Interessante

Temperatura do processador Intel: como encontrá-la; que é considerado normal e que está superaquecendo

Bom dia a todos!

Se o seu PC / laptop começar a se comportar de alguma forma "estranho": ouve-se um forte zumbido de coolers, o case ficou muito quente / quente (o que não era antes), ele desacelera muito ou desliga completamente - saiba disso Isso é tudo sintomas superaquecimento!

Em geral, a temperatura pode começar a subir por vários motivos: o acúmulo de uma grande quantidade de poeira nas grades do radiador e orifícios de ventilação, um refrigerador que funciona mal, pasta térmica seca, a localização do dispositivo sob luz solar direta, etc.

É importante notar que se sua CPU está constantemente trabalhando em altas temperaturas, sua vida útil pode ser reduzida significativamente. Portanto, é altamente recomendável descobrir a tempo sobre o superaquecimento e agir. 👌

Neste artigo, apresentarei as perguntas mais comuns sobre a temperatura dos processadores Intel e darei algumas dicas para reduzi-la.

Então...

*

Como descobrir e monitorar a temperatura do processador

👉 Método número 1

Use especial utilities: //ocomp.info/harakteristiki-kompyutera.html#__Aida_Speccy

A maneira mais fácil de monitorar a temperatura é usar um especial. Serviços de utilidade pública. Existem alguns deles agora, um dos melhores (na minha humilde opinião) é AIDA 64 (veja a tela abaixo).

Para visualizar a temperatura de todos os componentes do PC / laptop - basta abrir a guia "sensores" .

Sensores - Utilitário AIDA

Além disso, o utilitário pode ser configurado para que esteja em tempo real mostrei na bandeja o que estava acontecendo com a temperatura. Para fazer isso, basta abrir suas configurações e habilitar "Ícones de medidor" ... Um exemplo é mostrado na imagem abaixo (👇).

Monitoramento de temperatura durante a operação (AIDA)

Outro utilitário que merece atenção é Temp. Do núcleo ... Seu site oficial é: //www.alcpu.com/CoreTemp/

O utilitário é muito compacto, capaz de exibir o máximo de informações possível: número de núcleos de CPU, modelo exato, plataforma, velocidade do clock, etc. Um exemplo é mostrado na imagem abaixo. O programa, aliás, é "onívoro", suporta a maioria das CPUs modernas.

Observe também que ele mostra não apenas a temperatura atual, mas também o mín. e máx. valores.

Temp. Do núcleo - Máx, Mín, Média valor da temperatura

*

👉 Método número 2 (BIOS / UEFI)

Para descobrir a temperatura da CPU (CPU) - não é necessário usar especial. utilitários, você pode fazer isso no BIOS (UEFI).

É verdade que esse método é um pouco inconveniente: o fato é que, enquanto você entra na BIOS, a temperatura pode mudar significativamente! E é muito mais eficiente rastreá-lo diretamente no Windows, "sem sair" longe do software utilizado ...

👉 Ajudar!

Como entrar na BIOS (UEFI) - guia do iniciante

Normalmente, a temperatura da CPU é mostrada na primeira tela da seção (Principal). Veja um exemplo de como fica na versão moderna do UEFI.

Ver a temperatura da CPU em UEFI

Temperatura da CPU // ASRock UEFI

*

Qual temperatura é considerada normal, e o que já está superaquecendo

Uma pergunta bastante popular ...

Em geral, eu não generalizaria aqui e forneceria quaisquer valores médios para temperatura. O fato é que centenas de processadores Intel foram lançados nas últimas 2 décadas (e para alguns, as temperaturas críticas diferem umas das outras em dezenas de graus!).

👉 Portanto, conselho número 1: descubra o modelo exato do seu processador (você pode usar os programas fornecidos acima), vá para a página oficial da Intel e abra-os. características de sua própria CPU.

Página oficial da Intel - //ark.intel.com

Depois de escolher o modelo do seu processador, você pode encontrar informações completas sobre ele.

Observe que a especificação da CPU pode indicar "uma das temperaturas":Junção T, T jmax, caso T.Resumidamente, o que cada uma das abreviações significa, apresento a seguir.

Junção T É a temperatura de "transição", ou seja,ao alcançá-lo, o processador será desligado automaticamente (ponto crítico). Normalmente, este é o valor indicado na maioria dos casos.

T jmax - a temperatura na qual começaestrangulamento (ou seja, o processador começa a trabalhar mais devagar (menos produtivo), o computador começa a ficar lento).

Caso T É a temperatura no centro do dissipador de calor do processador. Você também pode navegar por ele.

