Interessante

Como escolher uma unidade para laptop, o que é melhor: unidade SSD ou HDD (disco rígido)

Pergunta do usuário

Olá.

Já entrei em contato com você sobre o ruído do disco rígido. Em geral, não consegui remover o ruído e decidi comprar um novo disco. Estou pensando em um SSD, você pode me dizer qual parar? Ou você pode escolher um HDD silencioso (caso contrário, haverá menos espaço em um SSD pelo mesmo dinheiro).

Bom tempo a todos!

Bem, primeiro você precisa decidir sobre suas tarefas e prioridades. Por exemplo, o que é mais importante: ruído ou preço? Velocidade de trabalho ou quantidade de espaço livre?

No artigo, tentarei dar os pontos mais necessários que serão úteis na escolha de uma unidade para um laptop. Por assim dizer, tentarei traçar um paralelo no artigo, comparar, diferentes drives, seus prós e contras em cada caso (será útil para quem deseja comprar um novo disco). No entanto, a escolha em si é, afinal, sua 👌 ...

*

Escolhendo uma unidade de laptop

Tipos de armazenamento

Em laptops modernos, existem vários tipos de unidades (às vezes 2 são instalados ao mesmo tempo, por exemplo, no sistema - SSD, em documentos - HDD). Um pouco mais sobre eles a seguir.

HDD (disco rígido clássico).

HDD

Os discos mais comuns hoje. Todas as informações sobre esse meio estão contidas em discos magnéticos (placas) localizados em uma caixa lacrada. A cabeça magnética, movendo-se rapidamente através deles, lê e grava informações (aliás, é por causa dela que há um leve rangido e ruído durante o funcionamento do HDD).

Atualmente, os HDDs estão superando os SSDs em termos de velocidade, mas são muito mais baratos do que eles. Portanto, na maioria das vezes eles recorrem ao uso combinado: para Windows você pode comprar uma pequena unidade SSD para 60-100 GB, e para o resto do HDD para 1-2 TB.

*

SSD (Solid State Drive).

Unidade SSD

Uma unidade SSD é (em termos gerais) uma unidade flash "grande", por isso não tem partes móveis (o que significa que não há barulho, barulho, eles não esquentam tanto e têm menos medo de choques ou choques )

No entanto, eles têm uma séria desvantagem: seu custo é várias vezes maior (pelo menos por enquanto)! Além disso, seu recurso de uso é limitado: você pode escrever / apagar apenas um certo número de Gigabytes ...

*

*

👉 Ajudar!

Comparação de SSD e HDD na velocidade de trabalho e em uma série de características que apresentei aqui, recomendo que você se familiarize!

SSHD (disco rígido híbrido).

Esta unidade é um disco rígido magnético no qual uma pequena unidade de estado sólido está integrada.

Todos os dados são armazenados, como em um disco rígido - em placas magnéticas, mas as informações usadas com freqüência são carregadas em especiais. uma área (na memória cache, uma espécie de pequeno SSD) para acesso mais rápido a ela. Tudo isso funciona em modo automático, portanto, nenhuma configuração complicada ou "movimentos corporais" são exigidos do usuário.

SSHD foi projetado para ser algo entre SSD e HDD, fornecendo alta velocidade, juntamente com uma grande quantidade de dados. Mas, pessoalmente, tenho uma atitude negativa em relação a eles: em primeiro lugar, eles são inferiores aos SSDs em velocidade e não superam muito os HDDs; em segundo lugar, a quantidade de memória cache neles é geralmente de 8 GB ÷ 32 GB - o que claramente não é suficiente para todos os dados aos quais é necessário acesso rápido.

Dimensões de discos

Os laptops usam unidades de 2,5 "(geralmente abreviadas como 2,5"), os PCs usam unidades de 3,5 "(3,5" é visivelmente mais do que 2,5 "). Uma comparação de dimensões é mostrada na imagem abaixo.

Comparação de dimensões de unidades de 2,5 "e 3,5"

Aqui você precisa prestar atenção a um ponto importante - as unidades de 2,5 "podem ser diferentes: uma espessura 9,5 mm e os outros 5 mm (7 mm também são populares).

Normalmente, em ultrabooks finos existem discos de 7 mm (às vezes 5 mm), em laptops comuns - de 7 mm ou 9,5 mm. Se um disco de 7 mm (mais provavelmente) caber em ambos os laptops, um disco de 9,5 mm não caberá em um ultrabook fino.

Espessura do HDD de 7 mm e 9,5 mm

Portanto, antes de comprar uma nova unidade (não importa, HDD ou SSD) - meça a espessura de sua unidade antiga!

