Interessante

Como converter e processar vídeo [instruções para trabalhar com VirtualDub]

Dia bom!

Cedo ou tarde, muitos de nós nos deparamos com uma tarefa bastante típica: precisamos converter um arquivo de vídeo para outro formato, simultaneamente cortando pedaços extras dele e aparando bordas pretas irregulares (por exemplo). Por um lado, a tarefa é bastante extensa e complexa (para quem nunca a fez), por outro lado, pode ser resolvida de forma totalmente independente.

Na verdade, neste artigo darei uma pequena instrução sobre como trabalhar com o programa VirtualDUB * para resolver este problema. O material é projetado para um usuário novato (que não encontrou processamento de vídeo anteriormente). Junto com isso, irei analisar as questões incidentais mais frequentes: como amplificar o som, sobrepor seu logotipo, aparar as bordas, etc. (tudo isso pode ser resolvido ao mesmo tempo!).

E assim, a introdução acabou, vamos ao que interessa ...

* Nota: a escolha recaiu no VirtualDUB porque o programa é gratuito, compacto, possui muitos filtros e complementos, permite resolver todas as tarefas acima. É claro que não é perfeito (você pode encontrar outros editores de vídeo no link abaixo) ...

Ajudar!

Codecs mais essenciais para Windows - //ocomp.info/kodeki-dlya-video-i-audio.html

Os melhores editores de vídeo (se o VirtualDub não for adequado para você por algum motivo ...) - //ocomp.info/luchie-besplatnyie-videoredaktoryi.html

*

Convertendo vídeo [passo a passo]

VirtualDub

Site oficial (página de download, recomendo escolher a versão de 32 bits): //www.virtualdub.org/download.html

Programa compacto gratuito para trabalhar com arquivos de vídeo (principalmente com AVI (para trabalhar com MPEG e MP4 você precisa baixar plugins adicionais)). O programa suporta arquivos AVI com diferentes taxas de quadros (nem todo software pode funcionar com eles) , permite cortar e mesclar vídeos, sobrepor suas próprias trilhas de áudio, aumentar / diminuir o volume do som, etc.

Também observarei que em seu arsenal existem dezenas de filtros muito diferentes (nem todo editor tem isso). Por exemplo, você pode tornar o vídeo mais claro, remover nitidez excessiva, alterar sua resolução para se adequar à sua TV, etc.

Características:

  1. a capacidade de cortar (aparar) arquivos de vídeo rapidamente;
  2. centenas de filtros diferentes: marca d'água, corte, nitidez, brilho, rotação de vídeo em um determinado ângulo, etc. (alisar, convolução 3x3, inverter, redimensionar, girar, brilho / contraste, níveis, desentrelaçar, limiar, etc.);
  3. a capacidade de selecionar independentemente o codec (e sua configuração de ponto) para trilhas de vídeo e áudio;
  4. a capacidade de aumentar o volume da trilha de áudio;
  5. a capacidade de importar áudio / vídeo de fontes diferentes;
  6. trabalhar com arquivos AVI com taxas de quadros diferentes;
  7. o programa é gratuito;
  8. suportado por todos os populares Windows XP, 7, 8, 10 (32/64 bits).

PASSO 1: adicionar vídeo

Todas as ações serão consideradas na versão em inglês 1.10.4 (32 bits).

E assim, vamos ao que interessa: após iniciar o programa, clique em "Arquivo / Abrir arquivo de vídeo" (ou na combinação dos botões Ctrl + O). Em seguida, selecione o vídeo desejado (que deseja editar).

Abrir arquivo de vídeo

Em seguida, o VirtualDUB deve mostrar duas janelas: na primeira - o vídeo de origem, na segunda - o vídeo de saída (ou seja, já com filtros aplicados, por exemplo). Porque até agora não fizemos nada com ele - lá e lá a imagem será a mesma para você.

Observe que se a resolução do seu vídeo for muito alta, o que não cabe no tamanho da sua área de trabalho: basta definir a escala de exibição para 50 ou 25% (para isso, basta clicar com o botão direito na tela do vídeo, exemplo abaixo).

Ajuste de zoom

Adição!

Se você quiser mesclar (juntar) vários vídeos em um, depois de abrir o primeiro deles - basta adicionar vários outros arquivos em sequência. Para fazer isso, use a ferramenta "Arquivo / Anexar segmento AVI".

Se você quiser adicionar outro a este vídeo (ou seja, mesclá-los)

PASSO 2: corte as peças em excesso do vídeo

Uma das tarefas mais comuns quando você precisa cortar apenas alguns minutos do necessário de um vídeo grande (ou vice-versa, cortar algumas partes extras, por exemplo, um anúncio).

