Interessante

Como começar a programar em PHP do zero (por conta própria). Por que muitas pessoas falham? Experiência pessoal ... tentativa e erro

Dia bom!

Provavelmente, cada um de nós, tendo assistido a filmes sobre hackers e programadores bacanas, gostaria de entender pelo menos um pouco sobre esse assunto. E observarei que não, não, e eles lançam perguntas semelhantes para mim (embora eu possa programar, mas estou longe de ser um programador profissional. E para as pessoas longe da esfera de TI, isso não pode ser explicado de forma alguma ...).

Em geral, agora existem vários cursos de treinamento, livros e artigos diferentes sobre esse assunto na Internet. No entanto, quando eu mesmo tentei (aprendendo a linguagem com eles) desde as primeiras linhas do código "hello world!" em PHP para mudar para algo mais sério e aplicável na vida - nada funcionou! Como se houvesse uma certa lacuna ou vazio nesses livros: não está claro como ir do básico e do conhecimento de algumas funções para algo mais ...

Com o tempo, consegui descobrir o PHP ao nível de escrever meu próprio CMS simples (CMS é um mecanismo de site) e um artigo me ajudou nisso (infelizmente esse recurso não existe mais na rede, no entanto, sou muito grato a esse autor por esse "chute" na direção certa).

Com base nesse artigo e na minha visão, vou esboçar esta nota para aqueles que realmente querem começar a programar em PHP, mas estão falhando. Em geral, tenho minha própria opinião muito radical sobre essa visão, então aqui você não encontrará conselhos sobre livros e cursos - apenas uma olhada no que exatamente fazer com base em sua experiência ...

*

Onde começar a programar (em PHP)

PASSO 1 - passatempo, desejo de resolver algum problema

Talvez o mais importante seja "pegar fogo" com alguma tarefa (sem isso é muito difícil estudar algo novo). Por exemplo, uma vez eu realmente precisei (MUITO!) De que um script PHP pudesse ler um certo arquivo de texto e cortar alguns pedaços dele de acordo com meu modelo. Por um lado - tudo parece simples, por outro - para uma pessoa que nunca escreveu 2 linhas de código sozinha, a tarefa é extremamente difícil!

Tive que comprar esse primeiro script ... Mas depois precisei de outro parecido (e depois outro). E aqui, aqui, me empolguei com o PHP ... Aliás, depois de algumas noites já era possível escrever esses scripts sozinho, tendo sofrido por uma ou duas horas ...

Bem, em geral, em geral, quero ressaltar que se não houver interesse em programar, então, rapidamente iniciar o estudo, como regra, rapidamente e terminar. E temo que nenhum curso e professor consertem.

Até que você comece a digitar o código e veja o que é "exibido", o que está em suas variáveis ​​e como os dados mudam nelas ao usar algumas funções, você não pode começar a programar (esta é puramente minha opinião!). Nenhuma quantidade de livros "inteligentes" irá ajudá-lo.

É bom sonhar!

A propósito, muitos iniciantes (inclusive eu uma vez) cometem um grande erro: eles passam muito tempo se preparando, baixando vários cursos e vídeos. Então eles olham tudo, estudam, escrevem em cadernos, etc. Mas eles não fazem a coisa mais importante - eles não começam a digitar o código sozinhos e observam como ele é executado ...

Ok, agora mais perto da prática (filosofia de acabamento).

PASSO 2 - instalação de ferramentas Denwer, Open Server, Notepad ++, Total Commander. Começar!

Você não precisa comprar hospedagem para escrever seus primeiros scripts e experimentos. Muito melhor usar um servidor da web local gratuito: Denwer ou Open Server (Eu pessoalmente recomendo o Open Server, e é aqui que mostrarei como e o que fazer) ... A propósito, se você escolherServidor aberto - então a versão mais mínima é suficiente para começar (nota: existem apenas vários deles no site, com bibliotecas diferentes).

Para discagem direta de código (texto), é conveniente usar especial. bloco de notas com destaque de sintaxe. Estou impressionado com o Notepad ++ a esse respeito. Bloco de notas simples, leve, gratuito e conveniente (significativamente mais recursos em comparação com o bloco de notas integrado do Windows).

Olá Mundo! (Notepad ++)

Bem, eu também recomendaria usar algum tipo de comandante. no explorer é muito inconveniente navegar por diferentes pastas e abrir vários arquivos de uma vez (você se perde e esquece o que está onde). Eu recomendaria escolher Total Commander (um comandante muito conveniente e versátil).

Primeiro roteiro: preparação!

1) Depois de baixar e instalar o OpenServer, você deve ter uma pasta com o mesmo nome no local selecionado no disco - no meu caso é "e: \ openserver5.2 \" ... Esta pasta deve conter um diretório de "domínios" - nele você precisa criar uma pasta com o nome do seu site (por exemplo, "my-site.ru" - exemplo abaixo).

