Interessante

Como reinstalar o Windows 10 (sem perda de dados)

Olá!

A reinstalação do Windows é quase sempre uma dor de cabeça para usuários inexperientes, especialmente se houver muitos documentos necessários no disco (e sempre há muitas perguntas sobre este assunto ...).

Para estruturar de alguma forma essas questões, eu as combinei em uma nota, na qual darei várias das maneiras mais típicas de como você pode reinstalar o 10 sem perder documentos, fotos, músicas e outros "bons" no disco.

É importante notar que, neste artigo, partirei do pressuposto de que seu hardware está funcionando corretamente e que todos os "problemas" com o sistema operacional atual são de natureza de software (por exemplo, você acidentalmente excluiu alguns arquivos do sistema, instalou um driver inadequado , sofreu uma infecção de vírus, etc.).

Agora mais perto do assunto. 👇

*

Maneiras de reinstalar o sistema operacional e não perder documentos e arquivos

Se o Windows instalado não inicializar

Nesse caso, sugiro começar tentando restaurar o carregador de inicialização do Windows (essa operação geralmente ajuda a trazer o sistema operacional de volta à vida).

Se a recuperação não for bem-sucedida - então, como uma opção, eu aconselhado: crie outra partição "de" espaço livre no disco rígido e instale um novo sistema operacional Windows nela. Claro, todos os dados no disco permanecerão intactos (e você pode transferi-los para um novo sistema operacional funcional sem problemas).

Vamos ver como é feito ... 👇

*

PASSO 1

Para começar, você precisará de 2 pen drives (de 8 GB) e um computador de trabalho conectado à Internet (você pode perguntar a um amigo / vizinho, etc. 👌).

Tarefas:

  1. criar uma unidade flash USB inicializável (instalação) com o Windows 10 (em teoria, a maioria já deve ter uma unidade flash "de reserva");
  2. crie um 👉 LiveCD-flash drive com o Windows 10 (isso permite que você inicialize o Windows diretamente de um flash drive USB, independentemente do disco rígido. Claro, esta versão do sistema operacional é "reduzida". Como parece - veja a tela 👇).

LiveCD típico / Quais programas estão no "Sagittarius ..."

*

PASSO 2

Em seguida, precisamos inicializar a partir da unidade flash LiveCD no computador com problema. Para fazer isso, basta "ajustar" um pouco a BIOS ou usar o Menu de Boot (se você não sabe do que se trata, consulte o link abaixo para obter as instruções).

👉 Ajudar!

Como configurar o BIOS (UEFI) para inicializar a partir de uma unidade flash ou disco (CD / DVD, USB, SD)

*

ETAPA 3

No Windows, que começou com uma unidade flash LiveCD, você precisa abrir "Gerenciamento de Disco" ( Win + R -->diskmgmt.msc ).

Em seguida, em uma das partições HDD / SSD (que tem 20-30 GB grátis), você precisa clicar com o botão direito e selecionar a opção "Diminuir volume" ... Veja o exemplo abaixo. 👇

Nota: esta operação não apaga ou estraga os dados do disco (a menos, é claro, que você tenha problemas com o sistema de arquivos ...).

Gerenciamento de disco - Diminuir volume

Em seguida, você precisa clicar em "Avançar / Avançar ..." e especificar o espaço para a nova partição (mínimo: geralmente cerca de 25-35 GB é necessário).

Lugar para uma nova seção

Literalmente em 10-15 segundos. você verá que outra partição não alocada apareceu no disco (marcada em preto). Crie um volume simples nele. 👇

Crie um volume simples

E formate-o para o sistema de arquivos NTFS (você pode atribuir qualquer letra de unidade não utilizada ...).

Formato por padrão

Como resultado, o disco agora terá 2 partições:

  • um: "C: \" com Windows (que era originalmente);
  • segundo: "H: \" (novo volume). Nesta seção, é claro, não há dados ainda ...

novo volume

*

PASSO 4

Agora, esse PC "problemático" precisa ser desligado e outra unidade flash USB conectada a ele - uma unidade de instalação (com Windows 10).

Em seguida, ligue-o, vá para o 👉 Menu de inicialização e inicialize a partir dele ...

👉 Ajudar!

Como inicializar a partir de um stick USB ou HDD externo - guia do iniciante

Menu de inicialização - iniciar a instalação do sistema operacional

Em seguida, comece a instalar o Windows.

Instale o sistema operacional

Um ponto importante: certifique-se de indicar que deseja um modo de instalação personalizado (que é para usuários avançados)!

Instalação customizada

Após resta indicar a partição para instalar um novo sistema operacional - é claro, você precisa selecionar aquele que criamos anteriormente (está marcado como "novo volume" 👇).

Selecionando nossa seção

Além disso, as etapas são padronizadas e não muito interessantes: a escolha da região, idioma, etc. (eles não afetam a tarefa principal de forma alguma).

Instalação típica de sistema operacional

Após a conclusão da instalação, você terá 2 seções:

  • um - Windows 10 de trabalho;
  • no segundo - o sistema operacional "antigo" e todos os seus dados (por padrão, eles estão na pasta "C: \ Usuários \ alex \" (alex é o nome da sua conta)).

O novo sistema operacional funciona - transferimos tudo o que precisamos

Problema resolvido ?! 👌

*

Se o Windows instalado ainda "de alguma forma" funcionar

Usando backup (unidade externa + nuvem)

Não serei original, mas a maneira mais confiável e simples de salvar 100% seus arquivos e documentos (em caso de problemas com o seu PC) é fazer backup deles em um disco rígido externo (agora existem modelos relativamente baratos para 250- 500 GB à venda - a própria coisa, para esses casos ...).

👉 Socorro! 