Para isso, o VirtualDUB conta com uma ferramenta útil: ... Tudo o que é supérfluo - selecione com a ajuda destes botões em azul e pressione a tecla DEL. Veja o exemplo abaixo.

Pare o vídeo no quadro desejado e pressione o botão de corte

O VirtualDUB também é bom porque com a ajuda das setas do teclado você encontra o início e o fim da peça cortada até cada quadro!

Corte a segunda peça desnecessária

Observe que as capturas de tela abaixo mostram a remoção da maior parte do filme, restando apenas cerca de 8 minutos de vídeo.

A segunda peça é selecionada (delete!)

Em vez de um filme inteiro, havia um vídeo de 8 minutos O comprimento

Em geral, a ferramenta é muito simples e eficaz. Acho que não será difícil lidar com isso (vamos assumir que o "corte" está feito).

ETAPA 3: Aplicar filtros

Agora isso é mais interessante! Ao processar vídeo, na maioria das vezes você precisa fazer algo com ele, por exemplo, você tem bordas pretas irritantes nas laterais (especialmente para vídeos antigos), que seria útil cortar. Vou dar uma olhada em alguns filtros populares abaixo.

Sobreponha seu logotipo

O logotipo é sua própria mini-imagem exibida ao assistir a um arquivo de vídeo. Por exemplo, você vê um logotipo semelhante sempre que assiste à TV - o nome do canal é exibido no canto. Em geral, algo útil que o ajudará a legendar seu vídeo ou indicar um ponto importante que você precisa prestar atenção ao assisti-lo.

Vamos tentar colocar um logotipo em nosso vídeo. Uma vez aberto no VirtualDUB, clique em "Vídeo / Filtros" (ou uma combinação de Ctrl + F).

Vídeo - Filtros (vídeo, filtros)

Na janela que se abre, clique no botão "Adicionar" (ou seja, adicionar).

Adicionar

Em seguida, selecione o filtro "logo" e clique em OK.

Adicione o seu logotipo ao vídeo

Depois disso, você precisará especificar sua imagem (logotipo), definir sua localização (em que canto mostrá-la) e clicar em OK. Veja o exemplo abaixo.

Indicamos a foto (logo) e sua localização

Se tudo for feito corretamente, no vídeo de "saída" você verá como o logotipo apareceu (veja a imagem abaixo).

O vídeo de saída mudou

Alterar a resolução do vídeo

Outro desafio popular. Para resolver isso, o VirtualDUB possui um filtro de "redimensionamento". (observação: você também deve abrir a lista de filtros e clicar em "Adicionar", depois selecionar "redimensionar" e clicar em OK) .

Redimensionar (alterar a resolução do vídeo)

Então você pode especificar a nova resolução em pixels (veja o exemplo abaixo).

Definir as configurações de alteração

Girar o vídeo em um ângulo específico

Pode ser muito útil se você gravar um vídeo em seu telefone e agora precisar girá-lo 90 graus (por exemplo). Em geral, o VirtualDUB é bom nesse aspecto também porque você pode girar o vídeo em qualquer ângulo! (ou seja, não apenas um múltiplo de 90 graus, mas também de 55 graus, digamos)

Para fazer isso, abra a lista de filtros ("Vídeo / Filtros"), clique em "Adicionar" e encontre o filtro "rotate2" na lista (veja a imagem abaixo).

Girar 2 (escolher o ângulo de rotação do vídeo)

Então você pode especificar o ângulo de rotação que você precisa. A propósito, para ver como o vídeo será girado, use o botão "Mostrar visualização / Ocultar visualização" (veja o exemplo abaixo).

Verificar quanto o vídeo girou

A propósito, observe que depois de aplicar cada um dos filtros, o vídeo de saída muda e você pode ver como ficará no final (veja o lado direito da janela na imagem abaixo).

filtros aplicados

Cortando bordas pretas irregulares

Freqüentemente, ao longo das bordas de um vídeo, você pode encontrar bordas recortadas, barras pretas e outras "boas" que gostaria de cortar. Para fazer isso no VirtualDUB, você precisa abrir a guia "Vídeo / Filtros" e adicione um filtro chamado "transformação nula" (veja a imagem abaixo).

Depois de clicar no botão "Cortar" (poda).

Corte as bordas do vídeo (por exemplo, se houver barras pretas nas laterais)

Em seguida, usando as ferramentas "X1, X2, Y1, Y2", você pode ajustar manualmente a quantidade de espaço de corte de cada lado do vídeo. Veja o exemplo abaixo.

Configurando o corte

Como resultado, após a aplicação do filtro, vemos que as listras pretas foram "cortadas" (era - era).

Foi - foi

Vamos ver o que aconteceu no final

Em geral, há muitos filtros no VirtualDUB, os que considerei são apenas uma pequena parte. Acho que se você souber um pouco de inglês e não se importar em experimentar, encontrará algumas ferramentas úteis entre a lista de filtros (e se você considerar que eles podem ser baixados adicionalmente de vários recursos na rede, o programa se transforma em um editor multifuncional!).