Lembre-se do nome desta pasta, é esta pasta que deverá ser digitada na barra de endereços do navegador ao escrever scripts.

OpenServer - exemplo de criação de um "site" (local)

2) Em seguida, crie um arquivo "index.php" no diretório "my-site.ru" e insira as seguintes linhas nele:

echo 'Hello World!' ;

Olá Mundo! O primeiro "programa"!

Salve o arquivo.

Nota: se alguém está trabalhando com php pela primeira vez, preste atenção ao comando 'echo' - significa exibir tudo após ele entre aspas.

3) Em seguida, inicie o OpenServer (ou reinicie-o se estiver em execução). Feche e reabra seus navegadores. Isso é necessário para que o OpenServer possa alterar alguns arquivos em seu Windows: para que nosso site criado "meu-site.ru" seja aberto em seu navegador.

OpenServer - inicia um servidor web local

Em geral, se o OpenServer foi iniciado com sucesso, uma caixa de seleção verde deve ser acesa em sua bandeja (se estiver vermelho ou amarelo, tente reiniciá-lo novamente. Em alguns casos, você precisa executá-lo como administrador. Em qualquer caso, o sinalizador vermelho não permitirá que você continue trabalhando ...) .

OpenServer - instalado e funcionando

4) Na verdade, resta digitar nosso " my-site.ru "(sem aspas) e mostrará a saudação do arquivo gerado index.php (veja a imagem abaixo).

Trabalho!

5) Observe que, se no primeiro exemplo exibimos imediatamente uma linha de texto, no exemplo seguinte eu alterei ligeiramente o código. Como regra, ao desenvolver scripts, você está lidando com variáveis , que pode conter vários dados: strings, números, etc.

Vamos criar uma variável ("$ p") e colocar nosso texto nela. Veja o exemplo abaixo:

$ p = 'Olá, mundo!';

echo $ p;

Primeira variável

Conforme mostrado abaixo, o resultado será o mesmo! Aqueles. o navegador também exibirá nossa string. No entanto, o código é um pouco diferente: agora o texto está contido na variável "$ p", que geramos ...

Exibindo dados de uma variável

6) Outro exemplo ilustrativo abaixo. Desta vez, criei duas variáveis ​​"$ p" e "$ p2", concatenei essas linhas e as coloquei na variável "$ p3". Observe que as linhas são conectadas por meio de um ponto simples.

$ p = 'Olá, mundo!';

$ p2 = 'Sou eu!';

$ p3 = $ p. $ p2;

echo $ p3;

Outro exemplo (duas variáveis)

O resultado é previsível ...

Trabalho...

Eu chamo sua atenção para o fato de que todos os exemplos são recomendados para serem executados manualmente para compreensão e domínio mais rápidos.

PASSO 3 - dividir a tarefa em seus componentes. Depurando cada etapa

Talvez este seja o passo mais importante para começar a programar, por isso comecei este artigo ...

Não importa o quão difícil seja a tarefa que você deseja resolver, ela pode ser condicionalmente dividida em três fases:

  1. obtenção de dados iniciais (entrada de dados);
  2. transformação de dados;
  3. saída de dados: para a tela, ou apenas para uma variável. (veja a captura de tela abaixo: Eu condicionalmente dividi um dos exemplos do artigo nessas três etapas, para que fique claro do que se trata)

Em quais fases o script pode ser dividido

Como regra, as etapas são as mais difíceis. receber e transformar dados ... E muitos iniciantes não têm ideia de como você pode escrever um código de 100 linhas sem se confundir ou errar neles.

Na verdade, após cada linha de código, você pode ver o que há nas variáveis. E gradualmente, adicionando uma linha de código por vez e observando como as variáveis ​​mudam, traga-as para a forma desejada (e resolva o problema!). Para isso, o PHP possui funções maravilhosas "var_dump ($ p);" e "print_r ($ p);".

E para iniciantes, recomendo usá-los o tempo todo! Sim, simplesmente assim, programar às vezes é uma coisa tão chata ...

Vou considerar um exemplo abaixo.

Imagine, você não sabe o que tem na variável "$ p3" (no código, no exemplo abaixo, você vê a linha que está carregada nela, e em teoria deveria estar lá. Mas em real mais complexo problemas - isso nem sempre acontece, a variável pode conter uma bagunça completa, ao invés da linha necessária ...).

Assim, para ver o que está na variável, basta inserir o comando "var_dump ($ p3);" após ela (e salvar o arquivo).

