Interessante

Como aprender a digitar rapidamente no teclado sem olhar para ele [cegamente!]

Bom tempo!

Acho que ninguém vai argumentar que a habilidade de digitação rápida no mundo moderno dos computadores é muito útil. Permite que você expresse seus pensamentos em texto sem se distrair ou olhar do monitor para o teclado (o que economiza tempo, aumenta sua produtividade e menos cansaço visual).

Para ser honesto, às vezes também me perguntam como aprendi a digitar rapidamente. (observação: eu mesmo não me considero um compositor de alta velocidade (apenas cerca de 200 ÷ 250 caracteres por minuto), embora quando digito quase não olho para o teclado) ... Alguns especialistas estão ganhando 450-600 caracteres por minuto - isso é velocidade! (e recorde mundial 750)

Em geral, neste artigo darei algumas dicas (de olho na minha experiência) que devem ajudá-lo a aprimorar essa habilidade (pelo menos, você mesmo notará que começará a digitar mais rápido).

Então...

Adição!

A propósito, os especiais podem acelerar um pouco o seu trabalho. utilitários para mudar automaticamente os layouts do teclado (do russo para o inglês, por exemplo). Falei sobre eles aqui: //ocomp.info/pereklyuchenie-raskladki-utilityi.html

*

Como começar com a digitação rápida

1) Domine atalhos de teclado úteis

Este conselho provavelmente não é muito padrão. Mas eu recomendo começar a treinar com isso. Por quê?

O fato é que muitos usuários perdem muito tempo nas operações mais comuns: editar / copiar - editar / colar (além disso, faça isso com o mouse)... Imagine que toda vez que você tem que passar a mão direita do teclado para o mouse e vice-versa (ao que parece, alguns segundos, mas se você multiplicar pelas horas de trabalho ... o número pode surpreendê-lo!).

Agora compare o quanto sua velocidade de trabalho aumentaria - se você fizesse muitas operações simplesmente pressionando 1 a 2 botões no teclado (sem usar o mouse).

Além disso, seus dedos começam a se acostumar rapidamente com a localização de vários botões e você automaticamente começa a sentir onde eles estão.

Quais são os atalhos de teclado básicos que recomendo conhecer:

  • Ctrl + C (Ctrl + V) - copiar / colar;
  • Ctrl + Z (Ctrl + Y) - desfaz a última operação;
  • Ctrl + A - seleciona tudo na página;
  • Ctrl + S - salvar;
  • Alt + F4 - fecha o programa / jogo, etc.;
  • Page Up - rolando para cima (idêntico à roda do mouse);
  • Page Down - role para baixo;
  • Ctrl + T - abre uma nova guia no navegador;
  • Ctrl + Shift + T - abre a última guia fechada;
  • Ctrl + R - atualiza a página.

Existem, é claro, muito mais combinações diferentes - mas esta é a base que deve funcionar no "piloto automático"!

Além do tópico!

Tabelas de atalhos de teclado: para trabalhar com texto, inserir caracteres especiais, teclas de atalho do Windows - //ocomp.info/tablitsyi-sochetaniy-klavish.html

2) comece a praticar

Você não pode começar a digitar rapidamente sem digitar nada. Aqueles. para aprender a fazer algo, você precisa começar a fazer e praticar a habilidade. Por exemplo, uma vez eu poderia digitar uma frase de 5 a 10 minutos. (uma letra teve que ser pesquisada por 20-30 segundos!).

O que digitar (esta geralmente é a próxima pergunta ao dar este conselho):

  1. você pode começar a digitar textos sobre estudo / trabalho (por exemplo, se você costumava pegá-los de alguém e refazê-los para você);
  2. corresponder em vários fóruns, blogs, redes sociais. redes;
  3. instale um simulador (programa especial para ensinar discagem rápida) em um PC e imprima o que este software irá oferecer;
  4. você pode começar a blogar (sobre o assunto que lhe interessa);
  5. se você joga alguns jogos, então encontre pessoas que pensam como você e discuta como superar isso e aquilo ...

Na verdade, a maior parte da comunicação na web é baseada em informações textuais. Então, há muitas opções ...

3) aprender a segurar adequadamente as mãos no teclado

Para uma digitação muito rápida, pessoas com experiência recomendam o uso de todos os dedos (incluindo os dedos anelares e mínimos).Para fazer isso, dê uma olhada na foto abaixo, que mostra a posição aproximada das mãos acima do teclado.

Nota: preste atenção às teclas "F" e "J" - elas têm pequenas serifas que o ajudarão a encontrá-las "cegamente" com seus dedos indicadores.

Colocação das mãos acima do teclado

A seguir, preste atenção no diagrama abaixo: ele mostra por quais teclas cada dedo é responsável. Idealmente, você deve tentar pressionar essas teclas com os dedos indicados.

Por quais teclas os dedos são responsáveis

Pessoalmente, comecei da mesma maneira, mas com o tempo comecei a posicionar minhas mãos de maneira diferente. é conveniente apenas para mim (então me acostumei com um dos meus teclados um pouco fora do padrão e tento trabalhar com ele ... ).