PASSO 4: escolha um codec para compressão de vídeo e áudio

Em geral, seria bom se você tivesse um bom conjunto de codecs instalados em seu sistema. Caso contrário, pode acontecer que não haja realmente nada para compactar ... Os melhores conjuntos de codecs foram apresentados aqui: //ocomp.info/kodeki-dlya-video-i-audio.html

E assim, o vídeo do programa foi aberto, todos os filtros necessários foram aplicados, todas as partes desnecessárias foram cortadas e todas as outras ações foram executadas - agora você pode prosseguir para a escolha do codec.

Áudio

Áudio, por padrão, o VirtualDUB não oferece conversão (ou seja, a trilha, neste caso, será simplesmente copiada do vídeo original sem alterações). Se você deseja compactá-lo (e considerarei apenas esta opção), primeiro você precisa clicar "Modo de áudio / processamento total" ... Veja o exemplo abaixo.

Modo de Processamento Completo

Próxima abertura "Áudio / Compressão" .

Compressão (configurando compressão)

Depois disso, uma janela será aberta na qual você pode selecionar o codec para compactação (à esquerda) e selecionar a taxa de bits (à direita). Em geral, os codecs mais frequentemente escolhidos são Divx, MPEG Layer-3, AC-3.

Escolha de um codec e taxa de bits

Aumente o volume do áudio em um vídeo

Para fazer isso, você precisa abrir "Áudio / Volume" (Gostaria de chamar a atenção para o fato de que para realizar esta operação, a opção "Modo de processamento total" deve estar habilitada na mesma seção "Áudio").

Configuração de volume

Em seguida, marque a caixa ao lado de "Ajustar o volume dos canais de áudio" (ajuste o volume do canal de áudio) e mova o controle deslizante para a direita (observe que o VirtualDUB mostrará em qual porcentagem o som será amplificado).

Aumente o volume do áudio no vídeo

A propósito, recomendo que após aumentar o volume (antes da conversão), comece a reproduzir o arquivo e veja o quanto o volume mudou. Exatamente quando o volume é aumentado (especialmente por uma quantidade significativa), é possível que apareçam ruídos e chiados. Portanto, é importante encontrar um equilíbrio ...

Vídeo

Para selecionar um codec de vídeo, abra a seção "Vídeo" e clique na guia "Compressão" (você também pode usar a combinação de teclas Ctrl + P).

Vídeo de compressão

Em seguida, selecione o codec da lista (na maioria das vezes os codecs Divx ou Xvid são escolhidos) e abra suas configurações (o botão "Configurar", veja a tela abaixo).

Selecione um codec e abra suas configurações

Depois disso, você pode definir as configurações necessárias: taxa de bits, alguns extras. filtros, tipo de codificação, etc. parâmetros (depende muito do codec que você escolheu). A propósito, notarei imediatamente que a qualidade do vídeo resultante dependerá dos parâmetros definidos!

Em alguns casos (até que a "mão esteja cheia"), é recomendável tentar experimentalmente um codec com parâmetros diferentes e encontrar o seu equilíbrio.

Defina a taxa de bits

PASSO 5: comece a converter

Para iniciar a compressão (codificação), resta apenas clicar em "Arquivo / Salvar como AVI" (você também pode pressionar a tecla F7) e selecionar o local no disco onde o arquivo será salvo.

Conselho! Antes de iniciar a codificação, feche todos os outros aplicativos que consomem muitos recursos: jogos, programas de torrent, editores, etc.

Salve o vídeo

Após o início da compressão, uma pequena janela com estatísticas deve aparecer. Nele você pode descobrir o tempo total de codificação, a que velocidade ele vai (número de FPS), o tamanho total do vídeo resultante, etc.

Codificação iniciada (nota prioridade)

A propósito, preste atenção à prioridade desta operação (a linha "Prioridade do thread de processamento"). Por padrão, a prioridade da operação é definida como "Normal", mas também pode ser alterada para "Alta ...". Devido a isso, você pode acelerar significativamente o processo de conversão. É verdade que, neste caso, o resto das operações do PC serão muito mais lentas. (e você mal consegue abrir um navegador em paralelo com esta operação) .

P S

A propósito! Agora, mais e mais editores de vídeo online aparecem na rede (ou seja, em breve não haverá necessidade de um PC excessivamente poderoso para processar seus vídeos - você pode usar serviços em nuvem!).Vários serviços semelhantes são apresentados nesta postagem: //ocomp.info/videoredaktoryi-onlayn-montazh.html

*

É tudo por agora ...

Agradeço antecipadamente por acréscimos construtivos!

Boa sorte!