Interessante

Como excluir arquivos excluídos (para que não possam ser recuperados)

Bom tempo!

Não faz muito tempo, um conhecido meu estava vendendo seu computador e me pediu para limpar o disco rígido do PC (para que o comprador não pudesse visualizar nenhum dado pessoal e acessar suas contas).

E foi uma revelação para ele quando deixei cair algumas palavras que depois de deletar o arquivo (e esvaziar a lixeira), o arquivo não desaparece em nenhum lugar do disco, e se desejar, pode ser restaurado ...

Na verdade, este artigo irá discutir apenas como limpar os discos para que as informações não possam ser recuperadas deles (é claro, as informações no artigo são relevantes para usuários que não estão se escondendo de profissionais da área, que podem montar um disco magnético ) Caso contrário, apenas a destruição física completa da unidade (em pedacinhos e queimar os pedaços restantes ... ✌).

E assim, mais perto do assunto ...

*

Como deletar arquivos para que não possam ser recuperados

É razoável dividir o presente artigo em várias partes, uma vez que unidades diferentes operam em princípios diferentes (e a operação de exclusão será diferente).

HDD (disco rígido)

O tipo de armazenamento mais comum hoje. E logo no início do artigo, acho que seria correto fazer uma pequena nota de rodapé para dizer em poucas palavras como os arquivos são excluídos dele ...

Provavelmente, muitos notaram um "momento": copiar novas informações para o disco leva muito mais tempo do que excluí-las. Por quê?

O fato é que quando os arquivos são excluídos, eles não desaparecem realmente do HDD, apenas o SO Windows pensa que esta parte do disco (que esses arquivos ocupavam anteriormente) ficou livre e novas informações podem ser gravadas nele. Ou seja, de fato, as informações só serão apagadas quando, em vez de arquivos antigos, forem gravados novos (aliás, no "mesmo lugar" do disco).

Claro, até que essa "substituição" ocorra, as informações antigas podem ser restauradas ...

Aliás, quando o disco é formatado rapidamente (o que é feito pelo Windows), a informação também não desaparece em lugar nenhum, podendo também ser restaurada ...

Conclui-se do que precede que, se não quisermos que alguém restaure os nossos antigos arquivos apagados, precisamos apagar (sobrescrever) todo o espaço livre no HDD. No Windows não existe essa função para trabalhar com um disco, então você tem que recorrer a produtos de terceiros ...

Opção 1

Se você precisar excluir um arquivo ou pasta específica do disco, um conjunto de utilitários pode ser uma escolha muito boa. Cuidado avançado do sistema... Nas ferramentas você pode encontrar Triturador de arquivos (o programa permite que você exclua permanentemente qualquer dado em 2-3 cliques do mouse).

Destruidor de arquivos / cuidados com o sistema

Observe que você pode excluir arquivos e pastas arbitrários e o que já foi excluído anteriormente (e está localizado na lixeira). Dentre os métodos de remoção, existe a oportunidade de utilizar o método de Gutman (considerado um dos mais seguros).

Remoção segura / cuidados com o sistema

opção 2

A função de limpeza de espaço livre também está presente em um dos utilitários de otimização do Windows mais populares - CCleaner... Esta ferramenta está na seção "Serviço / Apagar Discos" .

Observe que nas configurações do CCleaner, você pode especificar o número de passagens que serão usadas para apagar o disco (quanto mais, maior a confiabilidade do apagamento).

Serviço - apagar discos - limpar espaço livre - 3 passes (CCleaner)

SSD (unidade de estado sólido), pen drive

O princípio de operação de uma unidade SSD é significativamente diferente de um disco rígido (e, portanto, todas as opções acima em relação a ele não são totalmente corretas).

Qual é o ponto: dentro do HDD existem discos magnéticos nos quais as informações são gravadas usando a cabeça (veja a foto abaixo) e, se necessário, essa área pode ser facilmente reescrita centenas de vezes.

HDD e SSD (o que está dentro das unidades)

No SSD, as informações são armazenadas em um cartão especial.microcircuitos (células de memória) que têm um certo número de ciclos de gravação / reescrita (após os quais eles se desgastam e o disco se torna inutilizável). E por esta razão, o SSD usa várias "coisas" (coleta automática de lixo, TRIM, etc.), projetadas para desgastar a unidade uniformemente - ou seja. para que sejam sempre utilizadas células de memória diferentes (para que o disco trabalhe mais e o seu desempenho seja superior). Por este motivo, o Windows não pode acessar "diretamente" a "seção" desejada de memória ...

Qual é a solução aqui:

  1. usar um utilitário do fabricante do disco (se houver) que podetudo sobrescrever as células de memória com zeros. Por exemplo, Intel (Intel Solid State Toolbox), CORSAIR (CORSAIR SSD TOOLBOX), etc.
  2. use uma distribuição especialMagia despedaçada... Este complexo deve ser gravado em uma unidade flash USB, inicialize a partir dela e clique na ferramenta "Ferramentas do sistema -> Apagar disco" (esquerda, inferior) - selecione "Interno: Apagamento seguro" (Importante! Todos os dados no SSD serão excluídos!).

    Tela de trabalho Parted Magic

A propósito, todos os itens acima sobre SSDs também se aplicam a unidades flash USB normais. Honestamente, pen drives, cartões de memória, etc. (nos quais você tem documentos, senhas, etc.) eu não recomendaria vender ou doar a ninguém ...

CD / DVD (discos compactos)

Uma das maneiras mais fáceis e confiáveis ​​de excluir informações de discos de CD / DVD é destruí-los fisicamente. O método não é original, mas todos os outros não dão garantias ...

Importante! Não tente quebrar o CD com as mãos - existe um alto risco de se cortar (e os resíduos podem voar do disco e entrar em seus olhos).

Qual é a melhor maneira de fazer isso:

1) Se você trabalha em um escritório, pode ter um triturador (um dispositivo que corta papel / CDs em pedaços) .

Shredder (dispositivo para cortar papel, discos)

2) Você pode fazer vários furos no disco com uma broca convencional (use óculos de proteção ao fazer a perfuração);

Discos destruídos ...

3) Enrole o disco com um pano (2-3 camadas em todos os lados) e, em seguida, quebre-o com um martelo (dessa forma você o protegerá de fragmentos).

Na verdade, há um artigo bastante engraçado no WikiHow (lá você encontrará várias outras maneiras).

*

É tudo por agora. Boa sorte!

👀