Var_dump example

Como resultado, no navegador (ao atualizar a página), você verá que "string (31) ...." é exibido. Aqueles. var_dump você foi informado sobre o tipo de dados (string é uma string) e o comprimento desta string (31 é um caractere). Isso é muito útil ao depurar programas longos (scripts)!

string (31)

Por exemplo, antes de "var_dump ($ p3);" atribuí o valor 1 à variável $ p3. O resultado é diferente (veja abaixo).

Se você adicionar um número à variável

Int (1)

Exemplo: ler um arquivo de texto e recortar a primeira frase

Tudo o que escrevi acima, seria bom explicar com um exemplo. Como exemplo, peguei uma tarefa simples: abrir um arquivo de texto, encontrar o primeiro ponto nele (ou seja, o final de uma frase) e cortar tudo desde o início do arquivo até este ponto.

Por outro lado, pode parecer difícil para alguém que nunca fez PHP. Por outro lado, dividindo a tarefa em seus componentes e usando a depuração (var_dump), você pode escrever coisas ainda mais complexas ...

E então, é lógico dividir essa tarefa em vários estágios:

  1. ler um arquivo de texto em uma variável;
  2. encontre um ponto em um arquivo de texto (ou seja, descubra seu número ordinal, por exemplo, o 35º caractere);
  3. cortar um pedaço de barbante: desde o primeiro caractere até um ponto (até seu número ordinal).
  4. exibir o resultado na tela.

1) Lendo um arquivo em uma string

Como um arquivo de texto - peguei o texto deste artigo e coloquei no arquivo "text.txt", que copiei para a pasta "e: \ openserver5.2 \ domains \ my-site.ru \" (Quer dizer, coloque ao lado de "index.php").

Em seguida, você precisa encontrar uma função para resolver o primeiro componente: ler o arquivo em uma variável. É aqui que o "Google" ajuda muito: uma consulta como "Leitura de arquivo PHP" lida com sua tarefa e ajuda a encontrar uma função file_get_contents () - nós usamos isso!

A propósito, nesse sentido, recomendo o diretório //php.net (um ótimo ajudante!).

$ p = file_get_contents ('text.txt'); // lê o arquivo em uma variável

var_dump ($ p);

Lemos o arquivo em uma variável

Como resultado, se tudo for inserido corretamente, veremos o conteúdo da variável "$ p": ela conterá um texto longo (linha). Se não for esse o caso, houve um erro em algum lugar ...

string (1278)

Na verdade, esses são nossos dados iniciais. Agora precisamos encontrar o primeiro ponto (".") No artigo.

2) Encontre um símbolo de ponto

Em geral, o PHP tem muitas funções para trabalhar com strings. Para encontrar o primeiro ponto neste exemplo, decidi pegar " strpos (); ". Abaixo, não forneço o texto completo do código do script, no entanto, preste atenção à função em si e a qual variável eu adicionei var_dump (aquele em que o número ordinal do ponto deve aparecer, ou seja, "$ t", e a variável "$ p" - já depuramos na primeira etapa, ela contém o texto).

$ t = strpos ($ p, '.');

onde: $ p - a variável na qual procuramos o símbolo desejado;

'.' - aquele que procuramos.

Pesquisa de ponto

223 é um símbolo, este é um ponto. Nós a encontramos!

3) Linha de corte para apontar

Para cortar strings, o PHP tem uma função como substr (). É muito simples de usar, vou mostrar um exemplo:

$ s = substr ($ p, 0, $ t);

Onde:

$ p - a string da qual cortaremos;

0 - o caracter ordinal do início (o início da peça desejada);

$ t é o caractere final ordinal (final do pedaço desejado). Em nosso exemplo, este é o ponto que encontramos.

Como resultado, o código completo ficará assim:

$ p = file_get_contents ('text.txt'); // lê o arquivo em uma variável

$ t = strpos ($ p, '.'); // procure o primeiro ponto na linha $ p

$ s = substr ($ p, 0, $ t); // corta a string do 0º caractere até o ponto

var_dump ($ s);

Corte a linha

Observe que também mudamos a variável em "var_dump ($ s);" ... Assim, vemos que nossa string ficou pequena, apenas 223 caracteres. A gente resolveu praticamente o problema, não sobrou muito ...

Cortar!

4) O problema está resolvido!

Em geral, substituindo "var_dump" para "echo" - temos um exemplo resolvido. Agora, quando você abre "my-site.ru" no navegador, a primeira frase do arquivo de texto é exibida.

O script está pronto!

Observe que "echo" não imprime detalhes de tipo de dados. Você vê apenas uma linha ...

A proposta foi cortada

PASSO 4 - novo desafio ...

Como você pode imaginar, a tarefa no exemplo acima é apenas uma gota no oceano! Claro, isso poderia ser resolvido em uma linha e de maneiras mais elegantes (tudo o que foi mostrado acima é apenas um exemplo para mostrar a essência e como você pode mover para criar um script com centenas de linhas e que resolva problemas muito mais complexos) .

