Interessante

Como traduzir voz para texto em um telefone Android

Bom tempo!

Se você precisa digitar um determinado texto, nem sempre é conveniente fazê-lo no teclado, especialmente quando se trata de dispositivos móveis. Você pode simplificar significativamente a tarefa (e acelerá-la ☝) usando um telefone comum com Android. Na verdade, é sobre isso que o artigo de hoje será ...

A propósito, a operação de tradução da fala de áudio em texto é chamada transcrição (Este nome pode ser encontrado em vários manuais, softwares, descrições, etc.).

Também deve ser notado que transcrição muito útil para pessoas com deficiência auditiva: ao ligar o telefone, podem ler tudo o que outra pessoa lhes diz! ..

E assim, mais perto do assunto ...

👉 Ajudar!

1) Se você precisar de uma operação reversa (soar o texto com uma voz) - use este material.

2) Para completar a tarefatranscrição precisamos instalar um aplicativo do Play Market. Se não funcionar para você, consulte esta observação: //ocomp.info/ne-rabotaet-google-play-market-chto-delat.html

*

Voz -> texto: formas de trabalho

Opção 1: usando o Google Docs

A maneira mais fácil (e provavelmente você não precisará pré-instalar nada) é usar funções do Google, por exemplo, o aplicativo Google Docs (na maioria dos smartphones já vem pré-instalado, que é chamado de "pronto para uso") .

Para nossa tarefa atual, você pode criar um novo documento ou abrir qualquer um dos existentes ...

Novo Documento

Em seguida, preste atenção ao "botão" com o microfone (no meu exemplo, ele está localizado próximo à barra de espaço) - você precisa mantê-lo pressionado por 3-5 segundos.

Depois disso, a função padrão do Google deve ser ativada - discagem por voz. Agora o telefone poderá traduzir a sua fala em texto (além disso, devido ao facto de termos aberto o documento, todo o texto será guardado automaticamente).

Segure o botão com microfone / Android 9.0

Nota: se o Google não entender bem a sua fala, verifique se o idioma está especificado corretamente nas configurações (na maioria das vezes, eles escolhem russo e inglês). Veja o exemplo abaixo.

Línguas...

Opção 2: usando software de descriptografia direta

Link para o Play Market

Este aplicativo foi desenvolvido pelo Google para deficientes auditivos. Ele usa especiais. algoritmos que permitem converter facilmente a voz usual do seu interlocutor em texto (mesmo que venha com sotaque!). A propósito, na mesma janela você pode digitar sua resposta (texto) no teclado - isso pode ser útil no diálogo.

Nota: para começar a usar o aplicativo, você só precisa iniciá-lo! Veja as imagens abaixo.

A fala é convertida automaticamente ...

A propósito, nas configurações você pode alterar o tamanho da fonte, o idioma de entrada, definir o tema, a capacidade de salvar transcrições, etc.

Configurações do aplicativo - seleção de idioma e salvamento

Características:

  1. o aplicativo suporta 70 idiomas e dialetos;
  2. microfones externos são suportados (incluindo a versão Bluetooth);
  3. a capacidade de trabalhar com vários idiomas ao mesmo tempo;
  4. resposta à vibração;
  5. a capacidade de imprimir texto no próprio aplicativo;
  6. funciona em dispositivos com Android 5.0 (Lollipop) e superior.

Opção 3: via tradutor

Tradutor do Google - link para o serviço

Este método é bom, em primeiro lugar, para trocar pequenas frases curtas (além disso, mesmo que você não precise obter a tradução propriamente dita). Você não precisa instalar nada no seu telefone, o tradutor funciona direto no navegador.

Observe que o aplicativo pode não apenas perceber a fala e traduzi-la em texto, mas também fazer "algo oposto" - ler o texto digitado em voz alta (embora o som ainda seja diferente de uma pessoa real, mas mesmo assim ...).

Google Translate - um exemplo de como funciona

Opção 4: usando uma conversa Yandex

Conversa Yandex - link para o Google Play

Esta aplicação é conveniente para uso contínuo.Com sua ajuda, você pode até ouvir longas palestras - cada frase (sentença) separada começará em uma nova linha (parágrafo). É muito útil!

A propósito, o aplicativo tem a capacidade de digitar texto no teclado e, em seguida, pronunciá-lo - o aplicativo pronuncia a frase em voz alta com bastante precisão.

Conversa Yandex - exemplo

Características:

  1. apenas o idioma russo é suportado;
  2. pode ser usado em um local não muito barulhento;
  3. o telefone deve ter uma conexão de internet estável;
  4. todos os diálogos são salvos automaticamente;
  5. o banco de dados do aplicativo contém todas as frases (modelos) mais populares.

*

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Tudo de bom!

👋