Interessante

Como remover barras pretas nas bordas da tela (de onde vêm ...)

Pergunta do usuário

Olá.

Recentemente, troquei de computador e agora, ao assistir a um vídeo, comecei a notar barras pretas nas bordas da tela (costumavam ser, também, mas raramente). É possível removê-los de alguma forma?

Bom tempo!

Essas listras ocorrem com mais frequência porque o filme / vídeo que você está assistindo não corresponde ao formato da resolução da tela. Isso pode ser eliminado com bastante facilidade e, a seguir, apresentarei várias soluções. 😉

No entanto, as barras pretas podem aparecer não apenas durante a reprodução do vídeo, mas também na área de trabalho, em jogos e programas. E o motivo pode ser drivers de vídeo não configurados ou desatualizados, bem como alguns parâmetros do monitor. E pensei que o artigo não estaria completo se eu também não tivesse considerado esses motivos.

Agora mais perto do ponto ... 👀

*

Barras pretas: motivos e soluções

Streaks ao assistir alguns vídeos

A variante mais comum do problema. É tudo sobre a proporção de aspecto do seu monitor e o vídeo que você está assistindo. Em geral, os seguintes formatos de tela são atualmente os mais populares:

  1. 4: 3 - encontrado em monitores projetados para o trabalho (resoluções: 1024 × 768, 1400 × 1050, 1600 × 1200 ...). A tela se parece mais com um quadrado;
  2. 16: 9 - monitores widescreen, excelentes para as necessidades domésticas diárias (resoluções: 1600 × 900, 1920 × 1080, 2560 × 1440 ...). Forma - retângulo (veja a imagem abaixo).

Exemplo em dois monitores: proporções de 4: 3 e 16: 9

Se o vídeo vier com uma resolução que corresponda à proporção de 16: 9 e você assisti-lo em uma tela 4: 3, listras pretas serão perceptíveis na parte superior e inferior (se o vídeo foi filmado com uma proporção de 4: 3, e você assistirá em uma tela 16: 9, então as listras estarão à esquerda e à direita). Assim é a "salsa" com esses formatos ...

A propósito, para deixar claro do que se trata - veja a captura de tela abaixo (além disso, consideraremos 2 maneiras de como você pode remover essas listras).

Era - é agora (não há mais listras pretas acima e abaixo) / Fotos do filme "Oz: O Grande e o Terrível"

*

Solução 1: cortar a imagem

Se você quiser alterar a proporção do seu arquivo de vídeo de uma vez por todas (de modo que a partir de agora em qualquer player que você tenha reproduzido sem faixas), você precisa realizar a operação colheita .

Isso pode ser feito usando editores e conversores de vídeo especiais. No meu artigo, vou me concentrar em 👉 "Edição de vídeo" .

*

Edição de vídeo

Site oficial: //video-editor.su/

Um editor de vídeo poderoso, rico em recursos e versátil. Adequado para as tarefas de processamento de vídeo mais populares.

Vantagens principais:

  1. o programa edita / converte de forma rápida e eficiente quase qualquer vídeo no formato que você precisa (e, realmente rápido: leva cerca de 10-40 minutos para 1 filme (dependendo do formato para compressão *));
  2. interface simples e fácil (mesmo para um usuário novato);
  3. completamente em russo.

*

Vou considerar todas as etapas para aparar barras pretas desnecessárias em etapas (omiti a instalação do programa, pois é padrão).

1) Execute o programa e abra o arquivo de vídeo desejado (use o botão "Adicionar" , veja a imagem abaixo👇).

Adicionando arquivos à edição de vídeo 9,25

2) Em seguida, você precisa clicar no botão cortar e selecione a opção "Remover barras pretas" ... O programa os removerá automaticamente. Convenientemente! 👌

Remover barras pretas - edição de vídeo 9,25

RMB no arquivo de trilha de vídeo (segundo método)

3) A propósito, preste atenção à janela de visualização do editor - você verá que as barras na parte superior / inferior (direita / esquerda) não são mais exibidas! (eles se foram agora).

Sem listras!

4) A propósito, se você precisar aparar manualmente as bordas adicionalmente ou remover algo desnecessário do quadro, isso também pode ser feito por meio "corte" ! 👇

Recorte

5) Na janela que se abre, você pode selecionar a área de que precisa com o mouse sair, e também definir as proporções (16: 9, 4: 3, etc.)!

Configurando a moldura para corte manual

6) E a última coisa é apertar o botão "Salve " e selecione o formato de compressão (em geral, é recomendável usar AVI / MP4).

Salvar vídeo (edição de vídeo 9.25)

*

Solução 2: usar as configurações do player

Não é necessário processar e converter todos os arquivos de vídeo. Se você vai apenas assistir a um filme / vídeo no seu computador, você pode usar os especiais. configurações do player (ou seja, ele removerá as barras pretas na hora, mostrando a imagem sem elas).

No entanto, gostaria de salientar que nem todos os reprodutores de vídeo têm essas funções. No meu exemplo, vou mostrar como isso é feito facilmente no Light Alloy (link para o player).

E então, digamos que você começou a assistir a um filme e notou "escuridão" acima e abaixo (como no meu exemplo).

Um exemplo de remoção de barras pretas ao assistir a um filme / Stills do filme "Oz, o Grande e Poderoso"

Para "ajustar" a imagem - vá para o menu "Opções de Vídeo / Vídeo" (basta pressionar o atalho de teclado Shift + V )

Liga leve - opções de vídeo / clicável

E depois na subseção "Geometria" mude o modo de visualização, por exemplo para "Por altura" ... Você notará imediatamente como a "imagem" do filme que está assistindo mudará.