Em geral, a mensagem desta subseção do artigo: tente usar todos os dedos (ou a maioria) ao imprimir.

4) Faça um curso (simulador)

Agora na rede você pode encontrar dezenas de programas de treinamento diferentes. Todos eles prometem que depois de concluírem o curso, você será capaz de digitar tão rápido quanto pensa. Na verdade, isso não é totalmente verdade: muito depende de seus esforços, desejos e capacidades ...

Solo no teclado (tela do site oficial)

O que podemos recomendar:

  1. //solo.nabiraem.ru/ - "Solo no teclado". Um programa muito famoso que ensinou milhares de pessoas a digitar rapidamente. Construído com base em lições passo a passo, que mostrarão e contarão tudo de A a Z. Cada lição desenvolve uma certa habilidade. Em geral, a maioria dos que fazem essas aulas começa a digitar muito mais rápido;
  2. //stamina.ru/ - como dizem os desenvolvedores, seu simulador é adequado até mesmo para os avós (para ser honesto, não testei !). O programa é gratuito, ao contrário do anterior;
  3. //sense-lang.org/typing/tutor/keyboardingRU.php - Aulas de digitação rápida online grátis. Não são tantos, mas seu complexo permite "malhar" pressionando cada dedo! A propósito, o serviço também permite aprender línguas estrangeiras;
  4. //www.typingstudy.com/ru/lesson/1 - um serviço semelhante. É construído com base no princípio do minimalismo: o site não tem gráficos bacanas, mas há um processo de aprendizagem conveniente e interessante (aliás, fique de olho nas dicas que vão aparecer durante o processo de aprendizagem, há muitos informações úteis neles).

5) Tente digitar "cegamente"

Uma dica muito importante! Até começar a tentar digitar texto e não olhar para o teclado (sem olhar para cada tecla com os olhos), você não aprenderá a digitar rapidamente. Inicialmente, você pode perder mais tempo digitando (e haverá erros), mas valerá a pena.

Conforme você pratica, você mesmo não perceberá como começará a digitar muito mais rápido e procurará cada tecla menos e menos.

Finalmente, depois de um mês ou dois, seus dedos encontrarão a chave desejada mais rápido do que a "cabeça" (na verdade, o reflexo será trabalhado: Eu quero "o" - eu balanço meu dedo indicador no centro, eu preciso de um "l" - eu balanço meu dedo médio, etc. etc.).

6) Verifique às vezes sua velocidade de digitação ...

Você sabe por que a maioria das pessoas desiste de aprender algo novo e útil? Um dos principais motivos: a falta de progresso (ou seja, a pessoa pensa que estou aprendendo, aprendendo, mas não há progresso, tudo isso é inútil, etc.). Embora, na verdade, ele já possa ter avançado muito, ele mesmo não o "vê".

Você pode não saber o quão perto está da meta. Vá sempre até o fim e não desista! (pôster famoso)

É por isso que eu recomendo que você organize algumas vezes "exames" (no processo de estudo): ie. avalie sua velocidade de digitação. Isso permitirá que você veja claramente que o esforço foi bem aplicado!

Onde você pode estimar sua velocidade de digitação:

//vse10.ru/certification/

Recebeu um certificado de prata ...

Um site muito interessante. Nele você pode praticar suas habilidades e aprender a digitar mais rápido, além de fazer testes. Se você passar no teste com sucesso, obtenha um dos certificados (existem 3 deles: prata, ouro, platina, dependendo da velocidade de digitação e do número de erros).

Link: //www.skoropisanie.ru/begin.php

Mostre seu resultado ...

Outro serviço muito interessante que faz os usuários competirem entre si. Para executar o teste - basta começar a digitar a frase que é mostrada a você. Depois é só imprimir, após 1 minuto - você verá o resultado (veja a tela abaixo). Você pode inserir seu nome, e então seu resultado será salvo no histórico do site.

//play.typeracer.com/

Competição em carros de brinquedo

Este teste é adequado para quem quer testar sua velocidade de digitação em inglês (aliás, no meu caso, é diferente do russo e, além disso, significativamente).

O teste decorre em forma de competição (automobilismo). Quem digitar o texto mais rápido será o primeiro a chegar na linha de chegada. Uma certa paixão irá estimulá-lo a treinar (bem, pelo menos até você ganhar uma ou duas vezes ).

PS

1) Como o grande Lenin legou: "Estude, estude e estude novamente ..."... Nenhum curso ou simulador vai te ensinar digitação rápida sem prática, sem o seu desejo. Então, talvez este seja o mais básico ...

2) E lembre-se de que você não pode aprender algo assim de repente! Aqueles. se você começar a estudar hoje, amanhã não começará a digitar como um datilógrafo. Prepare-se imediatamente para o treinamento diário (prática), que vai durar um ou dois meses (em média!). Só depois dessa maratona será possível ver resultados reais.

*

É tudo por agora. Se você já aprendeu a digitar rapidamente - escreva o que o ajudou, dê algumas dicas nos comentários (desde já agradeço).

Boa sorte!