ADIÇÃO!

A propósito, sobre as dimensões, também é importante notar que os discos SSD M2 agora estão começando a ganhar popularidade. São um pequeno xale, com 22 mm de largura e 40 a 80 mm de comprimento. Você pode aprender mais sobre eles neste artigo: //ocomp.info/ssd-m2-kak-vyibrat-nakopitel.html

Samsung NVMe SSD - como é um SSD M2

Velocidade de operação e interface de conexão

A velocidade do disco depende de muitos fatores. Um dos principais é interface de conexão disco ao tapete. borda.

Em geral, os laptops modernos costumam ter conectores SATA III (largura de banda de até 6 Gb / s). Em laptops lançados há vários anos, o SATA II é frequentemente encontrado (SATA II e SATA III são intercambiáveis, ou seja, você pode conectar um disco de um conector a outro, e tudo funcionará (somente a velocidade de trabalho diminuirá)).

SATA III e IDE - um exemplo de comparação

Os laptops mais antigos têm uma interface diferente - IDE. Hoje está desatualizado e perde para a SATA em todas as características de velocidade. Mas, no entanto, ao escolher um disco - preste atenção a isso, se você tem um laptop antigo, é possível que você tenha uma interface IDE ...

Antes de comprar um novo disco, certifique-se de verificar que tipo de interface de conexão você possui.

O tamanho do buffer de memória (cache).

Esta memória é necessária para que o HDD armazene as informações utilizadas com freqüência em um local "separado" para não perturbar as placas magnéticas novamente. Naturalmente, a velocidade de acesso e leitura a partir dele é maior do que a das placas magnéticas. Especialmente, o tamanho do cache é perceptível ao trabalhar com arquivos pequenos. Discos rígidos modernos estão disponíveis com tamanhos de cache que variam de 8 a 128 MB. É preferível que o cache do disco seja maior ...

Velocidade de rotação do fuso.

Essa característica também se aplica diretamente aos discos HDD. Quanto maior for a velocidade de rotação, maior será a velocidade de leitura da gravação no disco. Este parâmetro é medido em número de revoluções por minuto (em inglês, basta colocar algumas letras, por exemplo, 7200 RPM).

No entanto, quanto maior o RPM, mais o disco aquece. Discos com 10.000 RPM geralmente não são instalados sem coolers adicionais para resfriamento (em laptops, normalmente, drives com 5.400 RPM são instalados - eles não esquentam tanto (podem ser usados ​​sem coolers), proporcionando uma velocidade de acesso aceitável).

A propósito, as unidades de 5400 RPM tendem a funcionar mais silenciosamente do que as unidades de 7200 RPM, duram mais e esquentam menos. Se você estiver escolhendo uma unidade de laptop, eu recomendaria ficar com unidades de 5400 RPM.

Quanto à velocidade de trabalho, as mesmas unidades com 5400 RPM podem fornecer taxas de troca de dados de até 100-110 MB / s (o que será suficiente para a operação do sistema operacional Windows e para outros jogos e programas).

Quanto à unidade SSD ...

Ao escolher um SSD, preste atenção à velocidade de leitura / gravação. Ao contrário dos HDDs, as características de uma unidade SSD sempre indicam a velocidade máxima de leitura e gravação (veja o exemplo abaixo). Porém, gostaria de enfatizar que a velocidade indicada nem sempre corresponde aos dados da prática ...

Unidade SSD - o principal a procurar: espessura, velocidade de leitura / gravação, interface (SATA 6 Gb / s é SATA III (SATA 3Gb / s é SATA II))

Volume

Quanto mais - melhor, essa regra ainda funciona para discos. Por alguma razão, nunca há muito espaço, mais cedo ou mais tarde acaba.

É verdade que quanto mais espaço, mais caro é o disco, principalmente se estivermos falando de SSD (há mais um detalhe desagradável: novos discos com grande volume (de acordo com tecnologias que não "rodam" até o fim) são menos confiáveis, e falham com mais frequência) ...

100-300 GB - agora este volume só é adequado para um PC de escritório: para Windows, documentos, etc. isso é suficiente, mas você terá que esquecer muitas outras coisas ... (ou usar discos em nuvem).

500-2000 GB - o tamanho de disco rígido mais comum em um laptop moderno. Permite, em princípio, armazenar dezenas de filmes, jogos, documentos, fotos e tudo o que a maioria dos usuários precisa. No momento, uma das opções mais versáteis.

> 2.000 GB - agora existem mais de discos de 2.000 GB à venda, mas quero enfatizar imediatamente que eles têm alguns problemas de confiabilidade ...