Observe que existem muitos modos de visualização aqui - você pode até ajustar manualmente a escala com uma precisão de 1% ...

Ajustando o quadro em altura e largura

*

As listras sempre podem ser observadas, em quaisquer programas e jogos

Essa variante do problema é muito mais inconveniente e nem sempre fácil de resolver. Embora eu não possa deixar de notar que normalmente neste caso as bandas não são tão largas e alguns usuários até se acostumam com elas ...

Configurações do monitor não ajustadas

Preste atenção na foto abaixo (combinei várias opções para projetar a imagem no monitor dela).

Essas faixas surgem devido ao fato de que a imagem no monitor simplesmente não está ajustada (nota: em quase todos os monitores há uma oportunidade de expandir / estreitar e deslocar a imagem para a esquerda / direita).

Barra preta entre a borda da imagem e a tela

Como regra, nas configurações do monitor, você precisa abrir a seção "Configuração de imagem" e mude o posicionamento vertical e horizontalmente. Em geral, é difícil fornecer quaisquer valores e recomendações específicos aqui - muitos dependem do modelo do seu monitor e sua calibração de fábrica ...

Configurações do monitor (AOC)

*

As configurações da placa de vídeo e a resolução da tela não são ideais

Além disso, na maioria das vezes, o problema ocorre devido a configurações de zoom no painel de controle do driver da placa de vídeo.

Para abrir este painel de controle, basta clicar com o botão direito em qualquer espaço livre na área de trabalho ou usar a bandeja do sistema (ao lado do relógio, veja os exemplos na captura de tela abaixo).

2 maneiras de abrir as configurações da placa de vídeo AMD Radeon / clicável

Se você não tiver um ícone semelhante (links para o painel de controle do driver de vídeo), provavelmente você simplesmente não tem os drivers instalados (atualizados). Cerca de. você pode descobrir como fazer isso no modo automático no meu último artigo (link abaixo).

👉 Socorro!

Atualização automática de driver - //ocomp.info/update-drivers.html

*

Nas configurações do driver, encontre a seção responsável pela escala (por exemplo, no AMD Catalyst, esta opção está localizada na seção "Meus painéis digitais / configurações de zoom" ) Em seguida, use o controle deslizante responsável pelo desembrulhamento.

Configurações de dimensionamento (AMD)

A propósito, nos drivers mais recentes do AMD Crimson ReLive, esta opção está localizada na seção "Vídeo" .

AMD Vega - Configurações de dimensionamento (exibição)

Quanto às placas de vídeo da nVidia, eles chamam esta seção "Exibir / Ajustar o tamanho e a posição da área de trabalho" ... Um exemplo é mostrado na imagem abaixo.

nVidia - ajustar escala

Se falamos da qualidade da imagem, não se pode deixar de observar parâmetros como resolução e escala no Windows. Para abrir a janela de configurações para esses parâmetros - pressione a combinação Win + R , digite o comando na linha "Abrir" desk.cpl e clique em OK (válido para Windows 7/8/10).

desk.cpl - abrir propriedades de exibição

Em seguida, verifique se você configurou a resolução de tela nativa (a recomendada pelo Windows). Se você tiver um monitor pequeno que suporte alta resolução (geralmente é o caso em laptops), redimensione os elementos na tela usando o parâmetro escala .

Configurações de exibição - escala e resolução

*

Parâmetros incorretos são definidos nas configurações do jogo / programa

Se estamos falando de jogos, então listras podem aparecer neles devido às suas configurações gráficas. Em quase todos os jogos, a resolução, cor, frequência, 👉 sincronização vertical, etc. são definidos em configurações muito "sensíveis" (é com a sua mudança que eu recomendo começar).

Configurações do jogo - Resolução e Vsync

Aqui, é claro, é difícil dizer algo universal e definitivo (depende muito do seu monitor e do jogo específico em que o problema ocorre). Mas se listras aparecem apenas neste jogo, então quase certamente o problema está precisamente em suas configurações ...

A propósito, a Intel forneceu especiais para suas placas de vídeo. base para muitos jogos populares. Nesta base de dados, você encontra os parâmetros recomendados para um jogo específico para que o seu lançamento na sua placa de vídeo específica não cause problemas. Nada mal!

*

Talvez existam. mau funcionamento do monitor, placa de vídeo

E a última coisa para a qual eu gostaria de chamar a atenção do leitor. O fato é que a aparência de qualquer artefatos na tela (listras, ondulações, pontos, etc.) podem indicar o aparecimento de problemas com o hardware (especialmente porque todo mundo entende coisas diferentes por listras ...).

Foto de um monitor com listras e ondulações verticais (horizontais) (por exemplo, para entender o que está em jogo)

Normalmente, se a distorção da imagem na tela apareceu devido a problemas com o hardware, então eles começam a aparecer em todos os lugares: em jogos, na BIOS, ao trabalhar no Windows, etc. Em alguns casos, tais artefatos podem ocorrer devido à alta temperatura (superaquecimento) placa de vídeo (pior se o chip gráfico já tiver descolado).

Em qualquer caso, seja como for, se nem o monitor nem a placa de vídeo reagirem de forma alguma às suas configurações e alterações nos parâmetros, as distorções na tela são permanentes (independentemente dos programas e jogos sendo executados), então eu recomendo pensar em diagnosticar hardware no serviço. As reparações podem ser frequentemente mais baratas se feitas a tempo ...

👉 Socorro!

Ondulações e listras na tela do computador / laptop (artefatos) - //ocomp.info/ryab-i-polosyi-na-ekrane.html

*

É tudo por agora. Complementos seriam bem-vindos ...

Bom trabalho!

👋

Publicado pela primeira vez: 05.07.2019

Correção: 11/10/2020