Por exemplo, vamos pegar um processador Intel® Pentium® 4 550 bastante "antigo" (de 2004) - sua temperatura crítica é de cerca de 70 ° C *. E é altamente indesejável que durante a operação a temperatura não ultrapasse a faixa de 50 ÷ 55 ° C.

Pentium® 4 550 - tela do site oficial da Intel

Se tomarmos para comparação um processador Intel Core i5 moderno (8 a 10ª geração), sua temperatura crítica é de cerca de 100 ° C. A temperatura de operação é de 30 a 60 ° C, tudo acima de 70 ° C pode ser considerado superaquecimento (é indesejável que a temperatura ultrapasse este valor).

Intel Core i-5 (8ª geração)

Observo que em altas temperaturas, em princípio, a CPU funcionará como se nada tivesse acontecido, mas o tempo de seu funcionamento declínios (às vezes, significativamente 👇).

*

A propósito, muitas pessoas perguntam o que acontecerá quando o superaquecimento. Portanto, o processador começará a reduzir seu desempenho. (isso é chamado de estrangulamento) para tentar baixar a temperatura, se isso não levar a nada e a temperatura chegar a um ponto crítico, então o computador simplesmente desliga (para que nada "queime"). Essa é a proteção de dois níveis, que se provou bem ...

*

Outra pergunta popular é "o processador pode queimar?" Posso. Mas as CPUs modernas são bastante "inteligentes" e não é tão fácil queimá-las (mesmo com overclock inepto, não é tão fácil ...). Via de regra, os problemas com esteiras são mais comuns. placa, placa de vídeo e outros componentes.

*

Como baixar a temperatura [conselhos práticos]

  1. a primeira coisa que recomendo neste caso é prestar atenção ao pó. O fato é que com o tempo, ele se deposita nas aberturas de ventilação do computador, no dissipador de calor do processador, prejudicando a troca de ar (com isso, a temperatura sobe). Em absoluto, em média, o computador deve ser limpo 1 a 2 vezes por ano;

    Não é incomum quando apenas bolas de poeira se acumulam em um laptop!

  2. se você tiver um laptop, preste atenção onde o usa ... Por exemplo, se você trabalhar com ele no sofá, o tecido macio da mobília pode bloquear os orifícios de ventilação e impedir que o ar quente escape (que é muito mal). Recomenda-se usar o dispositivo em superfícies limpas, niveladas e secas (ou para esses fins, você pode comprar um tablet) ;
  3. para reduzir a temperatura do processador (e de todos os componentes da unidade do sistema) - você pode abrir a tampa lateral da unidade do sistema, e pelo contrário colocar o clássico ventilador ... Assim, você pode melhorar significativamente a troca de ar e reduzir a temperatura em dezenas de graus!

    Fã clássico

  4. para laptops agora existem promoções à venda. almofadas de resfriamento (com resfriadores embutidos). Se você ainda não tem um suporte, pode pelo menos colocar um livro normal embaixo do laptop (para aumentar a distância entre a superfície da mesa e o corpo do dispositivo).

    Um livro é colocado sob o laptop

  5. aliás, nem sempre uma temperatura alta pode indicar um problema. O fato é que se você mora em cidades do sul, onde a temperatura ambiente chega a 40 ° C (e mais) durante o verão quente, e você já carregou "bem" seu PC com um novo jogo, o superaquecimento é possível ...
  6. como outra opção para baixar a temperatura - você pode "manualmente" 👉 aumentar a velocidade de rotação do refrigerador ao máximo (isso não pode ser feito em todos os aparelhos);
  7. Além disso, quero observar que uma temperatura elevada do processador pode indicar que algo está errado com o hardware: por exemplo, pode haver um problema com o cooler, é possível que a pasta térmica "secou" (nota: melhora a transferência de calor entre a CPU e o dissipador de calor, geralmente, ele é trocado ∼1 vezes a cada 3 anos), etc.

*

PS

Falando em laptops! Se você não sabe como limpar a poeira do seu laptop, recomendo que leia este artigo aqui: //ocomp.info/kak-pochistit-noutbuk-ot-pyili.html.

O fato é que muitos modelos de laptop são fáceis de limpar, e toda a sua "desmontagem" será reduzida à remoção de uma pequena capa protetora (que qualquer usuário novato pode segurar). Se você tiver esse design de dispositivo, então, provavelmente, não faz sentido pagar serviços para esta operação ...

*

Complementos são bem-vindos ...

Boa sorte a todos!

👋

Publicado pela primeira vez: 18.07.2018

Correção: 18/06/2020