Se você precisar de mais de 2.000 GB de disco em seu laptop, recomendo a instalação de 2 discos de 2 TB (1 TB = 1.000 GB). Isso pode ser feito se, em vez de uma unidade de CD / DVD, você instalar um slot especial para instalar outro disco (você pode comprar esse slot em alguma loja chinesa). A propósito, alguns laptops têm 2 slots especialmente para a instalação de discos rígidos.

Outras características importantes

Ruído durante a operação.

Qualquer dispositivo mecânico faz barulho durante a operação (sim, pode ser quase inaudível, mas é). Portanto, a este respeito, o SSD irá superar o HDD (mesmo apesar do fato de que agora existem HDDs que operam com 15 dB de ruído - isso é praticamente silencioso, por exemplo, um sussurro é de cerca de 25 dB).

Volume do Drive.

Até agora, os HDDs estão ganhando aqui sobre os SSDs. Julgue por si mesmo, agora existem discos HDD de 1,2, 3 e até 4 TB à venda, enquanto os SSDs a um preço acessível de 60 a 512 GB, os discos maiores não são mais decentemente caros ...

Velocidade de leitura e gravação.

As unidades SSD superam as unidades HDD nesta capacidade. Por exemplo, uma unidade de HDD com 5400 RPM fornece uma velocidade média de leitura de cerca de 100-110 MB / s, e uma unidade SSD "média" conectada à mesma porta SATA III é capaz de velocidades de até 550 MB / s.

Resistência ao impacto (tremores, choques, etc.).

Um laptop ainda é um dispositivo portátil, o que significa que às vezes ele estará sujeito a choques, vibrações, etc. Em discos HDD, o cabeçote de leitura está localizado muito próximo aos pratos, e é altamente indesejável que quaisquer vibrações sejam observadas durante a operação (se ocorrerem, a aparência de mau não é excluída).

Nesse sentido, os discos SSD superam os HDDs em uma ordem de magnitude - eles são mais resistentes a choques, tk. não há partes móveis mecânicas neles (embora, contra um pé-de-cabra - não haja recepção ☺, se você bater com força, poderá quebrar os dois discos).

Ciclo de uso // tempo de atividade do disco

Em um SSD, a vida útil depende do número de ciclos de regravação (cada fabricante de disco tem sua própria limitação). Embora esse número para unidades SSD modernas seja muito grande, ainda assim, se você gravar e apagar dados da unidade em dezenas de Gigabytes todos os dias, é preferível escolher HDD. O disco rígido não está limitado de forma alguma a ciclos de gravação / regravação.

Embora o SSD "médio" de 240 GB de hoje possa gravar cerca de 80.000 GB antes de ficar "bagunçado". Se você gravar em média 20-30 GB por dia, isso será suficiente para 6-8 anos! Durante esse tempo, ele simplesmente se tornará moralmente obsoleto ...

Dissipação de calor.

Se você tiver um disco HDD com alto RPM (7200 e superior), ou se tiver dois HDDs fechados, os discos começam a aquecer e a temperatura sai do valor ideal. Para sua operação normal, um refrigerador adicional é necessário (novamente, ruído extra).

Nesse sentido, o SSD supera o HDD ...

Consumo de energia.

Para um laptop, esta é uma característica muito importante, porque quanto tempo o dispositivo funcionará com a bateria depende do consumo de energia. Então, em média, depois de substituir o HDD por um SSD, o laptop funciona 10-15% mais tempo! Obviamente, a mecânica do HDD requer mais energia do que os chips do SSD.

A capacidade de recuperar dados em caso de avaria.

Se uma unidade SSD quebrar, as chances de recuperar as informações são muito pequenas (quase nenhuma). Com os discos HDD, há chances: os especialistas podem tirar suas placas magnéticas da caixa do disco e ler todas as informações restantes.

É verdade, é importante notar que a unidade SSD, de acordo com sua tecnologia, é projetada de tal forma que no máximo. a quantidade possível de informação, deve continuar a funcionar: será possível ler tudo a partir dele, mas nada pode ser escrito (isto é, que algo está errado com o disco, você descobrirá na hora e poderá fazer um backup). Portanto, os SSDs não "morrem" com muita frequência ...

Preço.

As unidades SSD de tamanho médio são 4-5 vezes mais caras do que as unidades de HDD (a menos, é claro, que os volumes maiores estejam em causa - aí o preço dos SSDs cresce em alguma progressão).

*

Isso é tudo, acréscimos nos comentários são bem-vindos ...

Boa sorte!

👣

Primeira publicação: 01/06/2018

Correção: 02/10/2020