume estendido não está ativo

Existem duas soluções:

  1. A opção mais fácil neste caso é usar o especial. programas para redimensionar partições de HDD 👉 deste artigo (pessoalmente, mostro meu exemplo abaixo no MiniTool Partition Wizard, eu o recomendo!).
  2. Você também pode tentar excluir partições desnecessárias usadas para recuperação (geralmente, tudo isso é por causa delas). Via de regra, isso é observado com mais frequência em laptops, onde existem seções especiais do fabricante. No meu exemplo abaixo, vou mostrar como removê-los para que a função "Expandir Volume" tornou-se ativo (Importante! Nesse caso, a opção de recuperação será desativada - ou seja, dispositivo de reversão para as predefinições de fábrica).

*

Opção 1: usar software alternativo

E assim, assumiremos que o utilitário MiniTool Partition Wizard está instalado e em execução. 👌

1) Primeiro você precisa encontrar a partição do disco que deseja anexar (no meu exemplo, esta é uma partição de 25 GB, "E:"). Em seguida, clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção "Excluir" (todas as informações nesta seção serão excluídas!).

Para confirmar a ação - no canto superior esquerdo, clique no botão "Aplicar".

Selecionando e excluindo a seção que queremos unir (está vazia)

O status desta seção deve se tornar "Não alocado" (veja a tela abaixo).

Não alocado

2) Em seguida, você precisa clicar com o botão direito do mouse na unidade de sistema "C:" (ou seja, à qual anexaremos a área não alocada) - e selecionar a opção "Ampliar" .

Estender - expandir disco do sistema operacional

3) Aparecerá uma janela na qual você precisa selecionar nossa área não marcada (no meu caso, aqueles 25 GB), mover o controle deslizante para a direita ao máximo e clicar em "OK".

Para todo o espaço livre

4) Depois disso, você deve ver que a área não alocada será anexada ao drive "C:" (veja a tela abaixo 👇). Resta apenas confirmar as alterações clicando no botão "Aplicar" (esquerda, painel superior).

Agora apenas partição do sistema operacional

Nota: em alguns casos, pode ser necessário reiniciar o computador para concluir a operação ...

*

Opção 2: excluindo a partição "ruim"

Você deve primeiro executar a linha de comando 👉 como administrador: para fazer isso, abra o gerenciador de tarefas (a combinação de botões Ctrl + Shift + Esc ), então aperte Arquivo / nova tarefa , entrar CMD e pressione Enter (exemplo abaixo).

CMD como administrador

  • digite o comando Diskpart e pressione Entrar ;
  • seguido pelo comando lista de disco (todos os discos do sistema aparecerão, no exemplo abaixo - existe um disco com o identificador "0" no sistema);
  • selecione o disco 0 - indicamos qual disco você precisa selecionar. No seu caso, talvez, em vez de "0", você precise especificar um identificador de disco excelente (captura de tela com um exemplo abaixo).

Diskpart

Próximos passos:

  • partição de lista - veja todas as partições que estão neste disco;
  • selecione a partição 6 - selecione uma partição específica no disco. Observe que em vez de "6" - você precisa especificar o seu número (certifique-se de que a inscrição "Seção selecionada X" apareça).

Listar partição (no meu caso, foi necessário excluir as partições 6 e 8 (usadas para recuperação) para que a guia "Expandir volume" ficasse ativa).

E o último comando para deletar a seção selecionada - excluir substituição de partição .

Importante! Tenha cuidado, este comando irá deletar a seção selecionada, todas as informações dela irão desaparecer!

A seção selecionada foi excluída!

Para excluir a próxima seção, você precisa selecioná-la novamente (por exemplo, selecione a partição 8 e, em seguida, use o comando novamente para excluir excluir substituição de partição ).

*

Na verdade, isso é tudo - o problema está resolvido!

Boa sorte!

👣

Publicado pela primeira vez: 8.06.2017

Correção: 1.02.2020