Como pedir um produto no AliExpress com desconto (comprando em uma loja online com desconto)

HDD externo conectado a USB

Por padrão, todas as pastas personalizadas estão localizadas no seguinte caminho:

  • C: \ Users \ alex \ Desktop - desktop;
  • C: \ Usuários \ alex \ Documentos - documentos;
  • C: \ Users \ alex \ Pictures - imagens;
  • C: \ Users \ alex \ Videos - vídeo;
  • C: \ Users \ alex \ Music - música.

Em vez de "alex" será o nome da sua conta.

A propósito, se você não tiver uma unidade externa, você pode fazer backup de seus arquivos para Disco Yandex (para a nuvem). Esta aplicação é muito simples, após a instalação - na bandeja (ao lado do relógio) você terá um ícone de disco, ao clicar no qual se abrirá uma janela (veja a tela abaixo), na qual poderá copiar todos os seus arquivos.

👉 Socorro! 

Yandex Disk: como usá-lo, fazer upload e download de arquivos, fotos. Como configurar a criação automática de uma cópia dos meus documentos

O programa Yandex Disk no Windows está instalado

Na realidadequando o backup de tudo que você precisa for feito, você pode prosseguir com a instalação normal do Windows (sem medo dos dados no disco). ✔

*

Criando outra partição no disco

Como regra, todos os novos PCs / laptops geralmente têm 1 partição lógica para 1 HDD / SSD físico no qual o Windows está instalado.

Para deixar claro o que está em jogo - abra gerenciamento de Disco (este é um utilitário padrão do Windows). Para fazer isso, clique em Win + R e use o comando diskmgmt.msc .

Preste atenção na imagem abaixo 👇: o disco 0 é um HDD real, que pode ter 1 partição (no meu exemplo, esta é a partição (D :)) ou 2 ou mais ...

A essência do que faremos: Divida uma das partições do disco em duas (os dados do disco não serão danificados!). E instale o Windows na nova partição.

Gerenciamento de disco / como referência

Como criar outra partição no disco:

1) Vou mostrar usando o exemplo da partição do Windows "C: \".

Primeiro, você deve ter espaço livre nele (por exemplo, irei "arrancar" 30 GB da partição "C: \", o que significa que o espaço livre em "C: \" deve ser superior a 30 GB).

E assim, no gerenciamento de disco, clique com o botão direito na seção "C: \" e selecione a opção "Encolher" .

Diminuir volume

2) Em seguida, especifique o tamanho do volume necessário (observação: 30 GB equivale a aproximadamente 30.000 MB).

Encolher

3) Após a compressão, uma área não alocada deve aparecer no seu disco (marcada em preto). Clique com o botão direito nele e crie um volume simples.

Crie um volume simples

4) Especifique o sistema de arquivos NTFS e formate esta partição. Um exemplo é mostrado abaixo.

Formatando um novo volume

5) Como resultado, você terá uma nova partição para futuras instalações do sistema operacional. No meu exemplo, esta é a seção "E: \".

Uma nova seção foi criada

Avançarao executar a instalação do Windows, selecione a opção "Para usuários avançados" (veja a imagem abaixo).

Instalação customizada!

E especifique exatamente a partição que criamos anteriormente (no meu caso, é de 29,3 GB (o mesmo ≈30.000 MB)).

Selecionando um disco para instalar um segundo sistema operacional

Na verdade, quando o novo Windows é instalado - quando você liga o PC / laptop, você começa a ver mais. uma janela na qual você pode especificar qual sistema operacional carregar. 👌

Selecione o sistema operacional (como o menu ficará quando você ligar o PC)

Depois, você pode transferir os arquivos e documentos para o novo sistema operacional com calma e, em seguida, excluir tudo o que for desnecessário na partição com o "antigo" Windows ... 👀

Na minha humilde opinião, esse método é muito conveniente tanto para substituir a antiga versão "com bugs" do sistema operacional, quanto para testar alguns assemblies interessantes.

*

Via atualização (função integrada)

O Windows 10 tem um especial. a opção de restaurar os parâmetros de fábrica com a preservação de todos os arquivos e programas (ou seja, você terá um sistema operacional "fresco" limpo, que acontece após a reinstalação com formatação).

A ideia dos desenvolvedores não parece ruim, mas de imediato Eu quero anotarque repetidamente me deparei com o fato de que, após tal "atualização", alguns dos arquivos deixaram de ser lidos (na verdade, estavam corrompidos). Portanto, antes deste procedimento, eu ainda recomendaria fazer um backup ...

Agora, como começar.

Opção 1

1) Vá para as configurações do Windows.

Iniciar - parâmetros

2) Na seção Atualização e segurança / recuperação clique no botão "Começar" (a guia "Reinicializar o computador").

Recuperação - iniciar

3) Escolha uma opção "Salvar meus arquivos" ... Em seguida, o processo de reinstalação será iniciado, o que levará de 10 a 20 minutos. Tempo *.

Salve meus arquivos

opção 2

Se o Windows parou de carregar, como opção, você pode usar uma unidade flash USB inicializável. Após iniciar a instalação e escolher o idioma (veja as imagens abaixo), indique o que você precisa "Atualização: Instale o Windows preservando arquivos, configurações e aplicativos" .

Inicie a instalação do Windows 10

Deve-se notar que em alguns casos este tipo de instalação pode não estar disponível (veja as opções anteriores sugeridas no artigo).

Atualizar

👉 Suplemento!

Os melhores programas gratuitos em russo para Windows: meu conjunto básico para um novo PC.

*

Comentários e acréscimos ao tópico são bem-vindos!

Tudo de bom!

 👋

Publicado pela primeira vez: 14/09/2019

Correção da nota: 30/05/2020