Claro, você pode pesquisar não apenas por um ponto, mas também por sequências de certos símbolos, imagens, etiquetas, etc. Você pode ler não apenas o arquivo (ou seja, obter os dados iniciais dele), mas também as páginas de outros sites, ler o URL atual do usuário, obter dados do formulário que o usuário preencheu, etc.

Assim, ao dividir uma tarefa grande em várias médias, e as médias em várias pequenas, e as pequenas em linhas de código e funções específicas (cada uma das quais você irá percorrer e depurar manualmente), você pode resolver até mesmo muito grandes problemas. Sim, mesmo que seja torto e oblíquo no início, mas o principal é que você mesmo o fará e terá interesse em atingir um determinado nível de aprendizado.

Além disso, com cada nova linha - sua experiência, velocidade de desenvolvimento e habilidades serão aumentadas. E se for assim, talvez eu tenha escrito essas linhas por um motivo ...

Então, estabeleça novas tarefas e vá em frente: procure funções passo a passo, mude variáveis, resolva pequenos problemas passo a passo. O principal é não se prender a livros e treinamentos - até que você comece a fazer sozinho, você não aprenderá ...

O que eles não falam em anúncios de livros e cursos

Eles geralmente prometem ensinar programação em uma semana ou um mês (no máximo 2), prometem grandes salários e status elevado. No entanto, eles se esquecem completamente de adicionar algumas coisas importantes, que direi a seguir ...

1) Tensão ocular intensa

Ficar sentado o dia todo revisando o código, editando-o etc. - isso está longe de ser o mesmo que assistir a um filme o dia todo, relaxando em uma poltrona. Não acredite em mim - tente pelo menos meio dia para editar cuidadosamente um documento do Word ou Excel (aproximadamente comparável).

2) A necessidade de aprender constantemente

Hoje em dia, em muitas profissões, você sempre tem que aprender, mas programadores - dez vezes mais! Em geral, em geral, a esfera de TI avança a cada ano aos trancos e barrancos, basta acompanhá-la (lembre-se, há 10 anos, a Internet começou a aparecer apenas nas cidades, e agora até nas aldeias se fala em bitcoins .. .) ...

3) Trabalho sedentário

Se em muitas áreas, você pode passar parte do seu dia de trabalho em algum lugar "caminhando", então o local de trabalho do programador é apenas no PC, e em nenhum outro lugar ... Tal modo de vida, no entanto, com o tempo começa a afetar a saúde: o costas, mãos, ombros, olhos ... - no final do dia começam a ficar muito cansados.

4) Os salários dos programadores comuns nem sempre são altos

Até ganhar experiência, muito provavelmente não receberá muito mais em relação a outras áreas de atividade. Na minha opinião, a era dos salários altos demais nessa área está passando (passou?). No entanto, o trabalho de bons especialistas nesta área é bem pago!

5) É chato resolver os problemas dos outros ...

Se você está interessado em programar e "traduzir" sua ideia em realidade, isso não significa de forma alguma que será interessante resolver os problemas de outras pessoas - isso não é a mesma coisa! Às vezes, cavar no código se torna tão chato e cinza ... que até mesmo um "uivo" (Acho que nem todo mundo vai entender essas linhas).

PS: Você deveria encerrar seu emprego atual e tentar se tornar um programador?

Uma pergunta muito popular ... Especialmente na esteira dos salários muito altos de algumas categorias de programadores.

Desistir de tudo de uma vez definitivamente não é (pelo menos, meu ponto de vista). O que quer que seja, e tudo o que você decidir, para se exercitar de forma eficaz, carregue o cérebro e aprenda algo novo - uma pessoa é capaz de não mais do que 2-2,5 horas por dia (isso é realmente assim, você pode verificar por si mesmo - até mesmo fim de semana pode fazer mais). Então, para começar a aprender seu novo ofício - é bem possível reservar uma hora pela manhã ou à noite no final do dia de trabalho, algum lugar para "roubar" parte do dia de folga.

Se você tiver sucesso, você ganhará alguma experiência, etc.- você pode tentar tirar férias e conseguir um emprego de estagiário (talvez meia taxa), veja se gosta de tudo e malhar ...

Além disso, não será supérfluo ter um "travesseiro" financeiro para um dia chuvoso, caso contrário, nunca se sabe, de repente um novo emprego não atende às expectativas. Pelo menos essa abordagem não o levará a uma situação de vida difícil se algo der errado ...

*

Bem, com isso termino meu "manual". Se você tiver quaisquer acréscimos sobre o tema ou críticas, eles são bem-vindos (comentários estão abertos).

Tudo de bom!

$config[zx-auto] not found$config[zx-overlay] not found